Antes de mais, isto não é para ser mais uma guerra, tipo diesel vs gasosa, mas antes para ouvir as vossas opiniões sobre a coisa.
Calculo que o tema já foi abordado, mas eu não encontrei nada em concreto.
Por outro lado, também sei perfeitamente que chegaram a ser usados, por exemplo pelos DKW ou os Trabant, mas mais recentemente há esforços de várias marcas, como por exemplo a Ford, a Lotus, a Orbital (duas rodas) ou a Honda que chegou a correr com duas motas no Dakar e depois abandonou o projeto, simplesmente.
É sobejamente sabido que os motores dois tempos são muito mais leves (o número de peças móveis é muito menor), conseguem muito mais potência para a mesma cilindrada e em caso de necessidade de intervenção mecânica são de uma simplicidade atroz.
O grande problema continua a ser mesmo a poluição causada pelo facto de necessitarem da queima de óleo para lubrificação dos motores, além dos consumos tendencialmente mais elevados, mas com os novos sistemas de injeção eletrónica (usados por exemplo em motos de neve ou motores de pequenos barcos) os resultados estão a ser estrondosos: consumos muito baixos, tal como as respetivas emissões, além de que o óleo de mistura gasto não tem nada a ver com o que era há uns anos em quantidade (cerca de 25% do tradicional).
Porque raio a tecnologia não floresce então? Motores mais leves, mais pequenos, mais baratos de construir e com valores equivalentes de performances e consumos? Será que não dá para chegar ao mundo automóvel?
A KTM, principal construtor mundial de motas de TT tem o sistema pronto e só não o lança porque é caro e pode continuar a vender motos a 2 tempos carburadas! Segundo eles os consumos ficam um pouco abaixo de um motor 4 tempos de potência equivalente!
Nenhum gigante da indústria automóvel dá o primeiro passo? Não será interessante para os construtores? E para os consumidores? Até na velocidade em duas rodas já desapareceram! Será assim o lobby tão forte?
Já imaginaram, sobretudo para pequenos motores de utilitários e citadinos, em vez de termos motores com 1000 cc termos outros com 500 ou 600 cc, igual potência, consumos equivalentes e muito menos peso?
Se ainda não surgiu no mercado certamente que será por alguma boa razão, mas eu gostava mesmo era de perceber qual! Alguém sabe mais alguma coisa?
Calculo que o tema já foi abordado, mas eu não encontrei nada em concreto.
Por outro lado, também sei perfeitamente que chegaram a ser usados, por exemplo pelos DKW ou os Trabant, mas mais recentemente há esforços de várias marcas, como por exemplo a Ford, a Lotus, a Orbital (duas rodas) ou a Honda que chegou a correr com duas motas no Dakar e depois abandonou o projeto, simplesmente.
É sobejamente sabido que os motores dois tempos são muito mais leves (o número de peças móveis é muito menor), conseguem muito mais potência para a mesma cilindrada e em caso de necessidade de intervenção mecânica são de uma simplicidade atroz.
O grande problema continua a ser mesmo a poluição causada pelo facto de necessitarem da queima de óleo para lubrificação dos motores, além dos consumos tendencialmente mais elevados, mas com os novos sistemas de injeção eletrónica (usados por exemplo em motos de neve ou motores de pequenos barcos) os resultados estão a ser estrondosos: consumos muito baixos, tal como as respetivas emissões, além de que o óleo de mistura gasto não tem nada a ver com o que era há uns anos em quantidade (cerca de 25% do tradicional).
Porque raio a tecnologia não floresce então? Motores mais leves, mais pequenos, mais baratos de construir e com valores equivalentes de performances e consumos? Será que não dá para chegar ao mundo automóvel?
A KTM, principal construtor mundial de motas de TT tem o sistema pronto e só não o lança porque é caro e pode continuar a vender motos a 2 tempos carburadas! Segundo eles os consumos ficam um pouco abaixo de um motor 4 tempos de potência equivalente!
Nenhum gigante da indústria automóvel dá o primeiro passo? Não será interessante para os construtores? E para os consumidores? Até na velocidade em duas rodas já desapareceram! Será assim o lobby tão forte?
Já imaginaram, sobretudo para pequenos motores de utilitários e citadinos, em vez de termos motores com 1000 cc termos outros com 500 ou 600 cc, igual potência, consumos equivalentes e muito menos peso?
Se ainda não surgiu no mercado certamente que será por alguma boa razão, mas eu gostava mesmo era de perceber qual! Alguém sabe mais alguma coisa?
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