Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo - Cuidados a ter e manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo - Cuidados a ter e manutenção

    Antigamente, dizia-se que depois de uma percurso feito com um carro 'turbinado' era necessário esperar um tempo para desligar o motor.

    Já ouvi comentar que, hoje, isso não passa de mito e que devido às novas tecnologias e à qualidade do óleo, não é necessário ter um tempo de espera até desligar o motor.

    Onde está a verdade?

    Obrigado.

    #2
    Antigamente esperava 3 minutos, mas como agora eles desligam sozinhos...

    Comentário


      #3
      "Daquilo que é seu cada um faz o que quer e ninguém tema nada com isso!"

      Isto é levar a situação ao exagero, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Não é bom ir no prego, por exemplo na AE, parar na estação de serviço, desligar o bicho com a turbina a circular a 50.000 rpm ou mais e pouco tempo depois, por falta de pressão (motor desligado) estar a trabalhar completamente em seco.

      Também é desnecessário no final de cada viagem, mesmo que pequena, ter o carro 5 minutos ao ralenti à espera que o dito deixe de funcionar. Serve mais para poluir que qualquer outra coisa!

      Para ajudar à festa, os carros com a tecnologia "liga-desliga" fazem n vezes o pára-arranca da turbina e certamente que os engenheiros que projetaram o motor pensaram no turbo (ou nos vários turbo) e construíram o dito com especificações que ajudem a um menor desgaste mesmo nessas situações, além de que os óleos melhoraram bastante e o mesmo vale com as peças (pelo menos eu quero acreditar nisso) com processos mais rigorosos e tolerâncias mais apertadas.

      Por outro lado, temos ainda os que assim que ligam o carro (turbinado pior ainda) é pata a o fundo e seja o que Deus quiser!

      Moral da história: eu não abuso do meu a frio (tento evitar ir além das 2.500 nos primeiros 5 minutos), mas também não fica à espera 5 minutos antes de o desligar, mesmo em AE em que espero no máximo 1 minuto, mas geralmente vou logo afrouxando a velocidade nos últimos km's para ir reduzindo a rotação do dito!

      PS - até hoje só dei cabo de um turbo (problema na geometria) e a culpa não foi tanto dos meus abusos, mas mais da escolha de um óleo inadequado!

      PS - não faço ideia de quantos km's já percorri com carros turbinados, mas já terá passado o meio milhão, garantidamente! O turbo é uma peça de uma simplicidade enorme e nem sequer é das mais sensíveis, mas gosta de alguns cuidados, como tudo na vida!

      Comentário


        #4
        Isso ainda hoje continua não muito bem explicado/esclarecido...

        Eu continuo depois de uma viagem e ao parar o carro antes de o desligar tirar o cinto, pegar na carteira e telemóvel e só depois é que o desligo.

        Não sei se é preciso ou não mas prefiro "prevenir que remediar".

        Falo para o meu DTI...agora, nos novos lá com o sistema StarStop, deve haver algum sistema automático que mantém, durante algum tempo, o sistema de óleo a funcionar mais algum tempo para fazer o arrefecimento progressivo do turbo.

        Cumprs

        Comentário


          #5
          O ideal após uma grande viagem é parar, deixar o turbo repousar 1 hora a trabalhar, depois desligar... a Galp agradece PS: Dantes não era 30 segundos de espera, por média?

          Comentário


            #6
            É uma das minhas maiores preocupações com os stop&start (ou não, dado que não o tenho )
            O que é facto é que os turbos continuam a aquecer e a poder partir e nunca soube de nenhuma alteração com o objectivo de atenuar este problema com a introdução de SS....

            Comentário


              #7
              Normalmente, antes do fim da viagem acabo por abrandar um pouco, nem que seja a entrar em casa, ou então no trânsito. Depois disto, talvez 1 ou 2 minutos... Depende do escaldão

              Comentário


                #8
                Ao que sei, o carro turbinado(diesel e gasolina), antes de desligar, espera-se 5 minutos, para que a turbina seja desligada com lubrificação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Também é desnecessário no final de cada viagem, mesmo que pequena, ter o carro 5 minutos ao ralenti à espera que o dito deixe de funcionar. Serve mais para poluir que qualquer outra coisa!
                  O objetivo dos 3 minutos não era esperar que ele deixasse de trabalhar, o que se pretendia é que a temperatura de reduzisse antes de cortar a refrigeração/lubrificação.

                  No Renault 5 GT-Turbo era engraçado. Aquilo tinha um ventilador dedicado ao turbo que ficava alguns 30 minutos a trabalhar. Não tive mas nenhum carro que fizesse o mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Há que ser razoável. Um motor turbinado actual implica alguns cuidados mas nada de extremos. Parece-me que um arranque suave a frio, respeitando uns 10min de aquecimento em andamento, e uma espera de cerca de 1min ao ralenti antes de desligar é manifestamente suficiente.
                    Evidentemente que, se adoptar uma condução mais forte, por exemplo em AE, nunca desligo o motor antes de, pelo menos, 2 minutos ao ralenti.

                    Em circunstância alguma fico 5 minutos com o motor ao ralenti, seja Verão, seja Inverno, já que o ideal é abrandar a marcha antes de imobilizar.

                    Comentário


                      #11
                      5 minutos? Quem é que está ao serviço de quem, o carro do dono ou o dono do carro?

                      O carro mantem-se a trabalhar uns segundos depois de parar antes de desligar, e o tempo que ficar a trabalhar depende do tratamento que se deu ao carro durante a viagem.

                      Eu tinha os cuidados todos com o turbo quando comprei o meu carro e ao fim de 13 mil kms deu o peido. Desde que levou o novo nunca dei grande atenção (quando puxo por ele fica uns 20-30s a trabalhar antes de desligar) e ai anda fino para as curvas com praticamente 90 mil kms.

                      Comentário


                        #12
                        Retirei isto deste SITE sendo ele dedicado a reparações de turbos e seus problemas/derivados:

                        There has been many topics discussed around how long to let a turbocharged car idle before shutting off the engine. First we will tell you why your car needs to cool down before turning off the key and also why it is not good to allow a car to idle for a longer period than needed for proper turbocharger life. We know that a turbocharger operates at a very high rotational speed and it is fed lubricating oil from the engine, so it only makes sense you want to slow down the turbo's speed and also provide it with oil before shutting the car down. Once you turn off the engine in your car, the turbocharger will continue to spin for up to a minute or more and during this time oil is not being delivered to the turbochargers bearings, causing wear. To help prevent this from happening, we have been told in the past to let the engine idle for a few minutes prior to turning off the key. The good thing that happens during this time is in fact the turbo will slow down, but if allowed to idle for to long the temperature of the engine compartment, engine oil and the turbocharger will start to increase. The reason for this is today's car is designed to be moving while it is operated, allowing air to pass through the radiator and engine compartment, keeping it cool. The best thing is to drive your car as easy as possible when you are getting close to your destination. Once you are safely in your parking spot, allow the car to idle for no more than 2 minutes. This time will be adequate for both the turbochargers speed to slow, and for the temperature not to increase in the engine compartment.
                        Toda a informação da mensagem é do autor da mesma não tendo eu qualquer interferência no texto acima indicado.


                        Informo também que num fórum dos amigos "Toyotistas" existe esta indicação:

                        Is a 2.2 D-4D Verso a 'turbo Diesel'?

                        In the manual, it says after high speed driving (63mph or higher), the idling time should be 2 mins before turning off the engine.

                        I find it very strange after arriving work, I need to sit in the car for 2 mins before able to switch off the engine....

                        If I drive for half an hour at 70mph, then back to normal city road for a couple miles, do I still need to wait for 2 mins before switching off the engine?


                        Cumprs
                        Editado pela última vez por Vipauer; 04 June 2013, 16:15.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          "Daquilo que é seu cada um faz o que quer e ninguém tema nada com isso!"

                          Isto é levar a situação ao exagero, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Não é bom ir no prego, por exemplo na AE, parar na estação de serviço, desligar o bicho com a turbina a circular a 50.000 rpm ou mais e pouco tempo depois, por falta de pressão (motor desligado) estar a trabalhar completamente em seco.

                          Também é desnecessário no final de cada viagem, mesmo que pequena, ter o carro 5 minutos ao ralenti à espera que o dito deixe de funcionar. Serve mais para poluir que qualquer outra coisa!

                          Para ajudar à festa, os carros com a tecnologia "liga-desliga" fazem n vezes o pára-arranca da turbina e certamente que os engenheiros que projetaram o motor pensaram no turbo (ou nos vários turbo) e construíram o dito com especificações que ajudem a um menor desgaste mesmo nessas situações, além de que os óleos melhoraram bastante e o mesmo vale com as peças (pelo menos eu quero acreditar nisso) com processos mais rigorosos e tolerâncias mais apertadas.

                          Por outro lado, temos ainda os que assim que ligam o carro (turbinado pior ainda) é pata a o fundo e seja o que Deus quiser!

                          Moral da história: eu não abuso do meu a frio (tento evitar ir além das 2.500 nos primeiros 5 minutos), mas também não fica à espera 5 minutos antes de o desligar, mesmo em AE em que espero no máximo 1 minuto, mas geralmente vou logo afrouxando a velocidade nos últimos km's para ir reduzindo a rotação do dito!

                          PS - até hoje só dei cabo de um turbo (problema na geometria) e a culpa não foi tanto dos meus abusos, mas mais da escolha de um óleo inadequado!

                          PS - não faço ideia de quantos km's já percorri com carros turbinados, mas já terá passado o meio milhão, garantidamente! O turbo é uma peça de uma simplicidade enorme e nem sequer é das mais sensíveis, mas gosta de alguns cuidados, como tudo na vida!

                          Será que pensaram????

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                            Será que pensaram????
                            Há quem acredite que sim

                            Comentário


                              #15
                              Eu já vou com com 314000km num turbo diesel, antes fiz 290000 km noutro. Nunca fiquei com o carro a trabalhar depois de uma viagem. E também não tenho grandes preocupações com o carro frio. Apenas evito puxar por ele.

                              Comentário


                                #16
                                Os tempos de espera dependem da condução praticada.

                                Eu em cidade, e em voltinhas de menos de 20kms, nunca deixo o carro ao ralenti a descansar (mesmo que pelo meio puxe uma 3ª até às 4000rpm para ultrapassar alguém).
                                Agora quando faço 100kms ou mais de uma vez, em que várias vezes visito o regime de potência máxima (4000rpm) para fazer ultrapassagens aí já deixo ~1min a descansar.
                                E quando faço uso em AE, onde vou muitos kms acima das 3000rpm, e pelo meio visito a velocidade máxima e exploro o máximo do motor, aí sou capaz de deixar uns 2 minutos ao ralenti.

                                Tenho 140 mil kms e o meu turbo não assobia nem um bocadinho. Tive um 1.7 CDTI quando trabalhei numa empresa com 150 mil kms (apenas mais 10 mil kms que o meu) em que nenhum condutor (excepto eu) tem esses cuidados e o carro fartava-se de assobiar... E levava um "esquentamento" parecido ao que eu dou ao carro. É tudo uma questão de boas práticas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu nunca esperei para desligar nem esperei para puxar ... é dar a chave e siga ...

                                  Para mim nao passam de mitos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O aquecimento e arrefecimento activo ou seja a andar é o melhor, porque há circulação de ar.

                                    Nos casos em que se vem depressa em AE e abruptamente se pára na Estação de Serviço, diria que 30 seg/1 min.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É preciso esperar 2*1/e^raíz(pi) minutos.















                                      Obviamente não há uma resposta certa pau para toda a obra, há é senso comum. Se o carro vinha a andar nas calmas não há motivo nenhum para esperar por nada para o desligar. Se o carro vinha na AE com o pedal colado em baixo ao parar na área de serviço convém sempre esperar um ou dois minutos para aquilo arrefecer um bocado e estabilizar. Tal como de manhã não é preciso estar ali meia hora à espera até o ponteiro da temperatura subir, pode-se arrancar logo mas conduzir com algum cuidado até aquecer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Eu nunca esperei para desligar nem esperei para puxar ... é dar a chave e siga ...

                                        Para mim nao passam de mitos.

                                        Gostava de ser eu o mecânico do seu carro......também não sou de exageros, mas rolar de uma forma mais suave enquanto o carro aquece e moderar a velocidade uns 2 ou 3 km antes das estações de serviço em AE não faz mal nenhum

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu, mesmo no meu pequeno 106 GTi a gasolina atmosférico, espero cerca de 30 segundos depois de andar com ele. Provavelmente estou a perder tempo apenas, mas meh. Não custa nada!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu desligo de imediato, passados 263.000 km o turbo ainda é originao e sem qualquer tipo de reparação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              "Daquilo que é seu cada um faz o que quer e ninguém tema nada com isso!"

                                              Isto é levar a situação ao exagero, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Não é bom ir no prego, por exemplo na AE, parar na estação de serviço, desligar o bicho com a turbina a circular a 50.000 rpm ou mais e pouco tempo depois, por falta de pressão (motor desligado) estar a trabalhar completamente em seco.

                                              Também é desnecessário no final de cada viagem, mesmo que pequena, ter o carro 5 minutos ao ralenti à espera que o dito deixe de funcionar. Serve mais para poluir que qualquer outra coisa!

                                              Para ajudar à festa, os carros com a tecnologia "liga-desliga" fazem n vezes o pára-arranca da turbina e certamente que os engenheiros que projetaram o motor pensaram no turbo (ou nos vários turbo) e construíram o dito com especificações que ajudem a um menor desgaste mesmo nessas situações, além de que os óleos melhoraram bastante e o mesmo vale com as peças (pelo menos eu quero acreditar nisso) com processos mais rigorosos e tolerâncias mais apertadas.

                                              Por outro lado, temos ainda os que assim que ligam o carro (turbinado pior ainda) é pata a o fundo e seja o que Deus quiser!

                                              Moral da história: eu não abuso do meu a frio (tento evitar ir além das 2.500 nos primeiros 5 minutos), mas também não fica à espera 5 minutos antes de o desligar, mesmo em AE em que espero no máximo 1 minuto, mas geralmente vou logo afrouxando a velocidade nos últimos km's para ir reduzindo a rotação do dito!

                                              PS - até hoje só dei cabo de um turbo (problema na geometria) e a culpa não foi tanto dos meus abusos, mas mais da escolha de um óleo inadequado!

                                              PS - não faço ideia de quantos km's já percorri com carros turbinados, mas já terá passado o meio milhão, garantidamente! O turbo é uma peça de uma simplicidade enorme e nem sequer é das mais sensíveis, mas gosta de alguns cuidados, como tudo na vida!
                                              Sera!?!?!? e depois vendem os turbos a quem??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                Gostava de ser eu o mecânico do seu carro......também não sou de exageros, mas rolar de uma forma mais suave enquanto o carro aquece e moderar a velocidade uns 2 ou 3 km antes das estações de serviço em AE não faz mal nenhum
                                                Tavas pobre ... ! Nunca tive problemas... e já vão uns quantos.

                                                Eu nao digo que ligo o carro e começo a dar gas ... eu digo que ligo o carro e sigo viagem ... se tiver pressa dou gás ... se nao tiver vou normalmente ... cuidado com a temperatura ? nunca, muito menos ficar a espera que o turbo "arrefeça" antes de desligar o carro. E todos os meus carros estão reprogramados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  O aquecimento e arrefecimento activo ou seja a andar é o melhor, porque há circulação de ar.

                                                  Nos casos em que se vem depressa em AE e abruptamente se pára na Estação de Serviço, diria que 30 seg/1 min.
                                                  É isto que eu faço. Não conheço ninguém que viva apenas a 1 minuto da autoestrada!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu meti ventilação forçada na garagem e assim nunca preciso de desligar o carro. Quando saio de manhã já tenho o motor quente e ao fim do dia e durante a noite deixo o motor a trabalhar para manter tudo lubrificado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esqueci-me de dizer, o ventilador do GT-Turbo ficava a funcionar 30 minutos mas o carro não. As pessoas de vez em quando avisavam-me que havia "qualquer coisa" que não se tinha desligado no carro. Uma das vitimas dessa situação foi o meu pai, tinha ele chegado a casa pouco tempo depois de eu ter chegado, veio-me logo avisar que o carro tava a fazer uma barulho do caraças, tinha eu o carro há poucos dias.

                                                      Edit: Para além disso, muito avariavam os turbos dos carros dos anos 80 e 90!
                                                      Editado pela última vez por Jbranco; 04 June 2013, 18:29.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu também sempre tive na mente a ideia que convinha deixar um carro turbinado a trabalhar um pouco ao ralenti antes de desligar.
                                                        Mas verdade seja dita,eu esqueço-me sempre disso é ligar/desligar e siga.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O nosso Focus sempre assobiou um pouco, talvez por ser de geometria variável. Ninguém cá em casa costuma puxar pelo carro a frio, já depois de quente puxam e bem, quando param, talvez 25/30 segundos e desligam. O Turbo ao fim de 240 mil quilómetros tem uma ligeira folga, mas não verte e o carro não perdeu potência. Acredito mais que seja mito!
                                                          O nosso Passat a mesma coisa, faz muito pára-arranca e viagens de 5/6 quilómetros, é logo desligado e com 150 mil quilómetros o turbo não tem nenhuma folga

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No meu velho atmosférico a gasolina ligo o carro enquanto vou abrir o portão da garagem e o desligar já não requer grandes cuidados porque já esteve parado à espera que abrisse o portão.

                                                            Em viagem abrando o ritmo nas AE's quando sei que o vou desligar e no final da viagem em si abrando o ritmo e espero uns segundos.

                                                            Não custa rigorosamente nada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X