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"Medidor" de profundidade dos pneus

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    "Medidor" de profundidade dos pneus

    Boas,

    Pretendia saber onde posso encontrar o que já vi em tempos: um cartão, do tamanho de um cartão MB, que tinha umas cores - vermelho, amarelo e verde - para colocar nos pneus e poder aferir correctamente quanto faltava para atingir os 1,6 mm regulamentares.

    Onde posso encontrar algo semelhante?

    Cumps
    Editado pela última vez por JNM; 28 June 2013, 11:33. Razão: penus ---> pneus

    #2
    Recomendo que compres um medidor de pressão de pneus digital que tenha também essa função de medição da profundidade do sulco.

    Comentário


      #3
      até com uma moeda consegues ficar com uma ideia aproximada do desgaste dos pneus

      Comentário


        #4
        Eu cá sou mesmo à pobretanas!

        Rebordo amarelado de uma moeda de 1 euro! Simples e barato! Tungas!!!

        Comentário


          #5
          Companheiro

          Tipo isto?



          Um abraço

          ny12xx
          Ficheiros anexados

          Comentário


            #6
            Compra antes um paquímetro. Serve para isso e muito mais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
              Companheiro

              Tipo isto?



              Um abraço

              ny12xx
              ny12xx, obrigado, isso serve

              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
              Compra antes um paquímetro. Serve para isso e muito mais.

              RPM, serve e sobra perfeitamente para o efeito mas não é tão portátil como a primeira opção

              Comentário


                #8
                LCD Digital Tread Depth Gauge Gage inch Metric 0 0005 Tire Thread Electronic | eBay


                Comentário


                  #9
                  Dos tais cartões para meter directamente nos pneus, procurei no google a ver se encontrava para poder imprimir à escala, mas não encontrei nada...

                  Comentário


                    #10
                    Eu utilizo várias vezes é o "olhómetro" tanto para ver a pressão baixa,como para ver o desgaste do piso,e não costuma falhar.

                    Comentário


                      #11
                      Técnica da vista d'olhos serve

                      Comentário


                        #12
                        E porque não usar os avisadores que estão nos próprios pneus?

                        Nos sulcos há um bom par deles em torno de todo o pneu. Se lá chegar é para trocar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                          E porque não usar os avisadores que estão nos próprios pneus?

                          Nos sulcos há um bom par deles em torno de todo o pneu. Se lá chegar é para trocar.
                          Isso dá muito trabalho...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            E porque não usar os avisadores que estão nos próprios pneus?

                            Nos sulcos há um bom par deles em torno de todo o pneu. Se lá chegar é para trocar.
                            Eu troco antes de chegar ao avisador, isso é o mínimo legal mas a minha ideia é que isso já é mesmo no limite da segurança.

                            E eu prezo bastante a minha segurança.

                            Comentário


                              #15
                              Fui o unico a ler outra coisa em vez de "penus"?

                              Comentário


                                #16
                                Como já disseram, os pneus têm lá as marcas de segurança.

                                Tão ou mais importante para a segurança que a profundidade do rasgo é a idade do pneu. Um pneu velho com o rasgo todo é lixo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Como já disseram, os pneus têm lá as marcas de segurança.

                                  Tão ou mais importante para a segurança que a profundidade do rasgo é a idade do pneu. Um pneu velho com o rasgo todo é lixo.

                                  Exato! O meu avô já fazia poucos km, pelo que acabava por trocar os pneus pela idade e não pelo rasto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Como já disseram, os pneus têm lá as marcas de segurança.

                                    Tão ou mais importante para a segurança que a profundidade do rasgo é a idade do pneu. Um pneu velho com o rasgo todo é lixo.
                                    qual é o prazo de validade aconselhável de um pneu? 4 anos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                      Fui o unico a ler outra coisa em vez de "penus"?
                                      Não, mas dá mais destaque ao tópico ...
                                      Já mudavam isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                        Fui o unico a ler outra coisa em vez de "penus"?
                                        Não, eu também li, mas como já me acusaram de venenoso acabei por não comentar!

                                        Acho que ele queria escrever "i" em vez de "u" e a ser assim o melhor medidor que conheço é a patareca...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                          Eu troco antes de chegar ao avisador, isso é o mínimo legal mas a minha ideia é que isso já é mesmo no limite da segurança.

                                          E eu prezo bastante a minha segurança.
                                          Isso não sei afirmar com segurança. Lembro-me de ver num folheto da Feuvert (acho que o tenho cá por casa até) e curiosamente a distância de travagem diminuía com o desgaste, alcançando o seu máximo com o pneu no limite dos 1.6mm. Se assim é ou não, não sei, mas deve seguir a mesma lógica dos slick - com água são o desastre.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                            Compra antes um paquímetro. Serve para isso e muito mais.
                                            ou um micrómetro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como já disseram, os pneus têm as marcas para o efeito.
                                              De qualquer forma, eu possuo 1 desses cartões e são da NORAUTO.

                                              Já têm uns bons anos mas não custa passar por uma loja e perguntar pelos cartões.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                qual é o prazo de validade aconselhável de um pneu? 4 anos?
                                                É tudo muito relativo.Podes ter um pneu que nunca andou,montado num carro parado durante um ano,e já estar ovalizado e prontinho para o lixo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                  É tudo muito relativo.Podes ter um pneu que nunca andou,montado num carro parado durante um ano,e já estar ovalizado e prontinho para o lixo.
                                                  sim, isso nota-se em condução.
                                                  Mas imagina um carro que faz poucos kms ano (estilo entre os 5.000 e 10.000km/ ano), existe uma data de fabrico gravada no pneu por alguma razão, presumo que haja data de validade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    sim, isso nota-se em condução.
                                                    Mas imagina um carro que faz poucos kms ano (estilo entre os 5.000 e 10.000km/ ano), existe uma data de fabrico gravada no pneu por alguma razão, presumo que haja data de validade.
                                                    Eu acho que é uma questão de sensibilidade.

                                                    O exmplo que tenho do carro do meu sogro, que agora é nosso, é que com cerca de 10 anos e 45 mil Km, tinha os pneus de origem.

                                                    Para ele que em AE não passava dos 80 Km/h, nunca notou nada.

                                                    Para mim, apesar dos pneus parecerem ter saido da fábrica, eram um terror, em seco, parecia que tinha sempre margarina na estrada, em molhado até me tornava um condutor religioso...

                                                    ...cheguei a ter um toque porque não consegui parar o carro em 100 metros, quando ia para aí a 70 Km/h.

                                                    Vá lá "só" foram 120€ de prejuízo e mais uns pneus novos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      qual é o prazo de validade aconselhável de um pneu? 4 anos?

                                                      Varia muito. Convém ir vendo se não tem bolhas, fendas, danos, "rachas", se a borracha não está vidrada, se não estão ovalizados, etc. Eu tenho um carro que tem uns pneus com 4 anos e ainda estão bons (de piso e estado da borracha) e também já vi uns com 4 anos que estavam uma desgraça. Depende muito da qualidade do pneu, manutenção, condução do veículo, exposição do pneu à luz solar, humidade, etc.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                        Exato! O meu avô já fazia poucos km, pelo que acabava por trocar os pneus pela idade e não pelo rasto.
                                                        Aqui há um ano reparei que o carro do meu avô tinha pneus com 10 anos, mas ainda com algum rasto, o que é normal visto o carro andar muito muito pouco. Eu e o irmão é que ainda fomos metendo alguns kms no carro...

                                                        Entretanto mal verifiquei isso tratei de trocar os 4 pneus e agora devem dar até ao carro ir para a sucata



                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        qual é o prazo de validade aconselhável de um pneu? 4 anos?
                                                        5/6 anos no máximo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                          E porque não usar os avisadores que estão nos próprios pneus?

                                                          Nos sulcos há um bom par deles em torno de todo o pneu. Se lá chegar é para trocar.
                                                          Mas isso ouve-se? Eles começam aos berros ou assim?
                                                          Eu cá preferia ter pneus de alcatrão e estradas de borracha, quando quisessem que mudassem a estrada.. Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que não se faz para gastar dinheiro.
                                                            Isso até a olho se vê, a maioria dos pneus traz o sulco para verificar a profundidade, mesmo os que não têm, não me digam que não conseguem avaliar o pneu olhando o rasto e se os milimetros estão dentro da lei.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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