Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alguem sabe o preço e se é possivel colocar intercooler no clio II dci de 65cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alguem sabe o preço e se é possivel colocar intercooler no clio II dci de 65cv

    Tenho um clio II dci de 65cv, e se não fica-se muito caro, era capaz de colocar intercooler!!!
    Vai aumentar a cavalagem?
    E qual é o preco do radiador do intercooler e todos os acessórios?

    #2
    Boas.

    Tudo é possível, ou pelo menos muita coisa é possível mudar/modificar num carro.

    Aqui a questão, tens assim tanto € para gastar? Para ganhares na melhor das hipóteses 10 a 15 cv?
    Tal como tu disses-te e bem, o teu carro tem 65cv, já de raíz não é potente, tudo o que tentares fazer para mudar isso vai ser caro, trabalhoso e com poucos resultados práticos...

    MAs os entendidos que se pronunciem

    Comentário


      #3
      Foi uma idéia que passou pela minha cabeça, também já tenho a vavula EGR desligada, diz o mecânico que ganhei 10 cv??? e que os motores duram o dobro do tempo??? Mas também desliguei a EGR porque me andava sempre a entupir com carvão. Também era só o rádiador do intercool e tubo de ligação ao turbo e mais alguma coisa?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MFN Ver Post
        Foi uma idéia que passou pela minha cabeça, também já tenho a vavula EGR desligada, diz o mecânico que ganhei 10 cv??? e que os motores duram o dobro do tempo??? Mas também desliguei a EGR porque me andava sempre a entupir com carvão. Também era só o rádiador do intercool e tubo de ligação ao turbo e mais alguma coisa?
        Há por aí um tópico de Pérolas. Devias lá colocar estas duas.

        Comentário


          #5
          Durar o dobro do tempo só por ter a valvúla EGR desligada? Nunca ouvi tamanha coisa, mas eu não sou mecânico.
          Quanto ao ganhares 10cvs, bem, se a tirassem fora ainda acreditava em alguma potência ganha, mas só o desligar, além de achar pior pois as emissões sobem muito, não há um ganho real. O único ganho que pode ter havido foi psicológico

          É assim, eu anticipo-me.

          Mais valia dares a carrinha e os € do intercooler e comprares um carro mais potente. Tens muitas opções e muito válidas onde alias alguma da ecónomia da Clio com uma potência superior sem habilidades

          Comentário


            #6
            Relativamente à EGR podes ter um ganho de potência mas será muito ligeiro, praticamente imperceptível.

            O radiador vai ter um efeito semelhante, podes ver a potência a aumentar mas muito pouco. Para sentires alguma diferença terias de fazer reprogramação do motor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Há por aí um tópico de Pérolas. Devias lá colocar estas duas.
              Enfim a estes tipos de comentarios ....
              Vou-te dizer o que o meu mecânico me disse para aprenderes também, se não acreditas pesquisa na net ....
              Ou seja a EGR tem a finalidade de fazer o reaproveitamento dos gases de escape ( por isso é que se reduz as imissões de CO2 ), no meu caso como eu anulei a EGR ( coquei um taço e desliguei ) só entra ar totalmente limpo dentro do motor, por isso há uma melhor queima nos pistões, porque o ar é rico .... e os motores duram o dobro do tempo ou então ficam em melhor estado ( ja diz o velho ditado: quem vê caras não vê coração) por isso o interior do motor não fica emputido com carvão, ou que coisa qualquer que é aquilo, se alguma fez ja vistes a porcaria que esta nos tubos da EGR, imagina o que fica dentro do motor, porque não consegues la chegar, a não ser desmontando a parte superior do motor ..... Eu sinto a diferenca principalmente no arranque ou em volcidades baixas .....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Relativamente à EGR podes ter um ganho de potência mas será muito ligeiro, praticamente imperceptível.

                O radiador vai ter um efeito semelhante, podes ver a potência a aumentar mas muito pouco. Para sentires alguma diferença terias de fazer reprogramação do motor.
                Reprogramação não queria porque não gosto .....
                Mas eu também só queria meter tudo da origem do renault clio II dci, por exemplo o intercooler do clio dci de 80 ou 100CV ....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                  Enfim a estes tipos de comentarios ....
                  Vou-te dizer o que o meu mecânico me disse para aprenderes também, se não acreditas pesquisa na net ....
                  Ou seja a EGR tem a finalidade de fazer o reaproveitamento dos gases de escape ( por isso é que se reduz as imissões de CO2 ), no meu caso como eu anulei a EGR ( coquei um taço e desliguei ) só entra ar totalmente limpo dentro do motor, por isso há uma melhor queima nos pistões, porque o ar é rico .... e os motores duram o dobro do tempo ou então ficam em melhor estado ( ja diz o velho ditado: quem vê caras não vê coração) por isso o interior do motor não fica emputido com carvão, ou que coisa qualquer que é aquilo, se alguma fez ja vistes a porcaria que esta nos tubos da EGR, imagina o que fica dentro do motor, porque não consegues la chegar, a não ser desmontando a parte superior do motor ..... Eu sinto a diferenca principalmente no arranque ou em volcidades baixas .....
                  Pois mas o teu mecânico explicou-te mal. O reaproveitamento dos gases de escape não tem como finalidade diminuir as emissões de CO2 mas sim de NOx. A mistura nos motores diesel nunca é rica, é SEMPRE pobre. Se se fizessem as medições necessárias nos motores diesel, aquando das inspecções, o teu carro não passava.

                  O facto de entrar só ar limpo não vai produzir uma queima melhor (seja lá o que isso for). A queima é controlada pelos sensores de massa de ar, sondas lambda, etc., e são elas que garantem a boa combustão do que se passa dentro do motor.

                  A EGR pode de facto ficar suja mas o seu funcionamento não vai sujar mais o motor...até porque esses gases que estão a sujar a EGR saíram de dentro das câmaras de combustão...portanto é um raciocínio que não faz muito sentido. Desta forma, também não há nenhuma razão para que a EGR perturbe a vida útil do motor...talvez até consiga aumentar a vida útil do motor na medida em que diminui as temperaturas de combustão, mas isto são só suposições.

                  Comentário


                    #10
                    Como referido, o fecho da EGR não te dará uma enormidade de cavalos...

                    Será uma coisa irrisória.

                    Agora e com o fecho da mesma, permite é que não "percas" alguns cavalos... isto pricipalmente em EGR que acabam por "colmatar".

                    No entanto, há que saber que EGR só faz recirculação até às 2500RPM... como tal e acima desse valor, a mesma fecha e só entra o ar admitido exteriormente.

                    Assim sendo, se for carro que faça pouca cidade (mesmo tendo das EGR com mais tendência a "colmatar"), a mesma dificilmente ficará suja, pouco circular em regimes que está fechada ou praticamente fechada.



                    Quanto ao ganho de potência tão só com o intercooler, haverá sempre ganho com aplicação do mesmo...

                    Mas... muito possivelmente os próprios injectores da versão de 80cv são diferentes (de 100cv quase de certeza que serão), isto sem esquecer, que o Turbo poderá ser diferente ou a ser o mesmo, estar a fazer mais "pressão".

                    Como tal e já referido, só aplicação do intercooler sem mexer em mais nada (remap, por exemplo), terás ganhos, mas não deverás chegar aos 80cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                      Enfim a estes tipos de comentarios ....
                      Vou-te dizer o que o meu mecânico me disse para aprenderes também, se não acreditas pesquisa na net ....
                      Ou seja a EGR tem a finalidade de fazer o reaproveitamento dos gases de escape ( por isso é que se reduz as imissões de CO2 ), no meu caso como eu anulei a EGR ( coquei um taço e desliguei ) só entra ar totalmente limpo dentro do motor, por isso há uma melhor queima nos pistões, porque o ar é rico .... e os motores duram o dobro do tempo ou então ficam em melhor estado ( ja diz o velho ditado: quem vê caras não vê coração) por isso o interior do motor não fica emputido com carvão, ou que coisa qualquer que é aquilo, se alguma fez ja vistes a porcaria que esta nos tubos da EGR, imagina o que fica dentro do motor, porque não consegues la chegar, a não ser desmontando a parte superior do motor ..... Eu sinto a diferenca principalmente no arranque ou em volcidades baixas .....
                      Em relação aos "enfim estes comentários", podia responder-te na mesma moeda, mas não me apetece. Se não sabes encaixar uma piada, isso é lá contigo.

                      Quanto a aprender mecânica, podes dizer ao teu mecânico que eu não estou no ramo, e por isso não preciso de aprender rigorosamente nada (o meu mecânico faz isso por mim). Em relação a pesquisar na net, é algo que faço com tanta raridade que por norma nada tem a ver com mecânica, aqui prefiro perguntar ao meu mecânico, que conheço a "sua origem", e na net não faço ideia de onde vem a informação.

                      A ver pelos comentários (técnicos) que se seguiram, o teu mecânico precisa claramente de se actualizar, mas não lhe digas que eu lhe disse isso....não quero que se chateie mais. Já agora nem tu.

                      É óbvio que sentes diferenças no carro, nunca ninguém te disse o contrário, mas se pensasses bem nas coisas antes das escrever, achas mesmo que ganhas 10 cv (um aumento de 15% de potência) e o teu motor durará o dobro do tempo, por simplesmente fechares a EGR? A sério, até tu puseste os pontos de interrogação a duvidar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Como referido, o fecho da EGR não te dará uma enormidade de cavalos...

                        Será uma coisa irrisória.

                        Agora e com o fecho da mesma, permite é que não "percas" alguns cavalos... isto pricipalmente em EGR que acabam por "colmatar".

                        No entanto, há que saber que EGR só faz recirculação até às 2500RPM... como tal e acima desse valor, a mesma fecha e só entra o ar admitido exteriormente.

                        Assim sendo, se for carro que faça pouca cidade (mesmo tendo das EGR com mais tendência a "colmatar"), a mesma dificilmente ficará suja, pouco circular em regimes que está fechada ou praticamente fechada.



                        Quanto ao ganho de potência tão só com o intercooler, haverá sempre ganho com aplicação do mesmo...

                        Mas... muito possivelmente os próprios injectores da versão de 80cv são diferentes (de 100cv quase de certeza que serão), isto sem esquecer, que o Turbo poderá ser diferente ou a ser o mesmo, estar a fazer mais "pressão".

                        Como tal e já referido, só aplicação do intercooler sem mexer em mais nada (remap, por exemplo), terás ganhos, mas não deverás chegar aos 80cv.
                        Numa das últimas conversas com o meu mecânico, falou-me que actualmente já existem carros que a EGR está sempre aberta, variando apenas a % de tal abertura. Parece que antes, se colocássemos o acelerador a fundo, a EGR fechava completamente, mas agora nem assim. Deu-me o exemplo do A4 B8 2.0 tdi, que mesmo "a fundo" a EGR fica 5%, de modo a optimizar qualquer coisa (talvez a recirculação de gases, já não me lembro).

                        Comentário


                          #13
                          Não te adianta de muito meteres o IC.

                          A somar ao preço do IC, tens de comprar os tubos do mesmo e depois proceder a uma pequena reprogramação da centralina, isto para ficares com cerca de 80 cv

                          Se vale a pena ? Não mesmo !

                          Comentário


                            #14
                            Boas, se é carro para ficar e se não tens dinheiro para comprar um melhor e se queres melhorar a longevidade de alguns componentes mecânico do motor...a existência de um IC será sempre benéfica na medida em que o motor terá uma refrigeração bem superior e elementos como o turbo e coletores irão com o tempo sofrer menos desgaste porque o motor terá um arrefecimento melhorado...Quanto ao ganho de potência será pouco significativa se não mexeres em mais nada (contudo já ouvi mecânicos a dizer que se podem ganhar até 10 cv)!! Mesmo que não ganhes muito em potencia, uma coisa é certa, sente-se um motor com um novo folgo com mais força em altos regimes que te aguentará um mudança mais tempo sem teres que reduzir por exemplo em subidas. Contudo convém salientar que os ganhos de potencia mais evidentes dependem do tipo de IC colocado (grande ou pequeno) da forma de como o IC é colocado (preferencialmente frontal) do tipo de tubagens utilizadas e a forma como estas estão dispostas, isto é com as menos curvas possíveis, de forma a que o ar chegue de forma mais rápida e direta á admissão e ao turbo e depende do mecânico, é um trabalho que se não for bem feito pode dar problemas ..Um intercooler qualquer mecânico aplica, agora bem aplicado é bem diferente. Eu já apliquei um IC no meu antigo Punto TD e muito sinceramente, acho que foi um bom investimento na medida em que o motor aquecia muito e IC veio melhorar baste esse problema e depois também de lhe pude dar mais débito de gasóleo, com mais segurança!!
                            Editado pela última vez por addt; 11 August 2013, 15:57.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Não te adianta de muito meteres o IC.

                              A somar ao preço do IC, tens de comprar os tubos do mesmo e depois proceder a uma pequena reprogramação da centralina, isto para ficares com cerca de 80 cv

                              Se vale a pena ? Não mesmo !
                              Se user não tiver dinheiro para trocar de carro porque não valerá a pena? Fica sempre bem menos dispendioso e com 800€ ou mesmo menos fazes a festa toda...com esse dinheiro não compras um Clio dci de 80 cv de certeza...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Mas... muito possivelmente os próprios injectores da versão de 80cv são diferentes (de 100cv quase de certeza que serão), isto sem esquecer, que o Turbo poderá ser diferente ou a ser o mesmo, estar a fazer mais "pressão".

                                Como tal e já referido, só aplicação do intercooler sem mexer em mais nada (remap, por exemplo), terás ganhos, mas não deverás chegar aos 80cv.
                                Do de 65 cv para o de 80 cv, o que muda é apenas a presença do IC. O turbo e injectores são os mesmos. A diferença é que a versão de 80 cv tem um débito ligeiramente superior no turbo, que passa de 1 bar para 1.2 bar. De resto, as alterações mecânicas passam pela caixa de velocidades.

                                Para o de 100 cv, os injectores e turbo já são completamente diferentes. No caso dos primeiros, o débito de injecção e no segundo, passa a ser um turbo de geometria variável. O IC é também diferente, sendo mais pequeno e eficiente que o da versão de 80 cv. A caixa é também diferente, com relações mais longas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Do de 65 cv para o de 80 cv, o que muda é apenas a presença do IC. O turbo e injectores são os mesmos. A diferença é que a versão de 80 cv tem um débito ligeiramente superior no turbo, que passa de 1 bar para 1.2 bar. De resto, as alterações mecânicas passam pela caixa de velocidades.

                                  Para o de 100 cv, os injectores e turbo já são completamente diferentes. No caso dos primeiros, o débito de injecção e no segundo, passa a ser um turbo de geometria variável. O IC é também diferente, sendo mais pequeno e eficiente que o da versão de 80 cv. A caixa é também diferente, com relações mais longas.


                                  Sim, a caixa do de 100cv, eu sabia que era diferente (mas nem me lembrei de referir).

                                  Quanto à diferenças do de 65cv para 80cv, se são os mesmos injectores, ainda bem.

                                  Mas como desconfiava, o turbo tem mais pressão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Do de 65 cv para o de 80 cv, o que muda é apenas a presença do IC. O turbo e injectores são os mesmos. A diferença é que a versão de 80 cv tem um débito ligeiramente superior no turbo, que passa de 1 bar para 1.2 bar. De resto, as alterações mecânicas passam pela caixa de velocidades.

                                    Para o de 100 cv, os injectores e turbo já são completamente diferentes. No caso dos primeiros, o débito de injecção e no segundo, passa a ser um turbo de geometria variável. O IC é também diferente, sendo mais pequeno e eficiente que o da versão de 80 cv. A caixa é também diferente, com relações mais longas.
                                    os injectores do de 80 também são diferentes do de 65. Eu sei porque vou agora por no meu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      os injectores do de 80 também são diferentes do de 65. Eu sei porque vou agora por no meu.
                                      Não são. Podem no entanto haver mais que uma referência por alteração de fabrico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Usavas melhor o dinheiro se gastasses isso em gasóleo. Se desejares mesmo mais potencia faz a famosa "repro"

                                        Soube um Clio dCi 65 com uma reprogramação forte que ficou com 109cv. Durou 22.000km(após a repro) e a carga foi tanta que os pistões ficaram azuis

                                        Se é verdade ou não, não sei

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Não são. Podem no entanto haver mais que uma referência por alteração de fabrico.
                                          no de 65 tens de trocar os 4. No de 80 podes trocar só 1.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            no de 65 tens de trocar os 4. No de 80 podes trocar só 1.
                                            No de 65 cv também podes trocar apenas um de cada vez (o Clio lá de casa já só anda com um de origem e três mudados em tempos separados). Em ambos tens de programar a centralina a aceitar a nova peça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, eu tenho dinheiro para outra carro bem melhor do que este que tenho agora, apenas gosto do carro, se vende-se a minha mulher matava-me lol porque foi lá que passamos alguns bons momentos .....
                                              Este clio 1.5 dci que tenho é engracado: a cor e verde ( a sombra parece preto e ao sol parede azul, nas é verde lol) a cor é igual aquele que as legunas trazem e tem jante 15 do modelo clio storia.
                                              As anilhas dos injectores da minha clio são azuis, quase de certeza que devem ser iguais ao de 80cv (o meu carro e de janeiro de 2005, matricula ZJ)
                                              Este carro já anda bem ao cima ( a uns anos atras já cheguei a dar 190 na AE, sem entrar no vermelho, mas agora ando nas calmas lol), mas de noite ou tá frio o carro fica a puxar muito melhor, eu cria que ele puxa-se assim lol.
                                              Não me apetecia gastar mais de 450 a 500€, mas queria meter as peças todas da origem ( ou então talvez arranje num carro batido de 80cv ou num carro para desmontar para peças, ou o mais certo mande vir de frança????)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não tens hipótese de manter 2 carros? É que se tens dinheiro para outro, não precisas de vender esse.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HIT Ver Post
                                                  Não tens hipótese de manter 2 carros? É que se tens dinheiro para outro, não precisas de vender esse.
                                                  cá em casa já ha dois carros: clio dci II comercial e opel corsa 1.5 td sport de 5 lugares, mas eu queria manter o meu clio, porque a carrinha esta em bom estado geral, e também a pouco tempo gastei algum dinheiro com o meu carro e se o vende-se o futuro dono fica feliz da vida.
                                                  O meu carro é de dois lugares e só eu é que ando com a clio, o opel é dela e não tem cuidado nenhum com o carro dela, aquelas velocidades estão bem poxadas lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                                    Bem, eu tenho dinheiro para outra carro bem melhor do que este que tenho agora, apenas gosto do carro, se vende-se a minha mulher matava-me lol porque foi lá que passamos alguns bons momentos .....
                                                    Este clio 1.5 dci que tenho é engracado: a cor e verde ( a sombra parece preto e ao sol parede azul, nas é verde lol) a cor é igual aquele que as legunas trazem e tem jante 15 do modelo clio storia.
                                                    As anilhas dos injectores da minha clio são azuis, quase de certeza que devem ser iguais ao de 80cv (o meu carro e de janeiro de 2005, matricula ZJ)
                                                    Este carro já anda bem ao cima ( a uns anos atras já cheguei a dar 190 na AE, sem entrar no vermelho, mas agora ando nas calmas lol), mas de noite ou tá frio o carro fica a puxar muito melhor, eu cria que ele puxa-se assim lol.
                                                    Não me apetecia gastar mais de 450 a 500€, mas queria meter as peças todas da origem ( ou então talvez arranje num carro batido de 80cv ou num carro para desmontar para peças, ou o mais certo mande vir de frança????)

                                                    Porque é que havias de vender a tua mulher?



                                                    Já por cá andou um Clio II phase II 1.5 DCi de 65 cv e 190 km/h eram uma autêntica miragem. A direito mal encostava ali nos 170...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                      Porque é que havias de vender a tua mulher?



                                                      ...


                                                      Lê lá melhor:

                                                      Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                                      Bem, eu tenho dinheiro para outra carro bem melhor do que este que tenho agora, apenas gosto do carro.
                                                      Se vendesse (o carro), a minha mulher matava-me. lol
                                                      porque foi lá que passamos alguns bons momentos .....

                                                      Este clio 1.5 dci que tenho é engracado: a cor e verde ( a sombra parece preto e ao sol parede azul, nas é verde lol) a cor é igual aquele que as legunas trazem e tem jante 15 do modelo clio storia.
                                                      As anilhas dos injectores da minha clio são azuis, quase de certeza que devem ser iguais ao de 80cv (o meu carro e de janeiro de 2005, matricula ZJ)
                                                      Este carro já anda bem ao cima ( a uns anos atras já cheguei a dar 190 na AE, sem entrar no vermelho, mas agora ando nas calmas lol), mas de noite ou tá frio o carro fica a puxar muito melhor, eu cria que ele puxa-se assim lol.
                                                      Não me apetecia gastar mais de 450 a 500€, mas queria meter as peças todas da origem ( ou então talvez arranje num carro batido de 80cv ou num carro para desmontar para peças, ou o mais certo mande vir de frança????)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post


                                                        Lê lá melhor:
                                                        Ahhhhhh! Já faz mais sentido

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                                          Bem, eu tenho dinheiro para outra carro bem melhor do que este que tenho agora, apenas gosto do carro, se vende-se a minha mulher matava-me lol porque foi lá que passamos alguns bons momentos .....
                                                          Este clio 1.5 dci que tenho é engracado: a cor e verde ( a sombra parece preto e ao sol parede azul, nas é verde lol) a cor é igual aquele que as legunas trazem e tem jante 15 do modelo clio storia.
                                                          As anilhas dos injectores da minha clio são azuis, quase de certeza que devem ser iguais ao de 80cv (o meu carro e de janeiro de 2005, matricula ZJ)
                                                          Este carro já anda bem ao cima ( a uns anos atras já cheguei a dar 190 na AE, sem entrar no vermelho, mas agora ando nas calmas lol), mas de noite ou tá frio o carro fica a puxar muito melhor, eu cria que ele puxa-se assim lol.
                                                          Não me apetecia gastar mais de 450 a 500€, mas queria meter as peças todas da origem ( ou então talvez arranje num carro batido de 80cv ou num carro para desmontar para peças, ou o mais certo mande vir de frança????)
                                                          Só modificares o intercooler não te vai dar os 80cv. Precisas de repro depois.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu é te vendia a ti lol

                                                            O meu na altura ia a 190 km/h com a rotação as 4500, em recta ligeiramente ao baixo, mas tambem só fiz isso uma vez, agora dificelmente passo dos 140km/h. E conheco um tipo que tem uma clio dci de 80 ou 85cv que foi a 200km/m (foi o que ele disse)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X