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Manutenção Alfa Romeo 147 1.6 TS

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    Manutenção Alfa Romeo 147 1.6 TS

    Viva,

    Tenho um Alfa Romeo 147 1.6 TS de 2003 que adquiri em 2007.

    Até 2010 efetuei as revisões na marca, mas a partir dessa data passei a efetuar as revisões fora.

    Uma vez que ando cerca de 15000 kms ano, tenho trocado o oleo e filtros ano a ano.

    No entanto, o carro já tem 160000 kms e o que mudei, à parte do "normal", foi:

    - Correia de distribuição (porque o motor deu o pifo aos 120.000 e nem a marca me soube dizer a causa, pois a bomba de oleo estava funcional, a água ao nível, tudo parecia normal, excepto o pistão que o mecanico tinha na mao.

    - Discos de travão aos 150.000
    - Amortecedores aos 67.000 (quando o comprei)

    O que ainda não coloquei e que penso que está mais que na hora:

    - Velas (nunca as troquei). Mas o carro desenvolve muito bem e consome o normal para este tipo de motor 9l/100 em cidade e 7,5 em estrada.
    - Amortecedores (penso que já deveria trocar novamente). O carro já dança um pouco de traseira


    Gostaria que me ajudassem a identificar que outros componentes deveria ter em atenção, tendo em conta as especificidades deste modelo.

    Abraços,
    LR

    #2
    Se tiveres o manual do carro consulta-o. Deve lá estar um quadro com o plano de manutenção. Com tudo o que deve ser visto e trocado consoante os km e idade. Pelo menos nos Peugeot é assim, certamente na Alfa deve haver algo semelhante. Se não tiveres o manual procura-o na net.

    Posto isto, o 147 com o motor 1.6TwinSpark foi algo que equacionei adquirir há uns tempos devido ao seu aspecto bem melhor do que a concorrência, exclusividade, badge, e desvalorização. Acabou por ficar excluído porque "no papel" não é mais económico nem mais rápido que os Peugeot de motorização equivalente

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      Se tiveres o manual do carro consulta-o. Deve lá estar um quadro com o plano de manutenção. Com tudo o que deve ser visto e trocado consoante os km e idade. Pelo menos nos Peugeot é assim, certamente na Alfa deve haver algo semelhante. Se não tiveres o manual procura-o na net.

      Posto isto, o 147 com o motor 1.6TwinSpark foi algo que equacionei adquirir há uns tempos devido ao seu aspecto bem melhor do que a concorrência, exclusividade, badge, e desvalorização. Acabou por ficar excluído porque "no papel" não é mais económico nem mais rápido que os Peugeot de motorização equivalente
      De motorização equivalente, segmento equivalente e época equivalente?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
        Se tiveres o manual do carro consulta-o. Deve lá estar um quadro com o plano de manutenção. Com tudo o que deve ser visto e trocado consoante os km e idade. Pelo menos nos Peugeot é assim, certamente na Alfa deve haver algo semelhante. Se não tiveres o manual procura-o na net.

        Posto isto, o 147 com o motor 1.6TwinSpark foi algo que equacionei adquirir há uns tempos devido ao seu aspecto bem melhor do que a concorrência, exclusividade, badge, e desvalorização. Acabou por ficar excluído porque "no papel" não é mais económico nem mais rápido que os Peugeot de motorização equivalente

        Mais rápido não é mas consumos sim, o 307 bebe cerca de 1L a menos que o 147. É mais seguro também.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
          Mais rápido não é mas consumos sim, o 307 bebe cerca de 1L a menos que o 147. É mais seguro também.
          O Peugeot 307 1.6 16v de 110 cv é mais pesado e mesmo mais lento que o motor 1.6 T.S de 120 cv (não é muita diferença mais existe no papel e na prática)...isso eu aposto! Agora no que toca a consumos o Peugeot gasta menos, isso é verdade. Mas não tem o mesmo "cantar" nem a mesmo energia em altos regimes que o bloco italiano...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por addt Ver Post
            O Peugeot 307 1.6 16v de 110 cv é mais pesado e mesmo mais lento que o motor 1.6 T.S de 120 cv (não é muita diferença mais existe no papel e na prática)...isso eu aposto! Agora no que toca a consumos o Peugeot gasta menos, isso é verdade. Mas não tem o mesmo "cantar" nem a mesmo energia em altos regimes que o bloco italiano...
            O 1.6 16V da PSA é muito mais lento que o da Fiat, por isso quanto mais da ALFA

            Tive um Marea com o 1.6 16V(106cv creio) e dei um bigode fenomenal a um Xsara 1.6 16V(110cv).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
              O 1.6 16V da PSA é muito mais lento que o da Fiat, por isso quanto mais da ALFA

              Tive um Marea com o 1.6 16V(106cv creio) e dei um bigode fenomenal a um Xsara 1.6 16V(110cv).

              Comentário


                #8
                Se dividires as despesas que já tiveste com o carro pelo número de anos que ele tem por quanto fica a manutenção anual do mesmo?
                Desculpa a pergunta mas estou interessado neste carro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                  Se dividires as despesas que já tiveste com o carro pelo número de anos que ele tem por quanto fica a manutenção anual do mesmo?
                  Desculpa a pergunta mas estou interessado neste carro...
                  Referes-te ao Alfa 147?

                  Comentário


                    #10
                    Bem, o rapaz assim fica a saber o mesmo...
                    A saber: as velas só são trocadas a cada 100 mil km, pelo que só as voltas a trocar aos 200 mil.
                    Atenção que a correia de distribuição é para trocar religiosamente a cada 60 mil.
                    Se o motor parecer um diesel a trabalhar cada vez que dás à chave de ingnição, quer dizer que está na hora de trocar o variador de fase. Não há perda de performance, mas é um barulho irritante.
                    Caso a suspensão dianteira esteja a começar a fazer barulho, também é hora de trocares os triângulos.
                    De resto é mudar óleo, filtros e encher o depósito de gasolina.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                      Se o motor parecer um diesel a trabalhar cada vez que dás à chave de ingnição, quer dizer que está na hora de trocar o variador de fase. Não há perda de performance, mas é um barulho irritante.
                      Não haverá perda de performance máxima, mas na utilização normal a resposta poderá deixar de estar optimizada.
                      Claro que o Variador de Fase antes de deixar de variar, pode apenas estar a fazer barulho a funcionar.

                      Comentário


                        #12
                        Distribuição, a cada 60 mil (ou 3 anos). Operação num concessionário, para cerca de 750 Euros (sem variador). É dividir por 3, e só para a distribuição, são cerca de 200 Euros anuais. É um carro bastante fiável (com manutenção a tempo e horas), mas não tem uma manutenção, propriamente barata.

                        Comentário


                          #13
                          Ir à marca é um bocado "corajoso".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            De motorização equivalente, segmento equivalente e época equivalente?
                            Nessa altura, os 1.6 mais enérgicos (desse segmento "C") eram (por ordem, até 120 CVs não contando com "dinâmicas" ok?):

                            1.6 TS da Alfa Romeo
                            1.6 VTEC da Honda
                            1.6 VVT-I da Toyota

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Nessa altura, os 1.6 mais enérgicos (desse segmento "C") eram (por ordem, até 120 CVs não contando com "dinâmicas" ok?):

                              1.6 TS da Alfa Romeo
                              1.6 VTEC da Honda
                              1.6 VVT-I da Toyota
                              Retirado de km77.com

                              RECUPERACIÓN Tiempo mínimo para pasar de 80 a 120 km/h en la relación de cambio indicada.
                              De 80 a 120 km/h en 4ª (s)

                              Alfa 147 1.6 120 CV 11,1
                              Peugeot 307 1.6 12,1
                              Renault Mégane 1.6 16V 12,2
                              Honda Civic 5p 1.6i VTEC 12,9
                              Citroën Xsara 1.6 16V Coupé 13,7
                              Seat León 1.6 105 CV 13,7
                              Ford Focus 1.6 14,8
                              Fiat Stilo 1.6 15,7
                              Nissan Almera 3p 1.5 18,2

                              De 80 a 120 km/h en 5ª (s)

                              Alfa 147 1.6 120 CV 17,0
                              Renault Mégane 1.6 16V 17,6
                              Honda Civic 5p 1.6i VTEC 17,6
                              Peugeot 307 1.6 18,8
                              Seat León 1.6 105 CV 19,8
                              Citroën Xsara 1.6 16V Coupé 22,0
                              Ford Focus 1.6 24,2
                              Fiat Stilo 1.6 25,4
                              Nissan Almera 3p 1.5 25,6

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Retirado de km77.com

                                RECUPERACIÓN Tiempo mínimo para pasar de 80 a 120 km/h en la relación de cambio indicada.
                                De 80 a 120 km/h en 4ª (s)

                                Alfa 147 1.6 120 CV 11,1
                                Peugeot 307 1.6 12,1
                                Renault Mégane 1.6 16V 12,2
                                Honda Civic 5p 1.6i VTEC 12,9
                                Citroën Xsara 1.6 16V Coupé 13,7
                                Seat León 1.6 105 CV 13,7
                                Ford Focus 1.6 14,8
                                Fiat Stilo 1.6 15,7
                                Nissan Almera 3p 1.5 18,2

                                De 80 a 120 km/h en 5ª (s)

                                Alfa 147 1.6 120 CV 17,0
                                Renault Mégane 1.6 16V 17,6
                                Honda Civic 5p 1.6i VTEC 17,6
                                Peugeot 307 1.6 18,8
                                Seat León 1.6 105 CV 19,8
                                Citroën Xsara 1.6 16V Coupé 22,0
                                Ford Focus 1.6 24,2
                                Fiat Stilo 1.6 25,4
                                Nissan Almera 3p 1.5 25,6
                                Sim e?

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