Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel nacional - Uma paleta de cores sem cores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parque automóvel nacional - Uma paleta de cores sem cores

    No outro dia dei por mim a olhar para um estacionamento e constatei que TODOS os carros que lá estavam eram de cor preta ou cinza, sendo que, esta última variava nos tons, uns mais prateados e outros do tipo cinza rato.

    Isto tem muito que ver com o facto dos concessionários encomendarem, na sua generalidade, estas cores, mantendo-as em stock e tentando "impingir" estas viaturas aos potenciais compradores ao mesmo tempo que tentam dificultar a compra de carros com cores "diferentes" alegando que a encomenda demorará mais tempo ou porque, numa eventual posterior venda, esta será mais difícil - o que não deixa de ser verdade.

    Contra mim falo, visto o meu actual carro ser preto - era um carro já em stock - mas, como nunca tinha tido nenhum anteriormente e sempre gostei de carros pretos, esta era a minha opção. Actualmente não voltaria a comprar um carro preto outra vez...
    O antepenúltimo, era vermelho. Este também foi por opção, o carro tinha uns pormenores que lhe davam um ar mais desportivo e a cor ajudava.
    Já o penúltimo carro era prateado. Escolhi-o pelo facto de ter sido um bom negócio que me apareceu na altura e comprei-o sem olhar à cor.

    Na compra do próximo carro novo, não vou escolher, certamente, uma destas cores tão comuns.
    Uma das que mais gosto é o azul do Scirocco ou do Saxo Cup/106 GTi, sempre gostei deste tipo de azul.

    Em suma: será que o parque automóvel nacional está condenado a esta tristeza de cores?
    Editado pela última vez por JNM; 08 June 2013, 15:01.

    #2
    Aqui no tasco tens pelo menos 2 fotos minhas e uma de outro user em que são SÓ carros cinzentos

    Comentário


      #3
      Essa cor das viaturas... basta ver que até os próprios importadores das marcas, limitam a escolha.

      Basta em muitos casos, comparar as cores disponíveis num determinado mercado vs outro... e não raras as vezes, confirma-se que nuns mercados há cores que estão disponíveis, mas em outros não.

      Comentário


        #4
        Prevejo um bom tópico, excelente tema. Por acaso ando para ter um exemplar de cada cor, vermelho, azul, cinza rato e preto e sem dúvida que adoro ver o meu vermelho no meio da carneirada preto/cinza.

        Nos parques de estacionamento o vermelhinho destaca-se no meio dos cinzentões, dá ali um rasgo de irreverência.

        Comentário


          #5
          Os importadores tambem têm alguma culpa no cartório, por exemplo eu gosto muito do azul, até tenho 2 motos desa cor e agora quando comprei um QQ queria comprar igualmente azul, qual não foi o meu espanto quando vi que a Nissan não tem um unico tom de azul para o QQ! Nem claro nem escuro nada, e em stock eram quase todos pretos e brancos, precisamente 2 cores que eu não queria e tambem não queria cinzento pois desde de 2000 que só tinha carros cinzentos e estava farto, mas lá teve que ser um titanium que não passa de um cinzento mais azulado...Por um lado tive sorte pois apesar de decidir comprar de serviço consegui escolher a cor.

          Comentário


            #6
            Os carros cinzentos oferecem alguma comodidade a nível de disfarce de pequenos riscos, sujidade etc...

            Enquanto tu aprecias carros coloridos pela sua irreverência, há quem aprecie um carro sóbrio e discreto. Normalmente carros com cores neutras são também mais fáceis de vender ao fim de um tempo. Uma cor consensualmente aceite é uma decisão inteligente de um ponto vista meramente racional.

            Numa sociedade cuja maneira de pensar gira tanto à volta dos consumos, valores retoma etc parece-me normal que assim seja

            Comentário


              #7
              Parem lá de colocar as culpas apenas nas marcas, concessionários, importadores, etc... Assumam que somos um povo que não gosta de arriscar. Cerca de 80% dos carros que encomendo à fábrica (por isso não há desculpas de cores em stock) são pretos ou cinzentos. E o tempo de espera, seja cinzento, seja azul cueca, é o mesmo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Essa cor das viaturas... basta ver que até os próprios importadores das marcas, limitam a escolha.

                Basta em muitos casos, comparar as cores disponíveis num determinado mercado vs outro... e não raras as vezes, confirma-se que nuns mercados há cores que estão disponíveis, mas em outros não.
                É bem verdade. No caso da compra do meu último carro, e porque não gosto de repetir cores nos vários carros que vou tendo, já ía com a ideia de comprar um carro preto desta vez.

                Contudo, mesmo que quisesse comprar o carro com uma outra qualquer cor estava tramado, pois para além do preto e vários tons de cinza a escolha era super limitada. Depois havia ainda a questão da espera até receber o carro...

                No mercado nacional, os importadores, limitam a escolha, na sua maioria, às cores já referidas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Parem lá de colocar as culpas apenas nas marcas, concessionários, importadores, etc... Assumam que somos um povo que não gosta de arriscar. Cerca de 80% dos carros que encomendo à fábrica (por isso não há desculpas de cores em stock) são pretos ou cinzentos. E o tempo de espera, seja cinzento, seja azul cueca, é o mesmo.
                  É um facto também que muitas pessoas são conservadoras em relação à escolha da cor. Os importadores também seguem essa estatística.

                  Mas nem todos gostamos de ananás por isso que ponham à disposição mais manga

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                    É bem verdade. No caso da compra do meu último carro, e porque não gosto de repetir cores nos vários carros que vou tendo, já ía com a ideia de comprar um carro preto desta vez.

                    Contudo, mesmo que quisesse comprar o carro com uma outra qualquer cor estava tramado, pois para além do preto e vários tons de cinza a escolha era super limitada. Depois havia ainda a questão da espera até receber o carro...

                    No mercado nacional, os importadores, limitam a escolha, na sua maioria, às cores já referidas.
                    Esclareçam-me... Digam-me uma marca que apenas tem disponível no mercado nacional cinzento e preto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                      É um facto também que muitas pessoas são conservadoras em relação à escolha da cor. Os importadores também seguem essa estatística.

                      Mas nem todos gostamos de ananás por isso que ponham à disposição mais manga
                      Em relação aos carros em stock... digam-me uma coisa... alguém no seu perfeito juízo, manda vir coisas para stock que sabe que vão ser bruxas e demorar séculos a vender? E isto aplica-se a todo o tipo de artigos. Uma coisa é mandar vir esporadicamente "para fazer figura"... mas sistematicamente, é gostar de perder dinheiro.
                      Editado pela última vez por MrsX; 08 June 2013, 15:36.

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso nunca tinha pensado nisso mas tive sempre carro de cores diferentes:
                        Castanho escuro;
                        Azul escuro;
                        Cinzento aluminio;
                        Vermelho;
                        Branco;
                        Cinzento escuro.
                        Para mim o cinzento aluminio é de longe o melhor, disfarça o pó e é uma cor que não absorve muito calor no verão. O pior é o vermelho.
                        Isto, na minha modesta opinião.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Esclareçam-me... Digam-me uma marca que apenas tem disponível no mercado nacional cinzento e preto.
                          Que tenha conhecimento nenhuma. Contudo, no caso citado e por mim referido, tinha, se bem me lembro, mais quatro cores: branco e bordeuax e depois um azul e verde que, mesmo eu gostando de cores diferentes, estas duas últimas não entrariam, certamente, na minha escolha por serem demasiadamente "berrantes".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                            Que tenha conhecimento nenhuma. Contudo, no caso citado e por mim referido, tinha, se bem me lembro, mais quatro cores: branco e bordeuax e depois um azul e verde que, mesmo eu gostando de cores difrentes, estas duas últimas não entrariam, certamente, na minha escolha por serem demasiadamente "berrantes".
                            Então não estejam para aí com tretas. Uma coisa é não gostarem das cores disponíveis, outra é acusarem as marcas de limitarem a escolha. Logo pela tua resposta se vê a tendência da maioria dos clientes... "demasiadamente berrantes"...

                            E depois queixam-se da falta de variedade de cores do parque automóvel nacional....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Então não estejam para aí com tretas. Uma coisa é não gostarem das cores disponíveis, outra é acusarem as marcas de limitarem a escolha. Logo pela tua resposta se vê a tendência da maioria dos clientes... "demasiadamente berrantes"...

                              E depois queixam-se da falta de variedade de cores do parque automóvel nacional....
                              Sim, aquelas duas eram demasiadamente berrantes, e daí? Eu refiro-me a cores que, não sendo berrantes, a meu ver, se vêm com menos frequência.

                              Exemplos: vermelho, azul (não me refiro ao escuro), castanho, bordeuax, etc. Basta olhar para as estradas.

                              Quanto ao serem as marcas a limitar ou não, refiria-me ao facto de "dificultarem" quando se pretende uma cor que não têm em stock. Se é verdade que os stocks são feitos com a escolha da maioria do que os clientes pretendem, outros há que pretendem essas cores menos comuns. Acho que não deveriam pôr-se com aquela lenga-lenga da demora e da maior dificuldade de se vender à posteriori.

                              Comentário


                                #16
                                Eu comprei o meu novo e escolhi.... preto. Acho que a cor depende de modelo para modelo. Para mim, cores mais vivas (vermelhos, azuis) ficam melhores em desportivos, cores mais escuras (pretos, cinzas) em berlinas familiares, por exemplo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                                  Sim, aquelas duas eram demasiadamente berrantes, e daí? Eu refiro-me a cores que, não sendo berrantes, a meu ver, se vêm com menos frequência.

                                  Exemplos: vermelho, azul (não me refiro ao escuro), castanho, bordeuax, etc. Basta olhar para as estradas.

                                  Quanto ao serem as marcas a limitar ou não, refiria-me ao facto de "dificultarem" quando se pretende uma cor que não têm em stock. Se é verdade que os stocks são feitos com a escolha da maioria do que os clientes pretendem, outros há que pretendem essas cores menos comuns. Acho que não deveriam pôr-se com aquela lenga-lenga da demora e da maior dificuldade de se vender à posteriori.
                                  Tinhas o bordeaux e o branco, além das duas "berrantes"... porque não as escolheste? Porque criticas os outros por fazer uma escolha que também é a tua? É isso que não tem qualquer lógica.

                                  Somos um povo que não tem por hábito arriscar nas cores dos seus carros. Ponto. Isto reflecte-se nas cores que vês nas estradas, nas cores disponíveis para o nosso mercado e nas cores que vês em exposição no stand.

                                  Se algumas marcas dificultam, não sei, não conheço o funcionamento de todas. Mas nas que trabalhei isso não acontecia. Afinal de contas, uma venda é uma venda, quer seja para este mês, ou para daqui a 3 meses, e é preferível fazê-la que perder o cliente.

                                  Quanto a não se porem com essa lenga lenga... enfim... lenga lenga é criticar a escolha do parque circulante e fazer o mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mandei vir Laranja e esperei 3 meses

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho reparado nisto desde que tenho carta (11 anos). Entramos em espanha e vemos carros de todas as cores, especialmente em bordeaux.

                                      Eu para piorar ainda ajudo na festa dado que o meu primeiro carro era prateado, e já vou no 3º carro preto seguido

                                      Comentário


                                        #20
                                        Curiosamente ontem deu-me na bolha de visitar o configurador do Skoda Rapid (mas ainda não existe a versão carrinha...) e escolhi a cor que muitos abominam (ou que não será comercial, mas eu não ligo ao que os outros gostam ou deixam de gostar) e escolhi o ... amarelo!

                                        E vou ficar à espera da Rapid Break 1.6 TDI em... amarelo!

                                        Quando eles baixarem o preço e aumentarem o período de garantia!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          É uma questão de gosto dos tugas. Somos "cinzentos" por natureza.

                                          Mas escolher uma cor diferente do normal muitas vezes representa um risco porque não tendo os concessionários viaturas dessa cor acaba por ser uma escolha por catálogo e não se sabe como fica ao vivo.

                                          Por outro lado algumas cores tem "má fama". O vermelho por exemplo tem fama de ficar rapidamente alterado pelo sol. O azul escuro idem. Não sei se isso continua a acontecer, mas a quantidade de carros antigos nestas condições fazem com que um comprador pense 2 vezes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu quando cpmprei o meu carro actual (já lá vão 11 anos), o vendedor queria impingir o prata, sabendo eu que existiam disponiveis mais duas, o azul e o verde ambas escuras. Eu já ia com o pensamento no verde escuro, mas o gajo insistia com a lenga-lenga já conhecida, o que me levou a dizer-lhe: "Ou me arranja o verde, ou então vou a outro lado", e assim então o tipo lá aceitou em fazer o negocio

                                            O problema das cores é identica ao problema dos caros a gasolina. Algumas marcas não disponobilizam modelos da sua gama a gasolina, e quando vamos lá a perguntarem se tem o modelo tal a gasolina, olham-nos quase como bichos raros.
                                            Em qualquer pais da Europa, mas marcas disponibilizam ao cliente os seus modelos a gasolina e a diesel, e de varias cores.

                                            Quanto aos portugueses não gostarem de cores alegres, essa tendência têm vido a acentuar-se a partir dos anos "80", porque nas decadas de 60 e 70 era muito comum verem-se em circulação carros: Vermelhos, amarelo canario ou torrado, laranja, azul e verdes de varios tons, cremes, brancos, etc.
                                            Editado pela última vez por Akagi; 08 June 2013, 16:41.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              Parem lá de colocar as culpas apenas nas marcas, concessionários, importadores, etc... Assumam que somos um povo que não gosta de arriscar. Cerca de 80% dos carros que encomendo à fábrica (por isso não há desculpas de cores em stock) são pretos ou cinzentos. E o tempo de espera, seja cinzento, seja azul cueca, é o mesmo.
                                              Azul cueca é bastante raro, levando a que seja bastante notado. Ainda há pouco fotografei este e olha as pessoas de volta dele

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu comecei em carro preto, depois prateado e agora vai ser Branco. Esteve quase a ser verde-lima mas tive receio de me cansar da cor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                  Eu comecei em carro preto, depois prateado e agora vai ser Branco. Esteve quase a ser verde-lima mas tive receio de me cansar da cor...
                                                  Gosto particularmente

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Gosto particularmente
                                                    Eu também, mas sendo um Ibiza FR não gostava muito da combinação com os adereços vermelhos deste. Mas é uma cor muito bonita!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Azul cueca é bastante raro, levando a que seja bastante notado. Ainda há pouco fotografei este e olha as pessoas de volta dele


                                                      Quem me dera ter umas cuecas dessas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Adoro o Azul em carros...
                                                        Vermelho só em Ferraris

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Provavelmente as cores reflectem o estado de espírito dos Portugueses (e não é só desde a Troika).

                                                          Ao contrário do que dizem, o colorido não é monotono, se repararem háuma variedade enorme de nuances, entre o preto e o branco.

                                                          Outras cores são para os excêntricos.

                                                          Não aprecio cores berrantes (algumas gosto de ver nos carros dos outros), mas gosto de cores que não se limitem ao triste panorama nacional.

                                                          Não compreendo o argumento de uma cor discreta. Então compra-se um carro e depois escolhe-se uma cor discreta? Tem vergonha, ou querem passar entre os pingos da chuva?

                                                          Muitas vezes escolhe-se uma cor discreta e depois aplica-se um pack look desportivo

                                                          Azul escuro, (por exemplo) também pode ser discreto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Tinhas o bordeaux e o branco, além das duas "berrantes"... porque não as escolheste? Porque criticas os outros por fazer uma escolha que também é a tua? É isso que não tem qualquer lógica.

                                                            Somos um povo que não tem por hábito arriscar nas cores dos seus carros. Ponto. Isto reflecte-se nas cores que vês nas estradas, nas cores disponíveis para o nosso mercado e nas cores que vês em exposição no stand.

                                                            Se algumas marcas dificultam, não sei, não conheço o funcionamento de todas. Mas nas que trabalhei isso não acontecia. Afinal de contas, uma venda é uma venda, quer seja para este mês, ou para daqui a 3 meses, e é preferível fazê-la que perder o cliente.

                                                            Quanto a não se porem com essa lenga lenga... enfim... lenga lenga é criticar a escolha do parque circulante e fazer o mesmo.
                                                            Quanto ao primeiro parárafo, se se ler o meu primeito post, com atenção, está lá bem explanada a razão.

                                                            No que concerne ao segundo parágrafo, mais uma vez, ao ler com atenção o meu primeiro post, referi lá que tive um carro vermelho. Não me parece, portanto, que me enquadre nos que critica e acaba por fazer o mesmo

                                                            Não acontecia nas que trabalhaste, mas como afirmas, não conheces o funcionamento de todas.

                                                            Já percebi pelo teu post a cor do teu carro. Descansa, também tenho um destas cores citadas e estou satisfeito. Só não voltaria a comprar porque se nota mais a sujidade e eventuais defeitos Mas, como disse, gosto de ter carros de cores diferentes e o próximo será, certamente, de uma outra cor que ainda não tive. Portanto, não será nem preto nem cinza

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X