Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Classe 1 ou classe 2 ??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Classe 1 ou classe 2 ??

    Boa tarde a todos,

    Recentemente comprei um Jeep Cherokee KZ de 2002 e apenas o utilizo para pequenas viagens e por vezes faço Porto-Viana pela ic29 e sempre que fui pagar a portagem aos CTT´s sempre me foi cobrado classe 1.

    Neste fim de semana fui pela 1ª vez a Lisboa neste carro, à chegada a Lisboa paguei nas portagens automaticas e foi-me cobrado classe 1.
    No regressso sai na Mealhada para almoçar e na portagem automatica foi-me cobrado classe 2, mas solicitei o contato a um assistente e ele prontamente pediu desculpa e colocou classe 1 para pagar...
    À chegada ao Porto fui a uma cabine com portageiro que me cobrou classe 2, expliquei-lhe o sucedido na portagem em lisboa e na Mealhada assim como aquilo que sempre me cobraram nas Scuts, ele disse que nao podia fazer nada porque a "maquina" é que mede a altura do carro e neste caso teria de pagar classe 2, ainda segundo ele nas portagens automaticas o sensor está calibrado "uns centimetros acima"...

    O que posso fazer para esclarecer este assunto??
    não existe uma lista dos veiculos com a respetiva lista de portagens a pagar?

    Agradeço a vossa atençao para o assunto e se houver alguem que me possa esclarecer agradeço.

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por GE2010 Ver Post
    Boa tarde a todos,

    Recentemente comprei um Jeep Cherokee KZ de 2002 e apenas o utilizo para pequenas viagens e por vezes faço Porto-Viana pela ic29 e sempre que fui pagar a portagem aos CTT´s sempre me foi cobrado classe 1.

    Neste fim de semana fui pela 1ª vez a Lisboa neste carro, à chegada a Lisboa paguei nas portagens automaticas e foi-me cobrado classe 1.
    No regressso sai na Mealhada para almoçar e na portagem automatica foi-me cobrado classe 2, mas solicitei o contato a um assistente e ele prontamente pediu desculpa e colocou classe 1 para pagar...
    À chegada ao Porto fui a uma cabine com portageiro que me cobrou classe 2, expliquei-lhe o sucedido na portagem em lisboa e na Mealhada assim como aquilo que sempre me cobraram nas Scuts, ele disse que nao podia fazer nada porque a "maquina" é que mede a altura do carro e neste caso teria de pagar classe 2, ainda segundo ele nas portagens automaticas o sensor está calibrado "uns centimetros acima"...

    O que posso fazer para esclarecer este assunto??
    não existe uma lista dos veiculos com a respetiva lista de portagens a pagar?


    Agradeço a vossa atençao para o assunto e se houver alguem que me possa esclarecer agradeço.

    Cumprimentos
    Dá uma vista de olhos pelo site da Brisa

    Classes de Veículos*-*Brisa Website

    Comentário


      #3
      Atenção às medidas de pneus alteradas, suspensões para TT e afins que levantam o veiculo e depois dá chatice.

      Comentário


        #4
        Mas o Freemont sem tração integral não é classe 1?
        Nesse site nem há distinção...

        Comentário


          #5
          Já me aconteceu numa pick up pagar classe 2 vazia e quando carregada pagar classe 1. O peso fez com que ficasse mais baixa.

          Por acaso não trazias peso na traseira, ficando a frente um pouco mais alta?

          Comentário


            #6
            Sempre se pode esvaziar os pneus um pouco antes da Portagem. Agora a serio existem veículos por estarem tão perto do limite que qualquer variação: peso, pressão e medida de pneus pode dar chatice.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TECH123 Ver Post
              Mas o Freemont sem tração integral não é classe 1?
              Nesse site nem há distinção...
              O site que referi é da Brisa, ou seja pressupõe o pagamento manual/automático.

              No caso do Freemont ( e outros similares: SantaFé, Captiva e alguns monovolumes) sem tracção integral se for com dispositivo Via Verde é classe 1.
              Ou seja se o veiculo ligeiro de passageiros ou misto tiver mais de 5 lugares, exclusivamente 4X2 e altura ao primeiro eixo for até 1.30 mts com dispositivo de Via Verde paga classe 1.

              Exemplos - 1 : Freemont 4X2 com Via Verde paga classe 1

              Freemont 4X2 sem Via Verde paga classe 2

              Exemplo - 2 : SantaFé 4X2 7wagon com Via Verde paga classe 1

              SantaFé 4X2 7wagon sem Via Verde paga classe 2

              SantaFé 4X4 7wagon com ou sem Via Verde paga classe 2

              Curiosidade: O Captiva quando surgiu no mercado, existia um kit de suspensão (+500 euros) para converter de classe 2 para classe 1, o mesmo se passou com a Kia Carnival One, davam um cartão para mostrar ao portageiro que a viatura estava homologado como classe 1 (altura do 1 eixo < 1,10mts

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fsousa Ver Post
                O site que referi é da Brisa, ou seja pressupõe o pagamento manual/automático.

                No caso do Freemont ( e outros similares: SantaFé, Captiva e alguns monovolumes) sem tracção integral se for com dispositivo Via Verde é classe 1.
                Ou seja se o veiculo ligeiro de passageiros ou misto tiver mais de 5 lugares, exclusivamente 4X2 e altura ao primeiro eixo for até 1.30 mts com dispositivo de Via Verde paga classe 1.

                Exemplos - 1 : Freemont 4X2 com Via Verde paga classe 1

                Freemont 4X2 sem Via Verde paga classe 2

                Exemplo - 2 : SantaFé 4X2 7wagon com Via Verde paga classe 1

                SantaFé 4X2 7wagon sem Via Verde paga classe 2

                SantaFé 4X4 7wagon com ou sem Via Verde paga classe 2

                Curiosidade: O Captiva quando surgiu no mercado, existia um kit de suspensão (+500 euros) para converter de classe 2 para classe 1, o mesmo se passou com a Kia Carnival One, davam um cartão para mostrar ao portageiro que a viatura estava homologado como classe 1 (altura do 1 eixo < 1,10mts
                Também existe para o irmão do Captiva, o Opel Antara, mas se te estás a referir ao kit da Irmscher, o oficial que lhe metiam não custa 500 euros, era mais caro..

                E não davam cartão para o portageiro até porque isso não faz sentido tendo sensor, davam um certificado que se entregava na brisa e a via verde passava a classe 1

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                  Também existe para o irmão do Captiva, o Opel Antara, mas se te estás a referir ao kit da Irmscher, o oficial que lhe metiam não custa 500 euros, era mais caro..

                  E não davam cartão para o portageiro até porque isso não faz sentido tendo sensor, davam um certificado que se entregava na brisa e a via verde passava a classe 1
                  Relativamente ao custo do kit estou a vender o peixe conforme o comprei.

                  Relativamente ao cartão cheguei a a ver um num Captiva.

                  O facto de a portagem ter sensor é treta, o mesmo veiculo em portagens diferentes tanto paga classe 1 como classe 2 basta ver o exemplo do user que criou este tópico.

                  Comentário


                    #10
                    Quando comprei o meu mitsubishi ASX andei a ver esses pormenores.
                    Ás vezes ser classe 1 ou 2 tem a ver como as marcas "se mexem".
                    No meu caso o mitsubishi asx era classe 1 e o Kia sportage já era classe 2. Para o Kia ser classe 1 era preciso levar um papel da marca, levar o carro à brisa, e ter Via Verde. Após isso o carro pagava sempre classe 1. Atualmente acho que o Kia sportage já é classe 1.
                    Acontece o mesmo com outros carros que têm kit de rebaixamento de suspensão. Para serem sempre identificados com classe 1 têm de ter Via Verde.
                    Editado pela última vez por callinas; 11 August 2013, 22:38.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fsousa Ver Post
                      Relativamente ao custo do kit estou a vender o peixe conforme o comprei.

                      Relativamente ao cartão cheguei a a ver um num Captiva.

                      O facto de a portagem ter sensor é treta, o mesmo veiculo em portagens diferentes tanto paga classe 1 como classe 2 basta ver o exemplo do user que criou este tópico.
                      As portagens têm sensor, isso não é treta como até podes ver aqui no tópico.

                      Eu próprio num Huyndai Santa Fé (classe 1) tinha a mala cheia de carga e o carro na portagem acusou classe 2 porque tinha a frente levantada.. Os sensores existem não te enganes.

                      O kit era mais caro porque eu paguei um kit num Antara, é quase 1000&euro;

                      Sobre o cartão pode existir, se o viste existe claro, eu disse que não porque eu tratei pessoalmente de passar 2 jipes diferentes de classe 2 para 1 e nunca na via verde em tempo algum me falaram da existência desse cartão.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                        As portagens têm sensor, isso não é treta como até podes ver aqui no tópico.


                        Eu próprio num Huyndai Santa Fé (classe 1) tinha a mala cheia de carga e o carro na portagem acusou classe 2 porque tinha a frente levantada.. Os sensores existem não te enganes.

                        O kit era mais caro porque eu paguei um kit num Antara, é quase 1000&euro;

                        Sobre o cartão pode existir, se o viste existe claro, eu disse que não porque eu tratei pessoalmente de passar 2 jipes diferentes de classe 2 para 1 e nunca na via verde em tempo algum me falaram da existência desse cartão.

                        Quando eu referi que o sensor é treta, estava a referir à calibragem da altura do mesmo e não à sua existência.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TECH123 Ver Post
                          Mas o Freemont sem tração integral não é classe 1?
                          Nesse site nem há distinção...


                          Alguém?...
                          Um amigo de matrícula estrangeira perguntou e não lhe soube responder...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TECH123 Ver Post
                            Alguém?...
                            Um amigo de matrícula estrangeira perguntou e não lhe soube responder...


                            Se tiver VV, será Classe 1

                            Caso não tenha, será Classe 2.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Se tiver VV, será Classe 1

                              Caso não tenha, será Classe 2.
                              E dá para colocar mesmo sendo estrangeiro? É francês ou suíço, não sei ao certo....

                              Obrigado nto

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TECH123 Ver Post
                                E dá para colocar mesmo sendo estrangeiro? É francês ou suíço, não sei ao certo....

                                Obrigado nto


                                Sim, dá perfeitamente para teres VV num carro, que não de matricula portuguesa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso não será um jeep de classe 1,5?

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X