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A minha 4º da 120km/h

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    A minha 4º da 120km/h

    Boas, desculpem la o pouco interesse deste topico, mas queria so esclarecer uma coisa, que raio de escalonamento das mudancas foi utilizado na minha fiat strada, em que a 3º vai ate aos 95 KM/h ( ui tanto ehheeh) e a 4º nao passa dos 120( agora pq com os pneus anteriores ia ate 110)
    Esta porcaria faz sentido? é que mais um bocadinho nao havia necesscidade de por 5 velocidades, alogavam a 4º e pronto ( atencao isto é mesmo a conhecedor de macanica hehehehe).

    #2
    Não havia necessidade de 5ª pq?

    Comentário


      #3
      Tem a ver com escalonamento da caixa para boas aceleracoes.

      A 3º do meu corsa 1.2 de 75 cvs da 120 :D

      O strada nao e vendido em Espanha senao ja conseguia ver as relacoes de caixa.

      Tem de se arranjar noutro site

      Comentário


        #4
        ?

        olha, usa só a 1ª e segunda, que já n tens esses problemas

        Comentário


          #5
          Qd digo que nao havia necessidade de 5º é a brincar dado que a 3º e a 4º estao tao proximas em termos de se esgotarem.

          Comentário


            #6
            Não faço ideia. Talvez a quinta esteja lá para te poupar combustível.

            Comentário


              #7
              A 2ª do meu Punto dá 100km/h... e não foi isso que os fez tirar a 3ª 4ª e 5ª.

              Comentário


                #8
                Tb nao digo que devam tirar o resto das mudancas como é logico, so estava a tentar perceber o motivo do escalonamento tao proximo da 3º e da 4º velocidade.

                Comentário


                  #9
                  Na minha Palio, nunca puxei ao maximo, mas é estranho o escalonamento, muito curtas..

                  Em plano vai ao corte nas calmas..

                  Isto num modelo pastelão, 1.2 73cv

                  Em 5ª vou a 120 ás 4.000rpm, 140km/h já são 4.500.. isto com pneus 185/60R14 em vez dos de origem 175/65R14, em que tornava-a mais longa, tipo ás 4.000rpm iria nos 125km/h... podia ser bem menos, tipo 3.000 para poupar gasosa.. apesar da vantagem que carregando no acelerador, nota-se bem mais resposta que outros, mas longas..
                  E a 4ª é curta tambem..

                  Nem imaginam a falta que sinto de uma 6ª, pois poupava bastante em gasosa..

                  Comentário


                    #10
                    Pois é possivel que a resposta venha do facto de a carrinha apartida ser para andar carregada, e nao apenas cmg la dentro.

                    Comentário


                      #11
                      Toyota Corolla 1.3, dá em 2ª 110Km/h a entrar no redline. Mas colegas meus já puseram os deles a 120Km/h em 2ª!!

                      Comentário


                        #12
                        e a minha quarta dava 150, e a 5 tinha dificuldade a passar dos 140.. :D

                        Comentário


                          #13
                          Mas sendo a strada uma carrinha para andar carregada, faz logica que a caixa seja curta..

                          Comentário


                            #14
                            A Fiat strada é mesmo assim!caixa de relaçoes curtas!
                            Quem me dera que o meu fosse um pouco mais curto de caixa....
                            1ª-60 2ª-100 3ª-150 4-200 5-...não dá p esgotar (isto no conta KM claro!)

                            Por vezes acontece casos em que manter a velocidade (caixa) não vai a puxar como devia e se reduzir já é demais....

                            Dava tudo pra ter uma 5ª a esgotar nos 220 (de conta km!) e as outras bem mais reduzidas pois era muito mais rapido

                            Comentário


                              #15
                              Tb já andei num punto comercial td60s que tinha a caixa muito curta , a 5ª esgotava mesmo nos 170....a 4ª parecia uma 3ª...era bom em cidade mas em AE ia sempre a derreter e o motor era barulhento o que tornava as viagem em AE num tédio, em contrapartida nas subidas mantinha-se igual...como se fosse sempre em 4ª num carro normal

                              Comentário


                                #16
                                Pois, pq aquilo em subidas ingremes em baixa velocidade csg na boa aquentar uma relacao de caixa mais elevada, visto ja estar numa rotacao mais elevada, que seria para poder suportar bem a carga que possivelmente iria trasnportar.
                                Em relacao a quinta acontece o mesmo na minha carrinha 165+- e ja nao da mais nem que seja na descida mais acentuada.
                                Em relacao ao barulho do motor em AE, melhor é preparar os cds que quero ouvir para deposi dar gas no radio.
                                Ja em cidade é excelente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tb andei uns meses com um clio DCI de 65cv ( que acelerava mto mais que a strada )mas que em viagens que fiz com ele em AE, tb nao primava pelo silencio, e parava nos 160, nao dava mesmo mais fosse a subir ou a descer era sempre 160.
                                  Mas tb podia ser aquele.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                    A 2ª do meu Punto dá 100km/h...
                                    Mas tem k ser mt bem espremido...

                                    Comentário


                                      #19
                                      lolololol mas tb nao sabes q punto é...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por vadio

                                        Mas tem k ser mt bem espremido...
                                        Até cortar (6500 ou 6750 rpm)

                                        pipiland, é um 1.2

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois nao posso dizer nada pq nunca andei em nenhum. So o 1º modelo, e era 1.3 e secalhar vou arranjar e ficar com ele, so tem que levar um modelo novo hehehehehe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não é preciso cortar para saber a que velocidade corta.

                                            Os motores sao lineares por exemplo:

                                            5ª as 1000 rpm dá 30 km/h. Se cortar as 7000 dá = 30 * 7 = 210.

                                            Simples como isto

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda ontem dei 180 em 4ª, e ainda bem que tinha 5ª para meter que o gajo já se estava a borrar todo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Superfast

                                                Não é preciso cortar para saber a que velocidade corta.

                                                Os motores sao lineares por exemplo:

                                                5ª as 1000 rpm dá 30 km/h. Se cortar as 7000 dá = 30 * 7 = 210.

                                                Simples como isto
                                                Mas é preciso cortar para saber onde corta :D

                                                Li num lado que era às 5500, noutro que era às 6000, resolvi experimentar, e é +/- às 6750

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por luisg

                                                  A Fiat strada é mesmo assim!caixa de relaçoes curtas!
                                                  Quem me dera que o meu fosse um pouco mais curto de caixa....
                                                  1ª-60 2ª-100 3ª-150 4-200 5-...não dá p esgotar (isto no conta KM claro!)

                                                  Por vezes acontece casos em que manter a velocidade (caixa) não vai a puxar como devia e se reduzir já é demais....

                                                  Dava tudo pra ter uma 5ª a esgotar nos 220 (de conta km!) e as outras bem mais reduzidas pois era muito mais rapido
                                                  ate dizia que tens um toyota avensis LOL é que eu tb dou essas velocidades nas respectivas mudanças... (no corte)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É um Civic ESi..

                                                    São lllllooooooooonnnnnnnnnnggggggaaaaaaaassssssss!não que demore a cortar, mas deviam ser bem mais reduzidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ... Ainda ontem dei 180 em 4ª, e ainda bem que tinha 5ª para meter que o gajo já se estava a borrar todo...
                                                      Parabens, o meu ax 14 d dava 130 em 3º e isso pouca importa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Tb andei uns meses com um clio DCI de 65cv ( que acelerava mto mais que a strada )mas que em viagens que fiz com ele em AE, tb nao primava pelo silencio, e parava nos 160, nao dava mesmo mais fosse a subir ou a descer era sempre 160.
                                                        Mas tb podia ser aquele.
                                                        Só se fosse mesmo esse,porque a descer eles mandam-se para os 180 e muitos....Em recta 160 e tal...

                                                        Tou a falar do 65Cv.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          POis por isso disse que poderia ser aquele, nao sei quem andou com ele antes e o tipo de conducao que tinha, sei que com 80.000 qd me veio parar as maos, e com as viagens que fez em AE nao passava dakilo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Era melhor so a 4º mudança no carro.
                                                            Agora experimenta arrancar 4º ou subir uma subida ingreme em 4º, então usas a 1º, mas tentas passar para 4º não da por que o carro morraria logo, então tens 2º, 3º e depois a 4º, mas sempre em 4º vias o combustivel ir-se todo mais cedo, então a 5º.
                                                            A tendencia nos carros no futuro é cada vez existirem + relações no carro.

                                                            Comentário

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