Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opiniões Mazda MX-5 1.6 NA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opiniões Mazda MX-5 1.6 NA

    Boas, gostaria de saber qual é a vossa opinião sobre este mítico carro?
    A versão que me interessa é a primeira, a NA, com motor 1600 de 114 cavalos (creio). Desde muito novo que me atrai bastante o aspecto do carro e a sua fama de ser um excelente driver's car.
    Interessa-me saber se é carro para ser utilizado no dia-a-dia facilmente , se a capota dá problemas frequentemente e especialmente a nível de fiabilidade, prazer de condução e se é possível fazer consumos de 7/8 como faço no meu 106 GTi.

    EDIT: Se o trocasse pelo 106GTi, ficaria a ganhar ou a perder em quê para além dos lugares atrás? Qual é o carro mais divertido?

    Obrigado
    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 28 June 2013, 16:46.

    #2
    Eu conheço mal o carro e a minha experiência é dos meus anos loucos de "alguém" colorido que tinha um, mas com motor 1.8.

    Queixas:
    Bebia muito (médias sempre para os 9 ou 10);
    Comportamento divertido, mas a exigir muita atenção, nomeadamente com chuva;
    A capota não era um primor de insonorização;
    Espaço exíguo;
    Problemas não me lembro de nada.
    A favor:
    Comportamento soberbo;
    Desfrutar de andar de cabelos ao léu;
    Já falei do comportamento soberbo.

    A troca pelo teu faz sentido, mas são carros muito diferentes. Já ouvi/li que o motor 1.6 sabe a pouco e gasta quase o mesmo do 1.8, mas certamente já e vão dar mais informação que isso é carro de culto

    Comentário


      #3
      Fui proprietário de um 1.6 de 115cv... é o carro que me deixa saudades e de cada vez que passa um por mim viro o pescoço para o ver até sair de vista.

      Consumos: 8l a andar normal no dia a dia sem aventuras. Umas aventuras nas curvas a subir serra pois o carro convida sempre, é acima de 10l.

      Se vai ser carro para o dia a dia, aconselho à compra de um Hard.Top, no Inverno vai dar muito jeito, não é que a capota meta agua, mas é mais confortavel com o frio e chuva.

      Problemas: tecnicamente não é de dar, mas como tudo, depende do tratamento que levou alem de que é um carro com 20anos...

      Pontos a ter em atenção na compra:
      estado da capota - tem tendência a quebrar na zona das dobras e se tiver a mica já em vidro em vez de plástico, melhor.
      ferrugem - na embaladeira atrás por dentro estão os canais de escoamento de agua da capota, não havendo manutenção, entopem, a agua acumula-se e apodrece a chapa, muita atenção a este ponto pois há quem pinte aquilo só pra vender... convem meter a mão por tras e espreitar a fim de confirmar o estado.

      De resto, é mete-lo nas curvas, os 115cv são mais que suficientes

      Comentário


        #4
        Os carros são muito diferentes, sem contar com o valor do MX-5 secalhar é de 7 mil ou 8 mil euros ou não? Valor de mercado atual..

        Comentário


          #5
          Depende do estado deles FMVC, arranja-se por 5000 (até menos) mas a precisar de uma boa manutenção...

          7000eur chega pra um em excelente estado.

          Comentário


            #6
            E o 106GTI não vale esse valor pois não?

            Comentário


              #7
              7000 por um NA? Incrível de facto a valorização do carro por cá!
              Quanto à versão de 90 cavalos e a de 115, como é que elas podem ser distinguidas? Pelo ano? Código do motor?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                7000 por um NA? Incrível de facto a valorização do carro por cá!
                Quanto à versão de 90 cavalos e a de 115, como é que elas podem ser distinguidas? Pelo ano? Código do motor?
                Pelo pouco que percebo desse carro, cilindrada, e secalhar ano... secalhar até tem aspectos estéticos que conseguem revelar as cilindradas..não te posso ajudar mais.

                Comentário


                  #9
                  Então amantes do MX-5, ninguém diz nada?

                  Comentário


                    #10
                    Dá uma vista de olhos, a ver se ajuda:



                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    O Mx5 1.6 (NA) teve dois niveis de potência, sendo que houve de 90cv e de 115cv.

                    Untitled Page

                    http://www.mx5passion.com/liens.php

                    http://www.mx5france.com/index.htm


                    in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1062943559

                    Comentário


                      #11
                      Podes sempre dar uma vista de olhos, num DB de um NA aqui do fórum.



                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...de-1990-a.html

                      Comentário


                        #12
                        Estas proibido de vender o 106GTI!

                        Um tem 4 lugares o outro tem 2, no inverno o mx5 deve ser mais afoito em aquecimento, pela minha parca experiência direi que o GTI anda mais e consome menos.
                        O MX5 para mim so tem um ponto a favor (que é muito importante para quem compra este tipo de carros): o estilo! É muito bonito! o 106 passa despercebido.
                        Para carros destes suponho que tenhas garagem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                          7000 por um NA? Incrível de facto a valorização do carro por cá!
                          Se estiver em estado imaculado e com uns bons extras, não te admires Entre dar 7000 por um 5* e 5000 por um em que vás gastar 2000 em reparações... vai dar ao mesmo
                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                          Quanto à versão de 90 cavalos e a de 115, como é que elas podem ser distinguidas? Pelo ano? Código do motor?
                          Sim pelo ano:

                          1989-94:
                          1.6cc - 115cv

                          1995-98:
                          1.6cc - 90cv
                          1.8cc - 130cv

                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                          O MX5 para mim so tem um ponto a favor (que é muito importante para quem compra este tipo de carros): o estilo! É muito bonito! o 106 passa despercebido.
                          Para carros destes suponho que tenhas garagem.
                          São carro muito diferentes, nem sequer comparáveis...

                          O NA não dá a velocidade de ponta do gti, tem apenas dois lugares, é mais acanhado... mas é rwd, old-school, o carro ideal para se iniciar no drift, então nas curvas... é um mimo!!!

                          Para quem gosta de fun numa simples curva compra o Mx5, quem quer velocidade de ponta compra o gti

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post

                            Para quem gosta de fun numa simples curva compra o Mx5, quem quer velocidade de ponta compra o gti
                            Percebo a ideia, mas dizeres que quem quer ponta compra um GTI, quando esse é um dos hot-hatches melhores a curvar, é exagerar um pouco.. Claro que é incomparável ao MX5,basta um ser fwd e o outro rwd.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                              Percebo a ideia, mas dizeres que quem quer ponta compra um GTI, quando esse é um dos hot-hatches melhores a curvar, é exagerar um pouco.. Claro que é incomparável ao MX5,basta um ser fwd e o outro rwd.
                              Ok... poderei ter explicado mal, o que quero dizer é que o Mx5 não faz a velocidade de ponta do gti, nem tem aerodinamica para tal, o Mx é mesmo para gozar as curvas domingo de manhã e à tarde ir passear com a "maria" pela marginal

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                Ok... poderei ter explicado mal, o que quero dizer é que o Mx5 não faz a velocidade de ponta do gti, nem tem aerodinamica para tal, o Mx é mesmo para gozar as curvas domingo de manhã e à tarde ir passear com a "maria" pela marginal
                                Claro, eu percebi!

                                Muitos deles são precisamente das ditas Marias, por causa do tal estilo. (É, por exemplo, um dos carros que a minha namorada adora.. )

                                Comentário


                                  #17
                                  O que te posso dizer é que o MX-5 1.6 NA é um belo carro. O 1.6 com 115 cv chega perfeitamente no caso do NA. O difícil é arranjares um NA 1.6 de 115 cv com AC e DA. Sobretudo o AC considero importante devido ao aquecimento do túnel da transmissão que se faz sentir dentro do habitáculo. No inverno não se sente tanto e até sabe bem, mas no Verão incomoda bastante.

                                  Os 1.6 de 115 cv tinham autoblocante como opcional mas não tenho a certeza se algum foi vendido com esse opcional em Portugal (embora me pareça que sim, pois tenho uma vaga ideia de ter visto um novo com autoblocante à venda num stand da Mazda em Lisboa).

                                  São carros muito valorizados se estiverem em bom estado, porque o MX-5 já é um clássico e os NA, por serem os MX-5 "originais", tenderão sempre a ser mais valorizados como clássicos.
                                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 29 June 2013, 23:57.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tive um NA durante uns meses. É um carro fantástico. Proporcionou-me bons momentos de condução, tem um feeling fantástico, apesar dos seus "curtos" 115cv. A nível de motor, é muito fiável e não há problemas. É japonês......

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito obrigado pelas dicas, vamos lá ver como se desenrola o próximo mês que é decisivo. Se o futuro é GTi ou MX-5, ou outra coisa qualquer

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda me cheira que o proximo capitulo é um m3 e36..

                                        Comentário


                                          #21
                                          maxpayne, o meu limite são os 1600cc e consumos inferiores a 9 litros. Dentro disso desejo o que seja o melhor compromisso possível. Provavelmente o melhor será mesmo o 106GTi, mas o Mazda é também uma grande paixão...

                                          Comentário


                                            #22
                                            por enquanto meu caro.. 'cheira-me' que estas a ficar um autentico petrolhead!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sei de um NA com 115 CV, último mês de produção (10/97), cor "British Racing Green" e capota bege, com 79.000 km reais e em estado imaculado - o carro foi apenas movimentado de Verão e com bom tempo. Está por 4500 € e é de uma pessoa de confiança. O problema? É de matrícula alemã.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                por enquanto meu caro.. 'cheira-me' que estas a ficar um autentico petrolhead!
                                                O problema é o dinheiro para a gasolina, só isso me impede

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Sei de um NA com 115 CV, último mês de produção (10/97), cor "British Racing Green" e capota bege, com 79.000 km reais e em estado imaculado - o carro foi apenas movimentado de Verão e com bom tempo. Está por 4500 € e é de uma pessoa de confiança. O problema? É de matrícula alemã.
                                                  Isso é que é um grande problema

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Sei de um NA com 115 CV, último mês de produção (10/97), cor "British Racing Green" e capota bege, com 79.000 km reais e em estado imaculado - o carro foi apenas movimentado de Verão e com bom tempo. Está por 4500 € e é de uma pessoa de confiança. O problema? É de matrícula alemã.
                                                    estavas a falar tão bem, mas no fim deste cabo de tudo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Sei de um NA com 115 CV, último mês de produção (10/97), cor "British Racing Green" e capota bege, com 79.000 km reais e em estado imaculado - o carro foi apenas movimentado de Verão e com bom tempo. Está por 4500 € e é de uma pessoa de confiança. O problema? É de matrícula alemã.

                                                      Parece-me que se é de 1997 não pode ser um 1.6 de 115cv, certo?

                                                      Deverá ser a versão de 90 cv (ou um NA 1.8) porque a partir de 1994 o 1.6 de 115 cv foi substituído pelo o 1.8 de 131 cv sendo que em alguns mercados, como o europeu, foi mantido o 1.6 mas numa versão "detuned" de 90 cv.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                        Parece-me que se é de 1997 não pode ser um 1.6 de 115cv, certo?

                                                        Deverá ser a versão de 90 cv (ou um NA 1.8) porque a partir de 1994 o 1.6 de 115 cv foi substituído pelo o 1.8 de 131 cv sendo que em alguns mercados, como o europeu, foi mantido o 1.6 mas numa versão "detuned" de 90 cv.
                                                        Tens razão - é o de 90 CV mas, segundo o mail que recebi do dono, é de 2 litros de cilindrada?? Deve ser engano, será?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Tens razão - é o de 90 CV mas, segundo o mail que recebi do dono, é de 2 litros de cilindrada?? Deve ser engano, será?

                                                          2000cc, só no NC...

                                                          Portanto e sendo dessa altura, terá o 1.8 ou então o 1.6.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim esse será o de 90cv se é de '97. Provavelmente quem o tem nem sabe que existem duas potências diferentes no 1.6.

                                                            Update: O Mazda MX-5 NA (Miata) que tinha em vista estava à venda por apenas 3900€. Provavelmente por isso foi rapidamente vendido. Normalmente aparecem apartir de 4500€ e vermelhos que não me atrai muito. Sendo assim, o desejo de ter um MX-5 deverá ficar de lado outra vez visto que, ainda que vendesse o meu GTi, não teria dinheiro para o Mazda e investir mais está fora de questão.

                                                            Ainda assim, até ao final do mês terei o meu GTi disponível para venda a um preço agradável para mim, de forma a evitar a renovação do seguro bem como a revisão anual cuja data indicada se aproxima. Caso não o venda, provavelmente acabarei por tornar o carro num veículo de uso mais esporádico, adquirindo uma pequena 50cc para uso diário.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X