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Saab usado será boa compra?

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    Saab usado será boa compra?

    Boas pessoal ando a sondar o mercado de usados à espera de uma boa oportunidade para comprar um carro para a Maria, esta semana deparei me com um Saab 93 2.2TID 2002 (o modelo novo introduzido nesse ano) com equipamento Vector a preço que considero acessível.
    A minha duvida e questão é: a Saab acabou (faliu) será boa compra um carro destes? Como está garantido o fornecimento de peças originais? E a que preços? Como será daqui a 10 anos ter um carro destes para uso diário?
    Pelo que vejo não existem concessionários oficiais no máximo existem especialistas que trabalharam muitos anos nestes carro (mas devem ser raros), para agravar a maior parte dos mecânicos nunca devem ter mexido num Saab, por isso o conhecimento geral de ser baixo.

    Pelo que vejo o preço até agrada mas depois manter o carro deve ser um pesadelo.

    Elucidem me e opinem, ssf.

    #2
    Tenho a impressão que um utilizador teve na empresa um carro igual que já vai no 2 ou 3º motor...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
      Tenho a impressão que um utilizador teve na empresa um carro igual que já vai no 2 ou 3º motor...
      A serio, não encontrei nada sobre isso. Pelo que li o 2.2 que é de origem Opel (e não Isuzu como pensava) se revela muito fiável e melhor que o 1.9 que o substitui de origem Fiat. Inclusivamente até possui corrente de distribuição em vez de correia como é o meu agrado.
      Tecnologicamente não é muito avançado mas disso já sabia, ainda possui bomba injectora rotativa no entanto já tem turbo de geometria variavel, ou seja é um 2.2 à moda antiga pelo que ouvi apenas 125cv e 280Nm, mas com força em baixas como pretendo.
      Editado pela última vez por DragonH; 05 August 2013, 23:14.

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        #4
        Tenho um 9.3 com o motor 1.9TiD há 6 anos. Comprei-o novo e não me arrependi. Tem sido muito fiável. Esse motor não conheço, mas tenho a ideia de que não era tão fiável como este 1.9 que é o bloco desenvolvido pela FIAT/GM.
        Em termos de peças, não vais ter qualquer problema. Elas existem e os preços são normalíssimos. Os concessionários que antes vendiam SAAB continuam a trabalhar com a marca. Se me disseres de onde és eu posso recomendar-te boas oficinas oficiais (envia PM se preferires). Qualquer mecânico mexe num SAAB. Não tem nada de especial. A grande maioria dos componentes são GM, Bosch, etc.
        Não sei se sabes, mas a SAAB parts (empresa que fabrica as peças da SAAB) não faliu e continua a produzir. É muito fácil encontrares peças online, por exemplo.
        Dado o preço baixo a que se vendem usados e a qualidade geral do carro (que faz com que envelheça muito bem) eu considero um SAAB usado uma muito boa opção.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
          Tenho a impressão que um utilizador teve na empresa um carro igual que já vai no 2 ou 3º motor...
          É o MarcoSPinto: http://forum.autohoje.com/boxes/1188...que-fazer.html

          Mas o modelo e o motor são diferentes. Este é um 93 2.2TID o do MarcoSPinto é, ou era, um 95 3.0TID.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
            É o MarcoSPinto: http://forum.autohoje.com/boxes/1188...que-fazer.html

            Mas o modelo e o motor são diferentes. Este é um 93 2.2TID o do MarcoSPinto é, ou era, um 95 3.0TID.
            O motor não tem nada a ver...

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              #7
              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
              A serio, não encontrei nada sobre isso. Pelo que li o 2.2 que é de origem Opel (e não Isuzu como pensava) se revela muito fiável e melhor que o 1.9 que o substitui de origem Fiat. Inclusivamente até possui corrente de distribuição em vez de correia como é o meu agrado.
              Tecnologicamente não é muito avançado mas disso já sabia, ainda possui bomba injectora rotativa no entanto já tem turbo de geometria variavel, ou seja é um 2.2 à moda antiga pelo que ouvi apenas 125cv e 280Nm, mas com força em baixas como pretendo.
              Fiz confusão nos números, não sou conhecedor dos modelos da Saab, o seu é o 93, o do outro utilizador é o 95, como já mencionado acima

              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
              É o MarcoSPinto: http://forum.autohoje.com/boxes/1188...que-fazer.html

              Mas o modelo e o motor são diferentes. Este é um 93 2.2TID o do MarcoSPinto é, ou era, um 95 3.0TID.
              Obrigado pelo esclarecimento Erro meu.

              Comentário


                #8
                Eu vou no 3º Saab , nao hesitaria em comprar novamente ... neste momento tenho uma 9-3X , da qual não tenho razão de queixa ... anteriormente tive um 93 com o motor 1.9 150cv reprogramado para 170 e tal , fiz mais de 300 mil nele , sem problemas de maior ... (os alternadores dão raia , coisa para 200€) , de resto é manutenção a tempo e horas , bom oleo e fazer km's.

                Quanto a peças como já foi dito , arranja-se absolutamente tudo , a Saab part's continua a produzir e fornecer peças para os seus carros , os preços sao normais. Assistência tambem se arranja com facilidade.

                Quanto ao motor em causa, eu procurava um 1.9 150cv , porque pela experiência que tenho de foruns e afins , é o mais fiavel e tambem é mais agradável , o que não quer dizer que o 2.2 nao seja bom mas as vezes a diferença de preço é pouca.

                Comentário


                  #9
                  Não faltam peças para esses modelos pois são praticamente Opel com outras roupas.

                  A única coisa que preocupa mais é a nível de chaparia em caso de acidente mas também não podemos pensar só nisso!

                  Abraço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Não faltam peças para esses modelos pois são praticamente Opel com outras roupas.

                    A única coisa que preocupa mais é a nível de chaparia em caso de acidente mas também não podemos pensar só nisso!

                    Abraço.
                    Bingo! Aqui está o problema maior e não tanto em termos mecanicos e respetivos periféricos.

                    O motor que só conheço da Opel não faz má figura, mas é muito à antiga, para o meu gosto. Ia mais ao encontro da sugestão do SPV se fosse para mim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      Não faltam peças para esses modelos pois são praticamente Opel com outras roupas.

                      A única coisa que preocupa mais é a nível de chaparia em caso de acidente mas também não podemos pensar só nisso!

                      Abraço.
                      Não. Não são praticamente Opel com outra roupa. E mesmo que fossem, não havia grande mal nisso. A maior parte das peças é feita na SAAB parts em exclusivo para os SAAB.
                      Em relação à chaparia, arranja-se de igual forma. Ainda há pouco tempo precisei de um pára-choques traseiro novo e não tive qualquer dificuldade nem esperei grande tempo por ele.

                      Comentário


                        #12
                        Curiosamente tinha a impressão que os preços das peças para os SAAB´s seria elevado. Tanto durante a vida da marca...como actualmente

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                          Curiosamente tinha a impressão que os preços das peças para os SAAB´s seria elevado. Tanto durante a vida da marca...como actualmente
                          Também ouvi falar do mesmo, o preço das peças era muito elevado mesmo quando estava no activo.

                          O facto de ter motor opel não significa nada, porque todos os componentes em redor são específicos, provavelmente apenas o bloco e bomba injectora, injectores e turbo são equivalentes a outros no mercado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                            Curiosamente tinha a impressão que os preços das peças para os SAAB´s seria elevado. Tanto durante a vida da marca...como actualmente
                            Eu também tinha essa ideia, até comprar o meu. Eu não gasto mais de 200 euros numa revisão no concessionário oficial, um pára-choques traseiro custou cerca de 400 euros, um alternador anda na casa dos 300 (este é quase certo que vai dar o berro num 9.3) e um elevador do vidro (completo com motor e instalação) ronda os 200 euros (vou pôr um no vidro traseiro. Esperei menos de um mês pela peça que não havia em stock no concessionário do interior do país onde a encomendei). O preço é semelhante ao da grande maioria das marcas. Nada de especial.

                            Com uma pesquisa online dá para se ter uma noção dos preços. Há muitos sites que vendem peças originais novas e em segunda mão. Este por ex: http://www.neobrothers.co.uk/index.php
                            Editado pela última vez por Sweden; 06 August 2013, 12:48.

                            Comentário


                              #15
                              Atenção, quando digo que é Opel com outras roupas quero dizer que a esmagadora maioria das peças são de origem OPEL/GM ou de onde pensas que vem o chassis (Vectra) e os motores (Opel/GM)?

                              Infelizmente foi esta atitude que matou a marca pois os SAAB pré-GM não têm nada a ver em termos de qualidade. Estes pós-GM não deixam de ser bons carros mas ficam longe daquilo que a SAAB era e do que representava.

                              Abraço.

                              Comentário


                                #16
                                Algumas peças da chaparia podem ficar caras , ou pelo menos mais cara que uma marca generalista ... Lembro-me e ainda a Saab estava em comercialização e numa situação financeira "normal" , de me pedirem 900€ por uma optica , que depois acabei por comprar por 200€...

                                É um pouco como a Volvo...

                                De resto tudo o que é peça de motor , manutenção etc ... os preços são normais , as peças arranjam-se com facilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  Atenção, quando digo que é Opel com outras roupas quero dizer que a esmagadora maioria das peças são de origem OPEL/GM ou de onde pensas que vem o chassis (Vectra) e os motores (Opel/GM)?

                                  Infelizmente foi esta atitude que matou a marca pois os SAAB pré-GM não têm nada a ver em termos de qualidade. Estes pós-GM não deixam de ser bons carros mas ficam longe daquilo que a SAAB era e do que representava.

                                  Abraço.
                                  A base do chassis é o Epsilon da GM, mas tem diversas alterações feitas pelos engenheiros da SAAB. Até a distância entre eixos é diferente da do Vectra, assim como a rigidez torcional, suspensões, comprimento e largura, etc.
                                  O motor não é Opel. O bloco foi desenvolvido principalmente pela Fiat (em colaboração com a GM).
                                  Este 9.3 partilha apenas cerca de 20% de componentes com o Vectra da altura. Uma das principais razões da zanga da GM com os tipos da SAAB na Suécia foi o facto de estes aproveitarem poucos componentes dos Opel e teimarem em desenvolver peças próprias. Há várias histórias acerca disso. Lembro-me de ver num episódio do Top Gear que os tipos da SAAB até o software de navegação do 9.3 criaram de novo porque diziam que o da Opel não prestava. A SAAB nunca perdeu a unidade de engenharia e desenvolvimento na Suécia.
                                  O que matou a SAAB não foi a GM. Foi a própria SAAB que teimou em ser uma marca de nicho em vez de se massificar. E o mesmo teria acontecido à Volvo se não tivesse mudado a estratégia comercial.

                                  Edit: Encontrei um pequeno texto acerca do 9.3 onde fala de algumas diferenças em relação ao Vectra:
                                  "Saab emphasis that it took part in the development of Epsilon from the very beginning, therefore the 9-3 chassis is tailor-made rather than adapted from Vectra’s. In fact, the 9-3 is longer, narrower and whose wheelbase is 25mm shorter than the Vectra. Its steering employs conventional hydraulic assistance instead of the electro-hydraulic type of the Vectra as an attempt to improve steering feel. Its suspensions are tuned to be stiff laterally and soft vertically, this should improves motorway ride while ensuring good handling in twisty roads."

                                  Artigo completo aqui:
                                  http://www.autozine.org/Archive/Saab/old/93.html
                                  Editado pela última vez por Sweden; 06 August 2013, 14:11.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje mostrei um carro idêntico à "Maria" para saber se era do seu agrado, resposta rápida: "este, mas essa marca já não acabou! Não quero essa marca!"

                                    Só me deu vontade de rir...

                                    Já lhe tive a apresentar os argumentos mas, acho que para ela fica fora de questão... Tenho de a convencer melhor o carro ao vivo é bastante porreiro, eu gostei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                      Hoje mostrei um carro idêntico à "Maria" para saber se era do seu agrado, resposta rápida: "este, mas essa marca já não acabou! Não quero essa marca!"

                                      Só me deu vontade de rir...

                                      Já lhe tive a apresentar os argumentos mas, acho que para ela fica fora de questão... Tenho de a convencer melhor o carro ao vivo é bastante porreiro, eu gostei.
                                      Em rigor a marca não acabou. Foi comprada por um grupo sino-japonês e está previsto para 2014 o lançamento do novo 9.3 que terá motor eléctrico.

                                      Já se especula em relação ao modelo:

                                      http://www.leftlanenews.com/saab-9-3-ev.html
                                      Editado pela última vez por Sweden; 07 August 2013, 18:38.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                        Atenção, quando digo que é Opel com outras roupas quero dizer que a esmagadora maioria das peças são de origem OPEL/GM ou de onde pensas que vem o chassis (Vectra) e os motores (Opel/GM)?

                                        Infelizmente foi esta atitude que matou a marca pois os SAAB pré-GM não têm nada a ver em termos de qualidade. Estes pós-GM não deixam de ser bons carros mas ficam longe daquilo que a SAAB era e do que representava.

                                        Abraço.

                                        Boas,

                                        Tive a vossa conversa e espero que me possam esclarecer numa dúvida.
                                        Comparação entre;

                                        Saab 93 2.2 TID Vector de 2003
                                        http://alvercadoribatejo.olx.pt/saab...-iid-460759637

                                        Saab 93 1.9 tid de 2005
                                        http://riomaior-riomaior.olx.pt/saab...-iid-455516753

                                        É verdade que o Vector 2.2 um motor Isuzu de corrente? Já vi aí falar mal desses motores, qual a sua opinião?

                                        Em relação ao 1.9 já vi a falarem melhor em comparação com 2.2 normal, em que havia um maior equilíbrio e motor mais fiável. Será?

                                        Cumprimentos
                                        Hugo - See more at: http://forum.autohoje.com/private.ph....bg9t0YcH.dpuf

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                                          #21
                                          Pessoal, reavivo este tópico para obter mais informação sobre o modelo 9-3.

                                          Ando a ponderar a aquisição de um Saab, nomeadamente uma carrinha 9-3, porque sempre me fascinaram esteticamente e que é, não havendo problemas crónicos que impliquem despesas frequentes e insatisfação com o carro, um factor importante na escolha de um veículo (para mim).

                                          Mesmo aqueles interiores, nomeadamente na consola central, digamos minimalistas (para ser amigo), despertam uma atração que não consigo explicar... Ainda nunca os utilizei, por isso não sei se a experiência é boa ou não.

                                          Sobre o veículo, tenho preferência por um modelo anterior à última alteração estética, que ocorreu por volta de 2008/2009 (?), com motor 1.9 tid, de 120 ou 150. A mais recente, por enquanto, não é tão apelativa. Falta ter mais contacto presencial para ver se se entranha.


                                          Desgaste e despesas periódicas penso que irei ter como teria noutro carro mas aqui peço a vossa ajuda para perceber se houve/há algum problema grave/crónico neste modelo?

                                          Numa pesquisa muito rápida não reparei em nada que chame muito a atenção e mas queria ter alguma segurança neste aspecto.
                                          Outra coisa é representação da marca. Existe?

                                          Tenho noção que a assistência para a manutenção "facilmente" se faz em oficinas genéricas (porque pelo que li, nomeadamente aqui no fórum, as peças são relativamente usadas noutros modelos), que supostamente sabem o que devem fazer para as devidas manutenções das marcas/modelos.
                                          Mas se tiver uma necessidade, como se teria noutras marcas, tenho a quem me dirigir da marca?
                                          Se bem que a verdade é que fora da garantia esta questão não cause tanta pressão.

                                          Se me puderem dar mais alguma informação ou opiniões, agradeço.

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                                            #22
                                            Pensa bem sobre esse assunto como eu pensei...

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                                              #23
                                              E o que é que tu pensaste?

                                              E daí também vir aqui perguntar por opiniões.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                Desgaste e despesas periódicas penso que irei ter como teria noutro carro mas aqui peço a vossa ajuda para perceber se houve/há algum problema grave/crónico neste modelo?

                                                Numa pesquisa muito rápida não reparei em nada que chame muito a atenção e mas queria ter alguma segurança neste aspecto.
                                                Outra coisa é representação da marca. Existe?
                                                Problemas crónicos (do 1.9TiD. Não te aconselho a compra do 2.2): válvula EGR. Elevadores dos vidros volta e meia dão o berro. Alternador.
                                                Assistência: Qualquer Manel GT te mexe no carro sem qualquer dificuldade. Isso não tem propriamente a exclusividade de um Jaguar. Ainda há sítios onde apenas (ou quase exclusivamente) se assistem SAABs (tens um em Xabregas em Lisboa).
                                                Compra: Em usado, desde que te certifiques do estado geral e do tratamento que teve, encontram-se excelentes negócios devido à elevadíssima desvalorização que têm. Recomendo sem hesitações.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  Pensa bem sobre esse assunto como eu pensei...
                                                  e compraste? não compraste? depois nunca mais deste feedback do teu tópico criado, mas pelo teu último post em 2013 depreendo que não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O amigo meu esta em processo de troca de uma carrinha dessas 9-3 com o motor 1.9 com 230k kms e tem sido super fiável.
                                                    Editado pela última vez por SenhorVX; 21 June 2016, 18:10.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Têm toda a razão, aqui fica a resposta: "Fiquei quietinho!"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Algumas peças da chaparia podem ficar caras , ou pelo menos mais cara que uma marca generalista ... Lembro-me e ainda a Saab estava em comercialização e numa situação financeira "normal" , de me pedirem 900€ por uma optica , que depois acabei por comprar por 200€...
                                                        É mais ou menos o preço de uma óptica xenon para um E w211 na Mercedes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                          A serio, não encontrei nada sobre isso. Pelo que li o 2.2 que é de origem Opel (e não Isuzu como pensava) se revela muito fiável e melhor que o 1.9 que o substitui de origem Fiat. Inclusivamente até possui corrente de distribuição em vez de correia como é o meu agrado.
                                                          Tecnologicamente não é muito avançado mas disso já sabia, ainda possui bomba injectora rotativa no entanto já tem turbo de geometria variavel, ou seja é um 2.2 à moda antiga pelo que ouvi apenas 125cv e 280Nm, mas com força em baixas como pretendo.
                                                          Ahaha desculpa ms o 2.2 Opel mais fiavel do que o 1.9 jtd da Fiat? haha essa tem piada, o 1.9 jtd foi dos motores diesel mais fiaveis ate hoje e continua a ser.. ja as bombas injectoras e mais coisas desses 2.2 contam uma historia diferente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o 2.2 sempre foi mais problemático com a bomba injetora a dar muitos problemas, como é bem sabido.

                                                            dragonH, ficaste quietinho e muito bem!

                                                            Comentário

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