Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas Automáticas - Pedido de opinião

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixas Automáticas - Pedido de opinião

    Boa noite,

    Por motivos de saúde e no sentido de evitar a utilização do pedal da embraiagem, tenho andado a analisar o que existe no mercado dos carros citadinos com caixas automáticas.

    Numa primeira análise analisei estes modelos:

    - Mitsubishi Colt 5 portas 1.3 E-Motion A/T 95 CV Gasolina
    - Citroen C3 1.4 eHdi (li que esta motorização dá problemas)
    - Toyota Yaris 1,33 Dual VVT-i 99 cv, com caixa CVT (Multidrive - que presumo seja automática)

    Em termos de preço e de equipamento o COLT é de longe o mais acessível, mas exatamente por isso temo que tenha alguns problemas.

    Gostaria (e agradecia) de saber a opinião de quem conheça o carro, que será utilizado diariamente para viagens de 30 km ida + 30 km vinda por dia e uma dúzia de viagens por ano mais longas.

    Algumas dúvidas:
    - a caixa automática será confiável para uma utilização diária?
    - o aumento do consumo por ser caixa automática será significativo? (este modelo é a gasolina)
    - atendendo ao consumo e aos custo de manutenção será vantajoso comprar um modelo a diesel?

    Dado o valor do investimento e dado querer manter o carro o mais tempo possível, agradecia então a opinião de pessoas que conheçam estes modelos ou outros que não referi.

    Muito obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por permako Ver Post
    Boa noite,

    Por motivos de saúde e no sentido de evitar a utilização do pedal da embraiagem, tenho andado a analisar o que existe no mercado dos carros citadinos com caixas automáticas.

    Numa primeira análise analisei estes modelos:

    - Mitsubishi Colt 5 portas 1.3 E-Motion A/T 95 CV Gasolina
    - Citroen C3 1.4 eHdi (li que esta motorização dá problemas)
    - Toyota Yaris 1,33 Dual VVT-i 99 cv, com caixa CVT (Multidrive - que presumo seja automática)

    Em termos de preço e de equipamento o COLT é de longe o mais acessível, mas exatamente por isso temo que tenha alguns problemas.

    Gostaria (e agradecia) de saber a opinião de quem conheça o carro, que será utilizado diariamente para viagens de 30 km ida + 30 km vinda por dia e uma dúzia de viagens por ano mais longas.

    Algumas dúvidas:
    - a caixa automática será confiável para uma utilização diária?
    - o aumento do consumo por ser caixa automática será significativo? (este modelo é a gasolina)
    - atendendo ao consumo e aos custo de manutenção será vantajoso comprar um modelo a diesel?

    Dado o valor do investimento e dado querer manter o carro o mais tempo possível, agradecia então a opinião de pessoas que conheçam estes modelos ou outros que não referi.

    Muito obrigado.
    Seria bom colocares no tópico os valores envolvidos, e se os carros serão novos ou usados. Uma estimativa anual de kms é sempre bem-vinda

    Não me parece que o Citroen C3 1,4 HDI seja problemático, pelo contrário. E a motorização 1.4 HDI deve ser dais mais económicas actualmente.

    No caso, combinado com a caixa automática, o C3 até consegue consumos mais baixos, apesar de ser algo molengão.

    Abaixo fica a opinião do site km77.com sobre o conjunto 1.4 HDI/Caixa CMP, montados num Peugeot 208(basicamente é o mesmo motor/caixa):
    1.4 e-HDi 68 CV CMP

    La versión Diesel de 68 CV en combinación con el cambio automático «CMP» de cinco marchas gasta muy poco carburante. Durante toda la prueba el consumo ha sido 5,5 l/100 km haciendo una utilización de todo tipo, con muchos más kilómetros fuera de la ciudad que en ella y conduciendo a ritmo normal y puntualmente yendo rápido.
    En el recorrido que hacemos con todos los coches que probamos —un tramo de 143,3 km en una autovía con fuertes desniveles y buscando una media real de 120 km/h—, el consumo ha sido 5,0 l/100 km. Es un consumo especialmente bajo. Los coches que hemos probado que son alternativa al 208 han consumido algo más, como es el caso del Suzuki Swift en su versión DDiS 75 CV (5,5 l/100 km) o el Opel Corsa en su variante 1.3 ecoFLEX 95 CV Start & Stop (5,3 l/100 km) —más abajo hay una tabla comparativa con varios modelos de similar tamaño y motor Diesel de hasta 105 CV—.

    El motor tiene, en general, buena respuesta y no da poca aceleración para la potencia disponible. De hecho, según nuestras mediciones es de los coches más rápidos en la medición de aceleración, entre los de potencia parecida, pero eso no es suficiente para que no se eche en falta más potencia. De hecho, es de esos coches en los que hay que elegir bien el momento cuando hay que adelantar en una vía de doble sentido, aunque se viaje sin carga.

    Como el cambio automático («CMP») es lento y no tiene un funcionamiento bueno, hay circunstancias en las que este coche parece más lento de lo que realmente es. Es un cambio lento porque tarda en «pensar» que marcha debe meter y porque tarda en meterla. Me ha pasado muchas veces, sobre todo en ciudad, que cuando hace falta aceleración, por ejemplo, al incorporarse a una vía rápida o al incorporarse a una rotonda, el coche se queda apenas sin aceleración aunque el conductor lleve muy pisado el acelerador.
    En vías de poco tráfico es fácil anticiparse a esa falta de aceleración tan inoportuna —bien pisando el acelerador con anticipación o quitando las marchas necesarias de forma manual, con las levas que hay tras el volante—, pero no lo es en ciudad. Otra cosa que este cambio no hace bien es maniobrar con suavidad: a muy baja velocidad a veces es difícil conseguir que el coche se mueva con toda la precisión requerida.

    Por lo tanto, esta versión automática no nos parece recomendable salvo para quien, por el motivo que sea, el cambio automático sea una prioridad o una necesidad. Si se da valor a un buen cambio automático, un Volkswagen Polo con transmisión de doble embrague «DSG» será mucho más satisfactorio.

    Comentário


      #3
      Então complementando a informação inicial que dei:

      Preços aproximados para carros novos
      - Mitsubishi Colt 5 portas 1.3 E-Motion A/T 95 CV Gasolina - 14.400€
      -
      Citroen C3 1.4 eHdi (li que esta motorização dá problemas) - Diesel - 17.200€
      - Toyota Yaris 1,33 Dual VVT-i 99 cv, com caixa CVT (Multidrive - que presumo seja automática) - Gasolina - 18.000€

      Normalmente faço aproximadamente 20.000 km ano.

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Vai para o yaris híbrido.

        Gasta muito menos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por permako Ver Post
          ...
          Numa primeira análise analisei estes modelos...
          eu numa primeira análise analisei o título do teu tópico e pergunto-me porquê cais automáticas em vez de caixas automáticas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
            Vai para o yaris híbrido.

            Gasta muito menos.
            Era o que eu ia sugerir. Alia a cx automática com a vantagem dos consumos. E pouco é mais caro que o 1.33.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por permako Ver Post
              Então complementando a informação inicial que dei:

              Preços aproximados para carros novos
              - Mitsubishi Colt 5 portas 1.3 E-Motion A/T 95 CV Gasolina - 14.400€
              -
              Citroen C3 1.4 eHdi (li que esta motorização dá problemas) - Diesel - 17.200€
              - Toyota Yaris 1,33 Dual VVT-i 99 cv, com caixa CVT (Multidrive - que presumo seja automática) - Gasolina - 18.000€

              Normalmente faço aproximadamente 20.000 km ano.

              Obrigado
              Então, é assim: Partindo do princípio que estás entre estes 3 modelos:

              Eu escolheria o C3, por ser pouco mais caro do que o Colt e por ser bastante mais económico. Não sei onde leste que esta motorização dá problemas, até porque está presente em diversos modelos, comerciais etc...

              O principal trunfo do C3 é ser bastante económico e desvalorizar pouco face à estes dois outros.

              O Yaris, e como já foi dito, consideraria apenas o Híbrido!

              Comentário


                #8
                AMitsubishi entretanto descontinuou o Colt e apresentou o SPACE STAR, que me parece bem mais robusto e interessante.
                Mitsubishi Motors Portugal | Mitsubishi Motors Portugal
                em termos de equipamento e preço é muito próximo do Colt!

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Mais um voto para o Yaris híbrido. E se for novo, até recebes 2000€ para ires às compras no Continente (já não tens é muito tempo para aproveitar esta promoção)

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X