Bom dia a todos. A questão é esta: Imaginem o veiculo A e o Veiculo B. Veiculo A, 100 000km percorridos, maioria dos km feitos em AE sempre a cerca de 4000rpm. Veiculo B cerca de 100000km percorrido em nacional, a cerca de 2500rpm médias. Apesar do Veiculo A e o Veiculo B terem os mesmos km, o Veiculo B tem muito menos uso de motor? Ou o veiculo A levou menos tempo a percorrer os 100000km? Ou imaginemos que tem uma relaçao de caixa mais curta que o B. Será que isto afecta a longevidade do motor?Cumprimentos, Miguel (IE 10 sem parágrafos)
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Rotações de um motor na sua vida útil vs quilometros percorridos
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Originalmente Colocado por NMiguel Ver PostBom dia a todos. A questão é esta: Imaginem o veiculo A e o Veiculo B. Veiculo A, 100 000km percorridos, maioria dos km feitos em AE sempre a cerca de 4000rpm. Veiculo B cerca de 100000km percorrido em nacional, a cerca de 2500rpm médias. Apesar do Veiculo A e o Veiculo B terem os mesmos km, o Veiculo B tem muito menos uso de motor? Ou o veiculo A levou menos tempo a percorrer os 100000km? Ou imaginemos que tem uma relaçao de caixa mais curta que o B. Será que isto afecta a longevidade do motor?Cumprimentos, Miguel (IE 10 sem parágrafos)
A tua questão, entra no espírito do tópico a seguir:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...a-viatura.html
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É sempre complicado de quantificar, mas a vida de um motor é medida em ciclos.
Se o veiculo B rodou, em média, a 2500rpm nesses 100.000km, então estará, à partida, melhor do que o que rodou a 4000rpm em média.
Mas isto é válido apenas para o motor.
Estas questões são sempre muito relativas e vagas.
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Pegando neste caso, e numa análise méramente académica, depende se for um motor a diesel ou um motor a gasolina!
Na minha óptica, se for um motor a gasolina, o desgaste (leia-se diferença) é quase marginal.
Agora se for um diesel, a diferença é significativa...Editado pela última vez por REDLINER; 02 June 2013, 11:56.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostPegando neste caso, e numa análise méramente académica, depende se for um motor a diesel ou um motor a gasolina!
Na minha óptica, se for um motr a gasolina, o desgaste (leia-se diferença) é quase marginal.
Agora se for um diesel, a diferença é significativa...
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostÉ sempre complicado de quantificar, mas a vida de um motor é medida em ciclos.
Se o veiculo B rodou, em média, a 2500rpm nesses 100.000km, então estará, à partida, melhor do que o que rodou a 4000rpm em média.
Mas isto é válido apenas para o motor.
Estas questões são sempre muito relativas e vagas.
Mas para motores diferentes não. Um motor diesel gera pressões internas muito maiores que um motor a gasolina, logo, para uma comparação mais real, convém optar por analisar as pressões médias efectivas e ainda os esforços no motor causados pelas partes móveis que, em motores diesel, são normalmente mais pesadas (gerando maiores cargas nos apoios).
De qualquer das formas, este tipo de análise é pouco interessante pois os componentes internos dos automóveis, se em boas condições, são pouco influenciáveis pelas rotações atingidas, e muito mais sensíveis à manutenção, estado do óleo, estado do líquido de refrigeração, etc., para que as condições de trabalho sejam as ideais.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostE mais uma achega.
4000rpm estáveis num motor de automóvel que é feito para todo o o tipo de utilização é pior do que uma média de rotações de 4000rpm.
Um motor saudável é um motor que trabalha em todos os regimes.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostElabora lá um bocadinho mais s.f.f.
4000 RPM´s num Carro a gasolina, não é significativo (fazem sempre na ordem de 7000 RPM´s), mas num diesel, estamos já em rotações bastante elevadas, sendo que hoje em dia, alguns diesel até têm o seu "redline" ás 4500 RPM´s
Mas isto é numa análise "simplista", pois como já disseram (e muito bem), num carro bem mantido, com manutenção em dia, as rotações são um factor quase marginal no seu desgaste.
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Este tipo de perguntas nem sequer podem ser respondidas dado que, a quantidade de variáveis em jogo é infinita.
No entanto, num cenário ideal e em que as condições são idênticas para ambos os motores, sendo estes iguais, e apenas se altera a rotação, podemos dizer que talvez, o motor que tenha trabalhado em rotação inferior estará em melhor estado.
Mas como é sabido, os motores precisam de trabalhar em todos os regimes de rotação isto porque, podem criar "habituação" e quando houver necessidade de esticar podem haver componentes que não estejam "habituados" a certos regimes de esforço e podem ceder mais cedo que o esperado.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostÉ sempre complicado de quantificar, mas a vida de um motor é medida em ciclos.
Se o veiculo B rodou, em média, a 2500rpm nesses 100.000km, então estará, à partida, melhor do que o que rodou a 4000rpm em média.
Mas isto é válido apenas para o motor.
Estas questões são sempre muito relativas e vagas.
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O criador do tópico não explicou se os motores são diesel ou gasolina, mas vou partir do princípio que são diesel.
Teoricamente o que andou com média de 4000rpm estará com maior desgaste do que o que rolou com média de 2500rpm.
A pressão e calor interno gerados terá sido muito maior no caso do que andou às 4000rpm, daí que possam haver mais folgas.
Eu sou um dos muitos que não vou na cantiga do "Ah era um carro que só fazia auto estrada por isso está em excelente estado". Isto é válido para muita coisa como suspensão, desgaste interior e outros pormenores, mas não para o motor.
Anda aí uma lista qualquer que agora não consigo encontrar sobre exemplos de utilização intensiva/agressiva do motor, e se por um lado constam as viagens curtas em que o motor não chega sequer a aquecer até a temperatura ideal e o estar a trabalhar ao relanti no trânsito com temperaturas exteriores superiores a 25ºC, também consta a utilização em autoestrada em regime constante superior a 3000rpm.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post4000 RPM´s num Carro a gasolina, não é significativo (fazem sempre na ordem de 7000 RPM´s), mas num diesel, estamos já em rotações bastante elevadas, sendo que hoje em dia, alguns diesel até têm o seu "redline" ás 4500 RPM´s
Não se pode comparar o regime estacionário de um motor Otto com outro de cliclo Diesel. O 2º simplesmente roda a uma velocidade inferior, é mais lento.
Por isso é que existem as caixas de velocidade, que servem para adequar o regime de rotação em velocidade "real".
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostComparação completamente disparatada !
Não se pode comparar o regime estacionário de um motor Otto com outro de cliclo Diesel. O 2º simplesmente roda a uma velocidade inferior, é mais lento.
Por isso é que existem as caixas de velocidade, que servem para adequar o regime de rotação em velocidade "real".
Eu apenas refiro se é Diesel ou Gasolina !
Acho que, é de senso comum, (arquitecturas/caixas á parte), que um diesel ás 4000 RPM´s vai a mais esforço que um Gasolina nas rotações semelhantes.
Se tanto, é disparatado, porque não é comparável (e ai concordo), mas queria apenas separar o diesel do otto.Editado pela última vez por REDLINER; 03 June 2013, 08:19.
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Originalmente Colocado por ferrer Ver PostO que rodou a 4000 rpms em AE, deve ter feito á partida menos ciclos que o que rodou a 2500 rpms em Nacional para a mesma quantidade de Km...Editado pela última vez por MadDragon; 02 June 2013, 14:27.
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Tendo em conta que a velocidade do pistão no cilindro é tanto maior quanto for a rotação do motor e que os materiais tendem a desgastar-se mais com velocidades superiores (mais ou menos, dependendo do material), eu diria que um motor menos solicitado irá durar mais.
Mas como já muita gente disse, é um pouco vago estar a analisar apenas e só este parâmetro porque há tantos e tantos factores que podem decidir a durabilidade de um motor.
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Muito mais significativo do que um fazer 100k às 2500rpm e outro fazer 100k às 4000rpm é quantos desses 100k foram feitos com o motor já quentinho e com óleo em bom estado vs arranques a frio e/ou com óleo degradado. E aqui pela própria natureza dos percursos é provável que o veículo B tenha sofrido mais pois terá feito mais viagens mas mais curtas (e logo mais arranques a frio). Depois 100k Km em nacional é certo que resultam em muito mais desgaste para o chassis que 100k Km em AE!
Acredito que um motor moderno à temperatura de funcionamento e bem lubrificado e refrigerado consegue fazer 100000 Km às 4000rpm sem grande desgaste.
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O motor após atingir a sua temperatura de funcionamento e se circular a ritmo certo (2000rpms por exemplo!) dura uma vida. Claro que, falo no caso de motores em condições, o 30D da bmw é um bom exemplo disso. Às 2000rpms consegue fazer 140km/h, vai sem esforço nenhum e em certas situações a consumir menos que um de cilindrada menor. Se o motor for embalado e não puxado, se não andar a morrer, nem em regimes excessivamente altos, faz 500 mil quilómetros sem problemas. Se fizer mais pára-arranca, vais desgastar mais componentes, embraiagem, apoios, escape, etc. No geral, um carro de autoestrada com 200 mil quilómetros é melhor que um de cidade com 150 mil, as manutenções também são muito importantes neste campo...
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Eu pessoalmente, nos dois carros que tenha tanto no Twingo com os seus belos 19 anos como no meu clio com 10, evito ao maximo acelerar com o motor a frio... ainda hoje pensava nisso ao entrar numa rotunda...ia entrar e um carro aproximava-se, eu metia-me a vontade e com segurança para ambos, desde que puxasse ligeiramente pelo motor, mas não o fiz porque recordei-m que tinha ligado o motor à pouco mais de um minuto...e para nao abusar dele, não o fiz..isto já é inconsciente e automático para mim...
Nas viagens que faço para Lisboa, prefiro sair mais cedo, com calma e relax ir ali nos meus 90 quando vou pela nacional de madrugada, ou então no relax também se for pela A1 mas aí vou a 100/110...tranquilamente entre as 2000 e as 3000 ...
Bem diz o meu avô com 50 anos na estrada... mais vale conduzir com calmas, sem puxar muito pelo carro, não o desgastamos, não pomos ninguém em risco e se tivermos o azar de rebentar um pneu ou acontecer alguma emergencia vamos a uma velocidade mais "confortável" que ir que nem maluco a 150 160...
Obviamente que tiro as aranhas ao carro de vez em quando tambem..
Acho que um carro que ande numas rotações mais baixas seja a diesel ou gasolina simplesmente tem mais saude... Tudo esta sujeito a menos forças...desde as correntes/correias, as bombas, ao diferencial, a caixa e por ai fora... Somente a minha opiniao
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostO criador do tópico não explicou se os motores são diesel ou gasolina, mas vou partir do princípio que são diesel.
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