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Renault dci - defeito no turbo pago pelo cliente

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    Renault dci - defeito no turbo pago pelo cliente

    Olá!

    Um amigo meu tem um renault laguna dci de abril de 2004, com aproximadamente 170000km.
    Nos últimos dias surgiu um barulho, uma espécie de "assobio" com o funcionamento do motor. Ele levou o carro à oficina da marca e o resultado foi um turbo novo e uma conta superior a 1500 euros.

    Até aqui tudo normal... A questão é que os tipos da renault disseram que aquele era um problema conhecido daqueles turbos e que eles susbstituiam gratuitamente o turbo, até aos 150000km.
    Mas como, neste caso, o problema só surgiu perto dos 170000, o meu amigo já foi obrigado a pagar a reparação, até porque precisava do carro arranjado rapidamente...

    Havendo uma diferença de "apenas" 20000km em relação ao limite dado pela marca, até porque o meu amigo pratica uma condução cuidada, será que eles têm o direito de cobrar totalmente a reparação, já que era um defeito de fabrico para o qual não alertaram?
    O que acham, vale a pena reclamar para o representatnte nacional da marca?

    #2
    Acho que sim…porque não tentar?
    Sei de um caso em que um proprietario reclamou juntamente com a oficina…e pagaram a reparação.

    Comentário


      #3
      Há um problema: é que ele já pagou, porque precisava mesmo do carro! Será que dá pra o dinheiro ser devolvido?

      Mas eu acho mesmo errado que a marca conheça o defeito e, se der bosta até aos 150mil eles responsabilizam-se, se avariar depois, é como se a culpa fosse do dono!!!

      Comentário


        #4
        Acho que devem reclamar, ainda para mais sendo um problema reconhecido pela marca.

        Comentário


          #5
          Penso k o teu amigo deve enviar a reclamação, dado k além de ser um problema conhecido da marca, ele nao perde nada em enviar a carta ;)

          Comentário


            #6
            Deve reclamar sempre!
            Se não reclamar vai ficar sempre a pensar o que teria acontecido se tivesse reclamado. A não ser que o teu amigo tenho muito dinheiro e... tanto lhe faz mais 1500€ menos 1500€...

            Comentário


              #7
              Sendo problema reconhecido da marcasó tiham que informar o cliente antes dos problemas começarem! Assim, arranjaram uma desculpa! Carta registada para eles e para a DECO! Tentar não custa!

              Comentário


                #8
                Parece que as marcas ainda não perceberam que assim não fidelizam clientes. Estas atitutes só levam a que as pessoas, na compra do próximo carro excluam logo á partida uma marca.
                A marca "poupa" uns €€ mas perde um (ou talvez mais, pois esta situação ao ser relatada a várias pessoas... enfim já podem imaginar...) clientes.
                O dono deste veiculo na próxima compra irá concerteza comprar um Renault não é? NOT...
                Conheço uma marca que, por uma acção identica, perdeu a venda de 2 carros do segmento C, um carro do segmento B e... mais um cliente. Essa marca poupou cerca de 300€ na substituição de uma peça defeituosa (de origem) mas... deve ter perdido bem mais nos veiculos que não vendeu.
                A vida tem destas coisas... vá-se lá saber porquê... [}][}][}]

                Comentário


                  #9
                  È bom saber destas tretas pois para um gajo evitar certas situações e modelos de carros...

                  Eles disseram 150k pois o carro ja tinha 170k se o carro tivesse 250k eles diziam 200k percebes?

                  Comentário


                    #10
                    Eu no caso dele nem queria ver mais Renaults

                    Comentário


                      #11
                      Pois, é complicado.

                      É que está fora de garantia por 2 lados, pela idade e pelos quilometros.

                      A diferença até podia ser 1000Km que eles recusavam-se.

                      Ele pode tentar sempre é enviar uma carta á Renault Portugal a expor a situação, mandar as facturas de todas as revisões efectuadas na Renault, tudo a tempo e horas, e ver o que se consegue.

                      Se ele não tiver feito as revisões lá e dentro dos quilometros exigidos, esquece.

                      Fazer queixa á deco, não tem assunto, porque eles não estou a fazer nenhuma ilegalidade, o carro está fora de garantia.

                      Comentário


                        #12
                        Uma pergunta porque foste a marca para reparar o turbo?
                        Se eles te disseram que ja não estava na garantia terias ido a uma casa especializada em reparação de turbos.
                        Tive um colega meu com megane dci, em que o turbo tinha dado berro foi a renault pediram o mesmo valor pelo turbo que pediram a ti, decediu procurar e foi a uma casa especializada em reparação de turbos, montaram um turbo novo no carro, o preço de tudo rondou 550€ , diz ele que viu o turbo, ele era igual ao velho só que era novo.
                        Acho que devias ter procurado antes de ter tumado uma atitude.
                        [^] xaU

                        Comentário


                          #13
                          Escreve uma carta ao serviço de clientes.
                          C fotocopias do livro de revisões a provar q sempre foi assistido na marca.
                          Pode ser q pelo menos te paguem a mao de obra.
                          É uma solução habitual nestes casos.
                          Pensava q os desse nao ja n tinham problema.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por corsa

                            Parece que as marcas ainda não perceberam que assim não fidelizam clientes. Estas atitutes só levam a que as pessoas, na compra do próximo carro excluam logo á partida uma marca.
                            A marca "poupa" uns €€ mas perde um (ou talvez mais, pois esta situação ao ser relatada a várias pessoas... enfim já podem imaginar...) clientes.
                            O dono deste veiculo na próxima compra irá concerteza comprar um Renault não é? NOT...
                            Conheço uma marca que, por uma acção identica, perdeu a venda de 2 carros do segmento C, um carro do segmento B e... mais um cliente. Essa marca poupou cerca de 300€ na substituição de uma peça defeituosa (de origem) mas... deve ter perdido bem mais nos veiculos que não vendeu.
                            A vida tem destas coisas... vá-se lá saber porquê... [}][}][}]
                            Pois... ele vai mesmo trocar de carro nos próximos meses...
                            Até gosta da renault, embora estivesse mais tentado por outras marcas... mas agora é k não volta a comprar renault!!!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por fililipe

                              Pois, é complicado.

                              É que está fora de garantia por 2 lados, pela idade e pelos quilometros.

                              A diferença até podia ser 1000Km que eles recusavam-se.

                              Ele pode tentar sempre é enviar uma carta á Renault Portugal a expor a situação, mandar as facturas de todas as revisões efectuadas na Renault, tudo a tempo e horas, e ver o que se consegue.

                              Se ele não tiver feito as revisões lá e dentro dos quilometros exigidos, esquece.

                              Fazer queixa á deco, não tem assunto, porque eles não estou a fazer nenhuma ilegalidade, o carro está fora de garantia.
                              O carro fez as revisões mesmo sempre na marca!
                              Isto parece mesmo k eles se estão a ***** pro assunto... já venderam agora o cliente k pague!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por NJlord_2006

                                Uma pergunta porque foste a marca para reparar o turbo?
                                Se eles te disseram que ja não estava na garantia terias ido a uma casa especializada em reparação de turbos.
                                Tive um colega meu com megane dci, em que o turbo tinha dado berro foi a renault pediram o mesmo valor pelo turbo que pediram a ti, decediu procurar e foi a uma casa especializada em reparação de turbos, montaram um turbo novo no carro, o preço de tudo rondou 550€ , diz ele que viu o turbo, ele era igual ao velho só que era novo.
                                Acho que devias ter procurado antes de ter tumado uma atitude.
                                [^] xaU
                                O carro não é meu, é de um amigo...

                                De qualquer maneira ele sempre fez as reparações na marca, como já disse, e, desta vez, precisava mesmo do carro reparado rapidamente! Caso contrário, talvez não tivesse ido na cantiga deles tão facilmente...

                                Comentário


                                  #17
                                  A assistência e politicada renault assusta-me. quando puder fugirei deles pr'a sempre, mas durante mais uns 2 anos tem de ser... Felizmente o Megane tb nunca deu nenhum problema

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por luisg

                                    È bom saber destas tretas pois para um gajo evitar certas situações e modelos de carros...

                                    Eles disseram 150k pois o carro ja tinha 170k se o carro tivesse 250k eles diziam 200k percebes?
                                    o que seria verdade, nao fossem estas coisas tratadas por instruçao POR ESCRITO, à qual o cliente tem acesso.
                                    ou seja, é algum problema pessoal que tens com a marca que te impede de pensar com seriedade.

                                    em certos componentes em que se reconhece o defeito, é determinado que é defeito se falhar até X kms. a partir dai, é considerado que essa unidade nao possui o defeito de outras da mesma serie.
                                    deve ter sido este o caso. não é exclusivo renault, todas fazem isto sem excepçao.

                                    a carta é boa para empatar. estes casos em que os componentes ja estao fora da garantia, cabe à gerencia do stand determinar se acarretam ELES com a despesa.
                                    como o carro está fora da garantia, nao ha nada a fazer.

                                    a Renault costuma comparticipar parte deste tipo de avarias. claro, é preciso demonstrar algum interesse nisso. se se tiver certas atitudes, so nao cobram mais porque nao podem...mas podes esquecer eventuais descontos ou comparticipaçoes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      citação:Originalmente colocada por luisg

                                      È bom saber destas tretas pois para um gajo evitar certas situações e modelos de carros...

                                      Eles disseram 150k pois o carro ja tinha 170k se o carro tivesse 250k eles diziam 200k percebes?
                                      o que seria verdade, nao fossem estas coisas tratadas por instruçao POR ESCRITO, à qual o cliente tem acesso.
                                      ou seja, é algum problema pessoal que tens com a marca que te impede de pensar com seriedade.

                                      em certos componentes em que se reconhece o defeito, é determinado que é defeito se falhar até X kms. a partir dai, é considerado que essa unidade nao possui o defeito de outras da mesma serie.
                                      deve ter sido este o caso. não é exclusivo renault, todas fazem isto sem excepçao.

                                      a carta é boa para empatar. estes casos em que os componentes ja estao fora da garantia, cabe à gerencia do stand determinar se acarretam ELES com a despesa.
                                      como o carro está fora da garantia, nao ha nada a fazer.

                                      a Renault costuma comparticipar parte deste tipo de avarias. claro, é preciso demonstrar algum interesse nisso. se se tiver certas atitudes, so nao cobram mais porque nao podem...mas podes esquecer eventuais descontos ou comparticipaçoes.
                                      Tenho de confirmar se foi mostrada alguma info escrita...

                                      Mas então achas k, a falar, só vale a pena na oficina?

                                      Comentário


                                        #20
                                        podes dar a conhecer ao importador, nao quer dizer que eles vao fazer alguma coisa neste caso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não seria suposto um turbo durar a vida util estimada do motor que aparentemente agora se cifra nos 250k?
                                          Ou será que a Renault neste caso apenas estima como vida util 150k para o motor?

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em primeiro lugar e como é um problema mais que conhecido nos 1.0 dCi a Renault devia era fazer um recall e trocá-los a todos, à borla. Como se não fosse suficientemente mau não fazerem isso ainda se dão ao luxo de cobrar uma reparação de uma avaria que se sabe ser originada por um conhecidíssimo defeito de fabrico!!!

                                            [xx(]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas é mesmo um problema muito frequente???

                                              Porque o k me mete mm confusão é eles supostamente conhecerem o defeito e não avisarem... deixarem andar até partir!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                podes dar a conhecer ao importador, nao quer dizer que eles vao fazer alguma coisa neste caso.
                                                Os importadores têm secções q tratam apenas destas coisas.
                                                E também não percebo pq é q se acha q as pessoas n são capazes de fazer o seu trabalho decentemente, qdo tive na Ford houve mtos casos assim, e este seria um caso tipico em q íria-se negociar co cliente uma percentagem do arranjo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Elios

                                                  Não seria suposto um turbo durar a vida util estimada do motor que aparentemente agora se cifra nos 250k?
                                                  Ou será que a Renault neste caso apenas estima como vida util 150k para o motor?

                                                  Abraço
                                                  Mto raro.
                                                  Os turbos não são feitos para durar a vida do motor.
                                                  Do q já vi, mesmo nos "sagrados" w124 os turbos ao fim duns 200kkm precisavam de arranjo.
                                                  E tendo em conta q os turbos agora giram bem mais depressa e trabalham a maiores pressões, o mais provavél é mesmo q cda vez sejam mais sensiveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                    Em primeiro lugar e como é um problema mais que conhecido nos 1.0 dCi a Renault devia era fazer um recall e trocá-los a todos, à borla. Como se não fosse suficientemente mau não fazerem isso ainda se dão ao luxo de cobrar uma reparação de uma avaria que se sabe ser originada por um conhecidíssimo defeito de fabrico!!!

                                                    [xx(]
                                                    se uma peça fez mais que Xkms, é considerada como apta. dai o "limite" dos 150mil kms. ou seja, se o defeito se tivesse verificado, ela teria falhado até aos 150mil kms.

                                                    como não é algo que influencie a segurança, nao ha necessidade nenhuma de recolher TODOS os carros, ainda por cima quando a marca sabe que não é algo que afecta todos, nem sequer todos numa serie.
                                                    se nao afecta todos nem influencia a segurança do carro, porque
                                                    é que a marca vai trocar a peça em TODOS?
                                                    ja é sabido que o carro vai ficar parado X tempo e que esse tempo nao varia se a peça estiver boa ou nao, para quê afectar TODOS os donos se so é preciso afectar alguns?

                                                    já so falta dizerem que é uma vergonha as marcas dizerem que o carro tem que ir às revisoes a cada 20 ou 30 mil, nao era suposto ele durar 250?[8][8]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois... Tens razão Elise... Eu estava a pensar numa situação em que seria possível verificar se uma hipotética peça tinha defeito. Mas provavelmente no turbo não se devia notar até avariar mesmo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                        citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                        Em primeiro lugar e como é um problema mais que conhecido nos 1.0 dCi a Renault devia era fazer um recall e trocá-los a todos, à borla. Como se não fosse suficientemente mau não fazerem isso ainda se dão ao luxo de cobrar uma reparação de uma avaria que se sabe ser originada por um conhecidíssimo defeito de fabrico!!!

                                                        [xx(]
                                                        se uma peça fez mais que Xkms, é considerada como apta. dai o "limite" dos 150mil kms. ou seja, se o defeito se tivesse verificado, ela teria falhado até aos 150mil kms.

                                                        como não é algo que influencie a segurança, nao ha necessidade nenhuma de recolher TODOS os carros, ainda por cima quando a marca sabe que não é algo que afecta todos, nem sequer todos numa serie.
                                                        se nao afecta todos nem influencia a segurança do carro, porque
                                                        é que a marca vai trocar a peça em TODOS?
                                                        ja é sabido que o carro vai ficar parado X tempo e que esse tempo nao varia se a peça estiver boa ou nao, para quê afectar TODOS os donos se so é preciso afectar alguns?

                                                        já so falta dizerem que é uma vergonha as marcas dizerem que o carro tem que ir às revisoes a cada 20 ou 30 mil, nao era suposto ele durar 250?[8][8]
                                                        Até que discordo do não afectar a segurança, existem muitos destes motores em que a defeito do turbo acabou por resultar na auto-alimentação do motor até partir, ou acabar o oleo, ou o condutor conseguir a caixa parar o motor, embora não tenha tinho conhecimento de tal acontecer esta é uma situação em que existe risco de incendio elevado, dependendo das circunstãncias os danos causados e risdo de perdas de vidas poderão ser muito diferentes.

                                                        Em relação ás revisões, insinuações de revisões aos 250k, enfim so mesmo [8][8]
                                                        embora se as marcas sugerissem tal haveria quem comprasse e apoiasse
                                                        embora seja sempre a mesma "banha da cobra" como as dos 50k que poucos lá chegaram e os que andavam perto era sempre a re-atestar, embora isto não tenha sido apanágio da Renault. Á Renault só posso mesmo criticar a revisão aos 30k usando um semi-sintético comum, coisa que aparentemente já deixaram de fazer, visto que nos novos esta é feita aos 20k.

                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por EnginE

                                                          A assistência e politicada renault assusta-me. quando puder fugirei deles pr'a sempre, mas durante mais uns 2 anos tem de ser... Felizmente o Megane tb nunca deu nenhum problema
                                                          Voçês são cómicos...acham que só a renault é que tem politicas destas? Vão para as outras marcas e verão que é igual ou pior!![}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                                            citação:Originalmente colocada por EnginE

                                                            A assistência e politicada renault assusta-me. quando puder fugirei deles pr'a sempre, mas durante mais uns 2 anos tem de ser... Felizmente o Megane tb nunca deu nenhum problema
                                                            Voçês são cómicos...acham que só a renault é que tem politicas destas? Vão para as outras marcas e verão que é igual ou pior!![}]
                                                            Nisso é dificil de discordar, não é só a Maça que está podre é a arvore toda.
                                                            Mas como a ideia é cada vez mais trocar de carro o mais cedo possivel para a próxima novidade, estes começam cada vez mais a serem de usar e deitar fora

                                                            Abraço

                                                            Comentário

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