Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chumbo na Inspeccção - Valores de CO e HC altos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chumbo na Inspeccção - Valores de CO e HC altos!

    Boas pessoal do mundo automóvel

    Estou a precisar da vossa ajuda... levei o carro da minha namorada (Suzuki Liana 1.3 de 2003 - 90cv) ao centro de inspecções no final do mês passado e os valores de CO estavam altos (0,66) ... no entanto, segundo ela, parece que já o ano passado foi a mesma história... levei ao mecânico, ele deu-me um produto para meter no deposito da gasolina... hoje meti o produto e atestei com Repsol 98.. fiz 120km de AE com ele quase sempre nas 4.000rpm por vezes um pouco mais, e levei outra vez o carro ao mecânico para medir os valores... mas sem sucesso pois continuavam altos e que pareciam aumentar consoante se acelerava... quando o motor estava ao ralenti tirei foto com o telemóvel porque os valores de HC iam aumentando com o tempo:


    VALORES AO RALENTI:

    Sem Título.jpg


    Sem Título 2.jpg


    O mecânico andou a ver melhor, ligou lá um aparelho electronico perto da consola e depois mostrou-me no computador um gráfico que supostamente acusa falha da segunda sonda lambda que está perto do catalisador (este carro tem duas sondas lambdas).

    Sem Título 3.jpg

    Sonda original custa somente 213€... No entanto estive a pesquisar na net e a sonda lambda avariada é segundo as referências da Bosch uma sonda de diagnóstico.

    A minha questão é, será possível uma sonda lambda de diagnóstico causar CO e HC elevados? Qual é realmente a função da sonda de diagnóstico face à sonda de regulação que está mais perto da cabeça do motor?

    Segundo o que li, quando o HC está elevado, significa que a gasolina não está a ser toda queimada e que parte dessa gasolina está a ser expelida pelo escape.... e que geralmente o CO e HC não estão relacionados. Alguém confirma?

    Realmente sente-se um cheiro forte quando o carro está a trabalhar. Acho estranho é na IPO não terem falado do HC e somente do CO... será que o HC alto surgiu agora?

    NOTAS: O ano passado quando o carro chumbou, foram feitos testes de pressão dos injectores, trocadas as velas e colocar um catalisador universal novo (300€).. nada disso resultou. Segundo a minha namorada, o ano passado o carro só passou porque houve um mecânico no Algarve que puxou por ele e depois levou logo de seguida ao IPO e passou.

    Toda a ajuda é bem vinda! Sugestões, opniões ou até mesmo contactos de mecânicos que percebam de suzukis na zona de Lisboa.

    Obrigado desde já!

    #2
    Se a sonda estiver avariada com com problemas de leitura, dá informações erradas á centralina e esta não faz a mistura ar/combustível correcta e dai causar o CO elevado.
    Os HC elevados podem ser causados por consumo de oleo devido a folgas de segmentos, por exemplo.

    Um erro que muita gente faz é esperar na IPO pela sua vez com o motor parado, baixando a temperatura do motor e do catalisador podendo mesmo em certos casos chumbar porque o catalisador não estava á temperatura ideal de funcionamento, logo não fazendo a reacção quimica de conversão de gases

    Comentário


      #3
      O problema tanto pode vir de uma das sondas como de ambas ou no pior dos casos, mesmo vir do catalizador.

      Tenho o mesmo problema numa Alfa 156 e o problema é dos catalizadores. No meu caso as sondas estao a dar valores correctos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Se a sonda estiver avariada com com problemas de leitura, dá informações erradas á centralina e esta não faz a mistura ar/combustível correcta e dai causar o CO elevado.
        Os HC elevados podem ser causados por consumo de oleo devido a folgas de segmentos, por exemplo.

        Um erro que muita gente faz é esperar na IPO pela sua vez com o motor parado, baixando a temperatura do motor e do catalisador podendo mesmo em certos casos chumbar porque o catalisador não estava á temperatura ideal de funcionamento, logo não fazendo a reacção quimica de conversão de gases
        Tal como foi dito, a função da sonda lambda é controla a relação A/F, ou seja, air / fuel. Se tens valores de CO elevados significa que o teu automóvel está a fazer uma combustão incompleta, não queima todo o combustível introduzido, pelo que em vez de se transformar em CO2 transforma-se em CO.

        Numa reação estequiométrica não existe formação de CO, logo se a sonda lambda estivesse a funcionar convenientemente deveria aparecer 0.0 nos registos da inspeção periódica.

        Os HC elevados podem acontecer também devido ao mau funcionamento da sonda.

        Comentário


          #5
          Essa escala de tempos nos testes das sondas lambda está mesmo correcta? Se a sonda 1 está a oscilar com esse intervalo todo de tempo, então está morta...

          A sonda 2 só serve para acender a luzinha de avaria no motor (MIL), a que realmente controla a mistura é a que está antes do catalisador.

          Minha sugestão: passa por um centro Bosch para te analisarem as sondas e, porque não?, fazer um diagnóstico completo (custa o mesmo...)

          Comentário


            #6
            Boas pessoal,

            CL, eu os tempos do gráfico não te sei dizer, só mesmo perguntando ao mecânico.. ele só mencionou as voltagens, e segundo o mecânico, a sonda 2 é a que está ao pé do catalisador e a sonda 1 é a que está perto do motor... em que ficamos afinal? Seja como for, a sonda que dizes ser essencial diagnosticar ou trocar é a que está perto (antes) do catalisador, correcto? Também concordas que é o suficiente para alterar valores de CO e HC? Ou achas que os valores de HC têm outra causa?

            O diagnóstico na bosch consegue detectar coisas que outras máquinas não conseguem? É que na Cimpomotor (representante oficial da Suzuki) disseram logo que nestes carros, se não aparece luz de avaria do motor, que a máquina deles não detecta nada e que não valia apena. E realmente confirma-se, pois na máquina de diagnóstico do mecânico também não aparecem erros nenhuns.

            Volvoxc60, já percebi que és químico ou gostas de química mas tanto na inspecção como na oficina, ninguém menciou o valor da sonda lambda, por isso deduzo que o valor lambda apresentado é normal e que não precisa ser 0.0, ou referiaste ao valor de CO? O valor de CO deve ser 0.0 em todos os carros? Então porque existe um limite de 0,3?

            Já agora o que acham das sondas lambdas aftermarket? Como a da Bosch por exemplo? É que a diferença de preço é abismal... Bosch: 80€ (na net) - Suzuki: 213€ O mecânico disse que era melhor meter a de origem por causa das diferenças de voltagem, etc.. mas fiquei naquela... se fosse uma diferença mínima compreendía, mas o carro tem 10 anos de idade, e o valor de mercado é bastante baixo.. acho que não compensa meter peças de origem sem sequer ter a certeza que o problema é mesmo da sonda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bfamim Ver Post
              Boas pessoal,

              CL, eu os tempos do gráfico não te sei dizer, só mesmo perguntando ao mecânico.. ele só mencionou as voltagens, e segundo o mecânico, a sonda 2 é a que está ao pé do catalisador e a sonda 1 é a que está perto do motor... em que ficamos afinal? Seja como for, a sonda que dizes ser essencial diagnosticar ou trocar é a que está perto (antes) do catalisador, correcto? Também concordas que é o suficiente para alterar valores de CO e HC? Ou achas que os valores de HC têm outra causa?

              O diagnóstico na bosch consegue detectar coisas que outras máquinas não conseguem? É que na Cimpomotor (representante oficial da Suzuki) disseram logo que nestes carros, se não aparece luz de avaria do motor, que a máquina deles não detecta nada e que não valia apena. E realmente confirma-se, pois na máquina de diagnóstico do mecânico também não aparecem erros nenhuns.

              Volvoxc60, já percebi que és químico ou gostas de química mas tanto na inspecção como na oficina, ninguém menciou o valor da sonda lambda, por isso deduzo que o valor lambda apresentado é normal e que não precisa ser 0.0, ou referiaste ao valor de CO? O valor de CO deve ser 0.0 em todos os carros? Então porque existe um limite de 0,3?

              Já agora o que acham das sondas lambdas aftermarket? Como a da Bosch por exemplo? É que a diferença de preço é abismal... Bosch: 80€ (na net) - Suzuki: 213€ O mecânico disse que era melhor meter a de origem por causa das diferenças de voltagem, etc.. mas fiquei naquela... se fosse uma diferença mínima compreendía, mas o carro tem 10 anos de idade, e o valor de mercado é bastante baixo.. acho que não compensa meter peças de origem sem sequer ter a certeza que o problema é mesmo da sonda.
              Existe um limite porque normalmente os equipamentos degradam-se ao longo dos tempos conseguindo, mesmo assim, manter um nível que não seja muito prejudicial. Ainda que efetivamente, se tudo estiver a funcionar perfeitamente, acredito que apareça 0.0 nos valores de CO.

              O valor da sonda lambda tem que ver com a relação ar/comb e, indiretamente com os valores CO.

              E não, não sou Químico .

              Comentário


                #8
                Ah, e já agora, a diferença de preço das sondas é abismal... Acho que optava por uma Bosch já que a da Suzuki deve ser Bosch na mesma, digo eu.

                Comentário


                  #9
                  No Bosch ou noutra casa boa têm máquinas adequadas para ler esses dados. Facilmente te testam as sondas lambda mas a que estará mal será a 1ª, a que está colocada no colector de escape (antes do catalisador principal).

                  Bosch ou NTK/NGK não são sondas "aftermarket", normalmente são até as originais... e por saber das diferenças de preços te sugeri lá ir...

                  Tipicamente as sondas devem ter essa amplitude de medida (em tensão) mas com períodos entre 0,3 e 0,6 segundos (nunca esses... já não me lembro, 5 segundos???)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    No Bosch ou noutra casa boa têm máquinas adequadas para ler esses dados. Facilmente te testam as sondas lambda mas a que estará mal será a 1ª, a que está colocada no colector de escape (antes do catalisador principal).

                    Bosch ou NTK/NGK não são sondas "aftermarket", normalmente são até as originais... e por saber das diferenças de preços te sugeri lá ir...

                    Tipicamente as sondas devem ter essa amplitude de medida (em tensão) mas com períodos entre 0,3 e 0,6 segundos (nunca esses... já não me lembro, 5 segundos???)

                    Exatamente, nada como um bom diagnóstico para saberes qual é o problema em definitivo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                      Ah, e já agora, a diferença de preço das sondas é abismal... Acho que optava por uma Bosch já que a da Suzuki deve ser Bosch na mesma, digo eu.
                      Existe a possibilidade da sonda aftermarket não ser totalmente compativel.No meu Punto 1.2 troquei a sonda por uma não original e o carro ficou a falhar apartir duma certa rotação. A solução foi limpar bem a que lá estava, ficou perfeito.

                      Quanto ao problema do user. Penso que levar o carro ás 4000rpm não será suficiente. Já fizeste alguma vez limpeza à borboleta? Vê aqui Limpeza do corpo de borboleta. Por dentro da oficina. - YouTube

                      Comentário


                        #12
                        As Maf's, só acusam erro, se estiverem a resistência queimada. Pode muito bem, já ter ido com os "porcos", e não acusar erro nenhum.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X