Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes E220 CDI W211 2002 - Safe Mode

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercedes E220 CDI W211 2002 - Safe Mode

    Boas a todos.
    Hoje venho colocar uma situação que me acabou de acontecer em plena auto-estrada, apesar de conhecer e perceber de Mercedes, não tenho propriamente o curso de mecânica para perceber de onde poderá vir tal problema.
    O carro tem 136.000km é nacional e foi comprado novo pela casa, pelo que não tem os km martelados.
    Acontece que entrei na auto-estrada após ter vindo um bocado em nacional, e o CB não acusava avaria alguma, tudo normal até que ao entrar na AE em 3ª aproveito para puxar um pouco o carro, e o mesmo estanca nas 3000 RPM, meto 4ª e continuava a não passar dessa rotação com o pedal no fundo e não desenvolvia. 4 piscas e lá parei na berma para abrir o capot, tudo normal, após isso liguei o carro de novo e dizia que tinha uma avaria, mas desapareceu assim que liguei o carro, ficou tudo normal.
    Já me falaram que pode ser da EGR, sinceramente não faço ideia, pois estes motores tinham os conhecidos problemas dos injectores, não sei se poderá ser daí.
    Pergunto então a donos, mecânicos, ou malta com experiência neste campo com este motor que já tenha passado pelo mesmo que possa dar um diagnóstico breve antes de visitar a oficina.

    Anecipadamente grato

    #2
    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
    Boas a todos.
    Hoje venho colocar uma situação que me acabou de acontecer em plena auto-estrada, apesar de conhecer e perceber de Mercedes, não tenho propriamente o curso de mecânica para perceber de onde poderá vir tal problema.
    O carro tem 136.000km é nacional e foi comprado novo pela casa, pelo que não tem os km martelados.
    Acontece que entrei na auto-estrada após ter vindo um bocado em nacional, e o CB não acusava avaria alguma, tudo normal até que ao entrar na AE em 3ª aproveito para puxar um pouco o carro, e o mesmo estanca nas 3000 RPM, meto 4ª e continuava a não passar dessa rotação com o pedal no fundo e não desenvolvia. 4 piscas e lá parei na berma para abrir o capot, tudo normal, após isso liguei o carro de novo e dizia que tinha uma avaria, mas desapareceu assim que liguei o carro, ficou tudo normal.
    Já me falaram que pode ser da EGR, sinceramente não faço ideia, pois estes motores tinham os conhecidos problemas dos injectores, não sei se poderá ser daí.
    Pergunto então a donos, mecânicos, ou malta com experiência neste campo com este motor que já tenha passado pelo mesmo que possa dar um diagnóstico breve antes de visitar a oficina.

    Anecipadamente grato
    humm, pelos sintomas diria egr ou sensor pressão do catalisador (A0061539528).
    Atenção q tb não sou mecânico, mas pelo q descreves...

    Comentário


      #3
      Bem, ja vi os mesmos sintomas quando ha rebentamento de tubagens de intercoolers. Mas penso que isso notavas quando abrisses o capot, assim como assim, da uma vista de olhos em todas as tubagens.

      O carro depois disso, segui bem viagem? Ja conseguias passar das 3000rpm? Isso tambem podem ser erros acumulados na centralina. Se puderes fazer-lhe um diagnostico, leva a uma Bosch Car Service.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EVOII Ver Post
        humm, pelos sintomas diria egr ou sensor pressão do catalisador (A0061539528).
        Atenção q tb não sou mecânico, mas pelo q descreves...

        Obrigado pela resposta.
        Pois, já me falaram da EGR, o carro raramente anda longas quilometragens, quanto a esse sensor da pressão, não faço ideia, tenho pena de não ter conseguido ver qual a avaria que ele dizia, mas quando lá voltei de novo já não tinha nada . Nisto o W124 é mesmo o melhor
        Editado pela última vez por Avantgarde220; 29 July 2013, 19:42.

        Comentário


          #5
          O ideal seria mesmo ligares à máquina.

          Existem diversas causas possíveis para um safe-mode, e facilmente ficas a moer a cabeça a tentar adivinhar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Bem, ja vi os mesmos sintomas quando ha rebentamento de tubagens de intercoolers. Mas penso que isso notavas quando abrisses o capot, assim como assim, da uma vista de olhos em todas as tubagens.

            O carro depois disso, segui bem viagem? Ja conseguias passar das 3000rpm? Isso tambem podem ser erros acumulados na centralina. Se puderes fazer-lhe um diagnostico, leva a uma Bosch Car Service.
            O rebentamento não deve ter sido, pois não havia nada de estranho, andei lá à volta e não vi nada de anormal.
            Depois disso, como o motor estava na temperatura normal saí de pé a fundo e ele lá atingiu o máximo e depois levou com o CC a velocidades normais sem nunca mais se queixar de nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              O ideal seria mesmo ligares à máquina.

              Existem diversas causas possíveis para um safe-mode, e facilmente ficas a moer a cabeça a tentar adivinhar.
              Pois, realmente tens toda a razão, mas visto o carro agora estar normal, não deverá dar ausência de erros caso se ligue o mesmo à máquina?

              Comentário


                #8
                Esse motor é puxado regularmente ou anda quase sempre a baixa velocidade/baixa rotaçao? Pode ser simplesmente a EGR entupida/excesso de carvao ou algo relacionado com obstrução e ao puxares mais um pouco por ele entrou em modo de seguraçao devido a isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                  Pois, realmente tens toda a razão, mas visto o carro agora estar normal, não deverá dar ausência de erros caso se ligue o mesmo à máquina?
                  Não.

                  Uma característica das centralinas é precisamente ficarem com o(s) erro(s) registados.

                  Isso permite o despiste posterior do problema (embora possa atrapalhar se estiver muito tempo sem se limpar esses erros por software).

                  Em qualquer dos casos, esse é um excelente ponto de partida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Não.

                    Uma característica das centralinas é precisamente ficarem com o(s) erro(s) registados.

                    Isso permite o despiste posterior do problema (embora possa atrapalhar se estiver muito tempo sem se limpar esses erros por software).

                    Em qualquer dos casos, esse é um excelente ponto de partida.
                    No meu C tive uma avaria no ABS, que ao ligar à máquina a mesma dizia que estava tudo ok . Não costumo andar com este carro, mas vamos lá ver então o que a máquina diz. A minha intuição era nem fazer nada até isto dar sinal de novo, mas se o conselho é para ligar o carro à máquina, vamos lá ver o que diz a mesma!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Wert Ver Post
                      Esse motor é puxado regularmente ou anda quase sempre a baixa velocidade/baixa rotaçao? Pode ser simplesmente a EGR entupida/excesso de carvao ou algo relacionado com obstrução e ao puxares mais um pouco por ele entrou em modo de seguraçao devido a isso.
                      Sim, o carro já por si anda pouco, e costuma ser em trajectos curtos e devagar. Daí tenha começado com a EGR como ponto de partida, mas como os colegas referiram, o melhor será mesmo ligar à máquina, vamos lá ver o que diz a mesma!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                        Sim, o carro já por si anda pouco, e costuma ser em trajectos curtos e devagar. Daí tenha começado com a EGR como ponto de partida, mas como os colegas referiram, o melhor será mesmo ligar à máquina, vamos lá ver o que diz a mesma!
                        E pode ser, mas esses mesmos trajectos curtos e devagar também podem criar prisões na geometria do turbo, com a possibilidade desse mesmo safe-mode.

                        Normalmente convém identificar o problema, porque uma coisa é ires a circular sozinho (ou perto disso) e ele fazer um safe-mode.

                        Outra coisa completamente diferente é meteres-te numa ultrapassagem menos folgada, e a meio (ou no final) ficares com uns bons cavalos a menos (ou sem acelerador, se vais acima das 3.000 rpm).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                          Boas a todos.
                          Hoje venho colocar uma situação que me acabou de acontecer em plena auto-estrada, apesar de conhecer e perceber de Mercedes, não tenho propriamente o curso de mecânica para perceber de onde poderá vir tal problema.
                          O carro tem 136.000km é nacional e foi comprado novo pela casa, pelo que não tem os km martelados.
                          Acontece que entrei na auto-estrada após ter vindo um bocado em nacional, e o CB não acusava avaria alguma, tudo normal até que ao entrar na AE em 3ª aproveito para puxar um pouco o carro, e o mesmo estanca nas 3000 RPM, meto 4ª e continuava a não passar dessa rotação com o pedal no fundo e não desenvolvia. 4 piscas e lá parei na berma para abrir o capot, tudo normal, após isso liguei o carro de novo e dizia que tinha uma avaria, mas desapareceu assim que liguei o carro, ficou tudo normal.
                          Já me falaram que pode ser da EGR, sinceramente não faço ideia, pois estes motores tinham os conhecidos problemas dos injectores, não sei se poderá ser daí.
                          Pergunto então a donos, mecânicos, ou malta com experiência neste campo com este motor que já tenha passado pelo mesmo que possa dar um diagnóstico breve antes de visitar a oficina.

                          Anecipadamente grato
                          Aconteceu-me 2 vezes á uns anos,também em auto-estrada,mas já com bastantes dezenas de kms sempre em velocidade máxima ou quase!
                          Ao fim de alguns kms em que não passava das 3000rpm,lá voltava a andar normal!

                          O carro tinha praí uns 150000kms ou 200,300mil não sei,o carro é importado,mandei ver como estava a válvula ventiladora do cárter(parece uma espécie de filtro ou esponja),mudaram-na e nunca mais me fez tal coisa!
                          o que o mecânico me disse é que o turbo estava sujeito a rebentar a qualquer momento,devido ao estado dessa válvula!

                          Mas é um 320d e46,não sei se o Mercedes terá isso
                          Editado pela última vez por RIDER; 29 July 2013, 20:18.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RIDER Ver Post
                            Mas é um 320d e46,não sei se o Mercedes terá isso
                            A maioria dos turbo-diesel estão cheios de sensores (e é bom que estejam).

                            Se pensarmos bem, são motores onde tudo trabalha com muita pressão, desde injectores a turbos, e todos os componentes/tubagens ligados ao escape e alimentação.

                            O safe-mode é mesmo para evitar males maiores.

                            Comentário


                              #15
                              A chatice maior desse problema é que, segundo me disseram, nem sempre é simples identificar a (real) origem do problema.

                              Uma vez ía com um cliente, no seu E220 (importado), de 2002 ou 2003, e o carro repentinamente, em plena A29 entrou em Safe mode. Não passava dos 100.

                              E o senhor disse-me que andava a ser frequente essa anomalia. Ía à Mercedes, anulavam-lhe o erro e não conseguiam aferir, com precisão, qual a origem.

                              Comentário


                                #16
                                Andei uns dias com esse sintoma no meu 206. Não passava das 3000RPM e acendia luz de erro, às tantas apagava e andava normalmente. Demasiado carvão acumulado na EGR que nunca tinha sido limpa em 200.000km

                                Após uma limpeza na oficina ficou a 100%

                                Paguei 60€ por diagnóstico, limpeza da EGR + lavagem do 206

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, nunca mais escrevi aqui nada, mas o safe-mode era... por ter o óleo acima do normal . As revisões foram sempre feitas na marca, e não sei que alminha fez aquele serviço, mas o nível subia bastante. Apareceu no CB a mensagem "Nivel Aceite Motor +", lá foi à revisão, levou filtros novos apenas porque já não os mudava ao tempo e não pela km excessiva (ainda faltavam 19.000km até à prox revisão), e ficou tudo ok.
                                  De qualquer modo vai agora fazer o check up, e peço para limparem essa treta da EGR, etc

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pena é a MB ainda não ter descoberto o safe-mode contra incêndios. Isso é que era !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Pena é a MB ainda não ter descoberto o safe-mode contra incêndios. Isso é que era !
                                      Piada já algo gasta, não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Piada já algo gasta, não?
                                        Se esta está gasta, o que dizer das piadas sobre as outras marcas ditas menos fiáveis...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                          Bem, nunca mais escrevi aqui nada, mas o safe-mode era... por ter o óleo acima do normal . As revisões foram sempre feitas na marca, e não sei que alminha fez aquele serviço, mas o nível subia bastante. Apareceu no CB a mensagem "Nivel Aceite Motor +", lá foi à revisão, levou filtros novos apenas porque já não os mudava ao tempo e não pela km excessiva (ainda faltavam 19.000km até à prox revisão), e ficou tudo ok.
                                          De qualquer modo vai agora fazer o check up, e peço para limparem essa treta da EGR, etc
                                          O teu carro tem FAP? Quando é que foi a última muda de óleo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em 2002 o FAP não fazia parte do equipamento de série.

                                            Nas manutenções, o óleo utilizado cumpre a norma que o construtor pede, ou é mais um daqueles concessionários de 10W40 para tudo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                              Em 2002 o FAP não fazia parte do equipamento de série.

                                              Nas manutenções, o óleo utilizado cumpre a norma que o construtor pede, ou é mais um daqueles concessionários de 10W40 para tudo?
                                              Obrigado pelo esclarecimento (não sabia o ano do carro sequer).

                                              Eu então pergunto apenas há quanto tempo e Kms foi feita a última muda de óleo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Pena é a MB ainda não ter descoberto o safe-mode contra incêndios. Isso é que era !
                                                Sempre a bater na tecla do incêndio, isso é tudo piromania? É essa a razão de teres comprado um Fiat com motor FIRE ?

                                                Não deixa de ser uma situação lamentável, essa, sem dúvida.. Segundo a informação que me deram, os problemas destes W204 e W212's foram resolvidos com os recalls, espero que seja verdade!
                                                Editado pela última vez por Avantgarde220; 04 October 2013, 00:26.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Obrigado pelo esclarecimento (não sabia o ano do carro sequer).

                                                  Eu então pergunto apenas há quanto tempo e Kms foi feita a última muda de óleo?
                                                  O ano está no título, é um W211 Avantgarde dos primeiros.
                                                  A última revisão tinha sido há 2 anos e faltavam 19000km até à próxima!
                                                  Editado pela última vez por Avantgarde220; 04 October 2013, 00:32.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, depois de uma revisão com tudo mudado que custou tanto como uma junta de um Rover K-series, fiquei em Safe Mode de novo!!
                                                    O CB mesmo sem o carro passar das 3000, dizia que não tinha nenhuma avaria, de facto a avaria de nível de óleo acima foi o que acusou.

                                                    Lá fui até à Mercedes quando pude, e verificou-se uma fuga de óleo pelo colector de admissão. Vai trocar os orings e etc, no entanto estou a pensar em pedir para tirarem aquelas borboletas e essa trampa toda, embora duvide que o façam sem eu assinar algum termo de responsabilidade, e caso se neguem virá cá fora fazer essa intervenção. Se depois de trocar isto, continuar, só poderá ser EGR

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Safe mode? Coisas estranhas nos automóveis actuais...

                                                      Quanto não vale uma troca de junta de 450€ a cada 100 ou 120 mil km e que até dá para programar a visita à oficina para os meses mais próximos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                        O ano está no título, é um W211 Avantgarde dos primeiros.
                                                        A última revisão tinha sido há 2 anos e faltavam 19000km até à próxima!
                                                        Então porque é que achas que foi alguém a colocar óleo a mais?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                          Bem, depois de uma revisão com tudo mudado que custou tanto como uma junta de um Rover K-series, fiquei em Safe Mode de novo!!
                                                          O CB mesmo sem o carro passar das 3000, dizia que não tinha nenhuma avaria, de facto a avaria de nível de óleo acima foi o que acusou.

                                                          Lá fui até à Mercedes quando pude, e verificou-se uma fuga de óleo pelo colector de admissão. Vai trocar os orings e etc, no entanto estou a pensar em pedir para tirarem aquelas borboletas e essa trampa toda, embora duvide que o façam sem eu assinar algum termo de responsabilidade, e caso se neguem virá cá fora fazer essa intervenção. Se depois de trocar isto, continuar, só poderá ser EGR
                                                          No meu caso já entrou em safe mode duas vezes mas sempre que o ponho a trabalhar nunca em andamento. Ligado á maquina detectou problema na EGR.
                                                          Uma pergunta: não notas que ficaste que um ligueiro vazio entre o tempo em que pisas o acelarador e o tempo de resposta? Isto quenado o carro está normal, claro.
                                                          A mim acontece isso. Depois do safe mode, quando circulo normalmente por voltas das 1500-1800rpm em 3ª, 4ª ou 5ª piso o acelarador e tenho um tempo de resposta apenas passados 2 segundos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TiRex Ver Post
                                                            No meu caso já entrou em safe mode duas vezes mas sempre que o ponho a trabalhar nunca em andamento. Ligado á maquina detectou problema na EGR.
                                                            Uma pergunta: não notas que ficaste que um ligueiro vazio entre o tempo em que pisas o acelarador e o tempo de resposta? Isto quenado o carro está normal, claro.
                                                            A mim acontece isso. Depois do safe mode, quando circulo normalmente por voltas das 1500-1800rpm em 3ª, 4ª ou 5ª piso o acelarador e tenho um tempo de resposta apenas passados 2 segundos.
                                                            Mas o teu carro continua a puxar? Atenção a isso.
                                                            No meu foram as borboletas do colector de admissão, partiram e entraram, por um triz que não fiquei sem motor.
                                                            O que me acontecia era ligar o carro, seguir viagem, mas após uns km meter pedal a fundo e simplesmente não andar mais do que as 2800/3000rpm, até que acendeu a luz do EPS.
                                                            Se for problema na válvula EGR, dá-lhe uma limpeza que em princípio resolve.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X