Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiabilidade caixas Dsg/Multitronic

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiabilidade caixas Dsg/Multitronic

    Alguém entre o caros colegas possui ou conduz regularmente alguma destas caixas automáticas? Se sim, qual a vossa opinião?

    Tinha tomado a decisão que no próximo veiculo comprar com caixa automática, mas gostava de ouvir algumas opiniões sobre elas.

    Tenho algum receio de fiabilidade destas caixas porque as reparações (se possíveis) devem ser onerosas.


    Qual a vossa opinião? São fiáveis?

    #2
    A ideia que tenho eh que a fiabilidade eh indiscutivelmente superior ao q eram ha 10anos atras.

    No entanto, ha particularidades, nomeadamnete na dsg onde a de 6 celocidades era classificada como mt melhor e fiavel que a dsg de 7.

    A manutencao eh mais cara e qq imprevisto custa uma pipa.

    Qq mecanico mexe numa cx manual, numa auto nem pensar...

    É um risco, no entanto, para cidade estou rendido à qualidade de utilizacao que traz face ah cx manual.

    Em conducao agressiva, aida prefiro uma boa manual.

    Comentário


      #3
      Pois, em condução agressiva e difícil bater uma caixa manual.
      Ainda ontem fui a um concessionário oficial da Volkswagen e juraram alta taxa de fiabilidade, que é mesmo muito raro problemas com a dsg.
      Tenho inclusive um amigo que trabalha no concessionário que confirma a óptima reputação da dsg.
      Cada vez que ando num Golf dum amigo com dsg, maior é a minha vontade de procurar um Passat Cc com a bela Dsg. E o dele ainda não deu qualquer problema.
      Quanto a Multitronic, sendo ctv, tenho ideia de não ser tão rápida como a dsg (para além de bastar escrever Multitronic + problems no Google e é só escolher).

      Comentário


        #4
        Se preocupação é fiabilidade, esquece automáticas.

        Comentário


          #5
          Conduzo com regularidade um cc com a dsg e só posso aconselhar!

          É daqueles carros que "pede" a configuração automática

          A caixa, quanto a mim, é bastante intuitiva não tendo problemas em fazer reduções. Eu raramente utilizo outro modo que não o D.

          A manutenção é só mudança de oleo e respectivo filtro a cada 60 mil kms.

          A multitronic, o Jdem já te dá umas dicas.

          Ps: estou a gostar de tal forma do carro, que pela 1ª vez estou a pensar comprar um carro ao meu pai


          Cump.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
            Pois, em condução agressiva e difícil bater uma caixa manual.
            Ainda ontem fui a um concessionário oficial da Volkswagen e juraram alta taxa de fiabilidade, que é mesmo muito raro problemas com a dsg.
            Tenho inclusive um amigo que trabalha no concessionário que confirma a óptima reputação da dsg.
            Cada vez que ando num Golf dum amigo com dsg, maior é a minha vontade de procurar um Passat Cc com a bela Dsg. E o dele ainda não deu qualquer problema.
            Quanto a Multitronic, sendo ctv, tenho ideia de não ser tão rápida como a dsg (para além de bastar escrever Multitronic + problems no Google e é só escolher).
            Só se for em prazer.

            Porque rapidez, a DSG é mais rapida que kk manual.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ice Ver Post
              Conduzo com regularidade um cc com a dsg e só posso aconselhar!

              É daqueles carros que "pede" a configuração automática

              A caixa, quanto a mim, é bastante intuitiva não tendo problemas em fazer reduções. Eu raramente utilizo outro modo que não o D.

              A manutenção é só mudança de oleo e respectivo filtro a cada 60 mil kms.

              A multitronic, o Jdem já te dá umas dicas.

              Ps: estou a gostar de tal forma do carro, que pela 1ª vez estou a pensar comprar um carro ao meu pai


              Cump.
              Pois, o carro pede mesmo a Dsg.
              Entretanto já vendi a minha viatura, mas nao há grande oferta de Cc com Dsg no mercado...


              Tenho de ter paciência ...

              Comentário


                #8
                A ideia que eu tenho é que a DSG 6 é fiável (já conduzi um carro com DSG 6). A DSG 7, segundo sei, dá mais problemas, por agora, pois ainda é recente.

                O problema que tem é quando a electrónica enlouquece. Geralmente a unidade de comando, a mechatronic, tem que sr substituída, ou, na melhor das hipóteses, tem que ser reprogramada.

                Posto isto, conclui-se que as manuais poderão dar menos ou nenhuns problemas, mas não são mais rigorosas.

                Ao contrário do que aqui foi dito, a DSG permite a condução agressiva. Tem dois programas para esse efeito ou que permitem isso (modo Sport e modo tiptronic). Também o pedal do acelerador pode permitir a condução mais agressiva.
                Editado pela última vez por Andrade; 09 August 2013, 15:52.

                Comentário


                  #9
                  Pode ser caso isolado, mas um ex-colega meu do trabalho tem um Golf Cabrio de 2012 TSI com caixa automática e começou a fazer uma leve "chiadeira" qualquer e após algumas reclamações eles trocara-na por uma nova (ao abrigo da garantia).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Se preocupação é fiabilidade, esquece automáticas.
                    Tendo em conta a tua imagem, e o facto de terem caixas auto que é ir trocando o óleo e fazer kms é uma afirmação estranha.

                    Comentário


                      #11
                      tenho um A6 de 2012 com Multitronic, e só tem 27.000 km.
                      Impecável até agora, e desconheço problemas nesta caixa.

                      Há quem não goste das CVT, mas esta é sem dúvida uma grande caixa. Segundo sei bastante melhor que o antigo A6. Permite andar em modo manual com 8v programadas, mas acho o tacto um bocado artificial.

                      Comentário


                        #12
                        O incoveniente da dsg numa condução mais empenhada é que o manípulo que funciona de forma contrária ao que estava habituado (e que considero ser mais intuitivo), ou seja para a frente avança uma relação, para trás reduz...

                        No cc, por ter patilhas no volante, não me incomoda particularmente, mas se não houver patilhas chateia...

                        Outro pormenor, quando em D, se porventura o condutor achar que é melhor avançar ou reduzir uma relação (numa descida, por exemplo) pode-se dar uma "patilhada" para a relação pretendida, de seguida retoma o modo auto, sem que seja necessária qualquer acção

                        Mas como disse anteriormente, dificilmente há real necessidade de assumir o controlo, a caixa é muito competente.

                        Quanto a problemas, claro que os pode haver, são milhenteas peças e muita eletrónica a comandar tudo. Contudo tenho a ideia que não há muitos relatos de queixas. E temos de ter a noção que a vw conta com a dgs já há uns anitos, e em diversos segmentos. Acho que ajudou e muito a democratizar este tipo de caixa.

                        Havendo muitos exemplares, há com certeza um maior número de relatos de problemas.

                        Vogal, já experimentas-te um?

                        Boa sorte na procura


                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um Alfa com TCT (6 velocidades) e modo manual com patilhas no volante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            O incoveniente da dsg numa condução mais empenhada é que o manípulo que funciona de forma contrária ao que estava habituado (e que considero ser mais intuitivo), ou seja para a frente avança uma relação, para trás reduz...

                            No cc, por ter patilhas no volante, não me incomoda particularmente, mas se não houver patilhas chateia...

                            Outro pormenor, quando em D, se porventura o condutor achar que é melhor avançar ou reduzir uma relação (numa descida, por exemplo) pode-se dar uma "patilhada" para a relação pretendida, de seguida retoma o modo auto, sem que seja necessária qualquer acção

                            Mas como disse anteriormente, dificilmente há real necessidade de assumir o controlo, a caixa é muito competente.

                            Quanto a problemas, claro que os pode haver, são milhenteas peças e muita eletrónica a comandar tudo. Contudo tenho a ideia que não há muitos relatos de queixas. E temos de ter a noção que a vw conta com a dgs já há uns anitos, e em diversos segmentos. Acho que ajudou e muito a democratizar este tipo de caixa.

                            Havendo muitos exemplares, há com certeza um maior número de relatos de problemas.

                            Vogal, já experimentas-te um?

                            Boa sorte na procura


                            Cump.
                            Tem piada Também tive esse problema quando conduzi em manual. Só que não tinha patilhas no volante.

                            Comentário


                              #15
                              A TCT reduz para a frente e incrementa uma mudança para trás.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andrade Ver Post
                                Tem piada Também tive esse problema quando conduzi em manual. Só que não tinha patilhas no volante.
                                é mania do grupo VW, no Audi é a mesma treta.
                                empurrando para frente deveria reduzir, e para trás aumentar uma mudança

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                  A TCT reduz para a frente e incrementa uma mudança para trás.
                                  tal como as cx auto da BMW, o que tem lógica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                    é mania do grupo VW, no Audi é a mesma treta.
                                    empurrando para frente deveria reduzir, e para trás aumentar uma mudança
                                    Essa forma (VW) é completamente contrária ao sentido das acelerações do carro/condutor. Só tem cabimento na cabeça de alguém que nunca tenha conduzido de forma desportiva.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                      Essa forma (VW) é completamente contrária ao sentido das acelerações do carro/condutor. Só tem cabimento na cabeça de alguém que nunca tenha conduzido de forma desportiva.
                                      não tenho a certeza, mas o pior é que acho que a Porsche também pensava assim, digo pensava porque penso que no 997.2 mudou para o sentido normal

                                      pessoalmente quando conduzo em modo manual uma cx auto, gosto de fazer a trova na manete e não nas patilhas (não me organizo com aquilo)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, eu também prefiro a manete (o bmw nem sequer tinha patilhas). Mas desde que em vez de subir, desci uma relação (o que vale é que foi devagar...), habituei-me a usar as patilhas.

                                        Assim não há enganos


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                          Pois, eu também prefiro a manete (o bmw nem sequer tinha patilhas). Mas desde que em vez de subir, desci uma relação (o que vale é que foi devagar...), habituei-me a usar as patilhas.

                                          Assim não há enganos


                                          Cump.
                                          a parte boa das cx auto é protege o motor, não deixando meter um prego

                                          Comentário


                                            #22
                                            Gosto de usar patilhas mas apenas as que estão estáticas, aquelas que acompanham o movimento do volante não consigo usar.

                                            Em relação à DSG o meu contacto é apenas quando instalada num Golf V. Trata-se da versão de 6 velocidade e em 9 anos nunca sofreu a menor falha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                              O incoveniente da dsg numa condução mais empenhada é que o manípulo que funciona de forma contrária ao que estava habituado (e que considero ser mais intuitivo), ou seja para a frente avança uma relação, para trás reduz...

                                              No cc, por ter patilhas no volante, não me incomoda particularmente, mas se não houver patilhas chateia...

                                              Outro pormenor, quando em D, se porventura o condutor achar que é melhor avançar ou reduzir uma relação (numa descida, por exemplo) pode-se dar uma "patilhada" para a relação pretendida, de seguida retoma o modo auto, sem que seja necessária qualquer acção

                                              Mas como disse anteriormente, dificilmente há real necessidade de assumir o controlo, a caixa é muito competente.

                                              Quanto a problemas, claro que os pode haver, são milhenteas peças e muita eletrónica a comandar tudo. Contudo tenho a ideia que não há muitos relatos de queixas. E temos de ter a noção que a vw conta com a dgs já há uns anitos, e em diversos segmentos. Acho que ajudou e muito a democratizar este tipo de caixa.

                                              Havendo muitos exemplares, há com certeza um maior número de relatos de problemas.

                                              Vogal, já experimentas-te um?

                                              Boa sorte na procura


                                              Cump.
                                              Boas, so andei mesmo com um Golf V com Dsg e gostei bastante

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Tendo em conta a tua imagem, e o facto de terem caixas auto que é ir trocando o óleo e fazer kms é uma afirmação estranha.
                                                Também já pensei assim.

                                                Curiosamente, a pós ter tido alguns carros com caixa auto, foi precisamente na MB que me calhou uma fava, embora forçada por um conjunto de acontecimentos infelizes.

                                                Embora eu já tivesse alguma cautela na compra de carros usados com caixa auto, este caso mostrou-me um "mundo novo", pois quando as coisas mexem com a minha carteira, procuro ter a formação/informação necessária para não ser (muito ) enganado.

                                                O que aprendi (além da parte prática) é que existe um mercado brutal... e que só se justifica porque existe procura... e não há marcas imunes.

                                                Agora... claro que existem muitos casos de sucesso (conheço bastantes) mas quanto mais velho/rodado for o carro, menos aconselho uma automática.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                  Também já pensei assim.

                                                  Curiosamente, a pós ter tido alguns carros com caixa auto, foi precisamente na MB que me calhou uma fava, embora forçada por um conjunto de acontecimentos infelizes.

                                                  Embora eu já tivesse alguma cautela na compra de carros usados com caixa auto, este caso mostrou-me um "mundo novo", pois quando as coisas mexem com a minha carteira, procuro ter a formação/informação necessária para não ser (muito ) enganado.

                                                  O que aprendi (além da parte prática) é que existe um mercado brutal... e que só se justifica porque existe procura... e não há marcas imunes.

                                                  Agora... claro que existem muitos casos de sucesso (conheço bastantes) mas quanto mais velho/rodado for o carro, menos aconselho uma automática.
                                                  Depende se já levou uma nova ou não

                                                  Tenho uma multitronic numa B8. Estou muito satisfeito.

                                                  Para além dos custos de um nova/reconstruida/arranjada em caso de avaria, convem ver os valores para a manutenção regular. A minha de 60 em 60 mil km serão 250€ de revisão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Depende se já levou uma nova ou não

                                                    Tenho uma multitronic numa B8. Estou muito satisfeito.

                                                    Para além dos custos de um nova/reconstruida/arranjada em caso de avaria, convem ver os valores para a manutenção regular. A minha de 60 em 60 mil km serão 250€ de revisão.
                                                    Só para a caixa?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                                      Alguém entre o caros colegas possui ou conduz regularmente alguma destas caixas automáticas? Se sim, qual a vossa opinião?

                                                      Tinha tomado a decisão que no próximo veiculo comprar com caixa automática, mas gostava de ouvir algumas opiniões sobre elas.

                                                      Tenho algum receio de fiabilidade destas caixas porque as reparações (se possíveis) devem ser onerosas.


                                                      Qual a vossa opinião? São fiáveis?
                                                      Conduzo há anos um mercedes de caixa automática, sempre fui adepto....neste momento não voltava a comprar....estou sempre à espera que surja um problema que me dê um rombo no orçamento.....além disso, em estrada nacional, fico sempre com a sensação que falta alguma coisa....em cidade é óptimo...em AE é igual num carro manual mete-se a 5ª ou 6ª e não se mexe mais até ao final da viagem!

                                                      como já alguém disse, se a fiabilidade é uma preocupação, o melhor mesmo é comprar manual!

                                                      P.S.- são caixas em que tem de se ter mais atenção no uso, não meter em P ainda com o carro em movimento, não mudar de para r com o carro a descair para a frente ou em d com o carro a descair para trás, etc, etc

                                                      P.S.2- lembrei-me agora que um conhecido teve um problema com uma caixa dessas num passat!
                                                      Editado pela última vez por luissousa6; 10 August 2013, 10:31.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                        Só para a caixa?
                                                        Sim, claro.

                                                        É um sistema que precisa de manutencao propria.

                                                        Midanca do oleo faz parte....


                                                        Acho que ha uma ou outra marca quediz que nao precisam... Normalmente, dá asneira.

                                                        Ou seja, ha muitos que mm que a marca diga que soh la para os 200.000 eh q eh necessario sangra la, birrifam se e preferem nao assumir riscos.

                                                        Repito o que referi incialmente, caixas auto para mim, servem lidamnete para o conforto, nomeadamente em cidade ou se entao vives para o cronometro e aí sim sao miito mais rapidas.


                                                        Os custos de manutencao sao compreensivelmente mais elevados e se houver azar, naturalmente eh tudo mais caro que uma cx manual. Nem fazia sentido se assim nao fosse.


                                                        Agora, para isto do avariar... Tb podemos ir aonridiculo e dizer que o melhor eh nao querer abs, esp, gps, estofos em pele, tecto de abrir, erc, etc... Tb estes, por existirem, se se avariarem vao custar um pipa d massa a corrigir.

                                                        Eu em novo ja era capaz de arriscar numa solucao dessas para um bom familiar, usado.. Nao tinha tomates para arriscar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                          Só para a caixa?
                                                          só o oleo ( e na minha creio que são 4 litros) custa os olhos da cara, mais filtro, mais mão de obra, nem me parece caro.....
                                                          Editado pela última vez por luissousa6; 10 August 2013, 10:38.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                            Sim, claro.

                                                            É um sistema que precisa de manutencao propria.

                                                            Midanca do oleo faz parte....


                                                            Acho que ha uma ou outra marca quediz que nao precisam... Normalmente, dá asneira.

                                                            Ou seja, ha muitos que mm que a marca diga que soh la para os 200.000 eh q eh necessario sangra la, birrifam se e preferem nao assumir riscos.

                                                            Repito o que referi incialmente, caixas auto para mim, servem lidamnete para o conforto, nomeadamente em cidade ou se entao vives para o cronometro e aí sim sao miito mais rapidas.


                                                            Os custos de manutencao sao compreensivelmente mais elevados e se houver azar, naturalmente eh tudo mais caro que uma cx manual. Nem fazia sentido se assim nao fosse.


                                                            Agora, para isto do avariar... Tb podemos ir aonridiculo e dizer que o melhor eh nao querer abs, esp, gps, estofos em pele, tecto de abrir, erc, etc... Tb estes, por existirem, se se avariarem vao custar um pipa d massa a corrigir.

                                                            Eu em novo ja era capaz de arriscar numa solucao dessas para um bom familiar, usado.. Nao tinha tomates para arriscar.
                                                            Curiosamento os usados que ando a ver são de cx auto, já não quero outra coisa, isto dos 40 é ******

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X