Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Risco de disparo de airbags em acidente com animais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Risco de disparo de airbags em acidente com animais

    Há dias ia tendo um acidente que me deixou e meditar. Vinha de noite com o cc ligado nos 120 km/h na A25, quando de repente me aparecem vários cães já com algum porte a começar a atravessar a estrada. Travagem a fundo, deu logo para ver que não ia conseguir parar antes de lhes bater, mas por sorte um continuou a atravessar e os outros voltaram atrás, abrindo espaço suficiente na estrada para passar por eles sem bater em nenhum. Abençoado ABS...

    Depois fiquei a pensar no que poderia ter acontecido se tivesse colidido com os cães. Seria um impacto bastante forte, pois apesar da travagem ainda passei por eles a boa velocidade, uns bons 50-60 km/h, e eram vários já com algum porte. A dúvida é se numa situação destas havendo colisão existe o risco de dispararem os airbagas. É que isso podia gerar um acidente ainda mais grave, pois ao levar com um airbag na cara com o carro a deslocar-se ainda a alguma velocidade, o mais provável era deixar de conseguir controlar a trajectória até acabar por bater em mais alguma coisa.

    Em que condições é que os airbags disparam? Podemos correr o risco de precisar de continuar a controlar o carro e levar com eles na cara?

    #2
    Bem, tu a 120/130km/h e um cão de 20/30kg á frente, mesmo travando, vá que sejam 90/100km/h, ainda faz um bom estrago, se te abrem os Airbags, provavelmente sim.

    Comentário


      #3
      Só por curiosidade, em que zona é que te aconteceu isso? Há uns anos, o meu pai teve um "encontro" com um gato a uns 120/130, na altura partiu um farol de nevoeiro e o encaixe do lip do Focus! Foi perto da saída para Fornos, onde há pouca (ou nenhuma) rede de telemóvel

      E respondendo à tua questão, depende. É mesmo isto, depende da zona com que os atingires, mas o mais provável é que abram.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
        Há dias ia tendo um acidente que me deixou e meditar. Vinha de noite com o cc ligado nos 120 km/h na A25, quando de repente me aparecem vários cães já com algum porte a começar a atravessar a estrada. Travagem a fundo, deu logo para ver que não ia conseguir parar antes de lhes bater, mas por sorte um continuou a atravessar e os outros voltaram atrás, abrindo espaço suficiente na estrada para passar por eles sem bater em nenhum. Abençoado ABS...

        Depois fiquei a pensar no que poderia ter acontecido se tivesse colidido com os cães. Seria um impacto bastante forte, pois apesar da travagem ainda passei por eles a boa velocidade, uns bons 50-60 km/h, e eram vários já com algum porte. A dúvida é se numa situação destas havendo colisão existe o risco de dispararem os airbagas. É que isso podia gerar um acidente ainda mais grave, pois ao levar com um airbag na cara com o carro a deslocar-se ainda a alguma velocidade, o mais provável era deixar de conseguir controlar a trajectória até acabar por bater em mais alguma coisa.

        Em que condições é que os airbags disparam? Podemos correr o risco de precisar de continuar a controlar o carro e levar com eles na cara?
        O risco existe sempre, como em qualquer toque. Basta haver o accionamento de um sensor e puff!!

        Uma amiga minha, com um Polo 1.4 TDI de 2005, deu um toque de nada noutro carro (o pára-choques só precisou de pintura) e dispararam uma série de airbags no carro dela...

        Infelizmente como venho de uma zona rural já me confrontei com situações como a que descreves e já houve duas vezes em que não tive hipótese de me desviar. Em nenhuma das vezes houve disparo de airbag.

        Resumindo, a hipótese existe mas é bastante reduzida.

        Comentário


          #5
          Não te preocupes com os airbags pq o carro pode ser perda total. Aconteceu com um carro que ia uns metros à minha frente... e foi só um cão, tipo pastor alemão.

          Talvez o embate fosse a uns 70-80, porque, como sabes, desde ver a situação, até reagir e abrandar... vão muitos metros de estrada (sobretudo à noite).

          Os airbags abrem e fecham num instante, mas há alguns segundos em que não se deve ver nada! Felizmente ainda nunca vi os meus...

          Comentário


            #6
            Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

            Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
              Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

              Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...
              Alguém precisa da ajuda do GTTDI...ouvi falar em airbags....?



              Airbag Test



              https://www.youtube.com/watch?v=KZOdljBtoeo

              O funcionamento dos airbags é algo muito complicado, e talvez uns dos maiores avanços em termos de rapidez de processamento de informação. Em milésimos de segundo a centralina detecta o impacto, averigua a violencia do embate, decide se apenas o disparo dos pre tensores dos cintos sao suficientes, ou se pelo contrario e necessario activar os airbags.

              Deixo-vos alguns videos, através dos quais podem tirar algumas conclusoes.


              Airbag Test



              https://www.youtube.com/watch?v=KZOdljBtoeo


              HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test


              https://www.youtube.com/watch?v=xQS-7heF-og

              (minuto 1:52)

              https://www.youtube.com/watch?v=RTTtLQ6Ml6A

              https://www.youtube.com/watch?v=WWVVN9Uh0O0

              https://www.youtube.com/watch?v=TVeH-31qlH8
              Editado pela última vez por GTTDI; 14 July 2013, 06:58.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

                Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...
                É basicamente isto, os airbags disparam em caso de um embate com uma força a 3G, o que deve dar praí 60km/h contra um objeto deformável, posso estar enganado em relação aos valores. Portanto a tua maior preocupação em caso de embate contra animais seria se eles têm o seguro em dia ou não

                Comentário


                  #9
                  Sei de um 330 CD, que em plena Auto-estrada, colheu um cão, a cerca de 130 Kmh, e arrebentou literalmente, com a dianteira do carro. Desde radiadores, óptica, para-choques, capot, apoios, e mais uma série de coisas. Foram cerca de €4.000 só de reparação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                    Só por curiosidade, em que zona é que te aconteceu isso? Há uns anos, o meu pai teve um "encontro" com um gato a uns 120/130, na altura partiu um farol de nevoeiro e o encaixe do lip do Focus! Foi perto da saída para Fornos, onde há pouca (ou nenhuma) rede de telemóvel

                    E respondendo à tua questão, depende. É mesmo isto, depende da zona com que os atingires, mas o mais provável é que abram.
                    Não foi longe daí, não...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      Não te preocupes com os airbags pq o carro pode ser perda total. Aconteceu com um carro que ia uns metros à minha frente... e foi só um cão, tipo pastor alemão.

                      Talvez o embate fosse a uns 70-80, porque, como sabes, desde ver a situação, até reagir e abrandar... vão muitos metros de estrada (sobretudo à noite).

                      Os airbags abrem e fecham num instante, mas há alguns segundos em que não se deve ver nada! Felizmente ainda nunca vi os meus...
                      A questão que me preocupa não é a financeira, mas sim a de segurança. Numa situação em que se está a tentar controlar e imobilizar o carro, a última coisa que queremos é levar com uns airbags na cara...é mais nesse sentido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                        Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

                        Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...
                        Faz sentido. É que o disparo dos airbags em situações como esta não só não ajudam nada, como podem levar a um acidente!

                        Comentário


                          #13
                          O disparo dos airbags é uma situação que é um bocado incógnita e depende de vários factor, como a desaceração, a zona do impacto, a forma do objecto no qual se embate, etc.

                          Sei de perto do caso de um grande amigo meu quem, em plena AE a cerca de 110km/h, depois de uma ultrapassagem, embateu no carro da frente devido a este ter travado de forma repentina. Posso dizer que a frente do carro ficou toda destruída e no entanto, airbags... nada

                          Comentário


                            #14
                            Para a massa corporal de um cão de porte médio/grande não posso dizer nada pois não sei mesmo. No entanto aqui há uns 5 anos atrás a minha ex-namorada teve um embate de alguma violência contra um javali que pesava á volta de 110kg, os airbags dispararam...

                            Comentário


                              #15
                              Andava aí um vídeo na net,em que uma velhota a atravessar uma passadeira deu uma bengalada no pára choques de um Mercedes que parou muito em cima dela,e o gajo levou com o disparo do airbag nas fuças.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Andava aí um vídeo na net,em que uma velhota a atravessar uma passadeira deu uma bengalada no pára choques de um Mercedes que parou muito em cima dela,e o gajo levou com o disparo do airbag nas fuças.
                                Ao menos estava parado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou a ver que em princípio não disparam, mas...nunca se sabe.

                                  Volto ao mesmo, deve ser bem complicado ir numa travagem de emergência a tentar controlar o carro e levar com um airbag na cara...mas suponho que os poucos azares em que isto aconteça são compensados pelas muitas situações em que de facto ajudam a salvar vidas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não acredito nos airbags como salvadores de vidas,mas sim como diminuidores de danos corporais em acidentes menos graves.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só posso falar de experiência pessoal.
                                      A minha "Maria" vinha com a C30 e colheu 3 Javalis (matando 2), um deles com cerca de 100Kg, em EN. Vinha a cerca de 90km/h mas não teve, sequer, tempo de meter o pé ao travão.
                                      Já passou os 6.000€ de arranjo mas não disparou, nem airbags, nem pré-tensores, senão tenho a impressão que era menos uma C30...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                        Só posso falar de experiência pessoal.
                                        A minha "Maria" vinha com a C30 e colheu 3 Javalis (matando 2), um deles com cerca de 100Kg, em EN. Vinha a cerca de 90km/h mas não teve, sequer, tempo de meter o pé ao travão.
                                        Já passou os 6.000€ de arranjo mas não disparou, nem airbags, nem pré-tensores, senão tenho a impressão que era menos uma C30...

                                        Ainda ficaste com javali para o resto do ano

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                          Só posso falar de experiência pessoal.
                                          A minha "Maria" vinha com a C30 e colheu 3 Javalis (matando 2), um deles com cerca de 100Kg, em EN. Vinha a cerca de 90km/h mas não teve, sequer, tempo de meter o pé ao travão.
                                          Já passou os 6.000€ de arranjo mas não disparou, nem airbags, nem pré-tensores, senão tenho a impressão que era menos uma C30...
                                          Aconteceu cá em casa uma situação muito semelhante, embora o acidente tenha sido com outro carro.

                                          Quando respondi a este tópico não me lembrei...a minha mãe teve um acidente no ano passado (sem culpa!) e os Airbags também não abriram, caso isso tivesse acontecido, o seguro não tinha composto o carro (já vão perceber porquê...)

                                          Este corsa entrou à estrada sem respeitar um STOP e a minha mãe não teve tempo de travar, era zona de 50km/h mas ela ia com certeza a mais.



                                          O Passat da minha mãe ficou neste estado









                                          Aqui já com tudo desmontado, teve de levar a frente toda nova



                                          E nem um Airbag abriu! Ainda assim, o valor da reparação, foi de 6000€ certos e se os Airbags tivessem aberto, o seguro não iria cobrir quase 7000€ de reparação
                                          Editado pela última vez por 3BG; 14 July 2013, 20:38.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                            A questão que me preocupa não é a financeira, mas sim a de segurança. Numa situação em que se está a tentar controlar e imobilizar o carro, a última coisa que queremos é levar com uns airbags na cara...é mais nesse sentido.
                                            Não existe isso de "levar com airbags na cara". Num impacto suficientemente grave para os activar, quando deres por ela já o airbag está vazio à tua frente.


                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            Não acredito nos airbags como salvadores de vidas,mas sim como diminuidores de danos corporais em acidentes menos graves.
                                            Não podias estar mais errado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                              Aconteceu cá em casa uma situação muito semelhante, embora o acidente tenha sido com outro carro.

                                              Quando respondi a este tópico não me lembrei...a minha mãe teve um acidente no ano passado (sem culpa!) e os Airbags também não abriram, caso isso tivesse acontecido, o seguro não tinha composto o carro (já vão perceber porquê...)

                                              Este corsa entrou à estrada sem respeitar um STOP e a minha mãe não teve tempo de travar, era zona de 50km/h mas ela ia com certeza a mais.



                                              O Passat da minha mãe ficou neste estado









                                              Aqui já com tudo desmontado, teve de levar a frente toda nova



                                              E nem um Airbag abriu! Ainda assim, o valor da reparação, foi de 6000€ certos e se os Airbags tivessem aberto, o seguro não iria cobrir quase 7000€ de reparação
                                              Há aqui muito boa gente que devia ler, a pagina do manual de instruções dos seus carros, referentes à activação dos airbags antes de participarem neste tópico

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                Há aqui muito boa gente que devia ler, a pagina do manual de instruções dos seus carros, referentes à activação dos airbags antes de participarem neste tópico
                                                Caro, já li o manual do carro algumas vezes antes, mas fui rever o que lá tem escrito sobre isto e até tirei foto! Não acho muito normal, os airbags não terem aberto, depois de uma colisão a 60/70 com outro veículo em que toda a frente deformou e as proteções até recuaram vários centímetros, tendo sido preciso recorrer à mestra!
                                                Portanto, como havia dito antes, depende. Não é possível determinar com precisão se vão abrir ou não.

                                                Editado pela última vez por 3BG; 14 July 2013, 21:04.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  Alguém precisa da ajuda do GTTDI...ouvi falar em airbags....?

                                                  HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test


                                                  https://www.youtube.com/watch?v=xQS-7heF-og

                                                  (minuto 1:52)
                                                  Por exemplo neste video da espace, não devia ser suposto o airbag abrir? É que dão para ver no minuto 2:24 que o condutor bate com a cabeça no volante, e não parece ser muito devagar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                    Por exemplo neste video da espace, não devia ser suposto o airbag abrir? É que dão para ver no minuto 2:24 que o condutor bate com a cabeça no volante, e não parece ser muito devagar.
                                                    Tambem estranhei mas de fato nao houve necessidade de funcionarem.
                                                    Já agora existe aqui alguem que tenha literalmente levado com um airbag na cara?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NAmaral Ver Post
                                                      Tambem estranhei mas de fato nao houve necessidade de funcionarem.
                                                      Já agora existe aqui alguem que tenha literalmente levado com um airbag na cara?
                                                      Mas bater com o nariz no volante num choque aquela velocidade ainda deve ser coisa para fazer uns estragos na cara.

                                                      Felizmente nunca passei por isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Não existe isso de "levar com airbags na cara". Num impacto suficientemente grave para os activar, quando deres por ela já o airbag está vazio à tua frente.
                                                        Uma perspectiva interessante. O que estás a dizer é que num impacto em que o condutor não é atirado contra o volante, se o airbag disparar não atinge a cara do condutor nem obstrui a visão por mais do que uma fracção de segundo. É isso?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                          Por exemplo neste video da espace, não devia ser suposto o airbag abrir? É que dão para ver no minuto 2:24 que o condutor bate com a cabeça no volante, e não parece ser muito devagar.
                                                          Eu diria que pensava que sim, teriam que funcionar. Mas o mais curioso é que o da Espace mais antiga, funcionou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                            Uma perspectiva interessante. O que estás a dizer é que num impacto em que o condutor não é atirado contra o volante, se o airbag disparar não atinge a cara do condutor nem obstrui a visão por mais do que uma fracção de segundo. É isso?
                                                            Acho que sim.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X