Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chumbo na inspeção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chumbo na inspeção

    Boas, no passado mês de junho coloquei 4 pneus novos na minha carrinha (Opel Vcetra Caravan diesel, 2005) na Bosch, com oferta de alinhamento da direção.

    No passado sábado fui à inspeção e para meu espanto o meu carro chumbou por direção desalinhada (15m/km).

    Fui logo ontem à Bosch perguntar o que se tinha passado, imaginei que se tivessem esquecido, para que tivesse chumbado. O Eng. da Bosch disse que o que acontece é que os carros com suspensão multilink quando alinham as direções na máquina por vezes têm dificuldade em passar as inspeções porque o alinhamento é verificado dinâmicamente, ou seja, em "máquinas" diferentes, e que portanto eles não tinham responsabilidade.

    Até explicou que por vezes os mercedes tem dificuldade em passar, e contou alguns episódios do tempo em que trabalhava na mercedes...enfim.

    Eu francamente tenho-o como o homem sério, tenho arranjado lá o carro, e não tenho tido razões de queixa, é um pouco mais caro que o zé da esquina mas é uma referência nacional a nível de qualidade...por isso gostava de saber se algum de vós tem uma história parecida.

    #2
    Por vezes acontece isso em certos centros de inspecção , as maquinetas são diferentes e depois acusam um desvio na direcção , a mim aconteceu o mesmo e mostrei a folha do alinhamento que tinha sido feito um par de horas antes e o inspector reconheceu que o carro podia estar alinhado e deu-me a folha verde .
    Com respeito á BOSCH , por vezes vou lá com os carros a gasoleo por motivos de injectores ou bomba e sempre fui bem atendido e de forma eficiente os problemas foram resolvidos .

    Comentário


      #3
      Entao pegas no homem da Bosch ele que va contigo a inspecçao,e fale la isso.E ja agora as oficinas bosch sao franchising.A bosch é referencia nacional,se calhar algumas oficinas franchisadas é que sao uma m€rda.Por acaso tiveste sorte de essa ai a tua beira ser porreiro.

      Comentário


        #4
        Por vezes, quando vou alinhar a direcção, perguntam-me se é para ir à IPO ou se é o alinhamento normal...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Por vezes, quando vou alinhar a direcção, perguntam-me se é para ir à IPO ou se é o alinhamento normal...
          Nao sabia que tinhamos 2 tipos de alinhamentos


          A meu ver acho que a entidade reguladora,ja devia por medias.quanto as maquinas usadas nas oficinas e IPOs.Depois ve-se da os erros que da.Do tipo deviam ser todas universais e com o software igual

          Comentário


            #6
            Por acaso em Janeiro levei o Freelander à IPO e antes fui colocar 4 pneus novos. O tipo da casa dos pneus alinhou "para ir à IPO" e depois voltei lá para ele alinhar e "ficar correcto". Ele explicou-me tecnicamente o porquê mas eu já não me recordo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
              Nao sabia que tinhamos 2 tipos de alinhamentos


              A meu ver acho que a entidade reguladora,ja devia por medias.quanto as maquinas usadas nas oficinas e IPOs.Depois ve-se da os erros que da.Do tipo deviam ser todas universais e com o software igual
              Nalguns dos carros cá de casa existe o alinhamento para andar na estrada e o alinhamento para ir à IPO. Chega ao ridículo de ir o caminho todo com o carro a fugir para a direita só para passar na IPO, depois toca a fazer 30 km de regresso para realinhar.

              O que vale é que só cobram uma vez

              Comentário


                #8
                Ok, como disse anteriormente o sr da Bosch parece-me sério, até hoje não tenho razão de queixa, mas já se sabe que o seguro morreu de velho e nestas coisas nunca se sabe, mas sendo assim percebo que infelizmente isto acontece em Portugal e para variar ninguém faz nada...enfim lá vou eu ter de fazer uma queixa à DECO de forma a que me paguem o valor do novo alinhamento(para ir à IPO) e depois do alinhamento correto

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Por vezes, quando vou alinhar a direcção, perguntam-me se é para ir à IPO ou se é o alinhamento normal...
                  Mesmo !

                  Comentário


                    #10
                    Já foi debatido este assunto aqui no fórum. Isto acontece mesmo, o alinhamento correcto de alguns carros, chumba na inspecção e depois andamos no ridiculo para trás e para a frente a fazer piscinas no alinha e desalinha. Segundo já ouvi, os centros de IPO (não sei se todos) já têm uma lista com essas excepções e portanto, deveriam ter passado o carro (pelos vistos, não a têm).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                      Nao sabia que tinhamos 2 tipos de alinhamentos
                      A meu ver acho que a entidade reguladora,ja devia por medias.quanto as maquinas usadas nas oficinas e IPOs.Depois ve-se da os erros que da.Do tipo deviam ser todas universais e com o software igual
                      Pelo que sei é mais devido aos de tracção traseira.
                      Um amigo meu com um E30 quando foi alinhar a direcção para a IPO o chefe lá da oficina disse-lhe que tinha de ser "desalinhado" porque se não chumbava

                      Comentário


                        #12
                        Essa situação é mais um bom exemplo da treta que são as inspeções no nosso país....a maior parte dos carros para passarem têm de ir desalinhados pois as máquinas dos centros consideram alinhado com um desvio muito próximo dos 0º...quando muitos carros são projetados para terem valores diferentes..... no meu caso mando alinhar para a inspeção e deixo ficar pois a diferença não é muita, mas existem carros que ficam inguiáveis alinhados para ir à inspeção.....

                        Para não falar nos amortecedores.....podem estar nas lonas......mas desde que não tenham fugas e amorteçam o mesmo...mesmo que nada......está ok......

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                          Essa situação é mais um bom exemplo da treta que são as inspeções no nosso país....a maior parte dos carros para passarem têm de ir desalinhados pois as máquinas dos centros consideram alinhado com um desvio muito próximo dos 0º...quando muitos carros são projetados para terem valores diferentes..... no meu caso mando alinhar para a inspeção e deixo ficar pois a diferença não é muita, mas existem carros que ficam inguiáveis alinhados para ir à inspeção.....

                          Para não falar nos amortecedores.....podem estar nas lonas......mas desde que não tenham fugas e amorteçam o mesmo...mesmo que nada......está ok......
                          Os amortecedores do "meu" w202 continuam a passar anualmente, apesar de terem 410k km

                          Comentário


                            #14
                            Infelizmente é o País que temos.

                            O Mercedes do meu pai passa-se o mesmo, só indo desalinhar o carro ele passa na inspeção...
                            Chegaram ao ridículo de dizerem ao meu Pai "para ir à oficina alí ao fundo para desalinhar, e depois voltava lá para alinhar de novo" , deviam de estar a ganhar à comissão

                            A sorte é que eu não estava lá para fazer uma reclamaçãozinha no respectivo livro...


                            Na proxima inspeção quem vai com o carro sou eu, e vou antes à mercedes alinhar devidamente o carro, vou falar com eles, e aí da IPO que me chumbe o carro

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                              Por acaso em Janeiro levei o Freelander à IPO e antes fui colocar 4 pneus novos. O tipo da casa dos pneus alinhou "para ir à IPO" e depois voltei lá para ele alinhar e "ficar correcto". Ele explicou-me tecnicamente o porquê mas eu já não me recordo.
                              Têm haver com o camber das rodas, nos centros de inspecção as máquinas não reconhecem camber's diferentes de 0.

                              Comentário


                                #16
                                Já por cá foi referido várias vezes, qua alguns carros (e isto transversal a muitas marcas), sendo alinhados pelas especificações adequadas e indicadas pela marca, chegados à IPO, chumbam...

                                Como tal e já indicado, em algumas casas quando se vai alinhar a direcção é questionado de facto se vai à IPO.

                                Se assim for, é alinhado de forma que passe na mesma, mas sem estar nos parametros da marca.

                                Posto isto, há quem tenha de "desalinhar" a viatura para ír à IPO e depois, voltar a alinhar a direicção, depois de ter a folha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                  Essa situação é mais um bom exemplo da treta que são as inspeções no nosso país....a maior parte dos carros para passarem têm de ir desalinhados pois as máquinas dos centros consideram alinhado com um desvio muito próximo dos 0º...quando muitos carros são projetados para terem valores diferentes..... no meu caso mando alinhar para a inspeção e deixo ficar pois a diferença não é muita, mas existem carros que ficam inguiáveis alinhados para ir à inspeção.....

                                  Para não falar nos amortecedores.....podem estar nas lonas......mas desde que não tenham fugas e amorteçam o mesmo...mesmo que nada......está ok......
                                  Em relação aos amortecedores, na IPO, o que "vale" é a diferença de amortecimento, entre amortecedores do mesmo eixo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso que te disseram corresponde à verdade.

                                    Aliás, se fores a uma casa de pneus competente e disseres que queres alinhar para ires à IPO eles alinham-te a direcção numa placa de chão (falta-me o nome técnico) conforme têm no IPO e depois dizem-te para lá voltares alinhar a direcção na outra máquina.

                                    Já o vi fazerem em várias viaturas, com especial incidência nos Mercedes.

                                    Ou seja, se eles te alinharem na máquina com valores de fábrica está sujeito a reprovar na IPO, de modo que tem que ser alinhado na outra máquina e, portanto, ir ligeiramente desalinhado, para passar na IPO... é ridículo mas é verdade.


                                    [EDIT] li na transversal e o nto tinha dito precisamente o mesmo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                      Nao sabia que tinhamos 2 tipos de alinhamentos


                                      A meu ver acho que a entidade reguladora,ja devia por medias.quanto as maquinas usadas nas oficinas e IPOs.Depois ve-se da os erros que da.Do tipo deviam ser todas universais e com o software igual
                                      Há, para a inspeção algumas marcas têm de ser desalinhadas, e quando saem da inspeção têm de voltar a alinhar pelas medidas da fabrica.

                                      A mercedes é uma dessas marcas, se fores com as medidas de fabrica é chumbo certo, se o inspetor fôr rigoroso.
                                      Existe variação entre marcas e sistemas de medição, tambem o que ajuda a que tenham de jogar com os graus.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O nome técnico, é ripómetro. Num dos meus carros, que tem convergência negativa de fábrica, também já se lembraram de implicar, mas sem sucesso, pois vem perfeitamente explícitos no manual, os valores de referência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          bem... para os iluminados dos "desalinhamentos para passar" aqui algo para vos por a pensar na burrice que escrevem sem saber.

                                          1º o ripometro apenas mede o paralelismo entre as rodas.
                                          2º o paralelismo é facilmente aldrabado nas casas de alinhamento.
                                          3º o paralelismo verifica-se quando:
                                          3.1 - os angulos de divergencia/convergencia; sopé e avanço estão correctamente afinados.
                                          3.2 - é facil aldrabar a divergencia/convergencia mas se o avanço tiver graus de recuo e o sopé estiver negativo também se albrada bem porque basta apenas "fechar".
                                          4º quando o sopé não está correcto o desgaste nos pneus é tragicamente rapido.
                                          4.1 - o que mais se vê é mercedes com o sopé negativo à brava.....depois a culpa é do centro de ipo....
                                          5 º era buéda fixe que os alinhamentos de 22eur fossem pau para toda a obra mas são raras as casas que têm os inclinometros e as barras de convergencia correctas para cada variante de modelo especifica de cada marca de carros.
                                          6º por acaso sabiam que a esmagadora maioria nos novos chanatos têm de ser alinhados atrás?!?!?
                                          6.1 bolas....assim o alinhamento é mais caro... tipo para o dobro....mas bora lá implicar com os ménes da inspecção porque eles é que são maus profissionais!
                                          7º perguntem lá ao vosso alinhador de serviço o que é o angulo de impulso e o kpi?!?!?
                                          7.1 - ir ao google não vale.....


                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como sempre, quem se lixa é o utilizador final.

                                            Então o meu carro tem um certificado de homologação, a declaração de conformidade e marcação CE do fabricante e altero essas condições que ele prescreve para passar na IPO portuguesa?!?! tendo que depois voltar ironicamente a alterar essas regras de segurança para as que verdadeiramente são as regras de segurança asseguradas pelo fabricante. Está certo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                              Como sempre, quem se lixa é o utilizador final.

                                              Então o meu carro tem um certificado de homologação, a declaração de conformidade e marcação CE do fabricante e altero essas condições que ele prescreve para passar na IPO portuguesa?!?! tendo que depois voltar ironicamente a alterar essas regras de segurança para as que verdadeiramente são as regras de segurança asseguradas pelo fabricante. Está certo.
                                              Podes sempre pedir, o livro de reclamações.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                Podes sempre pedir, o livro de reclamações.
                                                Claro, claro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                  bem... para os iluminados dos "desalinhamentos para passar" aqui algo para vos por a pensar na burrice que escrevem sem saber.

                                                  1º o ripometro apenas mede o paralelismo entre as rodas.
                                                  2º o paralelismo é facilmente aldrabado nas casas de alinhamento.
                                                  3º o paralelismo verifica-se quando:
                                                  3.1 - os angulos de divergencia/convergencia; sopé e avanço estão correctamente afinados.
                                                  3.2 - é facil aldrabar a divergencia/convergencia mas se o avanço tiver graus de recuo e o sopé estiver negativo também se albrada bem porque basta apenas "fechar".
                                                  4º quando o sopé não está correcto o desgaste nos pneus é tragicamente rapido.
                                                  4.1 - o que mais se vê é mercedes com o sopé negativo à brava.....depois a culpa é do centro de ipo....
                                                  5 º era buéda fixe que os alinhamentos de 22eur fossem pau para toda a obra mas são raras as casas que têm os inclinometros e as barras de convergencia correctas para cada variante de modelo especifica de cada marca de carros.
                                                  6º por acaso sabiam que a esmagadora maioria nos novos chanatos têm de ser alinhados atrás?!?!?
                                                  6.1 bolas....assim o alinhamento é mais caro... tipo para o dobro....mas bora lá implicar com os ménes da inspecção porque eles é que são maus profissionais!
                                                  7º perguntem lá ao vosso alinhador de serviço o que é o angulo de impulso e o kpi?!?!?
                                                  7.1 - ir ao google não vale.....


                                                  cumps
                                                  3 coisas:
                                                  - Esse alinhamento está caro;
                                                  - Pago o mesmo pelo alinhamento à frente e atrás;
                                                  - A casa que frequento tem todo o equipamento disponível. Aliás, os MB são alinhados em apenas uma das 5 máquinas disponíveis e de seguida passados no ripómetro (como qq carro para ir à IPO) para não haver problema com os "iluminados" dos inspectores.

                                                  Uma última observação:
                                                  "os ménes" da inspecção são os mesmos que já me passaram carros a travar no ferro, com folgas graves nos sinoblocos dianteiros, que não engrenavam a marcha-atrás pois o selector estava danificado, com pneus montados ao contrário. São também os mesmos que colocam a anotação do alinhamento num carro que não foge em estrada, mas me passam um carro que vai a fugir para a direita.

                                                  Realço que nunca subornei ninguém e que isto se passou em vários centros diferentes

                                                  Já cheguei a levar um carro à IPO, a fazer barulhos nos sinoblocos, para tentar descobrir qual o problema e regressei de lá com uma folha verde sem anotações .

                                                  Enquanto não for feita de forma exacta e competente, para mim, é dinheiro deitado à rua.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Comigo nunca aconteceu.
                                                    Mas digo o que faria se acontecesse isso.
                                                    Iria reclamar e por escrito não verbal.( pagar dois alinhamentos??)
                                                    fazendo prova com documentos das oficinas quando se faz o alinhamento.
                                                    Os IPO´s ou IMTT têm que mudar esses parâmetros.
                                                    Ou terá que ser as oficinas que têm que regular as máquinas e nesse caso será ASAE.

                                                    Acho incrivel este facto, para não dizer absurdo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nunca me aconteceu no carro antigo, reprovar por desalinhamento da direcção, em 16 anos de inspecções, aliás reprovou uma única vez após ter levado com novos colectores e linha de escape por valores de gases anormais.
                                                      Mas quando o 308 fizer 4, vai alinhar a direcção no centro IPO. Assim não tenho problemas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Os amortecedores do "meu" w202 continuam a passar anualmente, apesar de terem 410k km
                                                        A única coisa que medem na IPO é a diferença de eficácia entre os 2 amortecedores. Mais de 30% é dá chumbo. Portanto, se tiveres ambos os amortecedores nas lonas, passa sempre, desde que a diferença entre os 2 esteja dentro dos parâmetros. A vantagem de andar com amortecedores que já devem anos à sucata é que não se percebe.


                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Como sempre, quem se lixa é o utilizador final.

                                                        Então o meu carro tem um certificado de homologação, a declaração de conformidade e marcação CE do fabricante e altero essas condições que ele prescreve para passar na IPO portuguesa?!?! tendo que depois voltar ironicamente a alterar essas regras de segurança para as que verdadeiramente são as regras de segurança asseguradas pelo fabricante. Está certo.
                                                        A tolerância é zero de desvio. Isto não é determinado pelo centro mas sim pelo legislador (IMTT). O centro apenas cumpre o que lhe é pedido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          A única coisa que medem na IPO é a diferença de eficácia entre os 2 amortecedores. Mais de 30% é dá chumbo. Portanto, se tiveres ambos os amortecedores nas lonas, passa sempre, desde que a diferença entre os 2 esteja dentro dos parâmetros. A vantagem de andar com amortecedores que já devem anos à sucata é que não se percebe.




                                                          A tolerância é zero de desvio. Isto não é determinado pelo centro mas sim pelo legislador (IMTT). O centro apenas cumpre o que lhe é pedido.
                                                          Não é uma questão de vantagem, é uma questão de prioridades na vida. O desgate começou a sentir-se a partir dos 350k km e apenas com o carro carregado. Agora já começa a notar-se com o carro descarregado, pelo que a substituição está para "breve".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                            A tolerância é zero de desvio. Isto não é determinado pelo centro mas sim pelo legislador (IMTT). O centro apenas cumpre o que lhe é pedido.
                                                            Eu não disse o contrário. Defendi o utilizador final, se leste bem...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X