Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas de traçao

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas de traçao

    Boa tarde,

    Basicamente o meu carro não tem controlo de traçao nem um diferencial autoblocante, e o que sucede p.ex. em piso molhado onde ha menos aderencia, é que mesmo com as rodas viradas para a frente, se acelerar mais um pouco (sem ser a fundo) a roda da direita patina e a da esquerda nao (sempre a da direita), ou seja, o carro so esta a ser puxado por uma roda e nao sai do sitio... ( os pneus tem o mesmo desgaste e a mesma pressao )

    O que e que se passa? Ma distribuiçao do peso do carro?(apesar de que ja experimentei gerir a posiçao dos passageiros e é sempre a mesma roda que patina)

    Um pneu esta mais ressequido que o outro?

    Nao consigo perceber porque do diferencial nao ha de ser uma vez que ambas as rodas normalmente têm traçao e nao sinto o carro a puxar mais pa um lado...

    Gostava de ouvir as vossas opinioes relativamente a esta anomalia...

    Desde ja muito obrigado

    #2
    Qual é o carro ?

    Comentário


      #3
      Desculpa a falta de info...

      É um mitsibishi colt 1.1 de 2010

      Comentário


        #4
        solução... anda mais devagar! ;)

        Agora a sério, há "n" explicações possiveis...mas não me parece um problema particularmente grave.

        Comentário


          #5
          Sim de facto nao é um problema grave, só é muito estranho e para ja sem explicaçao o que me deixa pouco constrangido...

          Comentário


            #6
            EDIT
            Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
            em piso molhado onde ha menos aderencia, é que mesmo com as rodas viradas para a frente, se acelerar mais um pouco (sem ser a fundo) a roda da direita patina e a da esquerda nao (sempre a da direita), ou seja, o carro so esta a ser puxado por uma roda e nao sai do sitio...
            Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
            Sim de facto nao é um problema grave...
            Companheiro

            Na minha opinião, é um problema grave.

            Ou o diferencial está marado; ou o amortecedor/mola não empurram o pneu com a eficácia necessária; ...

            O teu carro tem uns 60cv; ainda se tivesse 600cv...

            Não faço a menor ideia do que se passa com o Colt.

            Um abraço

            ny12xx
            Editado pela última vez por ny12xx; 27 June 2013, 15:29. Razão: EDIT

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
              EDIT




              Companheiro

              Na minha opinião, é um problema grave.

              Ou o diferencial está marado; ou o amortecedor/mola não empurram o pneu com a eficácia necessária; ...

              O teu carro tem uns 60cv; ainda se tivesse 600cv...

              Não faço a menor ideia do que se passa com o Colt.

              Um abraço

              ny12xx
              É tão fácil patinar um carro com 50cv como um carro de 600cv. Então em piso molhado até uma bicicleta consegues fazer patinar.

              No entanto concordo, que acho estranho apenas patinar uma roda.

              Comentário


                #8
                É muito dificil de explicar... mas vou tentar

                Isto nao acontece sempre... p.ex. se eu acelerar a fundo e largar a embraiagem subitamente patinam as duas igualmente...

                Para patinar so a da direita é preciso um ponto de embraiagem especifico... ou entao a maneira mais facil para que aconteça onde me deparei mais com esta situaçao foi a subir em paralelo e a chuva em primeira depois do carro ja engatado. Basta acelerar mais um bocado e começa so a da direita a patinar.

                Fiz uma revisao a 3000km os amortecedor/mola nao sao revistos ?!

                Comentário


                  #9
                  Nao noto qualquer anomalia nas suspensoes na resposta do carro... aparentemente nenhuma esta mais desgastada que a outra, nao sinto solavancos depois de passar em lombas... nada me leva a crer como condutor que algo esta mal com as suspensoes... e o carro é ralativamente novo tem 40.000km

                  Comentário


                    #10
                    quanto pesas

                    speccy

                    Comentário


                      #11
                      ... e acontece sempre no mesmo sítio (estrada)?

                      Comentário


                        #12
                        loool... hipoteticamente a suspensao com problemas é a da direita e em portugal conduz-se no lado esquerdo do carro :P

                        para eliminar essa variavel peso 80kg

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                          ... e acontece sempre no mesmo sítio (estrada)?
                          again...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                            ... e acontece sempre no mesmo sítio (estrada)?
                            Nao, acontece em qualquer estrada que seja suficientemente escorregadia

                            Comentário


                              #15
                              Isso é normal.

                              Paralelos+chuva=piso muito escorregadio

                              Tens de ter mais cuidado e até usar o travão de mão ao fazer o ponto de embraiagem. Não tens nada de mal no teu carro.

                              Abraço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Isso é normal.

                                Paralelos+chuva=piso muito escorregadio

                                Tens de ter mais cuidado e até usar o travão de mão ao fazer o ponto de embraiagem. Não tens nada de mal no teu carro.

                                Abraço.
                                E só patina a roda da direita mesmo com 2 3 ou 4 pessoas (peso distribuido) no carro? Pode ser normal para um carro sem dif. auto blocante mas nunca ouvi falar

                                Comentário


                                  #17
                                  As transmissões normalmente não têm (pelo menos nos carros de tracção à frente) o mesmo tamanho entre o lado direito e o esquerdo.

                                  Ou seja a distância da caixa à ponteira do lado do cubo da roda é diferente. Haverá sempre uma roda que recebe mais binário/potência do motor...até é normalmente fácil de ver e é conhecido por torque steering - tirar as mãos do volante (convem haver espaço à volta ) e acelerar nas 1ªs mudanças a fundo...vão ver se o carro não vira para um dos lados

                                  Comentário


                                    #18
                                    Qual a marca/modelo dos pneus que tens montados à frente?

                                    De qualquer forma, acho que todos os FWDs patinam no paralelo molhado com um pouco mais de acelerador no ponto de embraiagem...(ajudas electronicas aparte)
                                    Editado pela última vez por Atadinho; 27 June 2013, 18:44.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sao estes : continental conti contact 2

                                      Comentário


                                        #20
                                        Colt miliCem do bagaço!
                                        A curvar para a esquerda e para a direira também é sempre a do lado direito que patina?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tive um problema "parecido" mas era mais notado nas travagens.
                                          Nos arranques "em força" uma roda patinava mais, mas nas travagens é que era um "ai jesus", porque o ABS ia sempre a actuar e o carro nunca mais parava. No final de várias tentativas para resolver a coisa deu-se com um pneu "vidrado", quase sem aderência.
                                          A minha opinião é: muda os pneus de sítio (o da esquerda para a direita ou o da frente para trás) e experimenta, se deixar de fazer é do pneu, se continuar a fazer é problema mecânico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Predictor Ver Post
                                            Colt miliCem do bagaço!
                                            A curvar para a esquerda e para a direira também é sempre a do lado direito que patina?
                                            A curvar patina a roda mais afastada do centro de inercia, ou seja, a curvar para a esquerda patina a da esquerda e vice-versa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                              Eu tive um problema "parecido" mas era mais notado nas travagens.
                                              Nos arranques "em força" uma roda patinava mais, mas nas travagens é que era um "ai jesus", porque o ABS ia sempre a actuar e o carro nunca mais parava. No final de várias tentativas para resolver a coisa deu-se com um pneu "vidrado", quase sem aderência.
                                              A minha opinião é: muda os pneus de sítio (o da esquerda para a direita ou o da frente para trás) e experimenta, se deixar de fazer é do pneu, se continuar a fazer é problema mecânico.
                                              Boa dica, vou experimentar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                                Boa dica, vou experimentar

                                                Mas olha que é só para experimentar. Se o defeito for do pneu não deixes esse pneu no eixo traseiro, ou começas a fazer piões.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Todos os carros têm essa tendência, uns puxam mais pela roda esquerda, outros pela direita.

                                                  Tem a haver com a concepção do diferencial, é essa a função do diferencial.

                                                  Se tivesses autoblocante iriam puxar as duas e ainda assim, uma mais que outra. Se fosse isso não seria possível curvar sem arrastar uma das rodas.

                                                  Á partida é normal, podes dormir descansado.

                                                  Se tens os pneus iguais ( desgaste, marca, pressão etc ) não existe motivo para ficares preocupado.

                                                  Se queres ver a outra roda a patinar faz o seguinte :

                                                  Tentas subir um monte na diagonal sendo a roda esquerda a primeira a subir e vais ver a direita a patinar, depois faz com a direita e vais a esquerda a patinar.

                                                  Assim ficas descansado e já sabes que as duas puxam e ninguém tirou um semi-eixo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                    Assim ficas descansado e já sabes que as duas puxam e ninguém tirou um semi-eixo
                                                    Sem um semi-eixo nem sequer arrancava...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o pinhão de ataque estiver ligado diretamente á cremalheira e sem os satélites e planetário andava sim.

                                                      Os satélites/planetários servem para transmitir a potência para a roda que tem menos pressão, isto quando não existe qualquer LSD instalado que contraria ou limita a força.


                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      Sem um semi-eixo nem sequer arrancava...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                        Todos os carros têm essa tendência, uns puxam mais pela roda esquerda, outros pela direita.

                                                        Tem a haver com a concepção do diferencial, é essa a função do diferencial.

                                                        Se tivesses autoblocante iriam puxar as duas e ainda assim, uma mais que outra. Se fosse isso não seria possível curvar sem arrastar uma das rodas.

                                                        Á partida é normal, podes dormir descansado.

                                                        Se tens os pneus iguais ( desgaste, marca, pressão etc ) não existe motivo para ficares preocupado.

                                                        Se queres ver a outra roda a patinar faz o seguinte :

                                                        Tentas subir um monte na diagonal sendo a roda esquerda a primeira a subir e vais ver a direita a patinar, depois faz com a direita e vais a esquerda a patinar.

                                                        Assim ficas descansado e já sabes que as duas puxam e ninguém tirou um semi-eixo
                                                        Não me parece que essa seja a resposta.
                                                        O diferencial tanto permitiria, em igualdade de circunstâncias, que patinasse uma ou outra.

                                                        De qualquer forma, a explicação do Nightlord é verdadeira - sobre o efeito do torquesteer - mas também estou reticente quanto à sua validade neste caso, isto porque se for da forma que acontece no meu carro, este efeito não tem razão de ser dado que uma roda não patinaria sempre ao fazer um ponto de embraiagem, sem carregar com convicção no pedal.

                                                        Isto acontece-me, por vezes a seco e é sempre a roda da direita que foge.

                                                        A agravar esta teoria, o meu carro não sofre de torquesteer já que os semieixos têm o mesmo tamanho.

                                                        Eu estou convencido que, tanto no meu caso como no caso do autor do tópico, o problema estará nos pneus e/ou nos amortecedores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E é um colt 1.1, imagino se fosse algo mais potente.

                                                          O lado direito da suspensão tende a sofrer mais desgaste (buracos, fendas na estrada, valetas, passeios, etc) daí que o estado dos amortecedores, ponteiras de transmissão, braços, possam contribuir para isso.

                                                          Depois creio que a qualidade dos pneus, o alinhamento da direcção, o diferencial em bom estado possam contribuir para minorar essa situação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Com cruzamento de eixos não existe igualdade de circunstancias, vai patinar sempre a que estiver mais leve.

                                                            Quanto ao "torque steer " todos os carros de tração dianteira sofrem desse mal.

                                                            Claro que o efeito pode ser sentido no volante ou não, mas quanto mais potente pior.


                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Não me parece que essa seja a resposta.
                                                            O diferencial tanto permitiria, em igualdade de circunstâncias, que patinasse uma ou outra.

                                                            De qualquer forma, a explicação do Nightlord é verdadeira - sobre o efeito do torquesteer - mas também estou reticente quanto à sua validade neste caso, isto porque se for da forma que acontece no meu carro, este efeito não tem razão de ser dado que uma roda não patinaria sempre ao fazer um ponto de embraiagem, sem carregar com convicção no pedal.

                                                            Isto acontece-me, por vezes a seco e é sempre a roda da direita que foge.

                                                            A agravar esta teoria, o meu carro não sofre de torquesteer já que os semieixos têm o mesmo tamanho.

                                                            Eu estou convencido que, tanto no meu caso como no caso do autor do tópico, o problema estará nos pneus e/ou nos amortecedores.
                                                            Editado pela última vez por josemanuel; 28 June 2013, 10:00.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X