Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carga fiscal sobre automóveis na Holanda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carga fiscal sobre automóveis na Holanda

    Boa tarde

    Queria apenas partilhar a minha experiência, desde que habito na Holanda, para explanar porque afinal (também) eles adotam muito a bicicleta

    Após alguns dias na Holanda, e após conhecer alguns locais e perguntar, percebo em parte o sucesso na sua política de mobilidade


    Serei sucinto
    • estacionar no centro de Amesterdão (quando possível) na rua custa 5€/hora (raros são os prédios com garagens)
    • o equivalente ao IUC deles, o MRB, após uma simulação que fiz para um carro muito simples (1.0i) ronda os 500€/ano. Eu em PT pagava pelo meu Seat (o equivalente) 20€/ano
    • os habitantes de Amesterdão, não estão isentos de pagar estacionamento, e para estacionarem o seu carro na rua à porta de casa pagam cerca de 60€/mês. Em Lisboa pagam zero.
    • A gasolina ronda os 1.75€/litro, das mais caras do mundo
    • Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
    • A inspeção periódica custa 78€


    Resultado: em Amesterdão estatísticas recentes dizem que há mais bicicletas que habitantes


    Bem sei que cada caso é um caso, e que é um país plano, mas com esta carga fiscal sobre os carros, a maioria das pessoas anda de bicicletas e de TP.

    O que acontece é que eles têm tido um sucesso enorme nas suas políticas de mobilidade, com cidades limpas, despoluídas e amigas dos peões, com praças e esplanadas largas onde as crianças brincam e as pessoas passeiam

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por jpferr; 30 July 2013, 11:20.

    #2
    Antes de mais, acho bastante interessante teres partilhado os dados, principalmente por terem sido gastos por ti calculados e não por um site, ou pelo "diz que disse", ou pelo "amigo do primo da tia da avó que disse"...

    Também já visitei algumas cidades europeias, e verifica-se isso mesmo.
    Eu até podia vir aqui dizer que, nesses países, ganha-se o dobro, e assim, esses custos que apontas seriam minimizados numa perspectiva de peso no orçamento. Mas a questão, além de tudo isso, passa um pouco pela parte cultural, e pelo facto do povo português ser normalmente comodista.

    Se Lisboa tinha potencial para ser uma cidade "europeia" no que toca à mobilidade e ao uso de transportes alternativos....? Tinha. Mas só com muito investimento e com uma mudança de cultura.
    - Vias pedonais melhores;
    - Ciclo-vias;
    - Uma rede de transportes melhor;
    - Alteração de estradas e acessos.

    Mas só depois disto se podia subir os impostos de forma a "obrigar" à mobilidade por transportes publicos ou bicicletas. A mudança aqui tinha que ser dessa forma, e não de outra.
    O problema é o mesmo de sempre: não há dinheiro. As câmaras não têm dinheiro para melhorar vias e acessos, as empresas de TP estão falidas, o povo não tem dinheiro para pagar mais impostos.

    Resumido: Lisboa era espectacular se tivesse a conta bancária do Dubai.

    Comentário


      #3
      Sim caro LEMF

      Olha, serei honesto, eu aqui não tenho carro, mas garanto-te que os dados estão corretos, pois não os soube por terceiros mas pelo site do governo holandês.

      Por exemplo esta é a simulação do IUC deles, a que chama o MRB


      Mais informações aqui:
      Vehicle taxes | Taxation | Government.nl

      Mas a questão que coloca é pertinente: o quem vem primeiro, a galinha ou o ovo?
      Ou seja: será que temos primeiro de fazer melhores investimentos em transportes coletivos e melhorar o espaço pedonal e/ou políticas de sensibilização, ou antes desincentivar as pessoas a usarem o carro em meios urbanos, aumentando por exemplo as taxas e impostos?

      É uma questão complexa que confesso que não sei a resposta!
      Ficheiros anexados

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
        Boa tarde

        Queria apenas partilhar a minha experiência, desde que habito na Holanda, para explanar porque afinal (também) eles adotam muito a bicicleta

        Após alguns dias na Holanda, e após conhecer alguns locais e perguntar, percebo em parte o sucesso na sua política de mobilidade


        Serei sucinto
        • estacionar no centro de Amesterdão (quando possível) na rua custa 5€/hora (raros são os prédios com garagens)
        • o equivalente ao IUC deles, o MRB, após uma simulação que fiz para um carro muito simples (1.0i) ronda os 500€/ano. Eu em PT pagava pelo meu Seat (o equivalente) 20€/ano
        • os habitantes de Amesterdão, não estão isentos de pagar estacionamento, e para estacionarem o seu carro na rua à porta de casa pagam cerca de 60€/mês. Em Lisboa pagam zero.
        • A gasolina ronda os 1.75€/litro, das mais caras do mundo
        • Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
        • A inspeção periódica custa 78€


        Resultado: em Amesterdão estatísticas recentes dizem que há mais bicicletas que habitantes


        Bem sei que cada caso é um caso, e que é um país plano, mas com esta carga fiscal sobre os carros, a maioria das pessoas anda de bicicletas e de TP.

        O que acontece é que eles têm tido um sucesso enorme nas suas políticas de mobilidade, com cidades limpas, despoluídas e amigas dos peões, com praças e esplanadas largas onde as crianças brincam e as pessoas passeiam

        Cumprimentos
        E ainda te falta aí o seguro. O meu irmão, que vive em Amesterdão, fez uma simulação para um Yaris 1.0 e, um seguro contra terceiros, rondava os 800€.

        Comentário


          #5
          Em relação ao preço da gasolina vi com os meus próprios olhos na bomba

          20 euros pouco dá para mais que 11 litros

          Comentário


            #6
            mas se calhar teem uma rede de transportes públicos a sério não?
            vai se de comboio para todo lado na holanda e em portugal como é?

            ja fizeste porto - faro para sentires as diferenças? do porto a lisboa os comboios teem conforto, sao rapidos q.b. (para que é o TGV se o intercidades da vel. max. de 180 e o alfa de 220 mas estao limitados pela linha onde há zonas que nao passam dos 80km/h). De lisboa para baixo é o degredo. Nao há rede GSM em muitos sítios, o bar do comboio é miserável, a velocidade é estapafúrdia e por vezes estamos parados na linha sem ninguém saber o porquê.

            exceptuando a linha do norte (litoral centro/norte) o resto é um deserto. seja em trás os montes.. (ah mas ó max aquilo são só montanhas) seja no alentejo (também conhecido pelas suas imensas cordilheiras.. mas ó max aquilo é um deserto, porra tanta desculpa!)
            Como podes ver até leiria que está no litoral, não tem comboios de jeito. é servida pela linha do oeste.. quem quiser ir de lisboa a leiria tem que ir à figueira da foz primeiro, porque a linha do oeste tem 4 inter cidades SEMANAIS. sim 4. e sao ao fim de semana.

            E estou a falar de comboios.
            O único transporte onde ainda dá para ir (mais ou menos) para qualquer lado é o autocarro/expresso (lá está, a dependência do carro/estradas), porque nao temos a mobilidade que a holanda tem, seja em comboios, barcos, autocarros e os pouco aeródromos que tinhamos foram encerrados por custos! (bragança viu a sua ligacao aerea para lisboa ser interrompida porque era cara. tradução: o ministro no seu gabinete de lisboa não tinha familiares em bragança/vila real e decidiu terminar a ponte aérea) Mas tudo em prol do país, porque, como podes ver na imagem, bragança esta bem servida de linhas férreas.
            Covilhã é outro caso. Ja bem bastava o preço do combustível e agfora as portagens da A23 que foi construída EM CIMA DE ESTRADAS PAGAS POR TODOS NÓS que na altura foi prometido que nunca seria cobrado 1 centimo. Foi do interesse da Portugal Telecom em fazer da covilhã um ponto estratégico de data centers.. Qual o melhor sítio? é que nem foi de modos nem rodeios: mesmo na pista! na pista do aeroporto/aeródromo foi tudo destruído para dar lugar a um belo data center!
            Por falar em portagens idiotas.. a porta de entrada do país é vilar formoso, em pouco tempo a IP5 (tambem construída em cima de troços mais antigos) passou de estrada da morte para A25 (das mais seguras da europa) e depois la vieram os belos dos pórticos. Mais um vez o governante que se lembrou disso nao tinha familiares em viseu..

            Para mim a culpa é do actual presidente da republica que no seu tempo em vez de investir numa linha férrea de qualidade fez estradas. Ou seja, colocou o nosso país NAO PRODUTOR DE CRUDE ainda mais dependente desse ouro negro.

            POR ISSO É QUE TODA A GENTE TEM UM CARRO (vamos excluir a zona metropolitana de porto e lisboa). Sem carro não vão a lado nenhum.
            Por isso, antes de vires dizer que a holanda é um espectáculo eu sou o primeiro a dizer te que sim, a holanda é um espectáculo, porque tem gente capaz e com um bocadinho de visão. (nem é preciso ser de olhão, basta ser da boavista) Se eles fazem de tudo para tirar os carros é verdade que por outro lado a rede de transportes é uma rede eficiente. O dinheiro que recebem acabam por nao ir (imagine-se) para PPPs mas para modernizar e optimizar acima de tudo a linha de transportes férreos.




            Agora que releio isto acho que deveria ter tirado um curso de maquinista, tchoo tchoo!
            Aproveito e coloco a rede ferroviaria holandesa:

            Editado pela última vez por maxpayne; 24 July 2013, 14:29.

            Comentário


              #7
              Caro Maxpayne

              Este era, há três décadas, o mapa português das ligações ferroviárias suburbanas e regionais (isto é, excluindo o longo curso):



              E este é o mapa atual:



              Repare-se, em especial, na impressionante razia a Sul do rio Tejo e na região a Norte do rio Douro.


              Se ao mapa abatermos as outras duas ligações ferroviárias de passageiros que o Estado já decidiu suprimir, a comparação é ainda mais impressionante:





              Chaves, Vila Real, Leiria, Évora, Viseu, Bragança, Portalegre, Elvas e Santa Maria da Feira estão entre as dezenas de cidades portuguesas abrangidas pela razia.


              E se não se mudar a estratégia das últimas décadas, provavelmente será apenas uma questão de tempo para que o mapa fique assim:



              Esperemos que ainda abram os olhos a tempo...

              fonte

              Mas já fiz a viagem Lisboa-Albufeira/Ferreiras no IC e achei muito confortável e cómoda. Tem climatização, o bar não é assim tão mau e demora não chega a 3 horas, mas sim é verdade na Holanda eles têm um excelente rede ferroviária, mas lembre-se que a Holanda tem 16 milhões de habitantes e é do tamanho do Alentejo

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                estes mapas que mostraste SAO FENOMENAIS!

                Comentário


                  #9
                  Também falta aí dizer qual é o salário médio do país, mas sem dúvida que é um exagero.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                    Boa tarde

                    Queria apenas partilhar a minha experiência, desde que habito na Holanda, para explanar porque afinal (também) eles adotam muito a bicicleta

                    Após alguns dias na Holanda, e após conhecer alguns locais e perguntar, percebo em parte o sucesso na sua política de mobilidade


                    Serei sucinto
                    • estacionar no centro de Amesterdão (quando possível) na rua custa 5€/hora (raros são os prédios com garagens)
                    • o equivalente ao IUC deles, o MRB, após uma simulação que fiz para um carro muito simples (1.0i) ronda os 500€/ano. Eu em PT pagava pelo meu Seat (o equivalente) 20€/ano
                    • os habitantes de Amesterdão, não estão isentos de pagar estacionamento, e para estacionarem o seu carro na rua à porta de casa pagam cerca de 60€/mês. Em Lisboa pagam zero.
                    • A gasolina ronda os 1.75€/litro, das mais caras do mundo
                    • Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
                    • A inspeção periódica custa 78€


                    Resultado: em Amesterdão estatísticas recentes dizem que há mais bicicletas que habitantes


                    Bem sei que cada caso é um caso, e que é um país plano, mas com esta carga fiscal sobre os carros, a maioria das pessoas anda de bicicletas e de TP.

                    O que acontece é que eles têm tido um sucesso enorme nas suas políticas de mobilidade, com cidades limpas, despoluídas e amigas dos peões, com praças e esplanadas largas onde as crianças brincam e as pessoas passeiam

                    Cumprimentos
                    Acho certo serem aplicadas políticas deste gênero, até porque a Holanda é dos países que mais sofre com as alterações climáticas, logo se quer ser levada a sério tem que dar o exemplo.

                    Depois, como não tem produção de automóveis não faz sentido nenhum ter impostos baixos.

                    A verdade também é que quem já viveu em Amsterdão sabe que o carro não faz falta nenhuma(o que é óptimo) e a topografia é perfeita para o uso da bike. Já em Lisboa fica bastante complicado, sendo o ideal mesmo uma scooter 125cc

                    Comentário


                      #11
                      O salário médio da Holanda é muito alto, aliás o salário mínimo é ~1400€/mês e aqui não há falsos recibos verdes, pois são severamente punidos.

                      Mas o que é certo é que Portugal a partir de certa altura apenas decidiu fazer investimento em rodovia e autoestradas e definhou a ferrovia



                      Lembro que Portugal também não tem indústria automóvel própria, nem tem recursos petrolíferos.

                      Aqui também muita gente anda de scooter, e nas ciclovias, o que tem sido uma matéria polémica. Ninguém usa capacete.
                      Ficheiros anexados

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                        • Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
                        • A inspeção periódica custa 78€
                        Tens estes dois dados errados. Eu já abati um carro na Holanda e recebi 50€ como incentivo para não o deixar a apodrecer na rua. E vieram buscá-lo de reboque gratuitamente.

                        A inspecção periódica custa €19.99 em todo o lado. Exemplo da maior rede de garagens do país: APK Keuring voor de Laagste Prijs? Regel nú uw APK online! | Kwik-Fit

                        Quanto às razões para as pessoas andarem de bicicleta, tem sobretudo a ver com a maior facilidade devido ao país ser plano, ser fácil de estacionar e ser saudável. A quantidade de pessoas com veículo de empresa é astronómica, com tudo pago pela empresa, e a maioria não mete os pés nos transportes públicos nem forçados! Os autocarros são praticamente só para estudantes, os comboios são uma desgraça de tão pouco fiáveis, e muita gente não anda a passear pelo país de carro (como nós que vamos à terrinha todos os fins-de-semana) - fica na cidade onde nasceu, a andar de bicicleta, e nem nunca tira a carta de condução.

                        Amesterdão não é um exemplo da Holanda, e é natural haver mais bicicletas que habitantes porque transportá-las no combio é caríssimo: é obrigatório ter uma na partida e outra na chegada, para quem usa o comboio.

                        Para mais, a penetração de GPL (barato) é das maiores na Europa. As autoestradas são gratuitas. A quantidade de pessoas a ganhar o salário mínimo e apoio estatal é muito maior do que se imagina.

                        As coisas não são tão claras como pintas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                          , os comboios são uma desgraça de tão pouco fiáveis,
                          Fyra - comboio de alta velocidade que esteve ao serviço entre 9/12/2012 e 18/01/2013. As avarias eram tantas que acabaram com ele ao fim de 40 dias

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                            Boa tarde

                            Queria apenas partilhar a minha experiência, desde que habito na Holanda, para explanar porque afinal (também) eles adotam muito a bicicleta

                            Após alguns dias na Holanda, e após conhecer alguns locais e perguntar, percebo em parte o sucesso na sua política de mobilidade


                            Serei sucinto
                            • estacionar no centro de Amesterdão (quando possível) na rua custa 5€/hora (raros são os prédios com garagens)
                            • o equivalente ao IUC deles, o MRB, após uma simulação que fiz para um carro muito simples (1.0i) ronda os 500€/ano. Eu em PT pagava pelo meu Seat (o equivalente) 20€/ano
                            • os habitantes de Amesterdão, não estão isentos de pagar estacionamento, e para estacionarem o seu carro na rua à porta de casa pagam cerca de 60€/mês. Em Lisboa pagam zero.
                            • A gasolina ronda os 1.75€/litro, das mais caras do mundo
                            • Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
                            • A inspeção periódica custa 78€


                            Resultado: em Amesterdão estatísticas recentes dizem que há mais bicicletas que habitantes


                            Bem sei que cada caso é um caso, e que é um país plano, mas com esta carga fiscal sobre os carros, a maioria das pessoas anda de bicicletas e de TP.

                            O que acontece é que eles têm tido um sucesso enorme nas suas políticas de mobilidade, com cidades limpas, despoluídas e amigas dos peões, com praças e esplanadas largas onde as crianças brincam e as pessoas passeiam

                            Cumprimentos
                            ...mais planas, menos calor para não chegar com o fato todo molhado do suor....
                            Editado pela última vez por luissousa6; 24 July 2013, 17:34.

                            Comentário


                              #15
                              As pessoas andam de bicicleta por uma questão de mentalidade. Nada a ver com ser caro ou barato. eles ganham muito mais que nós, portanto podem pagar mais. Isso é uma falsa questão.

                              Comentário


                                #16
                                Os holandeses são o povo mais agarrado ao dinheiro da Europa

                                Comentário


                                  #17
                                  A cidade de Amsterdao nao tem condiçoes para ter automoveis e dai haver restriçoes e taxas altas para os seus utilizadores , em Toquio por exemplo nao existe estacionamento gratis e para ter carro tem de ter garagem para ele muitos habitantes de Toquio nem sequer tiram carta de conduçao. Na Holanda os outros impostos e serviços sao bastante mais caros em relaçao a Portugal porque os salarios medios tambem sao bastantes mais altos , feito as contas eles vivem bem melhor com o seu salario medio que nos com o nosso. Na Holanda existe tambem crise economica e o governo la ja nao esta a conseguir equilibrar as contas e um pequeno aumento de desemprego nesse pais pode trazer serios problemas.
                                  Editado pela última vez por pedrolimma; 24 July 2013, 20:23.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não tinha ideia das taxas/impostos que pagam na Holanda. Tinha ideia do custo do combustível.
                                    Em Junho estive em Amesterdão e reparei em vários carros de alta cilindrada, Dodge Ram, Toyota Tundra 5.7, Mustangs... Até um Cadillac Escalade ESV taxi (e nem híbrido era)!
                                    São realidades diferentes, mas tal como já apontaram neste tópico, aqui em PT estamos muito dependentes das n/ viaturas pessoais. Os transportes públicos, especialmente para o interior são uma anedota... apesar de ter visto no último ano em Trás-os-Montes, entre Porto-Vila Real-Bragança muitos autocarros de longo curso recentes, e que já me disseram que são confortáveis, as restantes cidades/vilas ficam muito isoladas!
                                    Editado pela última vez por Sampas; 24 July 2013, 19:36.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A maior taxa sobre o uso dos carros na holanda é o preço da mão de obra nas oficinas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        As pessoas andam de bicicleta por uma questão de mentalidade. Nada a ver com ser caro ou barato. eles ganham muito mais que nós, portanto podem pagar mais. Isso é uma falsa questão.
                                        Convenhamos que a nossa mentalidade não dá para ir de bicicleta do terreiro do paço até ao ao castelo no verão com 40º à sombra. Lá nisso somos um bocado atrasados, mas não somos burros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Portugal é o terceiro país com mais automóveis per capita da Europa (primeiro o Luxemburgo e segundo Itália). Somos dos países da UE com mais autoestradas em termos de km/área, em termos de km/habitante e em termos de km/PIB. Em todos estes três índices estamos no top 6!

                                          Não estou em Amesterdão, estou na Haia mas não é bem assim como dizes, todavia admito que tenha errado nesses dois índices.
                                          No centro de Amesterdão a repartição modal da bicicleta ronda os 60%, e na generalidade da cidade ronda os 40%, das mais altas do mundo. Ter carro é mesmo muito caro por aqui.

                                          Tenho andado de comboio entre várias cidades e é extremamente pontual e rápido, têm dois andares, mesmo os IC, para transportarem mais pessoas.
                                          Segundo sei, o bilhete da bicicleta custa 6€

                                          Nas cidades não apostaram em metro de profundidade, mas sim, metro de superfície, como há no Porto, muito mais barato, mais cómodo e com uma rede mais vasta. A repartição modal da bicicleta+transportes públicos+caminhar é das mais altas do mundo. Nos centros da cidades, numa grande área, os carros estão proibidos, mesmo os táxis.

                                          Não têm grandes centros comerciais nos arredores das cidades (como temos em PT e onde só se chega de carro) pois os mesmos estão proibidos desde há vários anos. Têm sim um forte comércio local, de bairro, e quando alguém quer ir a "um centro comercial" vai ao centro da cidade, onde há tudo, em ruas estritamente pedonais (nem bicicletas podem circular)

                                          Agora, é verdade, não deixam de ter boas autoestradas (poucas mas boas), e sem portagens.
                                          Na realidade há dois troços que têm portagem
                                          List of toll roads - Wikipedia, the free encyclopedia

                                          O facto de ser plano, não é um fator importante, Trondheim na Noruega, é mais montanhosa que Lisboa e a maioria da população anda de bicicleta, pois conseguiram arranjar meios técnicos para ultrapassarem as colinas
                                          Cicloelevador Trampe

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                            Convenhamos que a nossa mentalidade não dá para ir de bicicleta do terreiro do paço até ao ao castelo no verão com 40º à sombra. Lá nisso somos um bocado atrasados, mas não somos burros.
                                            Lisboa tem condições para se pedalar.

                                            Lisboa é na realidade constituída por uma zona ribeirinha plana no eixo Algés-Expo, e por um grande planalto Saldanha - Entrecampos - Campo grande - Av. de Roma - Areeiro - Praça de Espanha, estão todos mais ou menos à mesma cota. As colinas são um mito urbano que persiste.
                                            Lisboa é cem por cento ciclável e colinas são mitos, defende investigador - PÚBLICO

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sampas Ver Post
                                              Não tinha ideia das taxas/impostos que pagam na Holanda. Tinha ideia do custo do combustível.
                                              Em Junho estive em Amesterdão e reparei em vários carros de alta cilindrada, Dodge Ram, Toyota Tundra 5.7, Mustangs... Até um Cadillac Escalade ESV taxi (e nem híbrido era)!
                                              São realidades diferentes, mas tal como já apontaram neste tópico, aqui em PT estamos muito dependentes das n/ viaturas pessoais. Os transportes públicos, especialmente para o interior são uma anedota... apesar de ter visto no último ano em Trás-os-Montes, entre Porto-Vila Real-Bragança muitos autocarros de longo curso recentes, e que já me disseram que são confortáveis, as restantes cidades/vilas ficam muito isoladas!
                                              Sim, é verdade, em Portugal os transportes públicos fora das cidades são muito deficitários, mas nos meios urbanos Portugal, pensei eu, já tem uma rede muito boa de transportes públicos. E bem mais barata que na Holanda.

                                              Na Holanda os transportes públicos são cobrados ao km. No elétrico, comboio ou autocarro, pica-se a entrada e a saída, e pagamos ao quilómetro dependendo do tipo de transportador. Em Lisboa, por 35€/mês tens acesso a Carris+Metro+CP com quilometragem ilimitada.

                                              Eu acho que em Portugal tendemos a pintar um clima demasiado negro dos transportes públicos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                                A cidade de Amsterdao nao tem condiçoes para ter automoveis e dai haver restriçoes e taxas altas para os seus utilizadores , em Toquio por exemplo nao existe estacionamento gratis e para ter carro tem de ter garagem para ele muitos habitantes de Toquio nem sequer tiram carta de conduçao. Na Holanda os outros impostos e serviços sao bastante mais caros em relaçao a Portugal porque os salarios medios tambem sao bastantes mais altos , feito as contas eles vivem bem melhor com o seu salario medio que nos com o nosso. Na Holanda existe tambem crise economica e o governo la ja nao esta a conseguir equilibrar as contas e um pequeno aumento de desemprego nesse pais pode trazer serios problemas.
                                                Uma das razões, também, é o facto de em Amesterdão, raros são os prédios com garagem. Não sei se se prende com o terreno que é muito instável, pois estão em média a seis metros abaixo do nível do mar (daí, Países Baixos). Então, têm que ser muito criteriosos como autorizam os carros a entrarem nas cidades por questões de espaço. De referir que são 16 milhões de pessoas numa área igual à do Alentejo, logo nem todos podem ter direito a ocupar 12m2 de espaço público.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aí concordo em parte contigo

                                                  Lembrar que muitos judeus expulsos de Portugal pelo rei D. Manuel, em parte após o decreto de Alhambra dos reis Católicos, vieram para a Holanda

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                                    Quanto às razões para as pessoas andarem de bicicleta, tem sobretudo a ver com a maior facilidade devido ao país ser plano, ser fácil de estacionar e ser saudável.
                                                    E para os portugueses não é saudável andar de bicicleta?
                                                    E não se podem criar condições para se estacionarem as bicicletas?

                                                    E não se trata de bicicletas apenas, pois aqui vejo-as às centenas e tenho de me desviar delas, mas também a forte aposta que fizeram em bons espaços pedonais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também já por lá estive em Amesterdão e realmente a quantidade de bicicletas em comparação com os carros é brutal.

                                                      Nota-se que todo o sistema está bem oleado (há um respeito mutuo entre peões, ciclistas e carros) pois todos eles quase sempre andam / andaram de bicicleta.

                                                      Achei curioso o facto de nos eléctricos (que muitas vezes andam colados uns aos outros, de tantos serem) terem a meio da composição uma espécie de gabinete onde existe uma pessoa que está lá para ajudar a comprar os bilhetes, dar indicações aos turistas, falar da zona por onde estão a passar naquele determinado momento, etc.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já falaram no salário mínimo? E médio?

                                                        Pois. Ficamos por aqui!

                                                        Quando vierem dizer que nós aqui ainda estamos muito bem, que é como quem diz, devíamos pagar bem mais como os outros não se esqueçam de comparar os salários também. Esta última parte é sempre equecida!

                                                        Cumprimentos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                                                          Caro Maxpayne

                                                          Este era, há três décadas, o mapa português das ligações ferroviárias suburbanas e regionais (isto é, excluindo o longo curso):

                                                          Cumprimentos
                                                          quais são as duas ligações que estão previstas desaparecer?
                                                          eu tenho feito muito IC e, mesmo mudando de vez em quando de comboio no porto, considero um ótimo meio para se ciajar, sem sobressaltos e com ligeiros atrasos apenas, mesmo se formos no urbano em hora de ponta. uma das ligações que poderiam ter feito seria uma ligação braga-guimarães. eu seria um cliente dessa via, nem que fosse a 2€ por viagem. quem não tiver carro ou mota para fazer esses cerca de 20kms vai a pé, de autocarro a pagar quase 5€ ou então se for de comboio vai à trofa (40kms para trás), apanha outro comboio para braga e faz novamente 40kms ou quase, em cerca de hora e meia de viagem no mínimo. braga-barcelos também acontece o mesmo.

                                                          outra ligação importante seria aveiro-santa maria da feira (nem que passasse por ovar)-porto. mais uma ligação que permitiria tirar centenas de carros por dia das ruas do porto e fluir melhor o trânsito. ou pelo menos criarem uma linha de metro como fizeram com a póvoa de varzim.

                                                          tudo o que sejam periferias deveria ter uma rede eficaz de transportes. se nem no litoral isso acontece, imagine-se no interior. triste país em que vivemos, infelizmente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando terraplanarem isto aqui também é mais fácil.
                                                            Mais, os proprios prédios também oferecem infra estruturas próprias. Não é assim tão anormal existirem balnearios nos empregos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X