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    Renault Clio 1.4 mk1

    Boas.

    Renault Clio 1.4 mk1 - carburador . Consome muito? Problemas crónicos ?
    O que ter em especial atenção neste modelo?

    O motor penso que tem 80cv mas na lateral apenas diz 1.4 e não 1.4e que penso que eram os energy

    #2
    Está certo, esse 1.4 Energy é a carburador e tem 80 cv. O código do motor é E6J e é de motor de guerra.

    O 1.4 de injecção creio também ser Energy, mas o código do motor já é diferente. Tem 75cv.


    Cuidado com a refrigeração que tende a ser mais frágil nesses Clio.

    Comentário


      #3
      Deve ser um canhãozinho então.....e consumos?

      Comentário


        #4
        Teoricamente é um carro que em estrada a 90 deve consumir à volta de 5.5 (um bocado irrealista).

        Na realidade deve ser mais ou menos assim :

        6/6.5 - 90
        7/7.5 - 120
        8.5/9 - cidade

        Isto valores para um R19 com o mesmo motor e a precisar de manutenção que influencie os consumos, portanto conta aí com (até) meio litro a menos para o Clio.

        Comentário


          #5
          O 1.4 é de 75cv no caso de ser a versão com catalisador.

          É de 80cv, se for a versão a carburador ou ainda, a versão de injecção monoponto sem catalisador.

          Comentário


            #6
            Já agora e colocado num outro tópico:



            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Já agora, umas das particularidades que identificava dee imediato o Clio S, eram as suas jantes de ferro.


            Além do mais, o Clio S em alguns mercados (por exemplo na França), estava diponível com duas caixas de velocidades (uma de relações curtas e outra, igual aos restantes Clio equipados com o 1.4)






            Já agora:



            in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066721237

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              O 1.4 é de 75cv no caso de ser a versão com catalisador.

              É de 80cv, se for a versão a carburador ou ainda, a versão de injecção monoponto sem catalisador.
              Mais uma vez, muito bem, é mesmo isso. Julgo que o Clio "S", no entanto, era sempre de 80 CV.

              Comentário


                #8
                Até 1996, o 1.4 mesmo com o catalizador manteve os 80cv,eu tive um montado na versão RT 5 portas.

                Com o aparecimento do Megane é que esse motor foi novamente revisto e aí sim ficou com os 75CV.

                Comentário


                  #9
                  Excelente carro e motor de guerra...pena serem os consumos que são muito altos (8-10) dentro de cidade... Também já li e ouvi que aquecem muito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    Também já li e ouvi que aquecem muito...
                    Aquecem muito? Nunca ouvi falar. Eu tenho um 1.2 Energy e não acho. Dá perfeitamente para fazer uns KM em cidade antes da ventoinha do radiador disparar. O 1.1/1.2 dos Punto aquecem mais facilmente.

                    Comentário


                      #11
                      O mal não destes carros não é o aquecer. É mesmo o arrefecer porque tem um sistema de refrigeração fraquito e que costuma dar alguns problemas de termostatos, bombas de água e etc.

                      Comentário


                        #12
                        "E" de Energy.

                        E6J -> carburador, 80 cv;
                        E7J -> injecção monoponto, 80 cv;
                        K7J -> injecção monoponto. 75 cv (apenas no Clio II e Mégane / Scénic I).


                        Problemas / defeitos:
                        - circuito de refrigeração, descuidado dá problemas. É imperativo mudar e limpar regularmente o circuito (crónico a todos os Renault da altura);
                        - travagem fraca;
                        - consumos altos em cidade / pára-arranca.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Problemas / defeitos:
                          - circuito de refrigeração, descuidado dá problemas. É imperativo mudar e limpar regularmente o circuito (crónico a todos os Renault da altura);
                          Verdade!
                          O meu anterior Clio, o 1.2 Energy, como tive sempre cuidado com sistema de refrigeração, sempre funcionou lindamente e a bomba de água (habitual cancro destes motores) durou 180mil km's e quase 15anos!

                          Comentário


                            #14
                            O 1.4 nessa fase do clio, deve ser um avião autêntico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                              Problemas / defeitos:
                              - consumos altos em cidade / pára-arranca.

                              Altos, ponto e vírgula... Normais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                Altos, ponto e vírgula... Normais.
                                Altíssimos!
                                Se o 1.2 Energy do meu anterior Clio eram altos...

                                Os motores Energy nunca foram económicos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                  Altíssimos!
                                  Se o 1.2 Energy do meu anterior Clio eram altos...

                                  Os motores Energy nunca foram económicos.
                                  Tenho um 1.4 montado numa carroçaria mais pesada que a do Clio e se há coisa que aquele carro nunca foi, é gastador. Já passei inclusivé alguns dias inteiros enfiado em Lisboa e nunca me fez mais de 8.5/9...

                                  (Acho que o 1.2 era curto, até para o Clio...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                    Tenho um 1.4 montado numa carroçaria mais pesada que a do Clio e se há coisa que aquele carro nunca foi, é gastador. Já passei inclusivé alguns dias inteiros enfiado em Lisboa e nunca me fez mais de 8.5/9...

                                    (Acho que o 1.2 era curto, até para o Clio...)
                                    O 1.4 com injecção gasta entre os 7 a 8 litros aos 100 em meio urbano. Tanto num R19 como num Clio. E mesmo assim já se considera um pouco elevado no Clio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      O 1.4 com injecção gasta entre os 7 a 8 litros aos 100 em meio urbano. Tanto num R19 como num Clio. E mesmo assim já se considera um pouco elevado no Clio.

                                      Como é que em carros daquela época esses valores para meio urbano podem ser considerados elevados ? Eu acho que a malta às vezes se esquece que os carros a gasolina não começaram - de forma generalizada - a chegar à barreira dos 5 litros (de média) há tanto tempo assim...

                                      Este meu, de momento anda à volta dos 7/7.5 litros, num percurso sem grande pára-arranca mas com um percurso de vinda com subidas muito grandes. Em estrada a 90 faz 6/6.5 na boa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                        Como é que em carros daquela época esses valores para meio urbano podem ser considerados elevados ? Eu acho que a malta às vezes se esquece que os carros a gasolina não começaram - de forma generalizada - a chegar à barreira dos 5 litros (de média) há tanto tempo assim...

                                        Este meu, de momento anda à volta dos 7/7.5 litros, num percurso sem grande pára-arranca mas com um percurso de vinda com subidas muito grandes. Em estrada a 90 faz 6/6.5 na boa...
                                        Os motores fire da fiat consta que eram mais económicos....

                                        Os do AX não conta porque o AX era uma lata de sardinha

                                        Comentário


                                          #21
                                          Concordo com todos os defeitos apontados, mas o pior é mesmo a travagem além de fraca o pedal é duro e desconfortável, o mesmo para o da embraiagem. São pedais muito pequenos que são desconfortáveis.

                                          Quanto ao motor, anda muito bem. A minha mãe tem um Baccara de dez. de 94 que é mais pesadito que o S e o RTI e mesmo assim despacha-se muito bem.

                                          Muito confortável, bom comportamento, relativamente espaçoso e bonito.

                                          Falhas eléctricas tem algumas em que a principal é mesmo a porcaria das pistolas do fecho central que estão sempre a precisar de serem oleadas para os trincos irem totalmente para baixo quando a trancar o carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                            Este meu, de momento anda à volta dos 7/7.5 litros, num percurso sem grande pára-arranca mas com um percurso de vinda com subidas muito grandes. Em estrada a 90 faz 6/6.5 na boa...
                                            O E7J a 90 km/h faz consumos de 5 a 6...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa que reparei foi que a correia de acessórios é bue fina......dá ideia que não aguenta nada E bem assim a ventoinha do radiador tambem parece fraca de aspecto

                                              Mas o motor está a responder bem, está é com alguma ferrugem , teias de aranha e alguns barulhos no motor.....quanto ao solex penso que está bem afinado.

                                              tem 110 mil KM e esteve muito tempo parado, tem andado muito pouco nos ultimos anos, que desperdício. Pneus gretados e discos e jantes com ferrugem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                O E7J a 90 km/h faz consumos de 5 a 6...
                                                Novo.

                                                Mas também não podes entrar por aí, porque a Renault só anunciava mais duas ou três décimas para o R19 E6J nas mesmas condições...novo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E valor comercial? 200 euros? 300 ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                    Novo.

                                                    Mas também não podes entrar por aí, porque a Renault só anunciava mais duas ou três décimas para o R19 E6J nas mesmas condições...novo.
                                                    O meu era tudo menos novo e fazia-os. O Clio nunca cheguei a verificar mas andava entre os 6 a 7 nas voltinhas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o meu pai teve um 1.2 injecção durante 18 anos que foi comprado novo e durante esses anos todos apenas teve 3 problemas, teve de trocar o radiador, o alternador e o termostato, de resto, foi apenas coisas normais de manutenção...
                                                      e sim, como já disseram, o problemas destes motores não é o aquecer, mas é o arrefecer, o sistema de refrigeração é um bocado inútil e em dias quentes em cidade, a ventoinha está sempre a trabalhar

                                                      uma vez, á uns 10 anos, quando o termostato avariou, o carro começou a deitar vapor pelo capô e o meu pai quando o abriu, saltou liquido a ferver para o braço e teve de fazer uma cirurgia porque ficou queimado, foi aí que se trocou o radiador e o termostato

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        O meu era tudo menos novo e fazia-os. O Clio nunca cheguei a verificar mas andava entre os 6 a 7 nas voltinhas.

                                                        Isso são óptimos valores se tivermos em conta que não são os motores mais sofisticados que por aí andam, e alguns até gastam mais...

                                                        Agora é assim, no meu caso, gasta pouco porque também se acelera pouco. Para andamentos mais vivos ou acelerações mais vigorosas já deve ser mais aproximado com a fama de gastador que pelos vistos este motor tem por estas bandas

                                                        Comentário

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