Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha de StationWagon: VW, Ford, BMW e Lexus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Escolha de StationWagon: VW, Ford, BMW e Lexus

    Boa tarde a todos, este é o meu primeiro post no forum autohoje.

    Decidi partilhar a minha última experiencia que culminou na aquisição do meu novo carro.
    Considero que o mercado de automóveis é um "buyers market" (os compradores ditam as regras) e acabei por focar-me em carros usados semi-novos.

    A apreciação que irei colocar é uma experiencia pessoal que vai de encontro ao meu gosto pessoal.

    Carros testados (por ordem de teste)

    Lexus IS200d Executive (150cv?) 2012
    Ford Focus SW 1.6TDCI (90cv) 2010
    Ford Mondeo SW 1.8TDCI (125cv) 2009 (testei as versões Trend e Titanium)
    BMW 320d SW Maio 2013 (full extras, caixa automática 8 velocidades)
    VW Passat SW 2.0 TDI (140cv) 2009

    As linhas do Lexus e a curta distancia do pneu para a carroçaria diziam-me que o carro teria tendencias agressivas na estrada. A minha experiencia ditou exatamente o contrario. O tédio prevaleceu, o carro pede para andar devagar, o pisar na estrada é filtrado e pouco dinamico. O lado positivo é que o carro parece extremamente robusto, é muito bem construído e extremamente confortável. Passamos pelos buracos sem os sentir e não adorna nas curvas. O motor é potente e equilibrado em toda a caixa mas temos de conscientemente puxar por ele pois dá sempre a sensação que ele gosta é de andar devagar ou arrancar suavemente. O meu pai (com 64 anos) gostou muito mas não é para mim.

    O Ford Focus SW foi uma surpresa muito agradável. E isto dito de um orgulhoso proprietário de um Focus 1.8TDDI 2001. A carrinha é extremamente equilibrada em termos de potencia, peso, caixa e consumos. O motor de 90Cv parece ter 110... Tem sempre potencia a baixas rotações, dá prazer a conduzir, é silencioso q.b. e ainda tem mala e bastante espaço atrás. É um carro que se pode usar todos os dias para o trabalho e ainda levar a familia de viagem com malas. Gostei sinceramente mas precisava de um carro maior, e este é mais pequeno que a anterior Focus SW.

    O Ford Mondeo SW foi paixão ao primeiro segundo de teste. Por fora nunca me tinha despertado interesse pois parece (e é enorme) e fica-se com a sensação que conduz-se como um camião. Nada disso. Tem um comportamento em estrada absolutamente extraordinário para o tamanho que tem. Deu-me um prazer enorme de conduzir, atacar as curvas e ve-lo a desenvencilhar-se. A direção é muito precisa, a suspensão dá-nos o perfeito relevo da estrada e toda a confiança para cortar e sair das curvas com gosto. Depois da condução passei a achar o exterior muito mais bonito, sendo que o interior respira a gama automóvel alta. É silencioso na autoestrada e temos a sensação de "sala de estar" a 170km/h. O lado negativo: apesar de mais potente que o Focus, o motor é menos equilibrado e menos interessante a baixas rotações. Depois de passadas as ... 1800rpm ele tem o típico "boost" de motor a diesel e mantem um bom binário até às 4000rpm. Tem talvez o pior consumo de todos os testados.

    Sempre gostei da condução dos BMW e este novo 320d é um pouco uma desilusão. Tendo dito isto, esqueci-me (que falha!) de carregar no botão "SPORT" para o testar a sério. É que os novos ajustam a suspensão, direção e caixa para uma condução mais desportiva. Acredito que com esta opção ligada ele tenha o verdadeiro comportamento expectável da BMW. Os lado positivos: robustez, requinte e tecnologia tudo em grande. Respira qualidade. A caixa auto de 8 velocidades é soberba e o motor potente a baixas, medias e altas rotações. Muito silencioso! Lado negativo principal: muito pequeno por dentro. Não parece ter mais espaço que o Ford Focus SW.

    Por fim, o Passat. Não gostei de nada. Nunca gostei do design da VW. Acho-os inflacionados no preço, a condução é para esquecer. Um motor potente mas amorfo, adorna nas curvas, passa por buracos e dá a sensação de estarmos em cima de um colchão de água. O lado positivo seria o espaço interior e tamanho da mala mas aí é facilmente ultrapassado pelo Mondeo. Comporta-se muito bem a baixas rotações. Bons consumos. O design interior e exterior... pobre paupérrimo. Serviços mínimos....

    Acabei por comprar o Mondeo SW 1.8 TDCI Trend. Preferia a versão Titanium por causa da cx de 6vel (a Trend tem apenas 5) que ajuda muito a gerir o motor de 125cv. Para além de ser o carro perfeito para mim em termos de tamanho e comportamento na estrada, foi também o melhor preço que arranjei e uma proposta irrecusável. A Ford desvaloriza muito mais do que os VW, Audi, BMW, etc mas não lhes fica atrás em qualidade de construção e materiais e fica à frente em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução.

    O meu pai que me acompanhou nos testes, comprou 3 semanas depois uma Mondeo SW 2.0TDCI (163cv) cx automatica de 6vel (invejoso!).
    Editado pela última vez por GX300; 16 June 2013, 15:36.

    #2
    Só nao percebi uma coisa , entao andavas a ver uns bmw de 2013 e um lexus de 2012 , ou seja , carros recentes e com orçamento maior , entao porque nao uma mondeo 2.2 tdci titanium ? Digo isto tentando advinhar o teu orçamento pelo bmw que testaste .

    Compraste o 1.8 tdci ficas bem servido e o mondeo para mim está acima do passat e a ford aposta na dinamica e qualidade dos seus carros mas secalhar trazia o 2.0 tdci como o teu pai fez ou o 2.2 tdci

    Comentário


      #3
      Resta desejar muitos e bons quilómetros ao volante do carro.

      Comentário


        #4
        " A Ford desvaloriza muito mais do que os VW, Audi, BMW, etc mas não lhes fica atrás em qualidade de construção e materiais e fica à frente em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução. "

        Esta é nova

        Comentário


          #5
          Depois do mal feito....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Só nao percebi uma coisa , entao andavas a ver uns bmw de 2013 e um lexus de 2012 , ou seja , carros recentes e com orçamento maior , entao porque nao uma mondeo 2.2 tdci titanium ? Digo isto tentando advinhar o teu orçamento pelo bmw que testaste .

            Compraste o 1.8 tdci ficas bem servido e o mondeo para mim está acima do passat e a ford aposta na dinamica e qualidade dos seus carros mas secalhar trazia o 2.0 tdci como o teu pai fez ou o 2.2 tdci
            Sim, essa parte está mal explicada.
            Na verdade já testei muito mais carros ao longo dos anos onde fui talhando as preferencias. Os carros mencionados foram testados num espaço de menos de 2 meses para tornar a comparação mais justa. O Lexus por exemplo seria para o meu pai que tem um orçamento maior.
            A questão mais mal explicada é que se o Mondeo fosse pior do que o Passat então teria de provavelmente abrir os cordões à bolsa e procurar talvez na Audi.

            Relativamente a ir para um modelo acima na Mondeo, mais uma vez pertinente, tem a ver com o negócio em si. O 1.8 que comprei com 47000 km teve um preço excepcional. E para mim a potencia chega perfeitamente. O invejoso aqui era mais o meu pai que eu

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              " A Ford desvaloriza muito mais do que os VW, Audi, BMW, etc mas não lhes fica atrás em qualidade de construção e materiais e fica à frente em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução. "

              Esta é nova
              Sim, é nova e está incorrecta. Já escrevi essa parte à pressa mas vou tentar explicar melhor. Em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução os Ford ficam seguramente à frente dos VW. Pelo que testei, para igualar ou melhorar esse aspeto mas manter o tamanho da Mondeo SW teria de ir para um BMW Serie 5 ou Audi A6 que são muito mais caros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GX300 Ver Post
                Sim, é nova e está incorrecta. Já escrevi essa parte à pressa mas vou tentar explicar melhor. Em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução os Ford ficam seguramente à frente dos VW. Pelo que testei, para igualar ou melhorar esse aspeto mas manter o tamanho da Mondeo SW teria de ir para um BMW Serie 5 ou Audi A6 que são muito mais caros.
                Não generalizes. Um Focus e um Golf têm no segmento C os chassis que encaixam mais velocidade em curva. São equiparados tendo até o Golf uma melhor travagem. Se estiveres a falar de um Passat Vs Mondeo aí talvez me deixo convencer.

                Comentário


                  #9
                  Ford e Megane talvez os melhores, Golf inferior.
                  Já me fartei de debruçar sobre isso, e segundo a minha experiência de condução, o Focus é sempre superior.
                  E ainda me falta testar o V40, que dizem espremer ainda melhor a base do Focus, tornando-o ainda mais competente, só vendo.

                  O Passat actual tem menos capacidades que a maior parte dos generalistas, comparado com o Insignia é seguramente inferior.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                    Ford e Megane talvez os melhores, Golf inferior.
                    Já me fartei de debruçar sobre isso, e segundo a minha experiência de condução, o Focus é sempre superior.
                    E ainda me falta testar o V40, que dizem espremer ainda melhor a base do Focus, tornando-o ainda mais competente, só vendo.

                    O Passat actual tem menos capacidades que a maior parte dos generalistas, comparado com o Insignia é seguramente inferior.
                    Ford e Golf são os melhores a curvar desses 3 não tenhas dúvidas.
                    O Megane não deixa de ser bom mas não tem tanto o efeito lapa de agarre á estrada como os outros anteriores.
                    Estamos a falar como é óbvio das versões normais e não desportivas tipo RS, GTi, ST, etc

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Ford e Golf são os melhores a curvar desses 3 não tenhas dúvidas.
                      O Megane não deixa de ser bom mas não tem tanto o efeito lapa de agarre á estrada como os outros anteriores.
                      Estamos a falar como é óbvio das versões normais e não desportivas tipo RS, GTi, ST, etc
                      Confesso que já não conduzo um Golf há muito tempo. Acho que nunca conduzi um Megane. Mas já me passaram tantos Renaults pelas mãos... Nada me seduziu e muitos me deixaram má impressão. As versões sport, gt, etc da Renaul já devem ser bem boas. A Renault tem uma boa tradição nesse campo.

                      Em termos de travagem os Ford não costumam ser nada de especial... Mas o chassis

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Ford e Golf são os melhores a curvar desses 3 não tenhas dúvidas.
                        O Megane não deixa de ser bom mas não tem tanto o efeito lapa de agarre á estrada como os outros anteriores.
                        Estamos a falar como é óbvio das versões normais e não desportivas tipo RS, GTi, ST, etc
                        Nas versões normais isso é ainda mais óbvio, penso eu, que nas versões especiais, visto Golf R = AWD.
                        Apesar de aqui estarmos a comparar chassis e portanto o motor nem é chamado à história.
                        O Megane é o melhor Seg. C FWD em dinâmica, sendo o seu chassis muitas vezes comparado a um Kart, tanto em leveza como em menor limitação em curva.
                        O Megane só tem é um problema, de tanta suspensão XPTO, é duro como cornos em quase todas as versões...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Nas versões normais isso é ainda mais óbvio, penso eu, que nas versões especiais, visto Golf R = AWD.
                          Apesar de aqui estarmos a comparar chassis e portanto o motor nem é chamado à história.
                          O Megane é o melhor Seg. C FWD em dinâmica, sendo o seu chassis muitas vezes comparado a um Kart, tanto em leveza como em menor limitação em curva.
                          O Megane só tem é um problema, de tanta suspensão XPTO, é duro como cornos em quase todas as versões...
                          Do que conheço da condução dos 3 carros e do que tive oportunidade de constar a minha opinião é idêntica ao que está generalizado e também do que vou lendo nas revistas da especialidade. As versões mundanas são território do Golf e Focus agora se tiveremos a falar de um Golf GTI, Megane RS ou Focus ST aí o Mégane dá "15 a céro" segundo dizem os especialistas mas nunca conduzi estas versões apimentadas só as mundanas.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X