Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VAMOS FALAR DE SOM - quantos decibeis consegue produzir o vosso carro??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VAMOS FALAR DE SOM - quantos decibeis consegue produzir o vosso carro??

    Boas malta...

    hoje, ao regressar a casa decidi fazer um teste muito simples...

    peguei no meu telemovel (um smartphone) e usei uma aplicaçao de mediçao de som (Dècibeis)

    e è exactamente este o desafio que vos lanço... ate pode ser interessante pois acaba por se comparar carros idênticos e os resultados podem variar...

    portanto, a todos os que conseguirem medir o som aos vossos carros (seja com instrumentos proprios ou atraves de aplicaçoes nos vàrios modelos de smartphones) no interior e, se possivel, no exterior...

    apòs isto a formula è muito simples...

    è vir aqui e dizer o carro, se ja teve/tem modificaçoes ou nao, e os valores...


    NOTA:

    peço vos, por favor, tenham cuidado quando fizerem este teste e garantam que o fazem de forma segura, quer por vocês como pelos restantes utentes da via... no meu caso fi lo de noite numa estrada com boa visibilidade (recta) e sem transito...
    peço vos isto pois para este teste è necessario acelerar (nao necessariamente infringir os limites de velocidade... coisa que eu, por acaso, fiz... ... largamente )

    por favor, tenham cuidado...

    .. e venham dai os resultados!

    #2
    começo eu...

    Ford Focus ST (2008)

    interior: 84Db

    Exterior: 84Db*

    Modificações: nenhuma



    *(medi dentro de uma garagem portanto irei actualizar quando o fizer ao ar livre)

    Comentário


      #3
      O meu deve andar por volta dos 120Db ao ralenti... é Diesel

      Quando poder testo, mas é para fazer a uma rotaçao constante?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        O meu deve andar por volta dos 120Db ao ralenti... é Diesel

        Quando poder testo, mas é para fazer a uma rotaçao constante?


        bem, eu fui acelerando... mas de forma constante e nao muito repentina para poder dar hipotese ao aparelho para medir da forma mais precisa...
        fiz isto duas vezes (com o radio desligado, claro) e em ambas o pico foi (por varias vezes) 84Db...

        Comentário


          #5
          ja agora....

          Comentário


            #6
            Ok o meu passa os 120db (teste feito há meses na brincadeira por um amigo).... mas nem imaginava a quantidade, segundo essa escala

            Comentário


              #7
              Bom bom era ter atenção nos acentos...

              Quanto a esse teste, em que bases se faz o teste?

              Ruído e som varia dependendo de vários factores como insonorização, tipo de combustão, velocidade/rotação do motor, etc...

              Tanto posso atingir um valor a, por exemplo, 50kmph como outro a 120kmph...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                Bom bom era ter atenção nos acentos...

                Quanto a esse teste, em que bases se faz o teste?

                Ruído e som varia dependendo de vários factores como insonorização, tipo de combustão, velocidade/rotação do motor, etc...

                Tanto posso atingir um valor a, por exemplo, 50kmph como outro a 120kmph...
                diz antes, era bom era nao ter que jogar "roleta russa" para acertar nos acentos...

                eu nao estou em POrtugal nem tenho um teclado de configuraçao portuguesa... mas pelos vistos tu compreendeste bem apesar da ausencia dos acentos..

                è muito simples...

                testem da maneira que melhor entenderem... e vejam quantos decibeis ele produz!

                se achas que produz mais em 5° do que em 3° faz o teste em 5°...



                ... ou acham que deveria haver uma regra?... tipo.. em 3° mudança?...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                  diz antes, era bom era nao ter que jogar "roleta russa" para acertar nos acentos...

                  eu nao estou em POrtugal nem tenho um teclado de configuraçao portuguesa... mas pelos vistos tu compreendeste bem apesar da ausencia dos acentos..

                  è muito simples...

                  testem da maneira que melhor entenderem... e vejam quantos decibeis ele produz!

                  se achas que produz mais em 5° do que em 3° faz o teste em 5°...



                  ... ou acham que deveria haver uma regra?... tipo.. em 3° mudança?...
                  A configuração do teclado não é desculpa, eu também tenho um US e tenho o layout em PT, mas pronto, esquece isso.


                  Quanto ao teste, para isto ser algo sério e decente era a fazer por velocidade, um a 50, 90 e 120kmph.

                  E que o teste seja feito pelo pendura, não andem aí na estrada a brincar ao tele à procura da apps.

                  Comentário


                    #10
                    Como informação parece-me interessante, naturalmente não dá para fazer comparações já que não existe metologia comum. Que tal informar sobre apps disponiveis? (se puderem informar alguma gratis para o ipad agradecia).
                    RK7 parece-me haver algo errado nas tuas informações. Os niveis sonoros fora e dentro do carro são iguais? o carro não filtra nada? foi feito com as janelas abertas?

                    Comentário


                      #11
                      Devia haver um padrão referência para a medição dos db. Julgo que a norma é a medição com vidros fechados, AC e rádio desligados a 120/130 km/h constantes sem acelerações bruscas na relação final de caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Já fiz isto á uns bons anos com o Nokia 5210.
                        Isso associado a um Corsa 1.7D dava resultados magníficos.
                        Diria que andava ali na zona do martelo pneumático

                        Comentário


                          #13
                          Era porreiro tentar recriar o que se fazia na turbo.
                          Basicamente era:
                          -Ralenti
                          -60km/h
                          -90km/h
                          -120km/h
                          -ralenti+ventilador max.

                          Uma app (gratuita) engraçada para android é a "decibelímetro".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                            diz antes, era bom era nao ter que jogar "roleta russa" para acertar nos acentos...

                            eu nao estou em POrtugal nem tenho um teclado de configuraçao portuguesa... mas pelos vistos tu compreendeste bem apesar da ausencia dos acentos..

                            è muito simples...

                            testem da maneira que melhor entenderem... e vejam quantos decibeis ele produz!

                            se achas que produz mais em 5° do que em 3° faz o teste em 5°...



                            ... ou acham que deveria haver uma regra?... tipo.. em 3° mudança?...
                            e em carros com cx auto... variação contínua?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MJPires Ver Post
                              Como informação parece-me interessante, naturalmente não dá para fazer comparações já que não existe metologia comum. Que tal informar sobre apps disponiveis? (se puderem informar alguma gratis para o ipad agradecia).
                              RK7 parece-me haver algo errado nas tuas informações. Os niveis sonoros fora e dentro do carro são iguais? o carro não filtra nada? foi feito com as janelas abertas?
                              tenho de tornar a fazer para obter resultados mais certos...

                              quanto a APPs, procura por Decibel na loja de aplicaçoes e deve aparecer algo gratuito... no anterior telemovel que eu tive (iphone 4) havia muitas apps pra medir o som

                              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                              Devia haver um padrão referência para a medição dos db. Julgo que a norma é a medição com vidros fechados, AC e rádio desligados a 120/130 km/h constantes sem acelerações bruscas na relação final de caixa.
                              Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                              Era porreiro tentar recriar o que se fazia na turbo.
                              Basicamente era:
                              -Ralenti
                              -60km/h
                              -90km/h
                              -120km/h
                              -ralenti+ventilador max.

                              Uma app (gratuita) engraçada para android é a "decibelímetro".
                              eh pah, isto ja esta aqui muita confusao

                              ok, eu vou escrever depois tambem no post inicial...

                              vamos fazer o seguinte, a ideia inicial èra meramente registar o valor mais elevado que o vosso bolide conseguia produzir... mas podemos fazer melhor entao...

                              1° è ver qual o valor max obtido (indiferentemente da velocidade ou rotaçoes, mudança, etc..

                              2° em 3° mudança a 50km/h (velocidade max legal em zonas urbanas)

                              3° 4° mudança a 90km/h (velocidade max legal em EN)

                              4° a 120km/h (na mudança que melhor entenderem [convem dizer qual usaram])

                              5° ralentim em zona aberta

                              todos estes valores serao medidos dentro da viatura com os vidros fechados, A/C e radio desligados...

                              se tiverem a hipotese deixo tambem o 6° ponto... o max que conseguirem, em ponto morto, em espaços fechados (garagem)

                              ta bom assim?

                              se sim, irei escrever estas "regras" no post inicial
                              Editado pela última vez por RK7; 01 July 2013, 17:07.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                e em carros com cx auto... variação contínua?
                                tens um Prius... tou a ver

                                eh pah, se for um prius, vais mesmo de por o radio a tocar senao nao tens grandes resultados

                                nao sei.. olha, uma vez que ele fica sempre naquele "valor".... è medir esse valor e apresentar aqui os resultados...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                  tens um Prius... tou a ver

                                  eh pah, se for um prius, vais mesmo de por o radio a tocar senao nao tens grandes resultados

                                  nao sei.. olha, uma vez que ele fica sempre naquele "valor".... è medir esse valor e apresentar aqui os resultados...
                                  Prius? Não, deve ser ecológico e tal mas acho que adormecia ao volante

                                  Comentário


                                    #18


                                    Chega ?

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X