Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E a potência nos Comerciais ligeiros , é importante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] E a potência nos Comerciais ligeiros , é importante

    Em tempos andei com uma Kangoo 1.5 DCI 70cv e aquilo quer na cidade quer no AE desenrascava-se muito bem, e no AE só nao era melhor porque é pouco aerodinâmica.
    No entanto, após estar carregada com uns 500 ou 700 KG de carga, arrastava-se nas subidas da AE, que mesmo prego a fundo era ultrapassada pelos autocarros.
    E nesta situação fazia falta ali uns 20 ou 30cv a mais.

    Mas a pergunta é : a linearidade é importante mas consideram que a potência nos comerciais ligeiros também? Ou acham que apenas é necessário caso o carro transporte regularmente muito peso?

    Quando estes veiculos andam próximos do peso bruto, ficará o motor com a esperança média de vida severamente afectada ?

    Por vezes penso que nestes veiculos a potencia faz mais sentido que nos carros de ligeiros de passageiros

    #2
    Teoricamente o conjunto motor/caixa estará dimensionado também para a carga máxima.
    Mas o mais importante nesse tipo de veículos é o seu custo aquisição, custo de manutenção, fiabilidade. Quanto mais depressa se puderem amortizar, melhor para as empresas.

    Comentário


      #3
      Nos veículos comerciais, além da potência, fará falta o binário.
      Contudo, isso depende de algumas variantes, como por exemplo o fim a que se destina o veículo: suponhamos que é para um trabalho ligeiro (pequenas cargas ou até mesmo como carro de empresa), acho que um motor de 90cv será suficiente para o trabalho; no entanto se carregarmos alguns materiais o motor de 105cv já poderá fazer melhor o serviço.
      Eu durante 10 anos tive como carro da empresa uma Renault Express, com o 1.9d de 65cv. Na época, e sendo eu um vendedor de produtos químicos, tinha que andar com algumas amostras na traseira, e fazia vários kms por mês (cheguei a rodar 6000kms); o motor nunca me soube a pouco, tinha uma boa resposta, para 65cv mexia-se muito bem, além de ser um carro fiável. Para o meu trabalho, e para o que rodava, era suficiente.
      Em 2004 tive um acidente com a Renault, e foi-me ande com uma Fiat Dobló 1.9 JTD como carrinha de substituição durante 2 semanas. Na altura já tinha 105cv, tinha turbo, e claro que andava mais, fazia as estradas no norte com mais pujança. Ainda lhe fiz uns 1500kms. Era um projecto mais recente, com um motor mais potente. Apesar de ser melhor de conduzir, os 65cv chegavam e chegaram por mais 2 anos perfeitamente.

      Comentário


        #4
        O que nao falta sao carrinha... ligeiras tipo Kangoo ou Berlingos a ultrapassarem facilmente o peso bruto maximo, e ai ja nao se pode culpar o motor.

        Quantas e quantas vezes nao se vê carrinhas deste tipo com a traseira quase a roçar no chao.

        Comentário


          #5
          Acho que depende do trabalho, se for para um comercial, e serviços "leves"(leia-se os técnicos de telefones, informática) em que o peso é pouco são mais os volumes das caixas, uma Kangoo(mais irmãs e primas) e um qualquer vulgar comercial chega...
          Ainda mais hoje em dia, qualquer carro comercial e carrinhas acho, já tem caixa de 6, portanto confortável em AE.
          Se entres na Construção civil e companhia, aí já se pede algo mais "pujante" é que uma Kangoo com uns poucos de sacos de cimento, Nossa senhora!! No entanto como disse depende do serviço/profissão.
          Já se metes uma Hilux, as 2.5 de 120cv, são difíceis de arrear, falo por experiência próxima.
          O meu pai em tempos andou com uma Hilux da empresa, a carrinha era brutal, mas raramente se fazia uso da "força" quero dizer, raramente andava com grandes cargas, mas quando andava era como se não fosse nada, mais tarde trocaram por uma Kangoo, tem feito o mesmo serviço, mas poupa-se no combustível.
          Se a outra era melhor? Sim, na empresa haviam mais, e 2 as "irmãs" faziam grandes viagens todas as semanas e contadas pelos próprios eram sempre bem acima do limite, e portaram-se 5*.
          Se compensava? Não, devia gastar o dobro da Kangoo, só aí já vale muito, e caso sejam preciso cargas há as Dynas e a Canter...
          Editado pela última vez por paulo14; 13 August 2013, 02:16.

          Comentário


            #6
            Se teem pouca potencia ?

            Epah eu sou constantemente ultrapassado por kangos , doblo's , transits etc etc e todas sempre a bem mais do limite de velocidade e outras coladas nos 180 ou até mais sabe se lá

            É deste pessoal que tenho mais medo na estrada , fazem cada porcaria ainda á dias um vinha ao telemovel e a cortar a curva por pouco nao me bateu de frente

            Comentário


              #7
              Tenho pena que já não se façam comerciais ligeiros potentes.

              O Astra Sport Van 1.9 CDTI de 150cv, o Altea FR Van 2.0 TDI de 170cv e o Ibiza FR 1.9 TDI de 130cv são alguns exemplos do que se fazia há algum tempo e que neste momento se esfumaçaram. Já não há comerciais ligeiros com motores potentes, o que é uma pena, sempre achei que era um nicho de mercado com algumas vendas, pelo menos o Astra 150cv e o Ibiza FR venderam bastante bem, talvez até mais que os seus congéneres de 5 lugares.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Tenho pena que já não se façam comerciais ligeiros potentes.

                O Astra Sport Van 1.9 CDTI de 150cv, o Altea FR Van 2.0 TDI de 170cv e o Ibiza FR 1.9 TDI de 130cv são alguns exemplos do que se fazia há algum tempo e que neste momento se esfumaçaram. Já não há comerciais ligeiros com motores potentes, o que é uma pena, sempre achei que era um nicho de mercado com algumas vendas, pelo menos o Astra 150cv e o Ibiza FR venderam bastante bem, talvez até mais que os seus congéneres de 5 lugares.
                Sao carros que pouco sentido fazem. Tirando para empresas e beneficios fiscais, como carros... ninguem compra estes carros para trabalhar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Sao carros que pouco sentido fazem. Tirando para empresas e beneficios fiscais, como carros... ninguem compra estes carros para trabalhar.
                  Verdade , quem os comprou era pa meter repros e como era comercial = mais leve dava muito bem para o aço

                  Porque quem os tinha nao os utilizava no seu objectivo de ser comercial , a mala praticamente andava sempre sem nada

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                    Teoricamente o conjunto motor/caixa estará dimensionado também para a carga máxima.
                    Mas o mais importante nesse tipo de veículos é o seu custo aquisição, custo de manutenção, fiabilidade. Quanto mais depressa se puderem amortizar, melhor para as empresas.
                    Pois exacto.

                    Mas em relação à caixa, a da Kangoo era extremamente curta, talvez por isso tenha falta de força em AE onde a partir dos 100 km/h em 5ª já vai para lá das 3000 RPM e este motor a partir daí perde boa parte da força.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      O que nao falta sao carrinha... ligeiras tipo Kangoo ou Berlingos a ultrapassarem facilmente o peso bruto maximo, e ai ja nao se pode culpar o motor.

                      Quantas e quantas vezes nao se vê carrinhas deste tipo com a traseira quase a roçar no chao.
                      É verdade mas aí quem perde será o motor, embraiagem, suspensão, etc.

                      E devia haver mais fiscalidade nos pesos.

                      Uma carrinha dessas com peso bruto a mais, num dia de chuva conduzido por estafetas que têm a mania que são fitipaldis, é um perigo......se a isto se juntar pneus em mau estado e/ou falta de ABS...ui...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        Tenho pena que já não se façam comerciais ligeiros potentes.

                        O Astra Sport Van 1.9 CDTI de 150cv, o Altea FR Van 2.0 TDI de 170cv e o Ibiza FR 1.9 TDI de 130cv são alguns exemplos do que se fazia há algum tempo e que neste momento se esfumaçaram. Já não há comerciais ligeiros com motores potentes, o que é uma pena, sempre achei que era um nicho de mercado com algumas vendas, pelo menos o Astra 150cv e o Ibiza FR venderam bastante bem, talvez até mais que os seus congéneres de 5 lugares.
                        Mas aí não compensa para as empresas....isso era mais para quem queria adquirir um carro desportivo por assim dizer, mas por baixo custo.

                        Em tempos chegou a comercializar-se Saxo CUP van

                        Comentário


                          #13
                          Por exemplo em relação ao clio III existe o de 70, 90 e 105cv....e penso que o de 105cv só é mais vendido aos jovens que querem um carro rápido e por um preço mais baixo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Por exemplo em relação ao clio III existe o de 70, 90 e 105cv....e penso que o de 105cv só é mais vendido aos jovens que querem um carro rápido e por um preço mais baixo.
                            O 105cv é o casamento perfeito entre esse chassis e o motor DCI

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              O 105cv é o casamento perfeito entre esse chassis e o motor DCI
                              Mas não como carro de carga.....em baixas RPM é muito amorfo, torna-se incomodo em cidade.

                              Comentário


                                #16
                                Nunca conduzi um DCI carregado até à boca. O da minha namorada transporta as cargas normais de um casal, roupas, comida, portateis... Ou seja coisas volumosas (porque ela consegue encher a mala daquilo ) mas de pouco peso.

                                De qualquer forma estes motores de baixa cilindrada acabam por ser todos (uns mais outros menos) amorfos em baixas RPM, por mais que lhes aumentes a potência.

                                Estes tipo de comerciais eram uma opção válida (agora penso que irão deixar de ser com a nova legislação já publicada) para quem quer um carro igual aos outros, mais barato e com menos lugares.

                                Quanto às Kangoos e similiares, tenho pouco experiência, tenho mais experiência nas Transit, Master e Sprinter

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                  De qualquer forma estes motores de baixa cilindrada acabam por ser todos (uns mais outros menos) amorfos em baixas RPM, por mais que lhes aumentes a potência.
                                  É verdade , e o binario é fraquito aparecendo só na faixa de utilizaçao do turbo , necesitavam de mais cilindrada ou um compressor que desse alma desde baixas rpm

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Nunca conduzi um DCI carregado até à boca. O da minha namorada transporta as cargas normais de um casal, roupas, comida, portateis... Ou seja coisas volumosas (porque ela consegue encher a mala daquilo ) mas de pouco peso.

                                    De qualquer forma estes motores de baixa cilindrada acabam por ser todos (uns mais outros menos) amorfos em baixas RPM, por mais que lhes aumentes a potência.

                                    Estes tipo de comerciais eram uma opção válida (agora penso que irão deixar de ser com a nova legislação já publicada) para quem quer um carro igual aos outros, mais barato e com menos lugares.

                                    Quanto às Kangoos e similiares, tenho pouco experiência, tenho mais experiência nas Transit, Master e Sprinter
                                    Mas olha que por exemplo um clio 1.5 DCI 70cv é mesmo muito linear e nem notas o foço antes das 2000 RPM existentes em muitos TD de baixa cilindrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      Tenho pena que já não se façam comerciais ligeiros potentes.

                                      O Astra Sport Van 1.9 CDTI de 150cv, o Altea FR Van 2.0 TDI de 170cv e o Ibiza FR 1.9 TDI de 130cv são alguns exemplos do que se fazia há algum tempo e que neste momento se esfumaçaram. Já não há comerciais ligeiros com motores potentes, o que é uma pena, sempre achei que era um nicho de mercado com algumas vendas, pelo menos o Astra 150cv e o Ibiza FR venderam bastante bem, talvez até mais que os seus congéneres de 5 lugares.
                                      Em versão Van, só conduzi o Astra van 1.9 CDTI de 150CV, aquilo anda que se farta, mas é tudo menos uma viatura de trabalho, só se for para entrega de medicamentos urgentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os comerciais também se vendem com várias motorizações. Obviamente quem compra a versão mais fraca não está à espera de grandes performances. Para andar com pouca carga serve bem e é mais barata. Esporadicamente se andar mais carregada há que ter paciência. Quem for andar com ela carregada até cima com muita frequência comprasse a de 90cv, por exemplo.

                                        A maioria das pessoas que compram comerciais ligeiros compram-nos porque precisam de transportar cargas volumosas mais do que propriamente pesadas.
                                        Editado pela última vez por SRLA; 13 August 2013, 13:47.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nos comerciais a cilindrada e disponibilidade desde baixas dá muito jeito. Por isso nem sempre estão disponíveis as versões mais arregaçadas de cada motor.

                                          Mas é natural que um kangoo, Combo, etc. com 500 ou 600 kg mais condutor ande consideravelmente menos e nas subidas tenha que utilizar mudanças baixas.

                                          Eu já conduzi um Opel Combo com 2 pessoas e uma palete de leite (creio que são 720 pacotes) o que estava claramente acima do PB e o carro, além de ficar todo arreado de traseira e alto na frente, conduz-se a metade ou pouco mais das velocidades habituais. Ainda assim nem achei que fosse o motor que se ressentisse mais, mas sim a suspensão e pneus, que pareciam que iam rebentar a qualquer momento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Mas olha que por exemplo um clio 1.5 DCI 70cv é mesmo muito linear e nem notas o foço antes das 2000 RPM existentes em muitos TD de baixa cilindrada.
                                            Claro que é muito linear, não anda em baixas nem em altas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Claro que é muito linear, não anda em baixas nem em altas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu ando todos os dias com uma Berlingo 1.6TDI de 90cv e não acho que tenha falta de potência. Mesmo quando lá calha de levar bastante peso atrás, mexe-se razoavelmente bem. E é uma carrinha agradável de conduzir, não se tem de fazer grandes reduções, devido à relação de caixa que possui.

                                                Acho que a maioria dos ligeiros comerciais actuais até têm bastante potência e puxam bem. Nós é que cada vez somos mais exigentes, fruto da tendência dos carros de 5 lugares, onde hoje qualquer coisa com 100cv já é mais do que banal e para muitos, o mínimo dos mínimos do aceitável.
                                                Editado pela última vez por reiszink; 13 August 2013, 15:02.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece-me que faz mais falta, boas práticas de condução a muitos dos que circulam nesse tipo de viatura, não querendo generalizar como é óbvio.
                                                  Mais importante ainda, é a pouca segurança que essas viaturas têm, principalmente quando circulam com mais carga e a alguma velocidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Respondendo directamente ao título do tópico....faz falta potência extra essencialmente para quem trabalha em zonas montanhosas....fazer a A7 num furgão pouco potente, mesmo que cumprindo os limites de peso, é penoso......fora isso só nos caso de ser necessário ultrapassar numa nacional ligeiramente inclinada

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por oLiV3iRa Ver Post
                                                      Parece-me que faz mais falta, boas práticas de condução a muitos dos que circulam nesse tipo de viatura, não querendo generalizar como é óbvio.
                                                      Mais importante ainda, é a pouca segurança que essas viaturas têm, principalmente quando circulam com mais carga e a alguma velocidade.
                                                      Ou com nenhuma carga e a chover, há algumas que parecem bailarinas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Claro que é muito linear, não anda em baixas nem em altas
                                                        Não é bem assim, eu andei muitos milhares de KM com os 2 motores e o de 70cv mesmo em baixas RPM tem muita força, alias nota-se que a propria marca projectou o motor e/ou a configuração electronica para depositar toda a força entre as 1500 e as 3000 RPM. A partir daí perde alma, mas em cidade, ao arrancar numa simples subida, desenrasca-se muito bem e com consumos extremamente baixos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Não é bem assim, eu andei muitos milhares de KM com os 2 motores e o de 70cv mesmo em baixas RPM tem muita força, alias nota-se que a propria marca projectou o motor e/ou a configuração electronica para depositar toda a força entre as 1500 e as 3000 RPM. A partir daí perde alma, mas em cidade, ao arrancar numa simples subida, desenrasca-se muito bem e com consumos extremamente baixos.
                                                          Tu andaste muitos milhares e eu tenho cá em casa um III 105 e um II Storia... sei bem o que esses motores gastam e o que valem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Tu andaste muitos milhares e eu tenho cá em casa um III 105 e um II Storia... sei bem o que esses motores gastam e o que valem.
                                                            Eu não sei se do II para o III houve melhorias mas o III de 70cv a entrar numa rotunda é num instante desde as 1000 RPM num " arranque de urgência " , já o 105cv não sai do sítio antes das 2000 RPM.... e mesmo até aos 100 km/h, não é nada de especial.....

                                                            Só é bom no arranque em 1ª prego a fundo a arrancar praí às 3000 RPM, bem como em AE, que é rapidissimo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X