Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com oficina FIAT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com oficina FIAT

    Bom desta vez calhou-me a mim...

    Tenho um Fiat Bravo T-jet, e há uns tempos sentia o volante tremer com a velocidade (+/- aos 120km/h) mas como era só a velocidades mais altas e não costumo exceder os limites de velocidade não me preocupei muito.

    Ora num certo dia tinha voô no aeroporto Sá Carneiro e estava atrasado e portanto tive de acelerar um pouquito mais. Ora acontece que essa trepidação do volante evoluiu de tal maneira que a dada altura ouve-se um estalo e o volante deixo de trepidar para abanar mesmo de um lado para o outro sempre que acelerava.

    Percebi imediatamente que as transmissões tinham ido de vela, uma vez que este é um problema crónico destes carros.

    Ora perguntei a um mecânico aqui na minha zona quanto ficaria arranjar isto e ele falou-me em 500€ porque iria trocar os semi-eixos e depois mão-de-obra e tal...

    De seguida perguntei na Fiat e falaram-me em 600/700€.

    Dei preferência à marca porque confiava mais numa oficia oficial, e como era cliente relativamente satisfeito(só na parte do preço é que exageravam sempre um pouco mas enfim...) decidi então reparar na Fiat.

    Reparado o carro sou confrontado com uma conta de 780€, apesar de me terem falado entre os 600/700 paguei e nem reclamei do preço.

    Ora na altura ninguém me disse o que tinha sido trocado, apenas me deram a fatura e mandaram-me para casa e que tinham experimentado o carro e estava tudo bem. Efetivamente o problema das transmissões ficou ultrapassado.

    O problema começa na semana seguinte quando vou fazer a manutenção mas não na Fiat, e sim no tal mecânico meu amigo, que quando levantou o carro viu valvolina espalhada por todo o lado e não sabia se era fuga ou se na Fiat não tinham limpo após o serviço, além disso uma coisa ainda mais grave, os semi-eixos não tinham sido trocados por completo e na fatura está escrito semi-eixo novo e semi-eixo recondicionado.

    Ora assim que pude (que foi apenas duas semanas depois) desloquei-me à Fiat para esclarecer o que se passava, e garantiram-me que tinham posto peças novas e que o carro não tinha fuga nenhuma e mandaram-me para casa. É claro que insisti e disse que pretendia ver o carro por baixo. Acederam ao meu pedido e lá estava a fuga no retentor da caixa. Os semi-eixos não tinha sido trocados completamente, apenas os copos de lubrificação e a cruzeta.

    Ora tendo eu o problema da trepidação e garantindo-me o chefe de oficina que o que estava faturado (apesar de estar mal mencionado) correspondia ao valor que tinha pago, não exigi que trocassem todo o semi-eixo, no entanto disse que o carro ficava lá para resolver a fuga que eles tinham criado ao retirar o semi-eixo e voltar a colocar.

    Qual não é o meu espanto quando no dia seguinte o chefe de oficina me liga a dizer que teria que pagar 80€ para eles me trocarem o retentor porque nada tinha a ver com a reparação que tinham feito e que não assumiam. Liguei imediatamente para o apoio ao cliente Fiat e perguntei se por causa duma porcaria duma borracha que custava 20€ era necessário estarem a perder um cliente que tinha acabado de la deixar 800€,(já tinha colocado esta questão ao chefe de oficina que me respondeu que a borracha não custava 20€, mas sim 14€, mas a fuga não tinha que ver com a reparação!)

    A Fiat respondeu-me hoje que não vai haver lugar à reparação pois a fuga nada tem que ver com a reparação.

    Ora se eu não tinha fuga, desmontaram e montaram o semi-eixo, e passa a ter fuga, onde é que está a dúvida que foram eles que criaram a fuga?!! E mesmo que não tivessem sido, sujeitam-se a tanto por tão pouco? Um cliente que lá deixou 800€, vão deixá-lo insatisfeito por uma borracha de 14€?

    E agora o que faço? Livro de reclamações?

    #2
    Se não está provado que a fuga está relacionada com a reparação que eles fizeram, neste caso não tens razão.

    Se lhes ficava bem assumirem o custo por cortesia, a história é diferente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
      Se não está provado que a fuga está relacionada com a reparação que eles fizeram, neste caso não tens razão.

      Se lhes ficava bem assumirem o custo por cortesia, a história é diferente.
      Não está provado porque eles não querem que esteja provado...

      Qualquer pessoa com conhecimentos basicos de mecânica sabe que ao tirarem e porem os semi-eixos é mais que natural que se rasgue o retentor.

      Comentário


        #4
        Como não sou entendido de mecânica, a questão da fuga ter ou não sido causada por eles passa-me ao lado, por não te poder ajudar. Mas acho muita coincidência. Mas isso é o menor dos teus problemas...podes fazer no teu mecânico por metade.

        Agora o que não pode passar impune é o que te cobraram e não trocaram. Aí nem perdoava, era livro de reclamações e uma exposição à casa mãe. Com pedido de reembolso do valor excedente e com jeito até te tratavam da fuga.

        Depois, nunca mais lá punha os pés.

        Comentário


          #5
          Livro de reclamações Aprendiam logo a trabalhar decentemente e a tratar correctamente os clientes

          Comentário


            #6
            Antes de tratares das transmissões devias ter contactado a Casa Mãe.

            Há pessoas com Bravos FORA da garantia que conseguiram 50% do preço e outras que foram mais persistentes conseguiram 100%.

            Comentário


              #7
              É uma situação de m****. Em 1º lugar ao levantares o carro podias ter pedido para ver as peças que eles tiraram / trocaram. Ou melhor ainda. A quem entregaste o carro, falar com a pessoa, a saber se foi necessário mais alguma coisa para além do q te tinham dito, e se o que puseram na fatura estava em conformidade. A partir do momento que tens a fatura com as peças q deviam ter sido trocadas e n foram à vista de toda a gente, eles só têm é que assumir e trocar! Isso é de tal forma tão grave que até podes trilhar os gajos, que a reparação deles podia originar um grave acidente, que poria a tua vida e de terceiros em risco! Não tens de pagar nem mais um chavelho! Eles é que têm de assumir! Deves fazer queixa superiormente, fotografar as peças em causa e com a faturinha, e por escrito reclamar na própria FIAT (como no agente que te "reparou" o carro). Não devias mencionar que levaste o carro a um mecânico, pk senão levas com a balela que até foi o gajo que te lixou isso e que não é responsabilidade deles.
              Isso é vergonhoso o que te fizeram, e n sei senão tinhas material suficiente para fazer queixa crime...mas como os nossos tribunais é perda de $ e tempo, acho que deves apenas exigir que ponham os materiais que TU pagaste, e a partir daí....se houver algo mais, eu n levava lá mais o carro. Mas n saía de lá sem as peças pelo qual pagaste, ou pelo menos seres ressarcido no que pagaste a mais que n está no carro!

              Comentário


                #8
                Antes de mais obrigado pelas respostas.

                Queria também deixar aqui claro que não disse qual foi a oficina porque não quero acusar publicamente uma entidade sem saber se tenho motivos legais para o fazer.

                Queria também esclarecer que o chefe de oficina me mostrou no computador uns preços de peças que correspondiam +/- ao preço que eles me levaram, e alegadamente se tivessem trocado os 2 semi-eixos completos seria mais caro, no entanto na fatura vem escrito semi-eixo e não apenas o copo de lubrificação + cruzeta, daí eu não saber se me enganaram ou não nessa parte.

                Agora que não tinha uma fuga e agora tenho isso é certo. Só não sei é se reclamar no livro me vai levar a algum lado.

                Comentário


                  #9
                  Se só mudaram as cruzetas podem não ter tirado os semi-eixos fora do lado da caixa, embora não acredite muito é possível, o facto do retentor do lado da caixa ter ficado a verter é normal, retentor já ressequido a transmissão mexeu mudou ligeiramente de posição e fica uma ligeira fuga que com o tempo suja tudo. Só não entendo é se o veiculo foi à manutenção porque o mecânico não colocou o retentor novo, sai mais barato o vedante que a valvolina e a porcaria que se vai acumular por baixo do veiculo, para não falar que se o nível de valvolina descer muito as mudanças custam a entrar e a caixa sofre.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                    Bom desta vez calhou-me a mim...

                    Tenho um Fiat Bravo T-jet, e há uns tempos sentia o volante tremer com a velocidade (+/- aos 120km/h) mas como era só a velocidades mais altas e não costumo exceder os limites de velocidade não me preocupei muito.

                    Ora num certo dia tinha voô no aeroporto Sá Carneiro e estava atrasado e portanto tive de acelerar um pouquito mais. Ora acontece que essa trepidação do volante evoluiu de tal maneira que a dada altura ouve-se um estalo e o volante deixo de trepidar para abanar mesmo de um lado para o outro sempre que acelerava.

                    Percebi imediatamente que as transmissões tinham ido de vela, uma vez que este é um problema crónico destes carros.

                    Ora perguntei a um mecânico aqui na minha zona quanto ficaria arranjar isto e ele falou-me em 500€ porque iria trocar os semi-eixos e depois mão-de-obra e tal...

                    De seguida perguntei na Fiat e falaram-me em 600/700€.

                    Dei preferência à marca porque confiava mais numa oficia oficial, e como era cliente relativamente satisfeito(só na parte do preço é que exageravam sempre um pouco mas enfim...) decidi então reparar na Fiat.

                    Reparado o carro sou confrontado com uma conta de 780€, apesar de me terem falado entre os 600/700 paguei e nem reclamei do preço.

                    Ora na altura ninguém me disse o que tinha sido trocado, apenas me deram a fatura e mandaram-me para casa e que tinham experimentado o carro e estava tudo bem. Efetivamente o problema das transmissões ficou ultrapassado.

                    O problema começa na semana seguinte quando vou fazer a manutenção mas não na Fiat, e sim no tal mecânico meu amigo, que quando levantou o carro viu valvolina espalhada por todo o lado e não sabia se era fuga ou se na Fiat não tinham limpo após o serviço, além disso uma coisa ainda mais grave, os semi-eixos não tinham sido trocados por completo e na fatura está escrito semi-eixo novo e semi-eixo recondicionado.

                    Ora assim que pude (que foi apenas duas semanas depois) desloquei-me à Fiat para esclarecer o que se passava, e garantiram-me que tinham posto peças novas e que o carro não tinha fuga nenhuma e mandaram-me para casa. É claro que insisti e disse que pretendia ver o carro por baixo. Acederam ao meu pedido e lá estava a fuga no retentor da caixa. Os semi-eixos não tinha sido trocados completamente, apenas os copos de lubrificação e a cruzeta.

                    Ora tendo eu o problema da trepidação e garantindo-me o chefe de oficina que o que estava faturado (apesar de estar mal mencionado) correspondia ao valor que tinha pago, não exigi que trocassem todo o semi-eixo, no entanto disse que o carro ficava lá para resolver a fuga que eles tinham criado ao retirar o semi-eixo e voltar a colocar.

                    Qual não é o meu espanto quando no dia seguinte o chefe de oficina me liga a dizer que teria que pagar 80€ para eles me trocarem o retentor porque nada tinha a ver com a reparação que tinham feito e que não assumiam. Liguei imediatamente para o apoio ao cliente Fiat e perguntei se por causa duma porcaria duma borracha que custava 20€ era necessário estarem a perder um cliente que tinha acabado de la deixar 800€,(já tinha colocado esta questão ao chefe de oficina que me respondeu que a borracha não custava 20€, mas sim 14€, mas a fuga não tinha que ver com a reparação!)

                    A Fiat respondeu-me hoje que não vai haver lugar à reparação pois a fuga nada tem que ver com a reparação.

                    Ora se eu não tinha fuga, desmontaram e montaram o semi-eixo, e passa a ter fuga, onde é que está a dúvida que foram eles que criaram a fuga?!! E mesmo que não tivessem sido, sujeitam-se a tanto por tão pouco? Um cliente que lá deixou 800€, vão deixá-lo insatisfeito por uma borracha de 14€?

                    E agora o que faço? Livro de reclamações?

                    É por essas razões, que o meu carro não vai a nenhuma oficina de marca, á uns anos num carro do meu pai cobraram filtros e oleo, quando vim a descobrir que apenas mudaram o oleo, o filtro tanto do ar como o de oleo era o mesmo, mas cobraram-nos.

                    Mas esse teu problema é bastante comum, muitas vezes as marcas, não só a fiat, todas elas gostam de cobrar por peças que não substituem ou têm preços inflacionados.

                    Prefiro ir a uma Roady ou outro estabelecimento em que chego sou logo atendido, o trabalho é feito na hora e ninguem me proibe de ver o que estão a mexer no carro.

                    No teu caso fazia queixa por telefone para ficar gravado, parece que já o fizeste e escrevia no livro de reclamações, depois voltava a esse teu amigo mecanico e mandava-o fazer a reparação.
                    Pois se esse concessionário não moveu uma palha para prevenir a perda de tua pessoa como cliente, tambem não será depois da queixa, não merece mais a tua confiança nem o teu tusto.
                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 19 July 2013, 13:42.

                    Comentário


                      #11
                      Vou aqui desenterrar este tópico porque tenho um problema semelhante.

                      Há duas semanas desloquei-me à mazda para reportar um barulho do motor que acontecia uns segundos após desligar o carro. O carro é um mazda3 1.6 diesel e o barulho era este (válvula do turbo, parece que é crónico nestes motores): Barulho Desligar C4 Hdi - Nº2 - YouTube

                      Uns dias depois de lá ter deixado o carro ligam-me da oficina a dizer que o problema seria da válvula EGR e que necessitava de ser limpa porque devia ter carvão.

                      Na passada segunda feira (dia 3) ligam-me novamente da oficina a confirmar que efectivamente o problema era da válvula do turbo e que a mesma tinha de ser substituída.

                      Na sexta feira (dia 7) ligam-me a dizer que o carro está pronto mas que o mecânico ao testar tinha notado falta de potência e que ao ligar à máquina esta tinha acusado quebras de EGR, apresentaram-me logo o orçamento para a sua substituição, recusei esta reparação e fiquei algo surpreendido com este diagnóstico.

                      Quando vinha para casa senti o carro a perder potência/força... até praticamente entrar em safe mode, isto nunca tinha acontecido.

                      Quando ligo o carro está tudo tudo bem, faço alguns kms e fica sem potência alguma. Este fim de semana fui a Sines e fiz a viagem toda com falta de força/potência e com a luz de avaria do motor acessa (que entretanto apagou mas a potência continua a não estar lá).

                      Domingo à noite enviei um email de reclamação à oficina e até agora não obtive qualquer resposta.

                      Resumindo: Entreguei o carro para resolverem o problema da válvula do turbo, problema esse que foi resolvido mas veio de lá com um problema na válvula EGR!! Quando deixei lá o carro não estava nestas condições.

                      Agora o que faço? Apresentar queixa à mazda Portugal? Escrever no livro de reclamações? Ainda não tinha passado por uma situação destas e não sei bem o que fazer e não tenho o carro em condições.
                      Editado pela última vez por trepkos; 11 March 2014, 19:12.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                        Vou aqui desenterrar este tópico porque tenho um problema semelhante.

                        Há duas semanas desloquei-me à mazda para reportar um barulho do motor que acontecia uns segundos após desligar o carro. O carro é um mazda3 1.6 diesel e o barulho era este (válvula do turbo, parece que é crónico nestes motores): Barulho Desligar C4 Hdi - Nº2 - YouTube

                        Uns dias depois de lá ter deixado o carro ligam-me da oficina a dizer que o problema seria da válvula EGR e que necessitava de ser limpa porque devia ter carvão.

                        Na passada segunda feira (dia 3) ligam-me novamente da oficina a confirmar que efectivamente o problema era da válvula do turbo e que a mesma tinha de ser substituída.

                        Na sexta feira (dia 7) ligam-me a dizer que o carro está pronto mas que o mecânico ao testar tinha notado falta de potência e que ao ligar à máquina esta tinha acusado quebras de EGR, apresentaram-me logo o orçamento para a sua substituição, recusei esta reparação e fiquei algo surpreendido com este diagnóstico.

                        Quando vinha para casa senti o carro a perder potência/força... até praticamente entrar em safe mode, isto nunca tinha acontecido.

                        Quando ligo o carro está tudo tudo bem, faço alguns kms e fica sem potência alguma. Este fim de semana fui a Sines e fiz a viagem toda com falta de força/potência e com a luz de avaria do motor acessa (que entretanto apagou mas a potência continua a não estar lá).

                        Domingo à noite enviei um email de reclamação à oficina e até agora não obtive qualquer resposta.

                        Resumindo: Entreguei o carro para resolverem o problema da válvula do turbo, problema esse que foi resolvido mas veio de lá com um problema na válvula EGR!! Quando deixei lá o carro não estava nestas condições.

                        Agora o que faço? Apresentar queixa à mazda Portugal? Escrever no livro de reclamações? Ainda não tinha passado por uma situação destas e não sei bem o que fazer e não tenho o carro em condições.
                        Olha amigo o que te posso dizer é que no meu caso reclamei para a Fiat Europa e eles nem quiseram saber de nada, responderam-me que se a oficina oficial deles dizia que o problema não tinha sido causado por eles, é porque era verdade.

                        A reclamação no livro de reclamações deu em zero também. Basicamente recebi uma carta da ASAE a dizer que assuntos de automóveis não era da competência deles.

                        Não sei até que ponto o Centro de Arbitragem Automóvel te poderá ajudar, ou então a DECO.

                        Comentário


                          #13
                          A asae só serve para multar e perseguir, uma polícia do regime. Amanhã vou entrar com a Mazda Portugal mas enfim, o prejuízo é meu.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X