Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda para carro como emigrante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda para carro como emigrante

    Boa noite a todos por aqui.Preciso de ajuda a respeito de uma compra de carro,pela qual tenho varias perguntas,resido na suiça a 25 anos nao tenho ideia como foncionam as leis em portugal para carros,agradeco ja a ajuda que me possam dar,por isso aqui vai:
    Todos os anos vou a portugal duas vezes por ano e sempre alugo um carro para tal,o problema é que como tenho carta de conducao para caixa automatica fica me sempre muito caro o aluguel,este ano decidi comprar um carro e deixa lo em portugal.Pesei tudo entre levar um daqui e deixar la,guardando a seguranca e a matricula de ca ou entao comprar em portugal e preferi comprar em portugal,mas as minha perguntas sao,parece que como resido na suica,nao tenho direito de ter o carro em meu nome?Mesmo se a minha mae tem apartamento proprio em lisboa?Para a seguranca e as matriculas li vagamente que se pode fazer o seguro por certos periodos,quer dizer unicamente o tempo que utilisamos o carro em portugal é verdade?
    Agradeco todas as respostas que possam
    boa noite

    #2
    Um tio da minha esposa está emigrado na França há mais de 30 anos e no ano passado comprou um Dacia logan novo para ter na aldeia para quando vier cá de férias, ter um meio de transporte.

    Tendo seguro que até pode ser dos mais baratos, uma morada para entrega de alguma correspondencia e pagamento do IUC em dia via site das finanças, julgo que não há problema em ter cá um carro de matricula portuguesa.

    Comentário


      #3
      Carta de condução para caixa automática?
      Isso exíste aí? Não podes conduzir carros com caixa manual?
      Em relação à pergunta penso que o user asjesus tenha razão
      Senão podes sempre deixar o carro em nome da tua mãe (ou outra pessoa de confiança)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
        Carta de condução para caixa automática?
        Isso exíste aí? Não podes conduzir carros com caixa manual?
        Em relação à pergunta penso que o user asjesus tenha razão
        Senão podes sempre deixar o carro em nome da tua mãe (ou outra pessoa de confiança)
        Pode ser um averbamento por motivos de saúde. Também existe cá e já conheci quem tivesse esse averbamento.

        Comentário


          #5
          Desde que tenhas contribuinte português podes comprar cá carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
            Pode ser um averbamento por motivos de saúde. Também existe cá e já conheci quem tivesse esse averbamento.
            Nomeadamente em caso de deficientes.

            Comentário


              #7
              Estou a ver, tem lógica de facto!

              Comentário


                #8
                Sim, os seguros podem normalmente ser contratados por intervalos de tempo de 3 meses, 6 meses e um ano. Em tempos vi uma seguradora que até propunha 15 dias ou um mês (não me perguntes qual) o que era óptimo para quem vem de férias. Não sei é se tens de criar uma apólice nova de cada vez que deixas o seguro expirar...

                Comentário


                  #9
                  Simples: compra o carro em nome da tua mãe, bem como a apólice do seguro, posterior pagamento do IUC... Já podes ter a certeza que ninguém te chateia. Ela nem sequer precisa de ter carta!

                  Quanto ao seguro por períodos de tempo é possível, mas dificilmente compensa. Tenho um familiar que vive nos EUA e chegou a fazer isso. Cansou-se, vendeu o carro e cada vez que vem cá (não são muitas, infelizmente) aluga o carro que lhe apetece e ponto final! Por curiosidade são sempre carros de caixa manual! Segundo ele, automáticos já basta na terra do tio Sam!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Sim, os seguros podem normalmente ser contratados por intervalos de tempo de 3 meses, 6 meses e um ano. Em tempos vi uma seguradora que até propunha 15 dias ou um mês (não me perguntes qual) o que era óptimo para quem vem de férias. Não sei é se tens de criar uma apólice nova de cada vez que deixas o seguro expirar...

                    O problema é que seguros de 15 dias ou um mês, ficam muitas vezes por valores muito próximos de seguros básicos de um ano.

                    Não há muito tempo, num tópico que por cá anda, foi dado esse exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      ola a todos e mutio obrigado pelas respostas,ja ajudou bastante,vou tentar responder o mais possivel as perguntas feitas,aqui a carta de conducao é uma escolha da pessoa,ou manual ou automatica,so que com a manual pode se conduzir os dois e com a automatica so mesmo caixa automatica,nao vale la muito a pena por o carro no nome da minha mae porque ela vive na suiça comigo vem dar ao mesmo para responder a asjesus o seguro nao ha problema vou faze lo a morada tambem para a corrspondencia,so o pagamento do IUC é que nao sei o que é visto que nao vivo ai,é obrigatorio como emigrante para ter um carro ai?eu nem numero de contribuinte tenho nem cartao de cidadao a minha mae sim obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luanir Ver Post
                        ola a todos e mutio obrigado pelas respostas,ja ajudou bastante,vou tentar responder o mais possivel as perguntas feitas,aqui a carta de conducao é uma escolha da pessoa,ou manual ou automatica,so que com a manual pode se conduzir os dois e com a automatica so mesmo caixa automatica,nao vale la muito a pena por o carro no nome da minha mae porque ela vive na suiça comigo vem dar ao mesmo para responder a asjesus o seguro nao ha problema vou faze lo a morada tambem para a corrspondencia,so o pagamento do IUC é que nao sei o que é visto que nao vivo ai,é obrigatorio como emigrante para ter um carro ai?eu nem numero de contribuinte tenho nem cartao de cidadao a minha mae sim obrigado

                        O IUC é pago anualmente, sendo que o mesmo é associado ao número de contribuinte, do proprietário da viatura.

                        Assim sendo e visto não teres número de contribuinte, a viatura teria de ser comprada na mesma, no nome da tua mãe, visto que esta tem o mesmo.

                        Não esquecer que ainda tens a Inspecção periódica da viatura (equivalente suiço ao "contrôle périodique des voitures") e dependendo da idade da mesma, poderá ter de ser feita anualmente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          O IUC é pago anualmente, sendo que o mesmo é associado ao número de contribuinte, do proprietário da viatura.

                          Assim sendo e visto não teres número de contribuinte, a viatura teria de ser comprada na mesma, no nome da tua mãe, visto que esta tem o mesmo.

                          Não esquecer que ainda tens a Inspecção periódica da viatura (equivalente suiço ao "contrôle périodique des voitures") e dependendo da idade da mesma, poderá ter de ser feita anualmente.
                          ola
                          obrigado pela resposta,nao ha problema ficara no nome da miha mae,entao nesse caso a seguranca é no nome dela tambem?Mas se o carro esta no nome dela eu posso conduzi lo nao?Aqui na suiça o controle é todos os dois anos pouco importa a idade do carro,quando muda de dono tem de ser feito 30 dias depois,mas com o mesmo dono sao de dois em dois anos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luanir Ver Post
                            ola
                            obrigado pela resposta,nao ha problema ficara no nome da miha mae,entao nesse caso a seguranca é no nome dela tambem?Mas se o carro esta no nome dela eu posso conduzi lo nao?Aqui na suiça o controle é todos os dois anos pouco importa a idade do carro,quando muda de dono tem de ser feito 30 dias depois,mas com o mesmo dono sao de dois em dois anos


                            Na Suiça, só é de 2 em 2 anos, ao fim de 9 anos.

                            Isto é, um carro novo, só ao fim de 4 anos é que faz o controlo.

                            Depois disso, só passado mais 3 anos.

                            Findo esses 3 anos, é que fará de 2 em 2 anos.

                            Mas já agora:


                            Pour la majorité des véhicules (motos, voitures de tourisme), les contrôles sont effectués aux intervalles suivants:
                            • 1er contrôle : 4 ans après la date de la première mise en circulation
                            • 2ème contrôle : 3 ans après
                            • Par la suite : tous les 2 ans

                            Não, não há problema viatura ficar em nome da tua mãe e o seguro, pode ficar no nome dela ou então no teu.

                            Sim, sendo o carro de matrícula portuguesa, tu e qualquer pessoa o podem conduzir.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Na Suiça, só é de 2 em 2 anos, ao fim de 9 anos.

                              Isto é, um carro novo, só ao fim de 4 anos é que faz o controlo.

                              Depois disso, só passado mais 3 anos.

                              Findo esses 3 anos, é que fará de 2 em 2 anos.

                              Mas já agora:





                              Não, não há problema viatura ficar em nome da tua mãe e o seguro, pode ficar no nome dela ou então no teu.

                              Sim, sendo o carro de matrícula portuguesa, tu e qualquer pessoa o podem conduzir.
                              O meu mediador de seguros discorda........

                              Comentário


                                #16
                                O seguro tem de ficar no mesmo nome em que está o carro aí não á volta a dar, nem ninguém te faz um seguro em que não seja assim

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                  O meu mediador de seguros discorda........

                                  Eu sei que há quem discorde e se recuse a fazer os mesmos.

                                  Mas é possível de o fazer.

                                  Tanto mais e juridicamente, o que a legislação refere é "tomador de seguro" e não proprietário da viatura.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                    O seguro tem de ficar no mesmo nome em que está o carro aí não á volta a dar, nem ninguém te faz um seguro em que não seja assim


                                    Não, não tem de ficar.

                                    Mas há quem se recuse a fazer seguro, se o tomador do seguro não for o proprietário da viatura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Não, não tem de ficar.

                                      Mas há quem se recuse a fazer seguro, se o tomador do seguro não for o proprietário da viatura.
                                      O que é uma parvoíce. Se me fizessem isso seguia queixa para o ISP.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa de se poder conduzir um carro com a matricula portuguesa em nome da pessoa X, ser conduzido pela pessoa Y com carta suiça é que eu não tinha conhecimento. Conheço uma pessoa que está na frança, tem um carro de matricula PT cá em Portugal, conduz com carta francesa quando vem cá de ferias, mas o carro está em nome dele. Diz que quando o mandam parar eles apenas perguntam há quanto tempo está cá, sendo que a resposta é que chegou sempre ontem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                          Essa de se poder conduzir um carro com a matricula portuguesa em nome da pessoa X, ser conduzido pela pessoa Y com carta suiça é que eu não tinha conhecimento. Conheço uma pessoa que está na frança, tem um carro de matricula PT cá em Portugal, conduz com carta francesa quando vem cá de ferias, mas o carro está em nome dele. Diz que quando o mandam parar eles apenas perguntam há quanto tempo está cá, sendo que a resposta é que chegou sempre ontem
                                          Ele pode conduzir à vontade em Portugal com carta francesa ou qualquer carta da UE. As autoridades só podem implicar com a validade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                            Essa de se poder conduzir um carro com a matricula portuguesa em nome da pessoa X, ser conduzido pela pessoa Y com carta suiça é que eu não tinha conhecimento. Conheço uma pessoa que está na frança, tem um carro de matricula PT cá em Portugal, conduz com carta francesa quando vem cá de ferias, mas o carro está em nome dele. Diz que quando o mandam parar eles apenas perguntam há quanto tempo está cá, sendo que a resposta é que chegou sempre ontem



                                            Conforme já referido, essa pessoa poder conduzir sem problema nenhum nem tem de argumentar que chegou "ontem".


                                            Essa argumenta "seria de aplicar sim", no caso de ele conduzir o carro dele de matrícula estrangeira em Portugal (ou em outro país da U.E.)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desculpem a evasão de tópico mas prometo ser breve. Situação que já esteve para acontecer. Tenho um tio na suiça que tem um carro a mais em nome dele, eu com a minha carta portuguesa posso chegar lá e conduzir o carro dele, certo? Conheci uma situação no imtt de uma pessoa (caucasiano) que provavelmente vinha dos países africanos e levou multa por andar a conduzir um carro PT, mas deve ser como o Zizo diz, que é para países da UE.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                                Desculpem a evasão de tópico mas prometo ser breve. Situação que já esteve para acontecer. Tenho um tio na suiça que tem um carro a mais em nome dele, eu com a minha carta portuguesa posso chegar lá e conduzir o carro dele, certo? Conheci uma situação no imtt de uma pessoa (caucasiano) que provavelmente vinha dos países africanos e levou multa por andar a conduzir um carro PT, mas deve ser como o Zizo diz, que é para países da UE.


                                                Não, não podes conduzir a viatura do teu tio aí em Portugal.

                                                Apenas o mesmo o pode conduzir ou se então, outro a poderá conduzir mas o mesmo terá de circular na mesma.
                                                Editado pela última vez por nto; 06 June 2013, 19:23. Razão: Correcção ortográfica

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                                  Desculpem a evasão de tópico mas prometo ser breve. Situação que já esteve para acontecer. Tenho um tio na suiça que tem um carro a mais em nome dele, eu com a minha carta portuguesa posso chegar lá e conduzir o carro dele, certo? Conheci uma situação no imtt de uma pessoa (caucasiano) que provavelmente vinha dos países africanos e levou multa por andar a conduzir um carro PT, mas deve ser como o Zizo diz, que é para países da UE.
                                                  Lá podes. Em Portugal, sendo residente cá, é que não podes conduzir um carro de matrícula estrangeira.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    Lá podes. Em Portugal, sendo residente cá, é que não podes conduzir um carro de matrícula estrangeira.
                                                    Eu estava me a referir lá... Não fazia ideia que podia, pensei mesmo que desse multa.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X