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Quando parece que os vendedores não querem vender - Mais comum do que se pensa

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    Quando parece que os vendedores não querem vender - Mais comum do que se pensa

    Este post bem que podia ser colocado na secção Off Topic visto ser transversal a todo o tipo de actividade comercial mas dado que se passou comigo na compra da minha última viatura é pertinente colocá-lo aqui.

    Há 2 anos atrás, aquando da procura de um bom negócio na compra da minha nova viatura, corri vários stands de diversas marcas e houve uma coisa que me fez bastante confusão: a aparente falta de vontade de me venderem um carro por parte de alguns vendedores! Estão ali para venderem carros e quando entra um cliente parece que ainda ficam chateados chegando até a serem arrogantes.

    Alguns vendedores pareciam estar a fazer-me um grande favor! Prestarem algumas informações só a muito custo o faziam! Agirem assim fez-me uma enorme confusão. Na época a quebra de vendas de automóveis era já bastante grande mas pelos vistos estes deviam estar numa situação bem folgada!

    Esta situação já me aconteceu em oficinas, agências de viagens, lojas de electrodomésticos, etc. Cafés, por exemplo, é mato...
    Hoje em dia, quando vejo alguém simpático e prestável até fico admirado, quando afinal isto devia ser o comportamento standard...
    Editado pela última vez por JNM; 01 June 2013, 10:22. Razão: Tornar o título mais explícito

    #2
    Originalmente Colocado por JNM Ver Post
    a aparente falta de vontade de me venderem um carro por parte de alguns vendedores! Estão ali para venderem carros e quando entra um cliente parece que ainda ficam chateados chegando até a serem arrogantes.
    Completamente verdade! Quando andei à procura de carro, combinei ir ver um carro .. Vi o carro à partida tudo ok. Pedi para fazer um test-drive com o vendedor ao meu lado claro.

    O que ele me responde "não, só pode andar se comprar".

    Eu até fiquei parvo quando ouvi.. Ia mesmo comprar algo sem experimentar e ainda por cima um carro.

    Ainda discuti com o homem, até me aperceber a perda de tempo que a conversa estava a ser e vim-me embora .. que atrasado mental .. e foi bem feita que demorou + de 6 meses a vender o carro

    Comentário


      #3
      Engraçado, também já testemunhei algumas situações dessas :D

      Comentário


        #4
        Tens razão. Isso é transversal a todo o tipo de negócio/comércio. Hoje aconteceu-me o mesmo com umas simples T-shirts... claro que ficaram lá para vender a outros. Afinal eu ainda estaria a pedir um favor à loja para me venderem, por obséquio, duas T-shirts... (ainda por cima caras )

        Pá... como diz o ditado... para quem não quer, há muito!


        E tb há aquele provérbio que diz: Pardal que tem fome, vem cá abaixo e come!

        Comentário


          #5
          Eu só posso dizer que andei uns bons 3 meses a procura e vi pelo menos uma dezena de carros novos, todos em concessionários oficiais
          fiquei pasmado com a quantidade de mentiras, trafulhices e má vontade em vender um carro que existe.
          Não quero entrar em pormenores,mas alguns conseguiram transformar a experiência de comprar um carro novo numa dor de cabeça.
          Por acaso, sou por natureza uma pessoa desconfiada e não sou fácil de enganar, senão....
          Aconselho a quem quiser comprar um carro a estar duplamente atento e nunca confiar na lenga lenga simpática que tentam impingir.
          Atenção que isto é base na experiência pessoal, não querendo generalizar.

          Comentário


            #6
            Boas

            Isso do mau atendimento já passei por muitas situações quer na compra de carro novo quer usado!
            Mas pior para mim é um vendedor não saber nem conhecer o que está a vender e cometer gafes em relação a características, motorizações ou qualquer outra qualidade em relação ao modelo que pretendemos, eu quando me decido por um ou dois modelos vou ler o que se diz quer nas revistas quer na internet para poder ter uma opinião minimamente formada e conhecer o carro em questão e depois levar com conversas de chacha e de encher chouriço fazem com que fuja desse vendedor ou stand!

            Um exemplo que posso dar foi quando fiz o test drive ao Fiesta em 2008 um vendedor dizer que o novo modelo já não se venderia com o 1.4 TDCI e que agora só mesmo com o 1.6 TDCI e eu a fazer o test drive num 1.4.... enfim e o senhor a afirmar que isso era impossível! Acabei por comprar nesse stand mas não a esse vendedor!

            Abraços

            Comentário


              #7
              Se o comportamento de compra do autor do tópico, estiver para a compra, como o titulo deste tópico está para o tema ......

              Ninguém percebe.

              Comentário


                #8
                a resposta é simples e transversal a todas as áreas do comercio:

                redução salarial
                aumento da carga horária (diária) de trabalho
                ter de trabalhar aos sábados e domingos ficando sem um fds completo e ter as folgas separadas, um dia à vez sendo estes rotativos.

                no atendimento ao publico é que se vê bem o grau de insatisfação dos colaboradores de certas empresas.
                quem é que gosta de trabalhar assim?

                estar desempregado é pior. É um facto mas ver retirados direitos e a obrigatoriedade de trabalhar em certas condições sob a ameaça do despedimento também não é nada bom....



                O ultimo carro novo que comprei, e paguei a pronto, foi em 2007 e mesmo com o livro de cheques na mão tive de varrer algumas capelinhas para encontrar um vendedor que fosse prestável.
                no stand onde desde 99 comprava carros, os colaboradores com quem eu estava familiarizado foram todos embora e até os mecânicos estão a desaparecer....
                lá tive de ir estoirar guito num concessionário desconhecido e por sorte até dei de caras com um velhote castiço que me fez as vontadinhas todas

                Comentário


                  #9
                  Isso já aconteceu a quase toda a gente em Portugal de certeza. Não só apenas com vendedores de automóveis.
                  Em Portugal as pessoas não sabem o que é ser profissional, misturam humores e problemas pessoais com o trabalho e acham que têm toda a razão em faze-lo. Basicamente tem a ver com a maneira de ser da maioria dos tugas, emocionais e pouco racionais.
                  Mas o pior de tudo, e que faz com que o cliclo se perpetue, é a pessoas habituarem-se a este tratamento e depois até estranharem quem é cortês e profissional.

                  Eu sinceramente não me custa nada virar as costas e ir embora, sem sequer boa tarde dizer. Já o fiz varias vezes, a um vendedor de carros inclusive, e posso dizer que sabe mto bem...

                  Comentário


                    #10
                    De facto também já testemunhei a falta de vontade de vendedores. O último caso foi no dia 23 de Dezembro, às 23h57 com o CC Vasco da Gama a abarrotar de pessoal a querer fazer as últimas compras. Entrei numa loja com um amigo que queria comprar um fio de prata para a mãe e as funcionárias já tinham fechado a caixa...

                    A loja estava cheia, provavelmente no dia mais importante do ano para o comércio de bens daquele tipo, e fecham antes da hora! Por outro lado, eu na loja da nossa família, fico frequentemente até bem depois do horário de fecho à espera de algum cliente que me tenha ligado a dizer que está atrasado e precisa de material...

                    Comentário


                      #11
                      Isso é transversal a muitas áreas.

                      Mas focando-se na área automóvel e haver quem recuse o test-drive... claro que não é boa política. No entanto e infelizmente, parece que em algumas casas, os vendedores é que tem de se "chegar à frente", para o combustível gasto em test-drive.

                      Ou seja e basicamente, é mais esse que lhes sai do salário.

                      Mas também sou um dos que interessado numa viatura, não passo sem um test-drive.

                      Comentário


                        #12
                        Concordo, é transversal a todos os sectores. Mas há de tudo, já apanhei pessoas arrogantes a vender bens caros que nem têm saída (como por exemplo casas) como apanhei pessoas TOP a vender cafés. Como diz o outro é como na farmácia - há de tudo

                        Comentário


                          #13
                          Mas como o autor refere no tópico, a prática de um serviço prestável, atencioso já raramente se encontra, eu pelo menos sinto isso.

                          O que é errado. Um serviço de qualidade faz toda a diferença, até por questões de marketing.

                          A publicidade "boca a boca" é a mais eficaz que existe mas actualmente o que interessa é vender.. o pós-compra, "logo se vê"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                            Este post bem que podia ser colocado na secção Off Topic visto ser transversal a todo o tipo de actividade comercial mas dado que se passou comigo na compra da minha última viatura é pertinente colocá-lo aqui.

                            Há 2 anos atrás, aquando da procura de um bom negócio na compra da minha nova viatura, corri vários stands de diversas marcas e houve uma coisa que me fez bastante confusão: a aparente falta de vontade de me venderem um carro por parte de alguns vendedores! Estão ali para venderem carros e quando entra um cliente parece que ainda ficam chateados chegando até a serem arrogantes.

                            Alguns vendedores pareciam estar a fazer-me um grande favor! Prestarem algumas informações só a muito custo o faziam! Agirem assim fez-me uma enorme confusão. Na época a quebra de vendas de automóveis era já bastante grande mas pelos vistos estes deviam estar numa situação bem folgada!

                            Esta situação já me aconteceu em oficinas, agências de viagens, lojas de electrodomésticos, etc. Cafés, por exemplo, é mato...
                            Hoje em dia, quando vejo alguém simpático e prestável até fico admirado, quando afinal isto devia ser o comportamento standard...

                            Tenho a certeza que mora abaixo do Mondego........embora os Coimbrinhas já não sejam nenhum exemplo de simpatia........cá pelo norte as coisas são diferentes........os mal encarados são a excepção!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bueno Ver Post
                              Eu só posso dizer que andei uns bons 3 meses a procura e vi pelo menos uma dezena de carros novos, todos em concessionários oficiais
                              fiquei pasmado com a quantidade de mentiras, trafulhices e má vontade em vender um carro que existe.
                              Não quero entrar em pormenores,mas alguns conseguiram transformar a experiência de comprar um carro novo numa dor de cabeça.
                              Por acaso, sou por natureza uma pessoa desconfiada e não sou fácil de enganar, senão....
                              Aconselho a quem quiser comprar um carro a estar duplamente atento e nunca confiar na lenga lenga simpática que tentam impingir.
                              Atenção que isto é base na experiência pessoal, não querendo generalizar.
                              Julgamos sempre os outros usando os nosso próprios padrões morais......

                              Comentário


                                #16
                                Já pararam alguma vez para pensar que a reacção dos vendedores talvez, digo TALVEZ, dependa da forma como os abordam e os tratam????

                                É que já vi muita gente do género " eu vou comprar um carro, sou o maior, e tu está aqui para me lamber os sapatos..........quem me tratar assim está f###$$, eu posso até não comer durante 15 dias, mas não vendo a minha dignidade a NINGUÉM....

                                aquando do serviço militar passei uma hora a subir e descer escadas por estar sentado num dos degraus.....de cada vez que subia e descia perguntavam-me se continuava cansado, ao que eu respondia que sim.....estivemos nisto uma hora.......até que o elemento da equipa de instrução se cansou.........uns tempos mais tarde voltei a cruzar-me com ele, nessa altura eu era já oficial (alguns postos acima do dele)......paguei-lhe um café e rimo-nos da situação!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                  Já pararam alguma vez para pensar que a reacção dos vendedores talvez, digo TALVEZ, dependa da forma como os abordam e os tratam????


                                  Como em tudo na vida e como referes, em muitas situações, também se recebe o troco da forma que se abordou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                    Já pararam alguma vez para pensar que a reacção dos vendedores talvez, digo TALVEZ, dependa da forma como os abordam e os tratam????

                                    É que já vi muita gente do género " eu vou comprar um carro, sou o maior, e tu está aqui para me lamber os sapatos..........quem me tratar assim está f###$$, eu posso até não comer durante 15 dias, mas não vendo a minha dignidade a NINGUÉM....

                                    aquando do serviço militar passei uma hora a subir e descer escadas por estar sentado num dos degraus.....de cada vez que subia e descia perguntavam-me se continuava cansado, ao que eu respondia que sim.....estivemos nisto uma hora.......até que o elemento da equipa de instrução se cansou.........uns tempos mais tarde voltei a cruzar-me com ele, nessa altura eu era já oficial (alguns postos acima do dele)......paguei-lhe um café e rimo-nos da situação!
                                    Boas

                                    Quanto à abordagem eu já entrei em stands em que apesar de estar sozinho com a minha esposa ou mesmo sozinho nem se dignaram a chegar e dizer bom dia ou boa tarde nada! Assisti a um que apesar de estar ao telefone quando cheguei nem depois de desligar o telefone se dirigiu ao possível cliente, Ao sair disse-lhe "Boa tarde e obrigado pela atenção"!

                                    Quanto ao pagamento da gasolina do test drive a ser é chato e quase injusto mas eu também pago o gasóleo do meu carro para vir trabalhar também recebo pessoas com todo o tipo de estados de espírito e situações financeiras e tento receber com um sorriso nos lábios e com a maior atenção possível!

                                    Quanto ao serviço militar não é exemplo compatível com esta situação, eu estive nas fileiras durante mais de 9 anos e estive nas duas posições quer de instruendo como de instrutor e não se pode comparar e sim dá para rir depois!

                                    Abraços

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                      Já pararam alguma vez para pensar que a reacção dos vendedores talvez, digo TALVEZ, dependa da forma como os abordam e os tratam????

                                      É que já vi muita gente do género " eu vou comprar um carro, sou o maior, e tu está aqui para me lamber os sapatos..........quem me tratar assim está f###$$, eu posso até não comer durante 15 dias, mas não vendo a minha dignidade a NINGUÉM....

                                      aquando do serviço militar passei uma hora a subir e descer escadas por estar sentado num dos degraus.....de cada vez que subia e descia perguntavam-me se continuava cansado, ao que eu respondia que sim.....estivemos nisto uma hora.......até que o elemento da equipa de instrução se cansou.........uns tempos mais tarde voltei a cruzar-me com ele, nessa altura eu era já oficial (alguns postos acima do dele)......paguei-lhe um café e rimo-nos da situação!
                                      É como em tudo na vida. Há, de facto, pessoas assim... Quando criei o tópico referia-me a pessoas diferentes dessas.
                                      No meu caso, num dos primeiros stands a que fui, antes mesmo de abrir a boca para dizer fosse o que fosse, a reacção do vendedor foi logo de uma arrogância incrível! Virei logo costas! Não queria vender, havia mais quem quisesse como se veio a comprovar... Onde comprei o carro o vendedor teve a atitude certa em todos os aspectos. prestável, sem ser em demasia e cair no ridículo, sem demasiada conversa de lenga-lenga, ofereceu logo a hipótese do test-drive duas vezes (a segunda fui com a minha Maria, os dois sozinhos), ofereceu vários acessórios, etc.

                                      Por acaso aconteceu uma coisa curiosa: a um dos primeiros stands que fui e que não gostei particularmente do atendimento do vendedor, este, passado uns dias, ligou-me quase que por obrigação, provavelmente uma formalidade do concessionário, para saber se já me havia decidido e eu disse que sim. Tinha já sinalizado um outro carro num outro stand! Viu-se que o homem ficou espantado. Isto para dizer que muitos pensam que quando vamos a um stand vamos apenas para os chatear, ver uns carritos, mas sem vontade de comprar... Sim, realmente fui ver uns carros super normais e que já estavam no mercado há uns bons tempos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
                                        ...
                                        Quanto à abordagem eu já entrei em stands em que apesar de estar sozinho com a minha esposa ou mesmo sozinho nem se dignaram a chegar e dizer bom dia ou boa tarde nada! Assisti a um que apesar de estar ao telefone quando cheguei nem depois de desligar o telefone se dirigiu ao possível cliente, Ao sair disse-lhe "Boa tarde e obrigado pela atenção"!
                                        ...
                                        Aconteceu-me precisamente isso em alguns dos stands.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A culpa em parte tb é do consumidor...e contra mim falo...Se todos pedíssemos o livro de reclamações quando o atendimento não nos agrada, as coisas teriam tendência a melhorar...

                                          Acontece que, por vários motivos, seja falta de tempo, evitar más disposições, ou mesmo por falta de lembrança, a maior parte das vezes não o fazemos...E quem devia saber desses comportamentos, muitas vezes pensa que tudo corre bem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Se o comportamento de compra do autor do tópico, estiver para a compra, como o titulo deste tópico está para o tema ......

                                            Ninguém percebe.
                                            Concordo que pode não ter sido o título mais explícito mas não deixa de ser verdade

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                              A culpa em parte tb é do consumidor...e contra mim falo...Se todos pedíssemos o livro de reclamações quando o atendimento não nos agrada, as coisas teriam tendência a melhorar...

                                              Acontece que, por vários motivos, seja falta de tempo, evitar más disposições, ou mesmo por falta de lembrança, a maior parte das vezes não o fazemos...E quem devia saber desses comportamentos, muitas vezes pensa que tudo corre bem...
                                              Nestes casos pode ser mais eficaz chamar o gerente do que reclamar no Livro de Reclamações. Segundo o que li, este tipo de reclamações (por mau atendimento, antipatia dos funcionários e comportamentos semelhantes) não têm grande eficácia. Não me espanta visto que por vezes as reclamações mais "graves" também não têm solução por parte da entidade que deveria agir...

                                              Se o gerente for também o patrão então acho que a eficácia aumenta exponencialmente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Partindo do princípio que este ano ainda não tinha sido aberto nenhum tópico deste tema...

                                                Sim, volta e meia aparecem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não é só os vendedores directamente...é tudo no global. Eu tenho uma empresa na área da construção civil e apesar da crise que atravessa, preciso de coisas, é preciso pedir 20x, por favor, e insistir, insistir, insistir...

                                                  Podem dizer o que quiserem do Miguel Gonçalves, mas nunca coisa ele têm razão....as pessoas têm de se mentalizar que têm de trabalhar, a serio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                    Não é só os vendedores directamente...é tudo no global. Eu tenho uma empresa na área da construção civil e apesar da crise que atravessa, preciso de coisas, é preciso pedir 20x, por favor, e insistir, insistir, insistir...

                                                    Podem dizer o que quiserem do Miguel Gonçalves, mas nunca coisa ele têm razão....as pessoas têm de se mentalizar que têm de trabalhar, a serio.
                                                    x2

                                                    Concordo completamente pois já me aconteceu várias vezes. Mais parece que nos estão a fazer um favor. Depois dizem que é da crise o encerramento de algumas empresas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                      Não é só os vendedores directamente...é tudo no global. Eu tenho uma empresa na área da construção civil e apesar da crise que atravessa, preciso de coisas, é preciso pedir 20x, por favor, e insistir, insistir, insistir...

                                                      Podem dizer o que quiserem do Miguel Gonçalves, mas nunca coisa ele têm razão....as pessoas têm de se mentalizar que têm de trabalhar, a serio.
                                                      Concordo contigo. O problema maior, é que nos dias que correm ninguem quer trabalhar Toda a gente quer um emprego com um bom salario e estar de costa direita o dia todo.

                                                      Ja estive varios anos por de tras de um balcao a fazer atendimento ao cliente, e digo vos ja aqui que mais de 60% dos clientes que reclamam que sao mal atendidos, em grande parte sao mal atendidos devido a sua postura inicial ao entrar na loja.

                                                      Mas é como se costuma dizer, existe de tudo! Agora as pessoas nao se podem desculpar com a crise para tudo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não interpretem mal o meu post...apenas quis referir que nem sempre a culpa está do outro lado..........


                                                        Também já passei por situações dessas....uma vez, no Algarve, fui comprar pão ralado, como não encontrei nas prateleiras fui à secção de padaria pedir, depois de ter estado 10 minutos na fila perguntei à funcionária se tinham pão ralado.......ela, em vez de me responder, virou-me costas simplesmente........


                                                        Outra vez, também num supermercado no Algarve, vi um individuo tratar tão mal a funcionária da caixa que esta saiu a chorar......se fosse comigo tinha-lhe enfiado com a garrafa de vinho que estava a passar pela registadora nas trombas......


                                                        Infelizmente vê-se de tudo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
                                                          Boas

                                                          Quanto à abordagem eu já entrei em stands em que apesar de estar sozinho com a minha esposa ou mesmo sozinho nem se dignaram a chegar e dizer bom dia ou boa tarde nada! Assisti a um que apesar de estar ao telefone quando cheguei nem depois de desligar o telefone se dirigiu ao possível cliente, Ao sair disse-lhe "Boa tarde e obrigado pela atenção"!

                                                          Quanto ao pagamento da gasolina do test drive a ser é chato e quase injusto mas eu também pago o gasóleo do meu carro para vir trabalhar também recebo pessoas com todo o tipo de estados de espírito e situações financeiras e tento receber com um sorriso nos lábios e com a maior atenção possível!

                                                          Quanto ao serviço militar não é exemplo compatível com esta situação, eu estive nas fileiras durante mais de 9 anos e estive nas duas posições quer de instruendo como de instrutor e não se pode comparar e sim dá para rir depois!

                                                          Abraços
                                                          São formas de estar....eu quando vou a um stand gosto de ver à vontade sem o vendedor atrás de mim.......se tiver alguma dúvida, ou estiver interessado em ter uma proposta, dirijo-me ao funcionário que estiver na concessão.........

                                                          Se vierem logo atrás de mim, não me dando espaço para ver à vontade, tiram logo metade da piada da coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                            São formas de estar....eu quando vou a um stand gosto de ver à vontade sem o vendedor atrás de mim.......se tiver alguma dúvida, ou estiver interessado em ter uma proposta, dirijo-me ao funcionário que estiver na concessão.........

                                                            Se vierem logo atrás de mim, não me dando espaço para ver à vontade, tiram logo metade da piada da coisa
                                                            Um bom vendedor, seja em que ramo for, assim que ve um cliente chegar dirige se ao cliente e pergunta se precisa de ajuda e consoante a resposta do cliente deve tomar uma posiçao. Seja ela o de aconselhar ou deixar o cliente sossegado.

                                                            Comentário

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