Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo, como usá-lo devidamente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo, como usá-lo devidamente

    Boa tarde,

    Eu estou a pensar em adquirir um colt CZT (Mitsubishi Colt CZ3 CZT 1.5 Turbo 2005 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption), e nunca tive um carro que tivesse turbo. Ora como sou muito noob nisto, queria saber quando devo usar o turbo, se é a conduzir com calma até uma certa temperatura e só depois é seguro "puxar" (dicas de um pessoal) ou não, e que CUIDADOS e manutenções devo ter em especial atenção para não estragar o menino :P

    P.S. Não sou nenhum acelera nem nada disso, mas quero saber os cuidados a ter se tiver que ir mais depressa.

    Obrigado desde já pela ajuda pessoal.

    #2
    Peço desculpa, isto devia ter ido para o forum "boxes" mas não sei mudar, se é que dá. Sorry

    Comentário


      #3
      Acho que da para o geral.

      Quanto aos cuidados, basicamente é deixar o motor aquecer nao so pelo turbo mas tambem pelo geral do motor, depois é usares como quiseres, quando fores para desligar, deixares o carro ao ralenti uns segundos (30 segundos a 1 minuto basta) para a pressao do turbo diminuir.

      De resto nao ha muito mais a saber, e claro ter em atençao o barulho que ele faz, se assobiar ou emitir barulho de alguma ''peça solta'' esta na altura de o mudares. Depende do carro e de como foi usado, é peça que têm uma boa duraçao.

      Comentário


        #4
        Ah ok, obrigado ;)

        Comentário


          #5
          Boas colega DonAnunciacao,

          Acho que o problema principal, é que:

          Os turbos aquecem a temperaturas elevadíssimas e atingem também rotações de grande ordem e quando se desliga o motor do carro, o circuito de óleo que "protege" o turbo pára imediatamente.

          Ora, o problema é que mesmo com o motor desligado, o turbo contínua em muitos casos a rodar a altas rotações (até que pára) durante uns tempos e também MUITO quente... mas tudo isto já sem lubrificação, o que o vai arruinar mais cedo que o suposto - pois vai estar a rodar muito quente e "em seco".

          Daí ser de EXTREMA importância, depois de ter estado a "puxar" pelo turbo, deixar o motor ao ralenti pelo menos 1 minuto antes de o desligar.

          Comentário


            #6
            Segundo li ali noutro tópico também sobre um turbo:

            "Mais, o chefe da oficina disse que o pai do Cliente e o Cliente tinham uma condução muito agressiva, uma vez que "esticavam" o carro mais às 2000rpm e isso podia danificar peças do motor. Que estes motores (1.4 TSI) têm de trocar às 2000rpm. Acham que é assim? O chefe da oficina disse, também, que 10l/100km é o normal consumo do carro."

            Portanto, cá pra mim... o mais seguro é nem sequer ligar a ignição desses motores com turbo-compressor não vá aquilo levantar voo!

            É comprá-los e deixá-los estar quietinhos na garagem para não apanharem algum resfriado...


            PS: Além do que já escreveram antes (e muito bem!), perde uma horita a ler o manual de instruções que deverá vir com esse carro.

            Comentário


              #7
              Fizeram à tempos um topico do genero, e parece-me que o pessoal faz do turbo um bicho de 7 cabeças quando é algo simples e duravel, mesmo mau mantido ele nao parte de um momento para o outro, o que nao falta é pessoal a desleixar-se à grande com os cuidados do turbo e eles continuam a fazer 200.000km e até mais, ate diria mais, a maioria das pessoas que têm turbinados, nao tem qualquer cuidado com o turbo.

              O importante é mesmo esperar um bocado antes de desligar o motor, mas nao é ficar 5 minutos no carro, em conduçao citadina normal se ele demorar 15 segundos a arrefecer e baixar a pressao é muito, em AE 35 segundos ja ele esta fino, o proprio oleo ja refresca o turbo.

              Ha depois troques para ajudar a que nao se esteja uma manha com o carro ao ralenti depois de andar com ele, em AE por exemplo, quando se para numa estaçao de serviço, baixar a velocidade uns km antes (em vez de se ir a 140-160, vai-se a 100-110), na entrada da estaçao de serviço, meter o carro em ponto-morto numa velocidade que nao seja demasiado alta e perigosa mas tambem nao seja baixa para que com o embalo se chegue o mais perto possivel do lugar, assim o tempo de tirar o cinto, carteira, telemovel e esticar as pernas ja o turbo esta fino.

              Em cidade o mesmo, acalmar o andamento antes de parar.

              O mais importante no deixar arrefecer o turbo é mesmo quando se anda em AE devido ao calor e pressao e numa conduçao mais desportiva, numa conduçao calma, esperar 10-20 segundos nao tras mal ao turbo nem ele vai partir passado 1000km.

              Eu confesso, poucos cuidados ja tenho com o turbo, a paciencia nao tem sido muita para estar à espera que o turbo arrefeça. A minha namorada entao, o carro nunca teve qualquer cuidado.... bem, com nada, o turbo ja leva 200.000km em cima e sem problemas.
              Editado pela última vez por Drifter; 20 June 2013, 01:09.

              Comentário


                #8
                Aqui ficam dois tópicos, um bem recente e outro já com alguns anos.


                http://forum.autohoje.com/forum-gera...anutencao.html


                http://forum.autohoje.com/boxes/4107...m-o-turbo.html

                Comentário


                  #9
                  Essa teorias romanticas acerca dos turbos caem todas por terra com a introdução dos sistemas start&stop ...

                  Eu posso fazer 3 horas a 200 km/h chegar a portagem que o carro desliga imediatamente ...


                  Esses carros nao partem mais turbos que os outros. As alhetas dos turbos param ao poucos segundos.

                  Comentário


                    #10
                    Bla bla bla... whiskas saquetas... bla bla bla.... só tretas !


                    Conduz o carro como se não tivesse qualquer turbo, esquece que ele existe e não terás problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                      Bla bla bla... whiskas saquetas... bla bla bla.... só tretas !


                      Conduz o carro como se não tivesse qualquer turbo, esquece que ele existe e não terás problemas.
                      Nem mais ...

                      Desde que nao se desligue o carro em andamento ... está optimo.

                      Claro que como qualquer outro motor nao deve ser puxado ao limite enquanto frio. isso é valido para qualquer motor.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tinha cuidado com esses conselhos porque malta com turbos lixados é às paletes. É daquelas situações em que se pensa que só acontece aos outros...

                        O turbo é um componente sensível (também é verdade que já foi mais) e dizer o contrário é enfiar a cabeça na areia. Puxadas a frio, desligar o motor quente, não usar o óleo adequado etc são coisas a que um turbo é muito mais sensível que os componentes normais do motor.
                        Editado pela última vez por SRLA; 20 June 2013, 17:21.

                        Comentário


                          #13
                          E estão lixados por desligar o carro sem esperar meia hora para que o turbinho pare de girar ??


                          Como disse ... todas essas teorias caem por terra com os sistemas Start&Stop.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                            Essa teorias romanticas acerca dos turbos caem todas por terra com a introdução dos sistemas start&stop ...
                            o óleo não continua a circular?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              o óleo não continua a circular?

                              Não ... o motor desliga , a bomba de oleo desliga. A turbina após poucos segundos de relanti pára por falta de inercia (gases) para a fazer girar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                E estão lixados por desligar o carro sem esperar meia hora para que o turbinho pare de girar ??


                                Como disse ... todas essas teorias caem por terra com os sistemas Start&Stop.
                                Sabes se a lubrificaçao do turbo é desligada com o S&S? Ou existe alguma referigeraçao por agua quando o sistema esta activo? Ou o turbo é exactamente igual? Porque S&S é diferente de desligar o carro, com o S&S a bomba de oleo pode funcionar à mesma.


                                Agora, como disse, nao façamos isto um bicho de 7 cabeças nem sejamos de extremos, ja ouvi pessoal a dizer para estar 5 minutos ao ralenti, ja ouvi pessoal a dizer para ignorar os avisos. Em vez de entrarmos em extremos, basta acalmar o andamento antes de parar e enquanto se vai buscar a carteira, telemovel, se abre a porta deixar o carro ao ralenti, isto é suficiente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha que viatura com sistema S&S, se bem me recordo, tem uma bomba eléctrica, que continua a bombear durante mais algum tempo.





                                  P.S: Informação errada e já corrigida, uns post's abaixo.
                                  Editado pela última vez por nto; 20 June 2013, 17:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    já pesquisei e dizem que a bomba de óleo continua a funcionar porque é electrica

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Olha que viatura com sistema S&S, se bem me recordo, tem uma bomba eléctrica, que continua a bombear durante mais algum tempo.

                                      Bombear ... Agua !

                                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                      já pesquisei e dizem que a bomba de óleo continua a funcionar porque é electrica
                                      Essa bomba electrica nao é de oleo .. é de agua.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Bombear ... Agua !



                                        Essa bomba electrica nao é de oleo .. é de agua.


                                        Tens toda a razão, estava a fazer confusão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quem tem o sistema que se pronuncie mas o S&S não deixava de funcionar quando o motor está muito quente?

                                          De qualquer das formas mesmo que continue a desligar o motor, não quer dizer que o deva fazer ou que não vá ter impacto na saúde dos componentes. Não é a primeira vez nem a última que introduzem tecnologias um bocado mal pensadas...

                                          E não, a turbina não pára só após poucos segundos. Dependendo do estado do turbo e o seu tamanho a inércia pode ser suficientemente alta e o atrito suficientemente baixo para aquilo rodar ainda algum tempo. Mas o problema não é tanto ele estar ali a rodar (relativamente devagar) sem o óleo a circular, porque fica lá sempre algum óleo, o problema é quando tanto o óleo que lá fica como o próprio turbo estão a ferver. Deixando o motor descansar um bocado o turbo rapidamente arrefece e já não há este problema.
                                          Editado pela última vez por SRLA; 20 June 2013, 18:02.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho 2 carros com SS ...um Volvo e um Alfa Romeo .

                                            o SS deixa de funcionar se eu tiver o A/C no maximo ... De resto faço regularmente grandes tiradas e ele tem desligado sempre.


                                            Eu nao estou a recomendar desligar imediatamente o motor mas vejo malta que excesso de zelo acerca dos turbos ... bastam 30 segundos ao relanti e a pressão de oleo normaliza e o turbo já parou há muito .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parar não parou (hoje em dia os turbos acho que nem param ao relanti, só se falarmos daqueles carros com turbos desproporcionais e lag infinito estilo aqueles Evos carregadíssimos), mas sim depois de uma utilização minimamente normal acho que já não há problema.

                                              Mas se viesse de conduzir mesmo a fundo (mesmo pedal encostado em baixo) deixava-o estar mais um bocado. Nestas coisas acho que mais vale prevenir, não é por mais 30 segundos ou 1 minuto que se vai gastar muito combustível e é melhor que uns tempos mais tarde largar 1500€ por um turbo novo.
                                              Editado pela última vez por SRLA; 20 June 2013, 18:18.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Bombear ... Agua !



                                                Essa bomba electrica nao é de oleo .. é de agua.
                                                dizem que são as duas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sobretudo com a moda dos diesel muita gente tem carros turbinados sem saber.

                                                  De um modo geral, antes de parar já não estás a acelerar muito, é uma questão de o colocar em ponto-morto e tirar o cinto esperar ali uns segundos e desligar.

                                                  Se os carros de trabalho tivessem de esperar um minuto ligados antes de desligar era engraçado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na maioria dos carro a geometria está programada para abrir ao relantim, fazendo com que os gases incidem na perpendicular sobre turbina fazendo-a perder velocidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      agradeço que não tenham cuidado nenhum com os turbos.

                                                      cumprimentos, o dono duma oficina

                                                      :D

                                                      Se os carros de trabalho tivessem de esperar um minuto ligados antes de desligar era engraçado.
                                                      muitos não esperam tempo nenhum. A conta do turbo aparece sempre, já que o turbo tem sempre desgaste. A conta pode aparecer mais cedo ou muito mais cedo consoante o cuidado que se tem com a manutenção e utilização, mas aparece sempre. Muitos teem sorte e a conta passa para o dono seguinte.
                                                      para alem da excelente informação dos outros tópicos que há por aqui (apesar de serem posts ocasionais no meio de muito lixo e alguma genuina troca de opiniões), existe também o google.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        Acho que da para o geral.

                                                        Quanto aos cuidados, basicamente é deixar o motor aquecer nao so pelo turbo mas tambem pelo geral do motor, depois é usares como quiseres, quando fores para desligar, deixares o carro ao ralenti uns segundos (30 segundos a 1 minuto basta) para a pressao do turbo diminuir.

                                                        De resto nao ha muito mais a saber, e claro ter em atençao o barulho que ele faz, se assobiar ou emitir barulho de alguma ''peça solta'' esta na altura de o mudares. Depende do carro e de como foi usado, é peça que têm uma boa duraçao.
                                                        Subscrevo e acrescento não calcar o acelarador a fundo antes das 2000 RPM para evitar desgaste prematuro da embreagem e utilizar o oleo indicado pelo fabricante assim como evitar andar com o filtro de ar "super" sujo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          agradeço que não tenham cuidado nenhum com os turbos.

                                                          cumprimentos, o dono duma oficina

                                                          :D


                                                          muitos não esperam tempo nenhum. A conta do turbo aparece sempre, já que o turbo tem sempre desgaste. A conta pode aparecer mais cedo ou muito mais cedo consoante o cuidado que se tem com a manutenção e utilização, mas aparece sempre. Muitos teem sorte e a conta passa para o dono seguinte.
                                                          para alem da excelente informação dos outros tópicos que há por aqui (apesar de serem posts ocasionais no meio de muito lixo e alguma genuina troca de opiniões), existe também o google.
                                                          Isso não é nenhuma novidade. Mas o que quero dizer é que o turbo geralmente não avaria com tanta facilidade assim.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                            Isso não é nenhuma novidade. Mas o que quero dizer é que o turbo geralmente não avaria com tanta facilidade assim.

                                                            Depois de um Focus e de 2 Octavia todos TD, e habituadíssimo a carros a gasolina atmosféricos, nunca me lembrei dessas mariquices de turbos e esperar x segundos antes de os desligar! Todos duraram mais de 150 mil km até serem trocados (renting oblige).

                                                            Apenas um Focus da frota sofreu esse mal... mas não era conduzido por mim! Coincidência ou não... mas quase sempre todos os problemas aconteciam nos carros adstritos àquele condutor... Podia ser coincidência!

                                                            Concordo que uns 10-15 segundos ao ralenti após chegada ao destino sejam benéficos! Para quem se lembrar disso...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X