Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um caso de Km adulterados - A quem denunciar??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais um caso de Km adulterados - A quem denunciar??

    Boas a todos, venho por este meio juntar-me á já grande lista de pessoal burlado (km adulterados) ao comprar carros usados... Bem, a história começa assim:

    Em Abril passado, comprei um carro a um particular onde no anuncio (e no conta-km) o carro estava marcado com 105.000 km (carro de 2005). Fiz o negócio, mas passado umas semanas vi que o AC não funcionava. Fui a uma oficina oficial da marca do carro e disseram-me que precisavam do código de acesso ao computador de bordo. Como na altura em que fiz o negócio não me deram esses códigos, liguei para a pessoa que me vendeu o carro a pedir-lhe os códigos, ao que ele respondeu que tb n os tinha, que tinha comprado o carro num stand e pra eu ligar ao dono do stand que lhe vendeu o carro a perguntar se ele os tinha.

    Assim fiz, ao que o dono do stand me deu os códigos e, como por coincidencia eramos da mesma cidade, perguntou-me quantos km tinha o carro. Eu disse que tinha 105.000, e ele disse-me logo que na altura em que vendeu o carro á pessoa que mo vendeu, o carro tinha já 150.000 km mas como o painel de instrumentos tinha-se avariado, ele (o dono desse stand) comprou um painel usado que tinha marcado 95.000 km. E que o gajo que me vendeu o carro sabia disso, quando lho comprou. Ok, mandei sms ao gajo que me vendeu o carro a dizer-lhe isto, e óbvio que ele não me respondeu nem atendeu as minhas chamadas... mas ok, mesmo com os 60.000 km a mais, tava satisfeito com o negocio e esqueci o assunto.

    Como o AC continuava sem funcionar, levei os códigos á oficina, onde o mecanico acedeu á centralina para verificar se havia algum problema electronico que estivesse a impedir que o AC funcionasse, e viu que o carro não tinha 160.000 km, mas 305.000!!!!!!!!!!! Ou seja, entre o circuito 1º dono- stand-2ºdono-eu, alguém tinha mexido masi que 1 vez nos km...

    A minha pergunta é, onde posso denunciar este caso, e que documentos preciso? Tenho o papel da oficina, carimbado e assinado com os registos da centralina, e tenho os dados todos do gajo que me vendeu o carro.

    AJUDEM-ME POR FAVOR!!!

    #2
    Isso é um molho de bróculos, dado o nº de interveniente no caso. Tens muitos tópicos em que já se debateu isso, e poderás encontrar lá algumas ideias. Aquela que te dou, é tentares alguma coisa com o antigo dono, tipo um ressarcimento ou devolução de algum valor. Acho que o "resto" das acções disponíveis, podem não valer a pena, por toda uma série de questões.

    Comentário


      #3
      Pois, isso é verdade, mas se meter o caso em tribunal, implico só o gajo que me vendeu o carro, não? Se ele for condenado e se achar que foi enganado por quem lhe vendeu o carro, pode depois ele "entender-se" com ele, não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carroeslova Ver Post
        Pois, isso é verdade, mas se meter o caso em tribunal, implico só o gajo que me vendeu o carro, não? Se ele for condenado e se achar que foi enganado por quem lhe vendeu o carro, pode depois ele "entender-se" com ele, não?
        Ele vai a tribunal e diz que não fez nada e que o carro já vinha assim. Same old story.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
          Ele vai a tribunal e diz que não fez nada e que o carro já vinha assim. Same old story.
          Sim, mas mesmo assim, o tribunal pode ordenar o anulamento do negocio, onde ele teria que me devolver o dinheiro que paguei pelo carro + custas de processo, pelo menos, não?

          Comentário


            #6
            E como provas que o anterior dono sabia que o carro tinha na realidade 300.000 km?

            Quando ele to vendeu o conta km marcava 105mil certo? Ele pode alegar que desconhecia que o mesmo já tinha sido alterado, e pelos vistos mais que uma vez.

            Complicado...

            Comentário


              #7
              Já agora....que carro era?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                E como provas que o anterior dono sabia que o carro tinha na realidade 300.000 km?

                Quando ele to vendeu o conta km marcava 105mil certo? Ele pode alegar que desconhecia que o mesmo já tinha sido alterado, e pelos vistos mais que uma vez.

                Complicado...
                Mas aqui se calhar não importa provar se ele sabia ou não que o carro tinha 300.000, mas sim que me vendeu o carro por aquele preço assumindo certos pressupostos (entre os quais o carro ter 105.000 km) que afinal eram falsos. Será assim?

                Já agora, é um opel astra 1.7 cdti

                Comentário


                  #9
                  Epá... Fala com um advogado para ver o que ele diz..

                  Mas acho díficil tirares alguma coisa daí.

                  Comentário


                    #10
                    Estou a ver que já não há diesel que escape ao martelanço..e pior...já se começa a ver muito carro a gasolina igual

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                      E como provas que o anterior dono sabia que o carro tinha na realidade 300.000 km?
                      Através do testemunho do dono do stand que afirmou que o informou da troca do painel. A minha opinião é: vai a tribunal e mete um processo crime a decorrer, eles que ouçam os antigos donos e as testemunhas e que acusem o culpado. Quando sair a acusação vai aparecer logo uma proposta de indeminização para retirares o processo. Logo vês se te serve ou não.

                      Comentário


                        #12
                        Vê pelo lado positivo:

                        O teu carro já faz parte do tópico "carros com mais de 300.000 km".

                        Mais a sério, não resisti e tu não vais conseguir nada, infelizmente!

                        Comentário


                          #13
                          Dá uam vista de olhos no tópico a seguir:

                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...-do-carro.html


                          Em todo o caso os conta quilómetros, para efeitos penais, não são considerados um elemento de notação técnica.

                          Portanto e como também indicado, em outras situações, o melhor passará até por seguir para tribunal cível.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que engraçado é que esse astra passou de mao a varios donos e todos eles tinha um carro com 100 mil kms

                            Tá sempre novo

                            Comentário


                              #15
                              Uma pequena duvida.
                              Não podemos exigir ao dono do stand uma revisão na marca antes de efectuar a compra?

                              Comentário


                                #16
                                Poder podes, ele faz ou não...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                                  Uma pequena duvida.
                                  Não podemos exigir ao dono do stand uma revisão na marca antes de efectuar a compra?



                                  Legalmente não há nada que obrigue nesse sentido.

                                  Agora podem é chegar acordo, para que tal se realize.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pega num pau de marmeleiro e resolve tu isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Dá uam vista de olhos no tópico a seguir:

                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...-do-carro.html


                                      Em todo o caso os conta quilómetros, para efeitos penais, não são considerados um elemento de notação técnica.

                                      Portanto e como também indicado, em outras situações, o melhor passará até por seguir para tribunal cível.
                                      Cível? Eu já falaria em penal... e aí demandava "o povo todo"... vendedor e stand...

                                      Apesar de não ser punido pelo crime de notação técnica, seria punido pelo crime de burla.
                                      Editado pela última vez por InjectorBomba; 05 June 2013, 14:49.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                                        E como provas que o anterior dono sabia que o carro tinha na realidade 300.000 km?

                                        Quando ele to vendeu o conta km marcava 105mil certo? Ele pode alegar que desconhecia que o mesmo já tinha sido alterado, e pelos vistos mais que uma vez.

                                        Complicado...
                                        Mas importa alguma coisa o último dono saber ou não se o carro tinha 300.000 km?
                                        E se ele soubesse, como se provava? E se ele não soubesse, como se provava na mesma?
                                        O que importa é que o último dono deve ser responsabilizado pela transferência do bem e pelo estado em que se encontra o mesmo. Estando em nome dele, não há outro responsável senão o próprio que deve assegurar que o bem ou produto que está a vender está em condições legais e não lesa o futuro comprador.

                                        Eu colocaria o caso em tribunal e queixar-me-ia a todas as instituições possíveis e mais algumas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                          Cível? Eu já falaria em penal... e aí demandava "o povo todo"... vendedor e stand...

                                          Apesar de não ser punido pelo crime de notação técnica, seria punido pelo crime de burla.


                                          Se conseguisse provar o crime de burla.

                                          Dá uma vista de olhos, no tópico colocado e verás o entendimento, que alguns tribunais a nível criminal tem seguido.

                                          Daí referir que será mais simples, seguir a via cível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                                            Mas importa alguma coisa o último dono saber ou não se o carro tinha 300.000 km?
                                            E se ele soubesse, como se provava? E se ele não soubesse, como se provava na mesma?
                                            O que importa é que o último dono deve ser responsabilizado pela transferência do bem e pelo estado em que se encontra o mesmo. Estando em nome dele, não há outro responsável senão o próprio que deve assegurar que o bem ou produto que está a vender está em condições legais e não lesa o futuro comprador.

                                            Eu colocaria o caso em tribunal e queixar-me-ia a todas as instituições possíveis e mais algumas.
                                            Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas o que me parece importar é provar quem adulterou o carro. Se o ex-dono sabia ou não, penso que seja um processo diferente (má fé?).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Amigo aconteceu-me o mesmo com a mesma historia..a mim o vendedor informou me que o painel tava avariado e trocou me por um com 60.000Km's... obrigou-me a assinar um papel devidamente autenticado por um advogado como eu sabia que o painel tinha sido trocado e que eu sabia que esses Km's nao correspondiam à realidade, garantindo-me que o carro tinha 140.000 fui tão burro que acreditei .... o carro já deve ter só 250.000 mas continua como novo... Troquei tudo e o proprio pçessoal da oficina disseram me que o carro estava como novo também..enfimNão sei como te deves mexer visto que eu entalei me a mim mesmo... Mas acredita, muitos mas muitos mesmo deste foruns, e pessoal na rua que até pode se rir de ti, e que compraram carros usados tem os KM's adulterados... Então hoje em dia nos stand's é certo e direito... e acreditem que sei do que falo. obviamente nao são por valores tão altos como os teus...mas é sempre aquele valor antes dos 100.000 ou 200.000 que constitui sempre uma barreira psicológica...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Se conseguisse provar o crime de burla.

                                                Dá uma vista de olhos, no tópico colocado e verás o entendimento, que alguns tribunais a nível criminal tem seguido.

                                                Daí referir que será mais simples, seguir a via cível.
                                                Li um acórdão ainda há pouco em que ficou provado o crime de burla.
                                                Contudo, é sempre mais simples a via cível, até porque costuma ser bem mais rápida e com efeitos a nível de € mais práticos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quero desejar boa sorte ao criador do tópico....vai necessitar dela.........para evitar avarias mecânicas, porque o caso dos km adulterados vai morrer sem culpados.....já vi este filme!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    Estou a ver que já não há diesel que escape ao martelanço..e pior...já se começa a ver muito carro a gasolina igual
                                                    Só novos e mesmo assim ficamos sem perceber muito bem quantos km fizeram em modo "transporte"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                                                      E como provas que o anterior dono sabia que o carro tinha na realidade 300.000 km?

                                                      Quando ele to vendeu o conta km marcava 105mil certo? Ele pode alegar que desconhecia que o mesmo já tinha sido alterado, e pelos vistos mais que uma vez.

                                                      Complicado...
                                                      Se o anterior dono fez IPO deve ser fácil de provar. É só ir o IMTT.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu julgo que seria importante recolher a informação dos centros de inspecção relativas aos kms e confrontar com as passagens de mão.
                                                        Acho que pelo menos se conseguia descobrir o infrator, se bem que não me parece que haja muito a fazer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                          Eu julgo que seria importante recolher a informação dos centros de inspecção relativas aos kms e confrontar com as passagens de mão.
                                                          Acho que pelo menos se conseguia descobrir o infrator, se bem que não me parece que haja muito a fazer.
                                                          O que há a provar em primeira instância é o adulteramento dos kms. Para isso, julgo ser necessário o tal registo da oficina, tais como os documentos do IPO.

                                                          A partir daí é accionar judicialmente o último vendedor.

                                                          Mas o que importa descobrir o infractor??? Como provar em que circunstancias isso foi feitO??
                                                          Julgo que não tem importancia se o carro foi mexido pelo 1º dono ou pelo stand. Quem o comprou ao stand, deveria ter-se certificado da burla. Como o mesmo não o fez, o nosso colega do fórum foi o prejudicado. Portanto, as responsabilidades têm de ser atribuidas a essa pessoa.
                                                          A título de exemplo, se o "carroeslova" vender o Astra a uma outra pessoa e a mesma descobrir a situação dos kms, a quem vai pedir responsabilidades???? A quem lhe vendeu a viatura, certo?? Certo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O carro nao tem um nivel de desgaste a nivel de volante, manete, provavelmente comandos de radio ou AC acentuado? É que 150.000km nota-se num carro.

                                                            Fala com um advogado e vê o que podes fazer

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X