Anúncio

Collapse
No announcement yet.

eCall obrigatório a partir de Outubro de 2015

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    eCall obrigatório a partir de Outubro de 2015

    A CE aprovou hoje as directivas que obrigam os construtores a equipar os carros com o sistema de emergência eCall a partir de Outubro de 2015.

    eCall: chamada de emergência automatizada para acidentes de viação obrigatória nos veículos a partir de 2015
    Para ajudar a atenuar as consequências de acidentes de viação graves em toda a UE, a Comissão Europeia adotou hoje duas propostas que visam assegurar que, até outubro de 2015, os veículos automóveis chamarão automaticamente os serviços de emergência em caso de choque violento. O sistema «eCall» liga automaticamente para o 112 — o número de emergência único europeu ‑ em caso de acidente grave. Comunica a localização do veículo aos serviços de emergência, mesmo que o motorista esteja inconsciente ou incapaz de fazer uma chamada telefónica. Estima-se que esta medida poderá salvar até 2500 vidas por ano (MEMO/13/547).
    Fonte: EUROPA - PRESS RELEASES - Press Release - eCall: chamada de emergência automatizada para acidentes de viação obrigatória nos veículos a partir de 2015

    #2
    É sem duvida uma boa medida.

    isso vai obrigar a que todos os veículos passem a ter um telemóvel integrado ??

    Comentário


      #3
      Medida muito boa no papel e terrível na prática, a meu ver.
      Nem quero imaginar como é que vão lidar com o caudal de chamadas quando este sistema estiver implementado daqui a uns anos.
      Qualquer situação de acidente, mesmo que nada grave, siga uma chamada "desnecessária" para os call centers.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
        Medida muito boa no papel e terrível na prática, a meu ver.
        Nem quero imaginar como é que vão lidar com o caudal de chamadas quando este sistema estiver implementado daqui a uns anos.
        Qualquer situação de acidente, mesmo que nada grave, siga uma chamada "desnecessária" para os call centers.
        Quando eles referem choque violento, presumo que não seja activado por qualquer simples "toque" de para-choques...digo eu.

        Comentário


          #5
          Quanto é que isto vai custar ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
            Quando eles referem choque violento, presumo que não seja activado por qualquer simples "toque" de para-choques...digo eu.
            A última vez que li algo sobre isto implicava a que pelo menos os airbags disparassem, o que já pressupõe uma pancada bem violenta...


            Boa medida e pode passar por algo tão simples como o carros passarem a ter modo BT integrado de série, logo algo simples de aplicar e sem grandes custos.

            Comentário


              #7
              É só a mim que já chateia esta mania da UE meter o bedelho na indústria automóvel? É que as mentes que passam estas leis umas atrás das outras de tecnologia percebem pouco ou nada e não têm a mínima noção da viabilidade destas medidas, que inevitavelmente vão-se sempre reflectir em custos para quem compra.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post
                É sem duvida uma boa medida.

                isso vai obrigar a que todos os veículos passem a ter um telemóvel integrado ??
                Talvez isto funcione como no Ford sync ...
                Em que ligas o teu telemovel por bluetooth e o sistema activa automaticamente (tb da pa desativar)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Natsu Ver Post
                  Talvez isto funcione como no Ford sync ...
                  Em que ligas o teu telemovel por bluetooth e o sistema activa automaticamente (tb da pa desativar)...
                  Obviamente terá de dar para descativar, nem estou a ver doutro modo.

                  Posso perfeitamente querer atirar-me de um penhasco e não querer ninguém no meu encalço...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Natsu Ver Post
                    Talvez isto funcione como no Ford sync ...
                    Em que ligas o teu telemovel por bluetooth e o sistema activa automaticamente (tb da pa desativar)...
                    E como a grande maioria do interfaces BT já presentes hoje em dia no mercado.





                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Obviamente terá de dar para descativar, nem estou a ver doutro modo.

                    Posso perfeitamente querer atirar-me de um penhasco e não querer ninguém no meu encalço...
                    Looool

                    Comentário


                      #11
                      Boa medida, agora só falta montarem um limitador de velocidade controlado por GPS......acaba-se a teta das multas para o gasparzinho

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        É só a mim que já chateia esta mania da UE meter o bedelho na indústria automóvel? É que as mentes que passam estas leis umas atrás das outras de tecnologia percebem pouco ou nada e não têm a mínima noção da viabilidade destas medidas, que inevitavelmente vão-se sempre reflectir em custos para quem compra.
                        Actualmente a UE não só está a meter o bedelho na indústria automóvel. Tens o exemplo da aviação em que querem criar um espaço aéreo único. Até dava a minha opinião sobre a UE, mas não o faço porque aqui não é o tópico correcto para tal.
                        Editado pela última vez por Ricky5; 14 June 2013, 23:40.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                          Obviamente terá de dar para descativar, nem estou a ver doutro modo.

                          Posso perfeitamente querer atirar-me de um penhasco e não querer ninguém no meu encalço...
                          Também este...

                          Gato Fedorento - Anjos da GNR - YouTube

                          Comentário


                            #14
                            Mais uma porcaria a que vou cortar os fios...

                            Comentário


                              #15
                              se isto funcionar através da rede GSM vão continuar a existir muitas mortes em Portugal, pelo menos os que pertencem tmn. Basta ter um montezito qualquer que já não há rede.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                É só a mim que já chateia esta mania da UE meter o bedelho na indústria automóvel? É que as mentes que passam estas leis umas atrás das outras de tecnologia percebem pouco ou nada e não têm a mínima noção da viabilidade destas medidas, que inevitavelmente vão-se sempre reflectir em custos para quem compra.
                                Sim, vai-se refletir nos preços dos veículos mas não será nada de significativo. Não vejo como isto pode ser mau.

                                Já agora, muitas das medidas da UE têm reflexos muito positivos na evolução do mundo automóvel.

                                A redução das emissões forçou os construtores a procurarem alternativas e melhorias, que se traduzem numa redução apreciável das emissões poluentes e não-poluentes.

                                Foi a guerra que a UE decretou à sinistralidade que levou ao aumento da segurança através do reforço de todas as estruturas nos automóveis (Euroncap) e à obrigatoriedade dos mais comuns dispositivos de segurança.

                                Podes exemplificar em que pontos a UE trouxe impactos negativos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece-me positivo.

                                  Como a chamada para o 112 é gratuita mesmo sem cartão SIM, bastará que o carro tenha um dispositivo GSM capaz de fazer de modo automático essa comunicação, não necessita portanto de cartão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não li a noticia, mas acho que a PSA já utiliza esse sistema em alguns dos seus modelos.
                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      De facto isso só deve precisar de um interface GSM e como a chamada para o 112 é gratuita, não há qualquer custo de manutenção anual.

                                      O próprio preço do carro não acredito que suba nada mais porque a maior parte já tem telemóvel de série, mesmo os de baixa gama.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Concordo com esta medida .
                                        Quanto ao sistema é facil de implementar porque quando acontecer algum acidente, bastava aparecer num ecran um timer que iria informar o condutor que iria ser feita essa chamada em X segundos, se nao houvesse motivos para isso bastava cancelar, se estivesse inconsciente ou gravemente ferido o sistema aCtuava ao fim desse tempo pré-determinado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                          Não li a noticia, mas acho que a PSA já utiliza esse sistema em alguns dos seus modelos.
                                          Cumps
                                          Os carros do grupo vw já tem essa possibilidade há uns bons anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os Peugeots e Citroens já utilizam essa tecnologia à varios anos, sendo de serie ou como opção consoante o modelo.
                                            O meu Peugeot 508 ja vinha com esse sistema de serie.

                                            Tem 2 botões na consola:
                                            Um que permite ligar para o serviço de assistencia Peugoet e o outro que permite manualmente ligar para o 112, neste caso em concreto o carro pode de forma automatica realizar a chamada em caso de acidente grave.

                                            Em qualquer destes 2 serviços não é necessário ter o telemovel emparelhado via BT, usa um sistema proprio (semelhante aos telemoveis que permitem ligar para o 112 sem cartão SIM)

                                            Mais Informação ver o link Peugeot Connect SOS

                                            Para activação do serviço apenas tive que assinar um documento de autorização, e não teve nenhum custo adicional.
                                            Felizmente nunca tive necessidade de o usar, mas reconheço que aumenta em muito a segurança passiva e activa.

                                            -----
                                            Nota adicional, em caso de acidente grave é efectuada uma chamada para o 112 de forma automatica e em caso de não resposta por parte do condutor, é enviado pelo proprio sistema a localização do carro atraves das coordenadas do GPS, de forma a que sejam enviados os meios de socorro.

                                            Acho que todos temos a ganhar com a massificação deste sistema.
                                            Editado pela última vez por nmen; 15 June 2013, 14:15.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                              se isto funcionar através da rede GSM vão continuar a existir muitas mortes em Portugal, pelo menos os que pertencem tmn. Basta ter um montezito qualquer que já não há rede.
                                              Basta que haja qualquer rede gsm, ou seja no caso de chamada para o 112 não interessa qual o teu operador, desde que haja rede passa sempre.





                                              Originalmente Colocado por nmen Ver Post
                                              Os Peugeots e Citroens já utilizam essa tecnologia à varios anos, sendo de serie ou como opção consoante o modelo.
                                              O meu Peugeot 508 ja vinha com esse sistema de serie.

                                              Tem 2 botões na consola:
                                              Um que permite ligar para o serviço de assistencia Peugoet e o outro que permite manualmente ligar para o 112, neste caso em concreto o carro pode de forma automatica realizar a chamada em caso de acidente grave.

                                              Em qualquer destes 2 serviços não é necessário ter o telemovel emparelhado via BT, usa um sistema proprio (semelhante aos telemoveis que permitem ligar para o 112 sem cartão SIM)

                                              Mais Informação ver o link Peugeot Connect SOS

                                              Para activação do serviço apenas tive que assinar um documento de autorização, e não teve nenhum custo adicional.
                                              Felizmente nunca tive necessidade de o usar, mas reconheço que aumenta em muito a segurança passiva e activa.
                                              Sai mais barato um módulo BT.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                Sim, vai-se refletir nos preços dos veículos mas não será nada de significativo. Não vejo como isto pode ser mau.

                                                Já agora, muitas das medidas da UE têm reflexos muito positivos na evolução do mundo automóvel.

                                                A redução das emissões forçou os construtores a procurarem alternativas e melhorias, que se traduzem numa redução apreciável das emissões poluentes e não-poluentes.

                                                Foi a guerra que a UE decretou à sinistralidade que levou ao aumento da segurança através do reforço de todas as estruturas nos automóveis (Euroncap) e à obrigatoriedade dos mais comuns dispositivos de segurança.

                                                Podes exemplificar em que pontos a UE trouxe impactos negativos?
                                                As normas de emissões são tão descabidas e desligadas do mundo real que há uns tempos houve um estudo alemão a mostrar que desde o tempo do EURO 2 que os veículos a gasóleo não cumprem com os limites de emissões de NOx, por exemplo. Cumprem nos testes de homologação, na estrada em 20 anos de evolução estas emissões continuam as mesmas. E são estas emissões, por exemplo, que destroem a camada do ozono, mas aqui parece que já não há qualquer preocupação com o efeito estufa, o que interessa é o CO2 que esse dá para taxar forte e feio.

                                                As emissões de CO2, já agora, são a anedota que se conhece, e se "no papel" os carros actuais fazem 4l/100 e 100g, na verdade em muitos casos os consumos pouco ou nada se alteraram (por exemplo em condições reais um Golf 1.6TDI hoje bebe praticamente o mesmo que um Golf 1.9TDI há 10 anos), o que melhorou a olhos vistos foi a capacidade dos fabricantes optimizarem os veículos para os testes de homologação.

                                                A diferença é que agora avaria-te um injector e pagas 300 ou 400€, avaria-te uma bomba de alta pressão e custa-te uns milhares. E afinal de contas não é por se ter desenvolvido sistemas de injecção xpto que os Diesel deixaram de fazer fumo e como tal agora é tudo corrido a filtro de partículas que é mais uma dor de cabeça. Conclusão final: os carros hoje estão pouco ou nada mais limpos ou económicos, mas muito mais melindrosos e caros de manter e reparar. Onde é que está mesmo o ganho?

                                                Já ter 5 estrelas NCAP que eu saiba não é obrigação legal nenhuma. Concordo plenamente com a implementação de um sistema de testes de segurança igual para todos, mas como se comprova não foi preciso obrigar os carros a atingir nenhuma pontuação, o próprio mercado encarregou-se disso uma vez que os clientes olham para esse factor na hora de comprar.
                                                Editado pela última vez por SRLA; 15 June 2013, 14:51.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nmen Ver Post
                                                  Nota adicional, em caso de acidente grave é efectuada uma chamada para o 112 de forma automatica e em caso de não resposta por parte do condutor, é enviado pelo proprio sistema a localização do carro atraves das coordenadas do GPS, de forma a que sejam enviados os meios de socorro.
                                                  Mas estará o Inem preparado para receber essas coordenadas?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                    Mas estará o Inem preparado para receber essas coordenadas?
                                                    Há 2/3 anos tive uma situação e liguei ao 112, perguntaram-me se sabia onde estava e eu disse que não sabia o nome do sítio onde estava mas que podia dar as minhas coordenadas GPS. A resposta que obtive foi que não adiantava pois não tinham como usar essas coordenadas...

                                                    Agora o eCall parece-me uma excelente medida, desde que existam meios técnicos de a utilizar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      As emissões de CO2, já agora, são a anedota que se conhece, e se "no papel" os carros actuais fazem 4l/100 e 100g, na verdade em muitos casos os consumos pouco ou nada se alteraram (por exemplo em condições reais um Golf 1.6TDI hoje bebe praticamente o mesmo que um Golf 1.9TDI há 10 anos), o que melhorou a olhos vistos foi a capacidade dos fabricantes optimizarem os veículos para os testes de homologação.
                                                      10 anos não é nada. Tens que ver em 15 a 20 anos, quando apareceram os primeiros 1,9 TDI.

                                                      Praticamente o mesmo não bebe.
                                                      Mas basta que faça uma média inferior entre 0,5 ltr e 1 ltr - os 5,5 litros de há 15 anos correspondem hoje 4,5 lts - para corresponder a uma diminuição de 25%. O que é muito significativo.

                                                      Por outro lado, os carros actuais têm um peso superior e uma panóplia de equipamentos eléctricos - de conforto e segurança - que não existam nos anos 90.
                                                      E a alimentação de todos esses sensores e equipamentos tem um peso no consumo.

                                                      Não podes pretender que um carro com ABS/ESP/ASR/Climatronic de 2 zonas/sistema de navegação/espelhos aquecidos com anti-encadeamento automático/sensores de estacionamento/luzes diurnas/luzes direccionais com sistema médios/máximos automáticos/manuentenção da trajectória dentro da faixa de rodagem, etc, etc, e mais pesado gaste brutalmente menos que um Golf de há 15/20 anos, com vidros eléctricos e fecho central.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        As normas de emissões são tão descabidas e desligadas do mundo real que há uns tempos houve um estudo alemão a mostrar que desde o tempo do EURO 2 que os veículos a gasóleo não cumprem com os limites de emissões de NOx, por exemplo. Cumprem nos testes de homologação, na estrada em 20 anos de evolução estas emissões continuam as mesmas. E são estas emissões, por exemplo, que destroem a camada do ozono, mas aqui parece que já não há qualquer preocupação com o efeito estufa, o que interessa é o CO2 que esse dá para taxar forte e feio.

                                                        As emissões de CO2, já agora, são a anedota que se conhece, e se "no papel" os carros actuais fazem 4l/100 e 100g, na verdade em muitos casos os consumos pouco ou nada se alteraram (por exemplo em condições reais um Golf 1.6TDI hoje bebe praticamente o mesmo que um Golf 1.9TDI há 10 anos), o que melhorou a olhos vistos foi a capacidade dos fabricantes optimizarem os veículos para os testes de homologação.

                                                        A diferença é que agora avaria-te um injector e pagas 300 ou 400€, avaria-te uma bomba de alta pressão e custa-te uns milhares. E afinal de contas não é por se ter desenvolvido sistemas de injecção xpto que os Diesel deixaram de fazer fumo e como tal agora é tudo corrido a filtro de partículas que é mais uma dor de cabeça. Conclusão final: os carros hoje estão pouco ou nada mais limpos ou económicos, mas muito mais melindrosos e caros de manter e reparar. Onde é que está mesmo o ganho?

                                                        Já ter 5 estrelas NCAP que eu saiba não é obrigação legal nenhuma. Concordo plenamente com a implementação de um sistema de testes de segurança igual para todos, mas como se comprova não foi preciso obrigar os carros a atingir nenhuma pontuação, o próprio mercado encarregou-se disso uma vez que os clientes olham para esse factor na hora de comprar.
                                                        Tenho uma visão diferente...

                                                        Em relação a dar para taxar ou não, todos os gases dão. Fazem-se medições, traduzem-se as emissões num número e taxa-se. O CO2 também contribui de forma significativa para o efeito de estufa. Pode-se ir mais além? Pode! Taxa-se também o NOx. E para a UE e para os governos era tão fácil um como o outro.

                                                        Se bem que os testes de emissões são conhecidos, e consequentemente os fabricantes optimizam o desempenho dos seus veículos para esses testes (veja-se Porsche 918), mesmo para essas optimizações é necessário fazer trabalho que tem reflexo geral nas emissões no mundo real. Não posso concordar com o que dizes de que um carro gasta o mesmo e polui tanto agora como há 10 anos. os meus carros todos têm mais que 10 anos, e a diferença para um carro com prestações semelhantes hoje é ainda significativa. Pelo menos eu sinto-a. Conduzi ainda há pouco tempo por alguns dias um 520d F11 e, apesar de mais pesado e de ter um desempenho muito superior ao meu Alfa, os consumos foram os mesmos. A isto eu chamo evolução. Podia ser melhor nos consumo? Podia, mas só porque não consome metade do meu e não tem o dobro da potência, não dá para dizer que não houve melhoria em 10-15 anos.

                                                        E mais... tens agora uma escolha muito significativa na área dos hibridos e eléctricos, algo que não tinhas, nem ias ter, se a europa não impusesse restrições de emissões aos fabricantes. Começas a ter soluções híbridas e diesel e fabricantes que antes não te davam...

                                                        O EuroNCap é uma entidade com participação da UE e contribui de forma importante para a melhoria da segurança dos automóveis, mas não se esgota aí... a obrigatoriedade dos novos automóveis terem ABS e Airbags para poderem ser vendidos na UE, também contribui de forma importante para a redução quer do nº de acidentes quer do impacto que os mesmos têm.

                                                        Mas fiquei sem perceber como vês algum aspecto negativo no eCall. Que efeitos negativos pensas que terá?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          Cumprem nos testes de homologação, na estrada em 20 anos de evolução estas emissões continuam as mesmas.
                                                          Isto não é de todo verdade.

                                                          Não sei que estudo andaste a ver mas um estudo não contraria dezenas de milhares de casos reais de viaturas analisadas. Não fazem o que indicam nos testes em laboratório, mas emitem com certeza menos que um carro com 20 anos. Muito menos....muito menos mesmo!

                                                          Confesso que não percebo essa tua opinião, até porque acho que és eng. ou estudante de eng..

                                                          Estas imposições da UE, na verdade, para além de subirem a nossa qualidade de vida, também implicam que a indústria produza mais. Que investigue mais. No fundo, pressionam para chegarmos a patamares de segurança, ambientais, energéticos etc., que, sem elas, só seriam atingidos daqui a muitos muitos anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                            Mas estará o Inem preparado para receber essas coordenadas?
                                                            Duvido que esteja.
                                                            Mas pode vir a estar.

                                                            Para além disso, de que forma e para onde é encaminhado o pedido de ajuda automático?
                                                            Isto é, se um de nós ligar 112, estabelece diálogo com o interlocutor do outro lado da linha e, melhor ou pior, consegue explicar que tipo de situação está acontecer.
                                                            Já um pedido automático pode não prestar grande informação relevante, apenas alertando para o acidente.


                                                            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                            Há 2/3 anos tive uma situação e liguei ao 112, perguntaram-me se sabia onde estava e eu disse que não sabia o nome do sítio onde estava mas que podia dar as minhas coordenadas GPS. A resposta que obtive foi que não adiantava pois não tinham como usar essas coordenadas...

                                                            Agora o eCall parece-me uma excelente medida, desde que existam meios técnicos de a utilizar.
                                                            Isso é um bocadinho de má vontade.
                                                            Com umas coordenadas correctas juntamente com um simples acesso à net por parte de quem recebe o pedido de socorro, é perfeitamente possível chegar até ao local de socorro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X