Boas pessoal do mundo automóvel
Estou a precisar da vossa ajuda... levei o carro da minha namorada (Suzuki Liana 1.3 de 2003 - 90cv) ao centro de inspecções no final do mês passado e os valores de CO estavam altos (0,66) ... no entanto, segundo ela, parece que já o ano passado foi a mesma história... levei ao mecânico, ele deu-me um produto para meter no deposito da gasolina... hoje meti o produto e atestei com Repsol 98.. fiz 120km de AE com ele quase sempre nas 4.000rpm por vezes um pouco mais, e levei outra vez o carro ao mecânico para medir os valores... mas sem sucesso pois continuavam altos e que pareciam aumentar consoante se acelerava... quando o motor estava ao ralenti tirei foto com o telemóvel porque os valores de HC iam aumentando com o tempo:
VALORES AO RALENTI:
Sem Título.jpg
Sem Título 2.jpg
O mecânico andou a ver melhor, ligou lá um aparelho electronico perto da consola e depois mostrou-me no computador um gráfico que supostamente acusa falha da segunda sonda lambda que está perto do catalisador (este carro tem duas sondas lambdas).
Sem Título 3.jpg
Sonda original custa somente 213€... No entanto estive a pesquisar na net e a sonda lambda avariada é segundo as referências da Bosch uma sonda de diagnóstico.
A minha questão é, será possível uma sonda lambda de diagnóstico causar CO e HC elevados? Qual é realmente a função da sonda de diagnóstico face à sonda de regulação que está mais perto da cabeça do motor?
Segundo o que li, quando o HC está elevado, significa que a gasolina não está a ser toda queimada e que parte dessa gasolina está a ser expelida pelo escape.... e que geralmente o CO e HC não estão relacionados. Alguém confirma?
Realmente sente-se um cheiro forte quando o carro está a trabalhar. Acho estranho é na IPO não terem falado do HC e somente do CO... será que o HC alto surgiu agora?
NOTAS: O ano passado quando o carro chumbou, foram feitos testes de pressão dos injectores, trocadas as velas e colocar um catalisador universal novo (300€).. nada disso resultou. Segundo a minha namorada, o ano passado o carro só passou porque houve um mecânico no Algarve que puxou por ele e depois levou logo de seguida ao IPO e passou.
Toda a ajuda é bem vinda! Sugestões, opniões ou até mesmo contactos de mecânicos que percebam de suzukis na zona de Lisboa.
Obrigado desde já!
Estou a precisar da vossa ajuda... levei o carro da minha namorada (Suzuki Liana 1.3 de 2003 - 90cv) ao centro de inspecções no final do mês passado e os valores de CO estavam altos (0,66) ... no entanto, segundo ela, parece que já o ano passado foi a mesma história... levei ao mecânico, ele deu-me um produto para meter no deposito da gasolina... hoje meti o produto e atestei com Repsol 98.. fiz 120km de AE com ele quase sempre nas 4.000rpm por vezes um pouco mais, e levei outra vez o carro ao mecânico para medir os valores... mas sem sucesso pois continuavam altos e que pareciam aumentar consoante se acelerava... quando o motor estava ao ralenti tirei foto com o telemóvel porque os valores de HC iam aumentando com o tempo:
VALORES AO RALENTI:
Sem Título.jpg
Sem Título 2.jpg
O mecânico andou a ver melhor, ligou lá um aparelho electronico perto da consola e depois mostrou-me no computador um gráfico que supostamente acusa falha da segunda sonda lambda que está perto do catalisador (este carro tem duas sondas lambdas).
Sem Título 3.jpg
Sonda original custa somente 213€... No entanto estive a pesquisar na net e a sonda lambda avariada é segundo as referências da Bosch uma sonda de diagnóstico.
A minha questão é, será possível uma sonda lambda de diagnóstico causar CO e HC elevados? Qual é realmente a função da sonda de diagnóstico face à sonda de regulação que está mais perto da cabeça do motor?
Segundo o que li, quando o HC está elevado, significa que a gasolina não está a ser toda queimada e que parte dessa gasolina está a ser expelida pelo escape.... e que geralmente o CO e HC não estão relacionados. Alguém confirma?
Realmente sente-se um cheiro forte quando o carro está a trabalhar. Acho estranho é na IPO não terem falado do HC e somente do CO... será que o HC alto surgiu agora?
NOTAS: O ano passado quando o carro chumbou, foram feitos testes de pressão dos injectores, trocadas as velas e colocar um catalisador universal novo (300€).. nada disso resultou. Segundo a minha namorada, o ano passado o carro só passou porque houve um mecânico no Algarve que puxou por ele e depois levou logo de seguida ao IPO e passou.
Toda a ajuda é bem vinda! Sugestões, opniões ou até mesmo contactos de mecânicos que percebam de suzukis na zona de Lisboa.
Obrigado desde já!
Comentário