Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conducao sem Carta...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conducao sem Carta...

    Nao sou muito conhecedor destas leis em particular, por isso vou colocar uma questao a quem sabe ;P

    Podemos conduzir um carro num terreno privado (de familiares e com autorizacao), sendo maior de idade, mas nao tendo carta de conducao?

    Existe alguma lei que proiba a conducao em terrenos privados sem carta de conducao?

    desde ja obrigado
    Editado pela última vez por linopxo; 24 July 2013, 22:57.

    #2
    Acho que não é legal.

    Comentário


      #3
      A minha interpretação: A condução sem carta é crime. Como tal, é crime seja em terreno público ou privado. Até porque mesmo num terreno privado podem ocorrer situações trágicas que resultam do acto de conduzir sem carta. Nesse caso como seria???

      Comentário


        #4
        Lixa-te para isso desde que conduzas decentemente.

        Aí é irrelevante se for pouca a velocidade em relação à habilidade, mesmo ilegalmente.

        Tira-a apenas para não seres apanhado na via pública sem ela e não por pensares que aprendes a conduzir ao fazê-lo, que não aprendes.

        Durante muito tempo conduzi sem carta, desde pelo menos os 14 e sempre correu bem porque quem me educou se preocupou com o mais importante, tirar-me a t.são de mijo, foi isso que me permitiu fazer muita porcaria que fiz sem autorização sem nunca nada correr mal por culpa minha.

        A única situação delicada que tive foi na Arrábida, provavelmente provocado por humidade ou óleo na estrada, aconteceu-me como podia ter acontecido a outro, o carro é subvirador e não ia depressa o suficiente para perder o controlo como perdeu, sobrevirando.
        Editado pela última vez por TMCC; 24 July 2013, 23:04.

        Comentário


          #5
          Nunca e facil encontrar um concenso.. Alguem especializado na materia?

          e que conduzir num terreno privado e diferente de um Publico... uma forma de adquirir experiencia! ate porque nenhum policia vai entrar no "meu terreno" sem autorizacao para me perguntar se tenho carta! loool

          depois estou no que e "meu", a responsabilidae e minha!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por linopxo Ver Post
            Nao sou muito conhecedor destas leis em particular, por isso vou colocar uma questao a quem sabe ;P

            Podemos conduzir um carro num terreno privado (de familiares e com autorizacao), sendo maior de idade, mas nao tendo carta de conducao?

            Existe alguma lei que proiba a conducao em terrenos privados sem carta de conducao?

            desde ja obrigado
            Acho que não há qualquer problema, desde que o terreno seja privado e esteja fechado, isto é, sem acesso ao público.

            Comentário


              #7
              Não .

              Artigo 2.º
              Âmbito de aplicação
              1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.
              2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as entidades referidas no número anterior e os respetivos proprietários

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por linopxo Ver Post
                Nunca e facil encontrar um concenso.. Alguem especializado na materia?

                e que conduzir num terreno privado e diferente de um Publico... uma forma de adquirir experiencia! ate porque nenhum policia vai entrar no "meu terreno" sem autorizacao para me perguntar se tenho carta! loool

                depois estou no que e "meu", a responsabilidae e minha!
                Uma coisa, o que fazes num terreno privado sem habilidade, que é o que importa, não a carta, não te diz respeito apenas a ti se não estiveres sozinho ou haver possibilidade de ires ter à via pública.

                Um exemplo é o hipotético azar de perderes o controlo do carro frente a um portão e ganhares velocidade suficiente para o quebrares (não é preciso muita) e atropelares alguém, pior se o acesso for directo.

                Comentário


                  #9
                  Resumindo...e crime conduzir no "meu" terreno sem carta?

                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                  Não .

                  Artigo 2.º
                  Âmbito de aplicação
                  1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.
                  2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as entidades referidas no número anterior e os respetivos proprietários

                  Comentário


                    #10
                    Também tive essa duvida e perguntei a um agente da autoridade. Resposta: pode!
                    Tem lógica. Basta ver as competições motorizadas com miúdos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                      Também tive essa duvida e perguntei a um agente da autoridade. Resposta: pode!
                      Tem lógica. Basta ver as competições motorizadas com miúdos.
                      Não devia.

                      Mais uma prova da porcariazinha que o sistema é...

                      O importante é não fazer caso dele e ligar ao que é importante!

                      Umas vezes peca por excesso outras por defeito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                        Também tive essa duvida e perguntei a um agente da autoridade. Resposta: pode!
                        Tem lógica. Basta ver as competições motorizadas com miúdos.
                        Neste dito terreno estacionam os carros de meu pai e meu irmao... ele nao e completamente vedado, e as vezes existem uns artistas que estacionam sem autorizacao (apesar de ser privado)! Isto dificulta a analise da situacao?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TMCC Ver Post
                          Não devia.

                          Mais uma prova da porcariazinha que o sistema é...

                          O importante é não fazer caso dele e ligar ao que é importante!

                          Umas vezes peca por excesso outras por defeito.
                          Off-topic.



                          Gostei da tua localização Macedo. Como vai isso pá?! Nunca mais deste sinais de vida. Pensei que já te tivessem cortado a ligação à internet.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por linopxo Ver Post
                            Resumindo...e crime conduzir no "meu" terreno sem carta?
                            Não !

                            A não ser que tenhas um caminho de acesso público (exemplo: parque de estacionamento e vias de acesso de um centro comercial).


                            Ou seja, dentro de um terreno privado podes fazer o que quiseres, desde que te mantenhas nos limites interiores do mesmo. E lembra-te também de que caso aconteça alguma coisa, a seguradora esquivar-se-á e excluir toda e qualquer responsabilidade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                              Off-topic.



                              Gostei da tua localização Macedo. Como vai isso pá?! Nunca mais deste sinais de vida. Pensei que já te tivessem cortado a ligação à internet.
                              Porquê os risos?

                              O meu fórum ocupa-me tempo que baste.

                              E normalmente não quer dizer sempre, tens que melhorar a capacidade de interpretação...... isto a propósito dum post que penso ter sido feito com a última conta.

                              Comentário


                                #16
                                Bem esclarecedor, e vai de encontro ao que pensava!! Obrigado...


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Não !

                                A não ser que tenhas um caminho de acesso público (exemplo: parque de estacionamento e vias de acesso de um centro comercial).


                                Ou seja, dentro de um terreno privado podes fazer o que quiseres, desde que te mantenhas nos limites interiores do mesmo. E lembra-te também de que caso aconteça alguma coisa, a seguradora esquivar-se-á e excluir toda e qualquer responsabilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que podes, se não se pode, então há muita desinformação mesmo dentro das autoridades.
                                  Tenho vários exemplos disso.
                                  Eu quando não tinha idade para ter carta e tinha Moto4, sempre andei em terrenos privados, apesar de por vezes passar estrada(aí claro que tinha problemas) nos terrenos nunca foi dito nada, aliás, no grupo todos diziam, vamos por caminhos sem apanhar alcatrão para não haver problemas, pois também ia um rapaz sem matricula na mota, penso que já tinham sido abordados anteriormente pela GNR e tinham esclarecido.
                                  Outra é as provas, de motocross e companhia, há classes de putos, e maior parte mesmo das classes de 250 nem a carta têm, e andam lá.
                                  Mas já por exemplo no Campeonato de TT é preciso carta e matricula nas motas mas é diferente, entre as etapas apanham alcatrão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por linopxo Ver Post
                                    Resumindo...e crime conduzir no "meu" terreno sem carta?
                                    Só é crime na via pública ou equiparada a .

                                     
                                    Decreto-Lei n.º 2/98 de 3 de Janeiro (Corrigido de acordo com a Declaração de Rectificação n.º1-A/98, publicada no DR n.º 26, I série A suplemento, de 31 de Janeiro) Artigo 2º
                                    O Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei nº 114/94, de 3 de Maio, é revisto e republicado em anexo.
                                    Artigo 3º
                                    1 -
                                    Quem conduzir veículo a motor na via pública ou equiparada sem para tal estar habilitado nos termos do Código da Estrada é punido com prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias. 2 - Se o agente conduzir, nos termos do número anterior, motociclo ou automóvel a pena é de prisão até 2 anos ou multa até 240 dias.
                                    Artigo 4
                                    Editado pela última vez por rucsantos; 24 July 2013, 23:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                      Eu acho que podes, se não se pode, então há muita desinformação mesmo dentro das autoridades.
                                      Sobretudo GNR's, o reino deles é entre o descanso no posto e o garrafão de vinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Onde não houver acesso ao público não é necessário carta. Tenho 100% a certeza. Discutimos uma vez isso numa aula de código, tirei a carta há 6 meses portanto lembro-me bem de falarmos disso. O instrutor comparou um parque privado de uma entidade/pessoa, e de um parque para o acesso ao publico também. Ex um parque de uma pessoa vs um parque do Lidl.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TMCC Ver Post
                                          Sobretudo GNR's, o reino deles é entre o descanso no posto e o garrafão de vinho.
                                          olha que ofendes o rucsantos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Num terreno privado até podes colocar um porco a conduzir ... que é legal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              olha que ofendes o rucsantos!
                                              Só ele sabe a competência quem tem ou não no desempenho das suas funções.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TMCC Ver Post
                                                Sobretudo GNR's, o reino deles é entre o descanso no posto e o garrafão de vinho.
                                                Não é bem assim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                  Não é bem assim.
                                                  É assim, é.

                                                  Funcionários públicos.lol

                                                  O meu pai era a excepção... mas também comeu do tacho... e está cá fora desde os 47 a tirar trabalho a gente que precisa bastante mais.

                                                  Já sei que como lucro com isso não tenho moral para falar... como se não tivesse sentido fazê-lo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TMCC Ver Post
                                                    É assim, é.

                                                    Funcionários públicos.lol

                                                    O meu pai era a excepção... mas também comeu do tacho... e está cá fora desde os 47 a tirar trabalho a gente que precisa bastante mais.

                                                    Já sei que como lucro com isso não tenho moral para falar... como se não tivesse sentido fazê-lo.
                                                    Mesmo assim não fazem assim tão pouco, é claro que quando apanham um momento ou tentam fazer para que o "momento" aconteça aproveitam.
                                                    Mas sendo da extinta(ou agora já há outra vez já nem sei) BT não era bem assim, passavam algumas temporadas fora e assim, claro que também apanhavam algumas coisas boas, talvez em certas coisas ainda "ganhassem"(este entre aspas não porque ganhavam em €€ mas em alimentação e outras coisas) mais do que os GNR's normais de posto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                      Mesmo assim não fazem assim tão pouco, é claro que quando apanham um momento ou tentam fazer para que o "momento" aconteça aproveitam.
                                                      Mas sendo da extinta(ou agora já há outra vez já nem sei) BT não era bem assim, passavam algumas temporadas fora e assim, claro que também apanhavam algumas coisas boas, talvez em certas coisas ainda "ganhassem"(este entre aspas não porque ganhavam em €€ mas em alimentação e outras coisas) mais do que os GNR's normais de posto...
                                                      Compara-os por exemplo em direitos com o privado de igual nivel.

                                                      Inválido para cargos altos em que as coisas se começam a invertir quanto mais se sobe nas hierarquias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É legal. De outra forma não haveria competições automóveis com menores de idade. Lembro-me do caso de um rapaz de 14 anos (na altura) que competia no Campeonato Nacional de Perícias.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                          É legal. De outra forma não haveria competições automóveis com menores de idade. Lembro-me do caso de um rapaz de 14 anos (na altura) que competia no Campeonato Nacional de Perícias.
                                                          Isso é criminoso!!!......

                                                          Não importa o que se faz, mas quem e como.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Rafael Lobato, com 15 anos, compete no Nacional de Rallycross.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X