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A3 1.9 Repro

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    A3 1.9 Repro

    Boa noite, eu comprei recentemente um a3 1.9 tdi 90 cv, o 8L, e ultimamente tenho andado a pensar se seria possivel fazer uma repro para 130cv (sem partir tudo) . O carro é de 2000, foi importado em 2001, e conta com 230000 km.
    O que acham ?

    #2
    Para 120cv e já é muito bom

    Comentário


      #3
      E em termos de fiabilidade???
      Afecta muito?

      Comentário


        #4
        A fiabilidade depende de ti

        Manutenção, pé direito, etc

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
          A fiabilidade depende de ti

          Manutenção, pé direito, etc
          Eu nao tenho intençao de ir fazer corridas

          Quanto á manutençao talvez o melhor seria antecipar as revisões.

          Já agora quanto custaria a repro?

          Comentário


            #6
            Esse bloco bem minado aguenta 300cv na boa, fumo incluido e tudo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
              Esse bloco bem minado aguenta 300cv na boa, fumo incluido e tudo...



              É Bem!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                Eu nao tenho intençao de ir fazer corridas

                Quanto á manutençao talvez o melhor seria antecipar as revisões.

                Já agora quanto custaria a repro?
                O preço varia de casa para casa, mas deve andar entre os 200 e os 300 €uros

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                  Boa noite, eu comprei recentemente um a3 1.9 tdi 90 cv, o 8L, e ultimamente tenho andado a pensar se seria possivel fazer uma repro para 130cv (sem partir tudo) . O carro é de 2000, foi importado em 2001, e conta com 230000 km.
                  O que acham ?
                  Tens um VP 90 ALH suponho com geometria variável.

                  Como está o carro, tudo em ordem?

                  Turbo e embraiagem ainda são os 1ºs?

                  Se quiseres fazer só repro o que consegues fiável é 115-120cv, se quiseres investir mais um pouco metes os bicos do VP110, afinas os mesmos e depois podes ir até aos 140cv sem problemas de maior.

                  Agora é bom que tudo esteja em ordem e que estejas preparado caso alguma coisa se deite, com azar vai turbo, embraiagem, volante do motor, etc...

                  Se fizeres a repro não faças no "Zé" da esquina, vai a uma casa boa onde te façam isso em condições, uma repro qualquer um faz, agora uma boa repro não são muitos.


                  Eu também estou quase na mesma situação que tu, tenho um ALH num Mk4, 215k em cima e o principal ainda tem os de origem, depois de analisar bem a situação preferi não fazer, mas pronto, cada caso é um caso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                    Esse bloco bem minado aguenta 300cv na boa, fumo incluido e tudo...
                    o bloco até aguenta, mas os periféricos não aguentam muito mais de 160cv e os internos com mais de 220cv já é uma boa ideia trocar

                    quanto ao turbo, a versão 90cv ainda não tem geometria variável, e sei isso porque diz no manual do meu carro, mas versões 1.9 TDI com mais de 90cv já tem

                    já agora, tenho um 1.9 TDI 110cv e também tenho umas duvidas quanto às reprogramações, será que no meu dá para enfiar 150cv lá para dentro sem matar o motor? o meu tem 225 000 Km

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                      Tens um VP 90 ALH suponho com geometria variável.

                      Como está o carro, tudo em ordem?

                      Turbo e embraiagem ainda são os 1ºs?

                      Se quiseres fazer só repro o que consegues fiável é 115-120cv, se quiseres investir mais um pouco metes os bicos do VP110, afinas os mesmos e depois podes ir até aos 140cv sem problemas de maior.

                      Agora é bom que tudo esteja em ordem e que estejas preparado caso alguma coisa se deite, com azar vai turbo, embraiagem, volante do motor, etc...

                      Se fizeres a repro não faças no "Zé" da esquina, vai a uma casa boa onde te façam isso em condições, uma repro qualquer um faz, agora uma boa repro não são muitos.


                      Eu também estou quase na mesma situação que tu, tenho um ALH num Mk4, 215k em cima e o principal ainda tem os de origem, depois de analisar bem a situação preferi não fazer, mas pronto, cada caso é um caso.
                      Pois o meu tambem ainda tem tudo de origem e foi sempre bem tratado, que eu conheço muito bem o ex dono.

                      Há dias levei-o a um mecanico amigo meu e ele disse-me foi dos a3 8l que viu em melhor estado. (Ele lida com muitos Zé do Boné)


                      E já agora a repro + bicos vp110 estamos a falar de que valores?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                        Pois o meu tambem ainda tem tudo de origem e foi sempre bem tratado, que eu conheço muito bem o ex dono.

                        Há dias levei-o a um mecanico amigo meu e ele disse-me foi dos a3 8l que viu em melhor estado. (Ele lida com muitos Zé do Boné)


                        E já agora a repro + bicos vp110 estamos a falar de que valores?
                        A repro depende da casa, varia entre os 250 e 350e, as mais caras por norma fazem teste de potência antes e depois da repro para veres os resultados.

                        Os bicos fica na casa dos 75-100e, usados claro.

                        É algo que deves falar com a pessoa que te fizer a repro, explicas bem a situação para ficar tudo nos conformes.

                        Comentário


                          #13
                          Aconselho vivamente uma repro num carro com essa kilometragem Assim as oficinas vao passar a ter mais um cliente assiduo!

                          O turbo e a embraiagem vao pro galheiro em 3 tempos......

                          O consumo de oleo vai disparar que nem uma coisa maluca......

                          E assim faz se um favor a humanidade!!!! Mais um "fumarolas" que vai pra sucata

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                            A repro depende da casa, varia entre os 250 e 350e, as mais caras por norma fazem teste de potência antes e depois da repro para veres os resultados.

                            Os bicos fica na casa dos 75-100e, usados claro.

                            É algo que deves falar com a pessoa que te fizer a repro, explicas bem a situação para ficar tudo nos conformes.
                            thanks

                            Comentário


                              #15
                              Atenção ao "rasto negro"... Eles andam em cima (e bem).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                o bloco até aguenta, mas os periféricos não aguentam muito mais de 160cv e os internos com mais de 220cv já é uma boa ideia trocar

                                quanto ao turbo, a versão 90cv ainda não tem geometria variável, e sei isso porque diz no manual do meu carro, mas versões 1.9 TDI com mais de 90cv já tem

                                já agora, tenho um 1.9 TDI 110cv e também tenho umas duvidas quanto às reprogramações, será que no meu dá para enfiar 150cv lá para dentro sem matar o motor? o meu tem 225 000 Km
                                Devias-te informar melhor!

                                Os 1.9 TDI 90cv vieram com 2 blocos neste carro, o AGR e o ALH.

                                O AGR veio com o Garret GT15 e geometria fixa, o ALH veio com o VNT15 e geometria variável, igual aos VP110 a não ser os bicos dos injectores e a caixa que é mais longa no VP90.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                  Atenção ao "rasto negro"... Eles andam em cima (e bem).
                                  Tá descansado que eu quero uma repro mas nao é para transformar o meu carro num "petroleiro"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                    Devias-te informar melhor!

                                    Os 1.9 TDI 90cv vieram com 2 blocos neste carro, o AGR e o ALH.

                                    O AGR veio com o Garret GT15 e geometria fixa, o ALH veio com o VNT15 e geometria variável, igual aos VP110 a não ser os bicos dos injectores e a caixa que é mais longa no VP90.
                                    Como é que eu posso saber isso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                      Devias-te informar melhor!

                                      Os 1.9 TDI 90cv vieram com 2 blocos neste carro, o AGR e o ALH.

                                      O AGR veio com o Garret GT15 e geometria fixa, o ALH veio com o VNT15 e geometria variável, igual aos VP110 a não ser os bicos dos injectores e a caixa que é mais longa no VP90.
                                      sendo assim, peço desculpa, desconhecia por completo, deixei-me fiar pelo que diz no manual do meu Passat relativamente à versão 90cv...
                                      tf94, isso vês numa placa que tem no motor, mas para ser mais fácil, manda-me uma PM com o teu nº de chassis (VIN code) que diz no livrete que eu digo-te

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                                        Como é que eu posso saber isso?
                                        Até 1999:

                                        AGR - 90cv
                                        AFN - 110cv

                                        99 ATÉ 2002:

                                        ALH - 90cv
                                        ASV - 110cv

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                          Até 1999:

                                          AGR - 90cv
                                          AFN - 110cv

                                          99 ATÉ 2002:

                                          ALH - 90cv
                                          ASV - 110cv
                                          O meu é de 2000 portanto deve ser o ALH, certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                                            O meu é de 2000 portanto deve ser o ALH, certo?
                                            Sim.

                                            Tens uma boa máquina, a caixa longa dos VP90 ajudam aos consumos pois este bloco foi definido para isso mas também em performance fica um pouco aquém do VP110.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                              Sim.

                                              Tens uma boa máquina, a caixa longa dos VP90 ajudam aos consumos pois este bloco foi definido para isso mas também em performance fica um pouco aquém do VP110.

                                              Isso por acaso já tinha notado. já tinha andado num golf iv vp110 e achei a caixa muito mais curta.
                                              É tambem por isso que eu quero fazer a repro, se calhar se tivesse a caixa do vp110 nem sequer me chateava mais com isto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                                                Isso por acaso já tinha notado. já tinha andado num golf iv vp110 e achei a caixa muito mais curta.
                                                É tambem por isso que eu quero fazer a repro, se calhar se tivesse a caixa do vp110 nem sequer me chateava mais com isto.

                                                Olha que a procura pelas caixas dos VP90 é grande, não seria dificil fazeres essa troca e ganhares dinheiro.

                                                É muito procurada pois dá mais ponta e consegues ir a velocidades mais altas a RPM´s mais baixas, logo melhora os consumos.

                                                No teu caso, e se tens confiança no material e estás preparado caso alguma coisa se deite, tens 2 opções, ou fazes apenas uma simples repro para 115-120cv e dobras a atenção e cuidados à máquina ou então metes os bicos do VP110, afinas, fazes repro e tens aí 140cv na boa.

                                                A 1º opção é mais segura e menos dispendiosa, tudo depende do que queres do carro.

                                                Eu por norma não sinto assim tanta falta de potência mas também tenho uma condução muito calma, até porque os senhores de azul cada vez apertam mais, mas eu também tenho bastante contacto com VP´s 110 de Golfs e Octavias e noto uma diferença ainda significativa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                                  o bloco até aguenta, mas os periféricos não aguentam muito mais de 160cv e os internos com mais de 220cv já é uma boa ideia trocar

                                                  quanto ao turbo, a versão 90cv ainda não tem geometria variável, e sei isso porque diz no manual do meu carro, mas versões 1.9 TDI com mais de 90cv já tem

                                                  já agora, tenho um 1.9 TDI 110cv e também tenho umas duvidas quanto às reprogramações, será que no meu dá para enfiar 150cv lá para dentro sem matar o motor? o meu tem 225 000 Km
                                                  Periféricos? 160cv? quê? Alternador? Bateria?....

                                                  Quando digo bem minado é bem minado....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                                    Olha que a procura pelas caixas dos VP90 é grande, não seria dificil fazeres essa troca e ganhares dinheiro.

                                                    É muito procurada pois dá mais ponta e consegues ir a velocidades mais altas a RPM´s mais baixas, logo melhora os consumos.

                                                    No teu caso, e se tens confiança no material e estás preparado caso alguma coisa se deite, tens 2 opções, ou fazes apenas uma simples repro para 115-120cv e dobras a atenção e cuidados à máquina ou então metes os bicos do VP110, afinas, fazes repro e tens aí 140cv na boa.

                                                    A 1º opção é mais segura e menos dispendiosa, tudo depende do que queres do carro.

                                                    Eu por norma não sinto assim tanta falta de potência mas também tenho uma condução muito calma, até porque os senhores de azul cada vez apertam mais, mas eu também tenho bastante contacto com VP´s 110 de Golfs e Octavias e noto uma diferença ainda significativa.

                                                    Portanto 130 ja seria arriscar muito?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tf94 Ver Post
                                                      Portanto 130 ja seria arriscar muito?
                                                      Claro, ainda para mais com material stock em fim de vida.


                                                      Pensa que a margem de segurança é cerca de 25%.

                                                      Por norma existem 3 tipos de reprogramação, a dos consumos em que te faz baixar a média e mantens a mesma potência e aumenta-te um pouco o binário, a repro normal que é a que estamos tido a falar, na ordem dos 25%, e a repro de performance.

                                                      Eu sei de quem tenha metido logo de rajada um boost de 40cv nestes motores mas depois começou a ter outras despesas, é um risco que só tu sabes se estás disposto a correr, isto claro com material stock.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                                        Claro, ainda para mais com material stock em fim de vida.


                                                        Pensa que a margem de segurança é cerca de 25%.

                                                        Por norma existem 3 tipos de reprogramação, a dos consumos em que te faz baixar a média e mantens a mesma potência e aumenta-te um pouco o binário, a repro normal que é a que estamos tido a falar, na ordem dos 25%, e a repro de performance.

                                                        Eu sei de quem tenha metido logo de rajada um boost de 40cv nestes motores mas depois começou a ter outras despesas, é um risco que só tu sabes se estás disposto a correr, isto claro com material stock.
                                                        Pois, eu tenho esta insistência nos 130 porque tenho medo que devido á caixa ser longa, a mudança de 90 para 115 ou 120 nao seja muito perceptível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                          Periféricos? 160cv? quê? Alternador? Bateria?....

                                                          Quando digo bem minado é bem minado....
                                                          claro que não, tou a falar de injectores, sistema de refrigeração, bombas gasóleo e afins... ah, e embraiagem também
                                                          e tou a falar para a versão 110cv que é a que eu tenho, não sei se para o 90cv esse limite chega mais cedo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas.So agora é que vi o topico.Mas tenho uma questao a fazer ao criador.Qual o teu objectivo na repro?

                                                            1ºMelhorar consumos,apesar que com o carro com 90cv ja consegues,tens de é de ter atençao ao pe direito

                                                            2ªMelhoria de potencia?(velocidade de ponta)

                                                            3ºMelhoria em rotaçoes altas e baixas.exclusivamente baixas ou exclusivamente altas?

                                                            Mas digo-te conheco um moço que que tem um igual ao teu.meteu uns bicos(injectores novos)uma repro para 130cv,e nao tirou assim grande rendimento comparando com o original.Um dia fomos testar aqui para o porto(A41) e olha que o meu 1.5 dci 82 eguas,nao lhe fica atras.
                                                            Editado pela última vez por andrepinto; 23 June 2013, 21:59.

                                                            Comentário

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