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    E a seguir?

    Se lerem o meu historial poderão ver que, depois de uma experiência menos feliz com um Fiat e uma menos má com um Seat, sou o feliz proprietário de um Honda Jazz 1.2 iDSI (nas minhas mãos) e um Peugeot 307SW 1.6 hdi de 90cv (nas mãos da Maria).
    Estou satisfeito com os meus actuais veículos e não tenciono trocá-los tão cedo.

    No entanto, não posso parar de imaginar. O facto é que daqui a uns anos vou poder/dever trocar o Jazz por um outro que passará a ser o "meu" carro do dia-a-dia, o carro dos meus "40". Queria trocar por algo fiável, confortável, económico, não necessáriamente espaçoso ou versátil, com 5 portas, com qualquer combustível porque farei apenas 10.000km por ano ou ainda menos. E chego a uma confusão...

    O primeiro candidato para a troca é claramente um outro Jazz. São carros práticos, económicos, baratos, versáteis, fiáveis e até atraentes. Mas será mais do mesmo e eu gostava de "progredir".
    A segunda opção será um híbrido. Civic, Prius, Insight... Gosto da ideia, da tecnologia, da estética, do facto de serem a gasolina, confortáveis, bem equipados. Mas são pouco considerados na imprensa especialista e não são, efectivamente, os melhores em tudo.
    Aí chego aos "hatchbacks". Sendo um adepto das marcas asiáticas, fico atraído pelo Honda Civic, Toyota Auris, Kia Cee'd, Hyundai I30... e não gosto nada de Astras, Meganes, Bravos ou outras coisas ainda mais dispendiosas. Mas pelo que leio TODA a gente diz que, para essa gama, se deve ir para um Golf! Não percebo... e não gosto dos preços, já agora...
    Se fosso mesmo para a p"#$ da loucura, gostava de um Mini One ou um Civic Type R.

    Que opinião têm sobre isto? Que carro recomendariam para um quarentão ir e vir para o trabalho?

    #2
    Bom dia, percebo a sua indignação que toda a gente diz devia ir para um Golf...abordei isso num outro tópico, não entendo a cisma que há com os Golfs e o preço deles... enfim

    Acho que aos 40 anos, e tendo já a vida, à partida , mais ou menos estabilizada eu ia para algo que realmente gostasse, ainda por cima com outra viatura em casa, eu arriscava em alguma coisa mais louca como o caso do Civic

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      #3
      Mas qual é a razão do Golf ser tão considerado pela imprensa? Parece-me um carro com algumas vantagens, mas raios me partam se valem a diferença de preço para carros com a mesma idade/categoria/equipamento...

      Comentário


        #4
        Olha, um civic ou um mini não são opções descabidas...

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          #5
          Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
          Mas qual é a razão do Golf ser tão considerado pela imprensa? Parece-me um carro com algumas vantagens, mas raios me partam se valem a diferença de preço para carros com a mesma idade/categoria/equipamento...
          Briefings e lachinhos, na Siva e tal... Os "jornalistas" (entre comas, porque não são isentos) apreciam esse tipo de coisas.

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            #6
            se não pretendes trocá-los tão cedo então ainda o mercado terá muitos modelos novos e de diferentes estilos de automóvel, não te preocupes. não podes estar a prever que modelo(s) gostarias de ter daqui a uns 4, 5 ou 6 anos. modelos acabam, outros começam, novos motores, novas tecnologias... isto na última meia dúzia de anos deu muita volta...

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              #7
              Até percebo o que estás a dizer, caditonuno. Mas a questão é que o carro que vou comprar daqui a 4,5 ou 6 anos está a sair agora para o mercado, percebes?

              Não há por aí nenhum proprietário de um Golf que possa dizer o que o carro tem de especial?
              Editado pela última vez por Alcides; 28 July 2013, 00:38.

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                #8
                Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                Até percebo o que estás a dizer, caditonuno. Mas a questão é que o carro que vou comprar daqui a 4,5 ou 6 anos está a sair agora para o mercado, percebes?

                Não há por aí nenhum proprietário de um Golf que possa dizer o que o carro tem de especial?
                de especial?? nada.
                na globalidade vai é mais ao encontro do gosto da maioria das pessoas,além disso é visto como uma compra segura e provavelmente com menos desvalorização que outras propostas dentro do segmento.
                mas como não vais muito á bola com o golf e gostas de hondas sempre tens o novo civic 1.6 diesel que para quem gostar é uma boa proposta.

                Comentário


                  #9
                  Não escolhas um Prius, é o carro mais gozado do mundo!!! xD

                  Por acaso até acho o carro bonito, e em relação ao Honda Insight, exatamente a mesma coisa, a minha irmã tem um Honda Insight e ainda não se queixaram dele que eu saiba.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                    Mas qual é a razão do Golf ser tão considerado pela imprensa? Parece-me um carro com algumas vantagens, mas raios me partam se valem a diferença de preço para carros com a mesma idade/categoria/equipamento...
                    Vantagens quais? serem alemães e carros alemães é que são bons?
                    partilho a mesma opiniap
                    o

                    Comentário


                      #11
                      Eu gosto do Prius, acho-o parecido comigo :D
                      Explico: estranho, especializado, mal-entendido na maior parte das vezes...
                      O Insight não fica muito atrás, com a vantagem que é um Honda.
                      O Civic Hybrid era ideal mas já não se vendem...

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                        Mas qual é a razão do Golf ser tão considerado pela imprensa? Parece-me um carro com algumas vantagens, mas raios me partam se valem a diferença de preço para carros com a mesma idade/categoria/equipamento...
                        Actualmente há essas diferenças de preço ? o golf é significativamente mais caro do que os outros carros do seu segmento comparáveis ?

                        Basicamente o golf é um carro muito homogéneo, que tem um passado de peso na liderança de vendas a nível europeu.

                        Agora na questão do carro que poderás comprar daqui a 3 ou 4 anos, acho que é muito prematuro pensares nisso. Disfruta das máquinas que tens, se gostares de os conduzires aproveita-os, vive-os, usa-os e depois logo vês.

                        Comentário


                          #13
                          v7, eu percebo que se calhar é prematuro pensar nisto a um nível de preocupação e de necessidade de resolução. Não é com essa intenção que levantei o tópico. Parece apenas que é um tópico relevante para discussão pois há muitas respostas possíveis. Para um carro de qualidade, conforto, economia, fiabilidade que seja o segundo da casa, qual o "melhor" modelo? Qual o mais "divertido"? Qual o melhor "valor"? E porquê?
                          E sim, o Golf é significativamente mais caro que outros carros do mesmo segmento e mesma idade, principalmente no mercado dos usados. E como não consigo perceber porquê queria saber as opiniões.

                          Comentário


                            #14
                            Sem a mínima duvida e ainda por cima se gostas: Prius.

                            Não sei se já experimentaste fazer um bom test drive a um, mas é um carro fabuloso em todos os pontos: economia, conforto, silêncio a bordo, espaço, fiabilidade, etc...

                            Claro que eu por ter um (mandei o meu corsa com 5 anos e meio e a sua maldita FAP darem um passeio sem regresso), posso ser suspeito

                            Comentário


                              #15
                              Eu penso que para o que queres e precisas um carro a gasolina chega perfeitamente. Dentro dos Japunas a escolha mais logica e em progressão é um Honda Civic 1.4. E depois tens sempre um Auris algo mais caro se não quiseres diesel tens de optar pelo 1.8 hibrido

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                Sem a mínima duvida e ainda por cima se gostas: Prius.

                                Não sei se já experimentaste fazer um bom test drive a um, mas é um carro fabuloso em todos os pontos: economia, conforto, silêncio a bordo, espaço, fiabilidade, etc...

                                Claro que eu por ter um (mandei o meu corsa com 5 anos e meio e a sua maldita FAP darem um passeio sem regresso), posso ser suspeito
                                e dá pica de conduzir ?

                                Comentário


                                  #17
                                  É que num fórum de automóveis, muitos de nós gostam imenso de conduzir.

                                  A mim se me pedissem para ir "ali" a Madrid e me dessem a escolher ir num Toyota Prius ou num VW golf 1,6 de 110 cv de 1975 eu nem teria dúvidas .....

                                  Ou se a questão fosse para qualquer outro tipo de uso.

                                  Mesmo pagando eu o combustível

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    É que num fórum de automóveis, muitos de nós gostam imenso de conduzir.

                                    A mim se me pedissem para ir "ali" a Madrid e me dessem a escolher ir num Toyota Prius ou num VW golf 1,6 de 110 cv de 1975 eu nem teria dúvidas .....

                                    Ou se a questão fosse para qualquer outro tipo de uso.

                                    Mesmo pagando eu o combustível
                                    Na minha opinião, ir "ali" a Madrid ou ao fim do mundo é igual. Por acaso, face a um Golf de 1975 preferia até o Jazz com ar condicionado.


                                    Voltando a 2013 , o Golf tem sido a referência no segmento nos últimos anos por ser o mais homogéneo, ou pelo menos é essa a ideia transmitida pela imprensa.

                                    Daquilo que conheço, não consigo discordar de que o Golf seja um belíssimo carro no seu conjunto.

                                    No entanto, se me perguntares se preferia um Civic/Prius ou um Golf, e especialmente considerando que o user fala em carros que terão então 4/5 anos, eu começaria a ter dúvidas.

                                    O "problema" dos carros japoneses, é que quando são boas experiências, costumam efectivamente deixar algumas marcas nos donos.

                                    É que da mesma forma que um VAG consegue ser mais envolvente e aparentemente sólido, também é mais propenso a ir tendo umas chatices que quem teve um Japonês que não tenha sido "anormal" tem dificuldade em aceitar como naturais.

                                    Tenho em casa VAG, Japoneses e até PSA, e se há um que brilha na ausência de chatices é o mais velho e japuna.

                                    Entre o VAG e o PSA não consigo fazer comparações directas a esse nível (o PSA faz muito mais km, está sempre na rua, faz cidade com fartura), mas não estou inteiramente certo de que confie mais no VAG (A4) do que no PSA (C4), e estou a basear-me em experiências reais, não em percepções.

                                    Para mim, um Prius ou Civic Hibrido têm ali algumas coisas que não gosto mesmo, começando logo pelo tipo de caixa, e por serem naturalmente carros mais virados para uma condução excessivamente pacífica.

                                    Mas existem outras opções dentro dos nipónicos, algumas cuja dose de divertimento não estará longe de um Golf com um motor convencional (esses 110cv num Golf actual não são nada de especial).

                                    Se olhássemos apenas ao gozo de condução, haveriam determinadas trocas que jamais se fariam, como passar de um desportivo puro para um SUV.

                                    (Não escrevo isto com espírito negativo/crítico nem nada parecido, mas apenas para relativizar algumas questões).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      e dá pica de conduzir ?
                                      Quando troquei o corsa pelo Prius, não andava à procura de um carro desportivo ou que desse pica conduzir, mas sim de um carro que fosse económico, fiável e confortável E também porque já estava farto de ter que "passear o cão", cada vez que o FAP do corsa se lembrava de começar a regenerar (e não eram poucas...2 vezes por depósito em média e cheguei a ter 3 vezes em algumas circunstâncias) .

                                      Mas se quisermos fazer algumas comparações:

                                      - O corsa dos 0 aos 100km/h demora 12,7s. O Prius faz o mesmo em 10,9s.
                                      - No corsa, se lhe pisarmos o acelerador, só a partir das 2000rpm é que ele acordava. O Prius é logo.
                                      - No corsa, apesar de ter uma caixa de 6 velocidades, se numa subida passasse de 2ª para 3ª sem lhe acelerar bem (estilo ir às 3000~3500rpm) ele morria por completo.. No prius não tenho desses problemas

                                      Depois há outras coisas que dão um gozo do caneco: no para e arranca, não ter de andar sempre a jogar com as mudanças; Quando se tira o pé do acelerador, no Prius o motor de combustão desliga-se e ele "desliza". No arranque nos semáforos, é uma maravilha. Aliás, até estar parado nos semáforos, com os outros todos ao lado, frente e atrás ali a consumir combustível e Prius caladinho, é uma sensação indescritível. Fazer 1000km (foi logo meu primeiro depósito, que "acabou" esta sexta-feira) com um depósito de 45l, quando nunca consegui fazer nada disto com nenhum outro carro que tive é uma sensação fabulosa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, gente, se calhar eu dei algumas ideias erradas quando falei do Mini ou do Civic R. Em casos extremos de negócio (ter uma oportunidade boa para comprar um), são carros que gostaria de ter e me daria pica de conduzir todos os dias.
                                        Mas as minhas prioridades levam-me a pensar em carros mais racionais. Foi aí que encontrei a questão Golf. Toda a imprensa fala bem deles mas são caros. Procurei explicações e são um pouco vagas. Mesmo a fiabilidade deles não é extraordinária. E a VW está longe de ser uma marca com manutenção barata... O mal é que, com a ideia generalizada que o Golf é o melhor, a concorrência é toda desclassificada e ninguém fala da melhor alternativa, dos que fazem o mesmo ou melhor.

                                        Falei dos Híbridos porque, como já expliquei, parecem-me ter o melhor perfil para mim. Mas ainda não são muito levados a sério e podem dar para torto dentro de alguns anos, com alguma idade. Será que são carros para ter durante 15-20 anos? Não é essa a minha intenção mas nunca se sabe...

                                        Voltando aos carros "normais" e às alternativas ao Golf, tenho um PSA há dois anos e gosto do conforto. Mesmo em fiabilidade e despesas, está a portar-se bem. Não contava porque muitos falam mal deles. Se calhar é o caso de não ter FAP ou assim... Os materiais podem não ser os melhores mas não comprometem, bem pelo contrário. O espaço é do melhor. Mesmo a estética é agradável. Para quê um VAG? Para quê um Golf? Haverá por aí melhores alternativas a estes dois? Gostei de saber que um Prius agrada a quem o tem pelo silêncio e economia (eu também sou um "hipermiler"). Há mais ideias?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Qual é o PSA que tens e de que ano é?

                                          P.S. fiquei curioso por dizeres que não tem FAP.

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                                            #22
                                            Eu ainda hoje e depois de tantos anos a ler e a experimentar ainda não percebi o hype a volta do Golf.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ecoflex, é um Peugeot 307SW de 2007 (acho que o podes ver no meu perfil e tenho aqui um DB). É 1600 mas é de 90CV, sem FAP nem turbo de geometria variável. Foi-me vendido com desconhecimento meu mas estou mais do que satisfeito assim!

                                              Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                                                Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?
                                                Queres curto e grosso? Não!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                                                  Ecoflex, é um Peugeot 307SW de 2007 (acho que o podes ver no meu perfil e tenho aqui um DB). É 1600 mas é de 90CV, sem FAP nem turbo de geometria variável. Foi-me vendido com desconhecimento meu mas estou mais do que satisfeito assim!

                                                  Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?
                                                  Ok, essa não parece ter FAP, como dizes. Para mim (eu que até estive comprador de um segmento C a diesel há 2 anos, e gosto da Golf variant, quando soube do preço desisti), não vale a diferença, seja para ficar meia-dúzia de anos com o carro ou uma dúzia. Simplesmente o que pedem por eles, é demasiado. Não significa que não sejam bons, mas a melhor relação preço/qualidade/equipamento não está no Golf.

                                                  Gosto bastante da tua carrinha, a minha irmã tem uma, na versão sport de 2006, com tecto panorâmico, estofos em meia pele, jante 17, etc...está espectacular. É a de 110cv, e acho que já tem FAP, mas sem certezas.

                                                  Respondendo à tua pergunta: Não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Podem ler o DB (desactualizado) aqui http://forum.autohoje.com/diario-de-...di-2007-a.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Disseram-me há pouco que há uma grande diferença entre os Golf e a concorrência: envelhecem melhor. Estragam-se menos, desgastam-se menos, produzem menos ruídos...

                                                      Alguém confirma?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                        Briefings e lachinhos, na Siva e tal... Os "jornalistas" (entre comas, porque não são isentos) apreciam esse tipo de coisas.
                                                        Também deve ter começado a ser prática com a Renault, que pelos vistos lançou um carro perfeito, o Clio.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alcides Ver Post
                                                          Ecoflex, é um Peugeot 307SW de 2007 (acho que o podes ver no meu perfil e tenho aqui um DB). É 1600 mas é de 90CV, sem FAP nem turbo de geometria variável. Foi-me vendido com desconhecimento meu mas estou mais do que satisfeito assim!

                                                          Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?
                                                          A diferença não é 4-5 mil€.

                                                          Para mim a mais valia de um carro alemão face aos outros (e não precisa de ser um Golf) é que normalmente não se está a desfazer ao fim de uns anos.

                                                          Não quero com isto dizer que são fiáveis, porque nisso são apenas medianos, mas a verdade é que andar num Golf com 10 anos e num qualquer concorrente da altura e a sensação de solidez, insonorização, etc é bem diferente de um megane por exemplo. Lembro-me de um amigo meu entrar no Golf V que passou por casa e ele tem um megane II e dizer-me que nem parecia um carro do mesmo segmento.

                                                          Já sei que vou lançar o terror aqui no tópico, mas a verdade é que os alemães têm atenção a detalhes na concepção que os outros não têm.
                                                          Não é à toa que desvalorizam menos em média, e não é só cá em Portugal, é em todo o lado.

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                                                            #30
                                                            Já alguém foi ao spritmonitor fazer uma pesquisa de carros entre os 100 e os 140CV a gasolina, ordenados por consumo?

                                                            É só Toyotas!!!

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