Infelizmente no passado dia 27 de Abril a minha mulher decidiu ir, com o meu sogro, à caça do javali, só que se esqueceu de espingarda e então matou 2, mas de AMG...
Chamou-se a GNR ao local e, como não houve feridos (quer dizer, tirando os javalis feridos mortalmente), chamou-se a assistência em viagem.
Isto foi a um sábado e na 2ª (dia 29/Abril) carro foi reencaminhado para a Carclasse em Lisboa e foi feita a participação á companhia de seguros.
Ora foi marcada a peritagem (2 Maio), foi autorizada a desmontagem (3 Maio) e, entretanto, andamos aqui desde essa altura a marcar passo...
No dia 8 telefono para a companhia a pedir um carro de substituição, sou informado que as regras mudaram e que o meu contrato não contempla um carro de substituição equivalente em caso de acidente (mas contempla em caso de avaria, estranho não é???) e, depois de alguma argumentação, lá acabam por me dar um familiar médio (um golf 1.6 tdi) mas de caixa automática.
Neste mesmo dia sou também informado que o processo está em fase de instrução.
Quando vou levantar o carro informam-me que a seguradora não garantiu o seguro do carro de substituição. Telefono para a seguradora e sou informado que tenho que requisitar para ter direito a que o seguro do carro de substituição seja igual ao do meu carro, que não é feito automaticamente.
Já mais tarde telefonam-me da Carclasse a informar que o perito não queria assumir uma parte dos danos do carro (relacionados com a suspensão). Pergunto se os danos seriam visíveis numa IPO e sou informado que nunca o carro passaria na inspecção com os braços da suspensão naquele estado. Sorte a minha que tinha feito a IPO no dia 26 de Abril, logo, no dia anterior ao acidente. Após informar a oficina, eles asseguram-me que informaram este mesmo facto ao perito.
E estou á espera do relatório de peritagem, ainda até ao dia de hoje.
Telefono para a seguradora e não me informam de nada, só me dizem que o gestor, que umas vezes é gestor, outras é gestora, que me vai telefonar no prazo de 3 dias úteis... já vou no 3º pedido do género ainda não tenho resposta nenhuma, não me pedem nem pelo comprovativo do IPO, nem pelo auto da GNR, nem por nada, ainda não percebi se alguém está realmente a gerir alguma coisa, porque se está cheira-me a incompetência.
Já entreguei ontem o carro de substituição (caso tenha outro sinistro já só tenho 7 dias de utilização e podem fazer mais falta noutra altura), e aqui andamos, ao sabor do vento, á espera que alguma alma caridosa se lembre que eu paguei por um serviço e que, numa situação simples e clara, sem rabos escondidos, se anda a protelar não sei bem porquê...
Agora as perguntas:
- Algúem sabe se existem e quais os prazos legais para estas situações?
- Onde é que está essa informação?
- A quem é que eu me dirijo, qual a autoridade competente nestas situações? Será o
Instituto de Seguros de Portugal?
- Já agora, será também que não tenho direito aos mais de 50€ que eu já gastei ao
telefone com eles?
Chamou-se a GNR ao local e, como não houve feridos (quer dizer, tirando os javalis feridos mortalmente), chamou-se a assistência em viagem.
Isto foi a um sábado e na 2ª (dia 29/Abril) carro foi reencaminhado para a Carclasse em Lisboa e foi feita a participação á companhia de seguros.
Ora foi marcada a peritagem (2 Maio), foi autorizada a desmontagem (3 Maio) e, entretanto, andamos aqui desde essa altura a marcar passo...
No dia 8 telefono para a companhia a pedir um carro de substituição, sou informado que as regras mudaram e que o meu contrato não contempla um carro de substituição equivalente em caso de acidente (mas contempla em caso de avaria, estranho não é???) e, depois de alguma argumentação, lá acabam por me dar um familiar médio (um golf 1.6 tdi) mas de caixa automática.
Neste mesmo dia sou também informado que o processo está em fase de instrução.
Quando vou levantar o carro informam-me que a seguradora não garantiu o seguro do carro de substituição. Telefono para a seguradora e sou informado que tenho que requisitar para ter direito a que o seguro do carro de substituição seja igual ao do meu carro, que não é feito automaticamente.
Já mais tarde telefonam-me da Carclasse a informar que o perito não queria assumir uma parte dos danos do carro (relacionados com a suspensão). Pergunto se os danos seriam visíveis numa IPO e sou informado que nunca o carro passaria na inspecção com os braços da suspensão naquele estado. Sorte a minha que tinha feito a IPO no dia 26 de Abril, logo, no dia anterior ao acidente. Após informar a oficina, eles asseguram-me que informaram este mesmo facto ao perito.
E estou á espera do relatório de peritagem, ainda até ao dia de hoje.
Telefono para a seguradora e não me informam de nada, só me dizem que o gestor, que umas vezes é gestor, outras é gestora, que me vai telefonar no prazo de 3 dias úteis... já vou no 3º pedido do género ainda não tenho resposta nenhuma, não me pedem nem pelo comprovativo do IPO, nem pelo auto da GNR, nem por nada, ainda não percebi se alguém está realmente a gerir alguma coisa, porque se está cheira-me a incompetência.
Já entreguei ontem o carro de substituição (caso tenha outro sinistro já só tenho 7 dias de utilização e podem fazer mais falta noutra altura), e aqui andamos, ao sabor do vento, á espera que alguma alma caridosa se lembre que eu paguei por um serviço e que, numa situação simples e clara, sem rabos escondidos, se anda a protelar não sei bem porquê...
Agora as perguntas:
- Algúem sabe se existem e quais os prazos legais para estas situações?
- Onde é que está essa informação?
- A quem é que eu me dirijo, qual a autoridade competente nestas situações? Será o
Instituto de Seguros de Portugal?
- Já agora, será também que não tenho direito aos mais de 50€ que eu já gastei ao
telefone com eles?
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