Sabemos que o Cruise control é uma comodidade para autoestrada será que é económico em viagens longas algum colega que utilize muito este sistema sabe dizer se na realidade vale a pena usar o Cruise em viagens longas ? em conversa de café, disse a um amigo que o consumo aumenta porque devido a inclinações da estrada tem que utilizar o acelerador; diz que não nota excesso de consumo apenas não utiliza quando chove o que está correto. É evidente que se eu usar o Cruise a 140klmh eu posso vencer as subidas da autoestrada mas e o consumo.....
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Cruise control
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Já se falou muito por aqui sobre isso. É simples.
Se um tipo precisar do CC para se controlar na velocidade, acaba por ser mais económico usá-lo, mas não é isso que estás a perguntar...
Gasta mais porque não há negociação das subidas e descidas, só isto. Conduzindo sem CC, podes embalar o carro a descer ou em plano para depois ao subir, deixar "morrer" um pouco, poupando muito mais do que gastaste para acelerar momentos antes. É basicamente isto. Depende dos carros, mas não acredito em diferenças superiores a 1L/100Kms, e quanto mais acidentado o terreno, maior a diferença.
-
Eu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.
Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...
Comentário
-
Originalmente Colocado por ferrer Ver PostEu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.
Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...
Dissemos a mesma coisa, por outras palavras. Só um preciosismo, pode não ser assim tão irrisório se for AE com declives constantes.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ferrer Ver PostEu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.
Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostHá muito que não te via por aqui
Dissemos a mesma coisa, por outras palavras. Só um preciosismo, pode não ser assim tão irrisório se for AE com declives constantes.
Sim se tiveres muitos declives a diferença aumenta mas também depende do condutor, há quem não aproveite os declives e como tal vai dar ao mesmo.
Mas por exemplo na A1 e A2 ou seja do Porto ao algarve acredito que se fizeres com ou sem cc vai dar diferenças de 1 ou 2 decimas para a maioria dos condutores.. No megane que foi onde rolei mais em AE nunca notei diferenças por exemplo.
Comentário
-
Quem gosta e tem paciência de "trabalhar" para os consumos consegue médias inferiores ao CC, sendo a diferença tanto maior quanto maior for o relevo do terreno. Para aqueles que fazem uma condução despreocupada dessa coisa que é o ponteiro do combustivel, aí o CC até pode ajudar a poupar.
Quanto a mim a principal vantagem do CC é dar descanso ao condutor em viagens muito longas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por veterano Ver PostSabemos que o Cruise control é uma comodidade para autoestrada será que é económico em viagens longas algum colega que utilize muito este sistema sabe dizer se na realidade vale a pena usar o Cruise em viagens longas ? em conversa de café, disse a um amigo que o consumo aumenta porque devido a inclinações da estrada tem que utilizar o acelerador; diz que não nota excesso de consumo apenas não utiliza quando chove o que está correto. É evidente que se eu usar o Cruise a 140klmh eu posso vencer as subidas da autoestrada mas e o consumo.....
Originalmente Colocado por Voxx Ver PostEra uma curioso fazer uma sondagem para ver quantos de nós anda com o CC em estrada nacional.
Comentário
-
Sempre que uso a AE faço questão de ter o CC ligado.
Se estiver com um pouco mais pressa ai já não.
Quanto aos consumos acho que não existe uma diferença por ai além.
Esteja a chover ou não, o CC é sempre uma mais valia para o conforto e assim não tens de estar constantemente a vigiar os limites de velocidade.
Comentário
-
É a única coisa que sinto falta no meu carro... quero lá saber de consumos!
Nunca notei diferenças de consumos por causa do CC, sobretudo em maiores viagens (100-400 km, seja o que for), fossem Focus, Octavias, A4, 320d, E220, GL320... se houver alguma diferença será irrisória no fim da viagem e dá tanto gozo manter a mesma velocidade em qq subida...
Comentário
-
Boas,
Utilizo com muita frequência o CC, faço AE praticamente sempre sem subidas e não desligo quando existe algum troço mais acentuado.
Quando deparo com alguma descida desligo logo e se for necessário ligo/desligo para manter velocidade constante.
Utilizo sempre em nacionais com semáforos de velocidade para evitar paragens e quando desconfio da presença do "fotógrafo" camuflado atrás dos arbustos.
Acho que a diferença no consumo não é significativa, mas tenho a impressão que é inferior com o CC ligado, atendendo que eu desligo sempre que há algum desnível.
Comentário
-
Já disse isto por aqui antes e repito sempre que for necessário, o CC sempre foi daqueles equipamentos que pensava que não serviam para nada e que era mais mariquice que outra coisa... até ao dia em que comprei um carro equipado com ele!
Hoje já não me vejo a comprar um carro que não o tenha, e o conforto que o mesmo proporciona compensa largamente qualquer "cacagésimo" de litro que o mesmo possa gastar a mais.
Comentário
-
Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.
Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla
Originalmente Colocado por lmanuel Ver PostBoas,
Utilizo com muita frequência o CC, faço AE praticamente sempre sem subidas e não desligo quando existe algum troço mais acentuado.
Quando deparo com alguma descida desligo logo e se for necessário ligo/desligo para manter velocidade constante.
Utilizo sempre em nacionais com semáforos de velocidade para evitar paragens e quando desconfio da presença do "fotógrafo" camuflado atrás dos arbustos.
Acho que a diferença no consumo não é significativa, mas tenho a impressão que é inferior com o CC ligado, atendendo que eu desligo sempre que há algum desnível.
Comentário
-
Ainda hoje foram 380km sempre entre os 145-150km/h com CC, sim é capaz de gastar mais, basta reparar os consumos em descidas a rondar os 3-4L instantâneos (aqui so para demonstrar que ele estar a injectar combustível) quando se o CC tivesse desligado e eu a comandar ia a gastar 0L ja que nao tocava no acelerador.
Agora, so o conforto que tal equipamento proporciona... que se lixe os consumos.
Comentário
-
Como esta no post do ecoflex o cc aumenta os consumos pelos motivos referidos, eu utilizo apenas o cc para descansar o pé em viagens longas, para controlar a velocidade prefiro utilizar o limitador de velocidade, sempre torna uma viagem menos monótona do que circular sempre á mesma velocidade e evita exceder determinados limites.
Comentário
-
Originalmente Colocado por josemanuel Ver PostMas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.
Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla
Comentário
-
Originalmente Colocado por ferrer Ver PostIsso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.Editado pela última vez por Request; 20 July 2013, 23:57.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ferrer Ver PostIsso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.
Concordo com o josemanuel... os CC com radar, sobretudo os mais recentes estao num grande nível de funcionamento e proporcionam uma viagem muito mais segura e confortável!
Comentário
-
É impressão, como não estás a acelerar sentes mais.
Se fores de lado vais sentir o mesmo efeito.
Originalmente Colocado por CL Ver PostAlguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?
Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostAlguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?
Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).
Comentário
-
Originalmente Colocado por josemanuel Ver PostMas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.
Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário