Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Acidente] Sinto-me revoltado! Acidente com carro sem seguro.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Sinto-me revoltado! Acidente com carro sem seguro.

    Como o título indica, estou revoltado.
    A minha mulher teve um acidente. Seguia na sua via descansada da vida, quando uma condutora entrou na estrada onde ela seguia, em sentido oposto e virou à esquerda, atravessando a via onde seguia a minha mulher.
    Ela travou mas não conseguiu evitar o embate na lateral do outro carro.
    A outra condutora não tinha seguro.
    O nosso carro foi para a oficina e todo reparado pois tenho seguro de danos próprios nos carros.
    A minha revolta começa a partir do momento em que pago os 250 euros da franquia pois a outra não tinha seguro e me informam que tenho de ir reclamar os mesmos ao Fundo de Garantia Automóvel.
    Então mas que raio? Eu pago um seguro, largo 250 euros dum acidente em que a minha companhia diz que não somos responsáveis e que a culpa do acidente é da outra e ainda tenho que os ir pedir ao FGA???
    Pedir sim, porque ao telefone com a minha seguradora, foi esse o termo empregue pela telefonista.
    Pedir sim, porque ao telefone com a gaja mais antipática com quem já falei ao telefone, foi o termo empregue pela mesma mais os 500 mil documentos que pediu para me devolverem o que é meu e que a outra, caso tivesse seguro ia pagar.
    Mas não vão ser mais teimosos que eu. Vou reunir TUDO o que me pediram e vou lá buscar os meus 250 euros.

    Revolto-me ainda mais se souber que a outra condutora anda para aí sem seguro e nada mais lhe deve acontecer sem ser os 500 euros que levou de multa, porque pelo que me diz a minha seguradora, como tenho seguro de danos próprios, foi esse que foi activado mas que não me vão agravar o seguro.
    Cada vez mais convencido que o que compensa é andar para aí sem seguro, porque em caso de acidente, pago a coima e os outros que se lixem.

    Pronto, já desabafei!

    #2
    Bem-vindo ao Mundo real.

    Infelizmente é assim, as seguradoras são piores do que a máfia. Na hora de fazer o seguro e pagar somos os melhores clientes do Mundo mas quando precisamos delas... mesmo para coisas que para nós são muito importantes e para eles insignificantes, estamos bem fo.....lixados.

    As seguradoras são das poucas (mesmo poucas) instituições que eu só não roubo porque não posso. Se eu descobrisse maneira segura de lhes sacar uns milhões nem hesitava.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Lamento a situação em que está envolvido e compreendo perfeitamente a frustração/raiva a lidar com casos como este. Eu tb tive há uns tempos uma situação semelhante com um carro de um familiar em que bateram por trás e fugiram. A conclusão a que cheguei é que o processo junto do Instituto de Seguros de Portugal é burocrático e lento, mas que normalmente acaba em bem desde que os pressupostos que eles obrigam para pagar estejam preenchidos. Acho muito bem que vá até ao fim para que lhe devolvam o dinheiro da franquia.

      Comentário


        #4
        Só uma questão, O pagamento da franquia não é da responsabilidade do tomador do seguro?

        Comentário


          #5
          Só estranho os 250 € da franquia. Digo isto porque em Janeiro a minha Mãe esteve envolvida num acidente com um tipo sem seguro, também não teve culpa, e em 15 dias já tinha o carro arranjado, sem pagar nada, e até lhe deram outro para andar enquanto esteve na oficina a ser reparado.

          P.S. Também tinha seguro contra danos próprios, com franquia.

          Comentário


            #6
            Eu sou do contra, por isso não percebo a tua indignação ou melhor, percebo, porque não se sabe o que se compra.

            O habitual é temos um acidente, reclamamos a quem causou os danos. Nesse caso não há seguro, duas hipoteses: ou reclamas ao causador diretamente ou Fundo de Garantia Automóvel.

            Atualmente, se o carro lesado tem "Danos Próprios", primeiro terão que ser ativadas essas coberturas, pagando o FGA (eventualmente) o restante - franquias e outros eventuais danos não coberto pelo seguro próprio.
            Se o teu seguro tem uma franquia, essa é sempre deduzida pelo teu contrato. Podias ter franquia zero.

            (há uns anos, pagavam tudo e deduziam sempre, 250€).

            Refira-se que o FGA se vier a pagar, terá direito de regresso sobre o causador do sinistro sem seguro, pelo que, pagou a multa e irá ser chamada muito provavelmente para pagar o restante.
            Para o Lesado é mais rápido (muito mais) ser reembolsado pelo FGA.

            Tirando a antipatia, não vejo onde o procedimento terá fugido ao que está Legalmente previsto.
            Editado pela última vez por Valium; 15 July 2013, 15:48.

            Comentário


              #7
              O pagamento da franquia é da responsabilidade do tomador do seguro, quando não há outro envolvido.
              Se a culpa do acidente, neste caso, não é do tomador do seguro, a outra seguradora é que é responsável pelo pagamento da reparação. Ora não havendo essa outra seguradora, a reparação do meu carro foi pela "parte" de danos próprios do meu seguro e aí, eu tive de liquidar os 250 euros para levantar o meu carro. Agora, supostamente a minha seguradora dever-me-ia ressarcir desse montante e posteriormente, ELA MESMA pedir o valor da reparação mais franquia ao FGA ou à coutra condutora. Mas não, como eu sou o elo mais fraco, eu que vá pedir ao FGA o que é meu por direito!

              Comentário


                #8
                A franquia é um valor deduzido ao que a companhia paga, que fica a teu cargo SEMPRE, por isso é um dano teu e não da companhia.
                Com outra companhia poderia pedir tudo, mas se não resolver amigavelmente, só tu poderás exigir isso...
                O teu seguro poderá, eventualmente, reclamar o que pagou na reparação.

                Podes eventualmente recorrer às tuas coberturas, por ex. Defesa Jurídica ou Protecção Jurídica.
                Editado pela última vez por Valium; 15 July 2013, 15:53.

                Comentário


                  #9
                  A questão é essa mesma Vallium.
                  E vai-me diminuir em muito a revolta que sinto, caso aconteça.
                  A outra condutora vai ter de pagar tudo ao FGA?
                  Ou seja, vai aprender a que, se quer andar de carro na via pública, tem de cumprir a lei e ter seguro de responsabilidade civil válido?
                  Pode parecer egoísta, mas assim, tocando onde mais doi que é na carteira, pode ser que aprendam duma vez por todas.
                  Se não fosse outro carro a bater? Se fosse uma mota e o condutor ficasse incapacitado ou pior? Incapacitavam uma pessoa ou pior, e continuavam a fazer o mesmo porque não custa nada. 500 euros de multa e está feito.

                  Comentário


                    #10
                    O procedimento habitual é o FGA depois reclamar os valores que pagou ao sujeito sem seguro, se depois consegue ou não, é outra história.

                    Comentário


                      #11
                      é típico deste país ... quem tem alguma coisa é que se tem de preocupar os outros andam sempre descansados

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        O procedimento habitual é o FGA depois reclamar os valores que pagou ao sujeito sem seguro, se depois consegue ou não, é outra história.
                        E não é normal as seguradoras, cujo cliente tem seguro de danos próprios, fazerem o mesmo?

                        Comentário


                          #13
                          Deixo uma pergunta: se a franquia fosse em percentagem e fosse calculado um valor de 1500 € a pagar. Se o lesado não tivesse esta quantia, como é que as coisas se processariam?

                          Comentário


                            #14
                            Nikofreitas

                            compreendo e subscrevo o teu sentimento de revolta! Se fosso comigo seria igual!
                            Qual é a seguradora que tens, já agora?


                            Resta esperar que a justiça neste país funcione.. , porque a legislacao acho que diz qualquer coisa como: Se não se fizer acompanhar desse documento é punido com uma coima que varia entre os 60 a 300 euros, salvo se os apresentar à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima passa para metade 30 a 150 euros.A Lei obriga à apreensão dos veículos quando não tenha sido efectuado o seguro de responsabilidade nos termos da Lei. Ou quando participe num sinistro e não tenha seguro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                              E não é normal as seguradoras, cujo cliente tem seguro de danos próprios, fazerem o mesmo?
                              Por norma em qualquer sinistro com danos próprios, a companhia tentará recobrar o que gastou se existir um terceiro responsável.

                              Agora não sei o procedimento usual de todas, ainda para mais não estando do outro lado outro segurador face ao risco de não haver capital para pagar.
                              Só alguém da área poderá explicar, desconheço.

                              Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                              ...
                              Resta esperar que a justiça neste país funcione.. , porque a legislacao acho que diz qualquer coisa como: Se não se fizer acompanhar desse documento é punido com uma coima que varia entre os 60 a 300 euros, salvo se os apresentar à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima passa para metade 30 a 150 euros.A Lei obriga à apreensão dos veículos quando não tenha sido efectuado o seguro de responsabilidade nos termos da Lei. Ou quando participe num sinistro e não tenha seguro.
                              Uma coisa é não ter "comprovativo" de seguro válido, onde poderá apresentará à posterior com os valores que indicas. Outra é não ter mesmo seguro.
                              A viatura deve ter sido apreendida, o acontece muitas vezes, é serem apreendidos os documentos e a viatura ser entregue ao cuidado do proprietário, não podendo circular.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Por norma em qualquer sinistro com danos próprios, a companhia tentará recobrar o que gastou se existir um terceiro responsável.

                                Agora não sei o procedimento usual de todas, ainda para mais não estando do outro lado outro segurador face ao risco de não haver capital para pagar.
                                Só alguém da área poderá explicar, desconheço.



                                Uma coisa é não ter "comprovativo" de seguro válido, onde poderá apresentará à posterior com os valores que indicas. Outra é não ter mesmo seguro.
                                A viatura deve ter sido apreendida, o acontece muitas vezes, é serem apreendidos os documentos e a viatura ser entregue ao cuidado do proprietário, não podendo circular.
                                exacto e foi o que aconteceu aqui.. O Mirante - diário online - Sociedade - Apanhada a conduzir sem seguro em Vila Franca de Xira

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto até parece mal dizer porque custa cumprir e depois levar facada mas dá-te por contente não teres danos para além dos materiais.
                                  Um tio meu, a viver em Londres, Inglaterra, circulava calmamente de mota quando um estupor, sem seguro, decide sair do estacionamento sem aviso prévio e muito menos com cuidado.
                                  Resultado: para além dos problemas legais que teve de tratar para conseguir que lhe pagassem todas as despesas hospitalares, futuros tratamentos e os danos materiais, ficou mal tratado e ainda hoje, uns bons anos após o acidente continua em tratamento. Ficou com parte do fémur completamente desfeito e consequentemente teve de ser submetido a tratamentos para crescimento do osso e nivelar as duas pernas. Entretanto, teve de deixar de praticar artes marciais e os restantes desportos que tanto gostava.

                                  Portanto, no meio da ***** há sempre um lado positivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O FGA deve garantir todos os custos na reparaçao do automovel e outros danos causados pelo automovel sem seguro existe para isso mesmo . Aqui nem percebo porque existe uma franquia a pagar de um seguro de danos proprios quando a culpa foi de terceiros. A companhia deveria acionar o FGA e nao o seguro de danos proprios como parece que foi aqui o caso. Algo de errado se passou.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Na hora de fazer o seguro e pagar somos os melhores clientes do Mundo mas quando precisamos delas...
                                      Não generalizemos... ainda recentemente precisei da assistência em viagem no estrangeiro e a seguradora foi excecional em tudo. Não fugiram a uma situação que lhes ficou bem cara... (já agora, agradeço aqui publicamente aos seguros continente pelo excelente serviço prestado).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                        O FGA deve garantir todos os custos na reparaçao do automovel e outros danos causados pelo automovel sem seguro existe para isso mesmo . Aqui nem percebo porque existe uma franquia a pagar de um seguro de danos proprios quando a culpa foi de terceiros. A companhia deveria acionar o FGA e nao o seguro de danos proprios como parece que foi aqui o caso. Algo de errado se passou.
                                        Aqui não se passou nada de errado. O user poderia ter aberto o processo de 2 maneiras:

                                        - Participação na sua seguradora ao abrigo dos Danos Próprios (visto que tem essa garantia), assumindo assim a franquia numa 1ª fase;
                                        - Reclamação junto do FGA evitando assim ter qualquer custo. O problema desta 2ª opção é que pode demorar mais alguns dias porque tem de se enviar o processo com o Auto de ocorrência (pelo menos na minha altura, era obrigatório).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não levem a mal a minha intervenção, mas é por estas e por outras que seguros para mim é a melhor relação entre as coberturas e o preço seja que seguradora for. Parto do princípio que quando precisar dela vai falhar...

                                          Em tempos tinha um seguro caríssimo na Zurich (quase 900€), para fazerem um telefonema para me ajudarem quase tive que pedir, desde ai em diante nunca mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
                                            Aqui não se passou nada de errado. O user poderia ter aberto o processo de 2 maneiras:

                                            - Participação na sua seguradora ao abrigo dos Danos Próprios (visto que tem essa garantia), assumindo assim a franquia numa 1ª fase;
                                            - Reclamação junto do FGA evitando assim ter qualquer custo. O problema desta 2ª opção é que pode demorar mais alguns dias porque tem de se enviar o processo com o Auto de ocorrência (pelo menos na minha altura, era obrigatório).
                                            A seguradora é a Fidelidade e foi mesmo assim, desta maneira, que a participação foi feita.
                                            Se calhar mal aconselhado pela seguradora (ou a telefonista da mesma) com a conversa que assim era mais rápido. Hoje já me vão entregar os documentos no FGA e depois logo vejo a demora.

                                            Fui a semana passada buscar um cheque à Câmara do Seixal duma reclamação que fiz dum pneu que rebentou por causa dum buraco na via. Participei dia 19 de Fevereiro e dia 9 de Julho finalmente pagaram.

                                            Se demorarem menos tempo, não está nada mal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                              O FGA deve garantir todos os custos na reparaçao do automovel e outros danos causados pelo automovel sem seguro existe para isso mesmo . Aqui nem percebo porque existe uma franquia a pagar de um seguro de danos proprios quando a culpa foi de terceiros. A companhia deveria acionar o FGA e nao o seguro de danos proprios como parece que foi aqui o caso. Algo de errado se passou.
                                              Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
                                              Aqui não se passou nada de errado. O user poderia ter aberto o processo de 2 maneiras:

                                              - Participação na sua seguradora ao abrigo dos Danos Próprios (visto que tem essa garantia), assumindo assim a franquia numa 1ª fase;
                                              - Reclamação junto do FGA evitando assim ter qualquer custo. O problema desta 2ª opção é que pode demorar mais alguns dias porque tem de se enviar o processo com o Auto de ocorrência (pelo menos na minha altura, era obrigatório).
                                              Atenção à informação que passam.

                                              Desde 2009 que na existência de seguro de "Danos Próprios" é obrigatória a sua ativação. O FGA só pagará o não coberto por este seguro.
                                              Tanto que é solicitada cópia das coberturas do lesado.

                                              O FGA é pago por todos, pelo que deve ser o último recurso e, existindo coberturas que cobrem os danos, devem ser acionadas - será este o pensamento atual.

                                              Edit: Legislação (creio não ter sido alterada): DL 291/07

                                              Artigo 51.º
                                              Limites especiais à responsabilidade do Fundo
                                              1 — ...
                                              2 — Se o lesado por acidente previsto nos artigos 48.º e
                                              49.º beneficiar da cobertura de um contrato de seguro automóvel de danos próprios, a reparação dos danos do acidenteque sejam subsumíveis nos respectivos contratos incumbeàs empresas de seguros, ficando a responsabilidade doFundo limitada ao pagamento do valor excedente.
                                              ...
                                              Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                              A seguradora é a Fidelidade e foi mesmo assim, desta maneira, que a participação foi feita.
                                              Se calhar mal aconselhado pela seguradora (ou a telefonista da mesma) com a conversa que assim era mais rápido. Hoje já me vão entregar os documentos no FGA e depois logo vejo a demora.

                                              Fui a semana passada buscar um cheque à Câmara do Seixal duma reclamação que fiz dum pneu que rebentou por causa dum buraco na via. Participei dia 19 de Fevereiro e dia 9 de Julho finalmente pagaram.

                                              Se demorarem menos tempo, não está nada mal...
                                              Como explico atrás, parece-me que foste bem informado.

                                              Tiveste sorte, muitas Câmaras recusam pagar.


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Não generalizemos... ainda recentemente precisei da assistência em viagem no estrangeiro e a seguradora foi excecional em tudo. Não fugiram a uma situação que lhes ficou bem cara... (já agora, agradeço aqui publicamente aos seguros continente pelo excelente serviço prestado).
                                              Já agora, por norma esse serviço (AV) serão prestados por empresas dedicadas a essa cobertura.
                                              Editado pela última vez por Valium; 16 July 2013, 11:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                O procedimento habitual é o FGA depois reclamar os valores que pagou ao sujeito sem seguro, se depois consegue ou não, é outra história.
                                                Pode demorar a irem buscar, mas que vao buscar isso vao O meu pai a uns anos teve um caso assim parecido e o rapazinho que circulava sem seguro viu cerca de 50% do seu ordenado ser penhorado ate conseguir pagar todos os prejuizos causados 3000€ no carro do meu pai + 7000€ num taxi........ mais multas e despesas........ deve ter lhe saido bastante cara a historia

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                  A minha revolta começa a partir do momento em que pago os 250 euros da franquia pois a outra não tinha seguro e me informam que tenho de ir reclamar os mesmos ao Fundo de Garantia Automóvel.
                                                  Então mas que raio? Eu pago um seguro, largo 250 euros dum acidente em que a minha companhia diz que não somos responsáveis e que a culpa do acidente é da outra e ainda tenho que os ir pedir ao FGA???
                                                  Aqui se tem mais um exemplo de um cidadão que não sabe que serviço contratualizou. E depois a seguradora é que é má.

                                                  Mais uma vez, parece-me ser mais um caso daqueles que contratualizou um seguro pelo preço, não tendo visto mais nada.

                                                  E depois, acham-se no direito de reclamarem sobre o que desconhecem ou desprezam.


                                                  Activar o seguro de DP, pode dar origem a duas coisas:
                                                  - pagamento de franquia por parte do segurado, podendo ser fixa ou ser uma percentagem do valor da reparação;
                                                  - onús no prémio de seguro, ou seja, podes ser penalizado. Mas aqui varia de companhia para companhia.


                                                  Podias ter no entanto, encostado o carro e accionar o FGA mas isto deixaria-te com o carro inutilizado durante sabe-se lá quanto tempo, com os prejuízos que possam daí advir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                    A seguradora é a Fidelidade ...
                                                    Bem me parecia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O lema das seguradores neste país é: "o cliente nunca tem razão"

                                                      É vergonhoso. Aquando da assinatura do contrato é tudo muito bonito, mas quando a seguradora é chamada à pedra para cumprir o seu dever para com o cliente que lhe paga bem, assobia para o lado. Não chamo a isto seguradoras, chamo oportunistas que se servem do dinheiro dos clientes para enriquecer, descartando responsabilidades.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Assim até parece que gosto dos Seguradores... mas reclamar por reclamar não faz o meu género.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Não generalizemos... ainda recentemente precisei da assistência em viagem no estrangeiro e a seguradora foi excecional em tudo. Não fugiram a uma situação que lhes ficou bem cara... (já agora, agradeço aqui publicamente aos seguros continente pelo excelente serviço prestado).
                                                          Eu não generalizo nada.

                                                          Apenas tive duas más experiências com duas seguradoras diferentes. Quer dizer, uma foi só má ao não prestar apoio ao cliente num acidente sem culpa. A outra experiência foi terrível, já falei sobre isso. Ambos os casos relacionados com acidentes de viação.

                                                          E nos seguros de saúde é igual, já necessitei de ser operado e quando chegou a hora de pagar disseram que só assumiam 75% do custo da operação porque a lesão podia ter sido provocado por uma eventual queda nos primeiros meses de vida. Mas neste caso foi mais fácil que os de cima porque bastou uma carta do advogado para resolver o assunto. Mas lá está, tentaram dar o golpe como sempre.

                                                          Resumindo... correndo o risco de ser injusto, considero as seguradoras (enquanto instituições) os maiores ladrões a seguir ao políticos claro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Aqui se tem mais um exemplo de um cidadão que não sabe que serviço contratualizou. E depois a seguradora é que é má.

                                                            Mais uma vez, parece-me ser mais um caso daqueles que contratualizou um seguro pelo preço, não tendo visto mais nada.

                                                            E depois, acham-se no direito de reclamarem sobre o que desconhecem ou desprezam.


                                                            Activar o seguro de DP, pode dar origem a duas coisas:
                                                            - pagamento de franquia por parte do segurado, podendo ser fixa ou ser uma percentagem do valor da reparação;
                                                            - onús no prémio de seguro, ou seja, podes ser penalizado. Mas aqui varia de companhia para companhia.


                                                            Podias ter no entanto, encostado o carro e accionar o FGA mas isto deixaria-te com o carro inutilizado durante sabe-se lá quanto tempo, com os prejuízos que possam daí advir.
                                                            DeCeIi, se fosse pelo preço, nunca iria para a Fidelidade. O que contratualizei foi um seguro de danos próprios com todas as coisas englobadas. Até se me roubarem os pipos do carro, posso participar.
                                                            Fui para a Fidelidade pois todos os seguros que tenho, casa, saúde, carros, motas, sempre tive e tenho lá e sempre fui bem servido e atenção que a minha revolta com a Fidelidade é simplesmente o terem-me feito pagar a franquia e não serem eles a tratar disso com o FGA para eu ressarcido do valor que paguei e ter de ser eu tratar disso com o FGA, ou seja, já receberam os 250 paus e agora eu se quiser tê-los de volta, que me desenrasque.
                                                            A minha revolta maior é com os que andam aí sem seguro, poupam aqueles euros durante anos ou meses ou o raio que os parta, provocam um acidente e ainda ficam a assobiar para o lado porque apesar da multa (porque a polícia apareceu, senão nem isso pagavam) agora estou mesmo a ver que nem a porcaria da franquia dos 250 euros a outra condutora vai pagar.
                                                            Quanto a ser penalizado, isso então havia de ser bonito! Quer dizer, a outra é culpada do acidente e lá por não ter seguro, eu e que ainda ia ver o meu agravado? Aí desculpem mas a gaja ia pagar até ao último cêntimo os 250 euros da franquia mais o agravamento que eu ia sofrer. Acho que lhe começava a dar com a carta verde na boca até a carta verde miar de dor!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X