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    Valvula EGR

    Tenho uma Passat variant TDI 115CV de Julho de 2000. Comprei-a nova e tem apenas 170.000 km. Há alguns anos deixou de puxar tendo levado um medidor de massa que resolveu o problema. Em Setembro do ano passado ao acelerar após entrar em auto estrada houve uma súbita quebra de potencia que se manteve até ao fim da viagem. No dia seguinte ao deslocar-me para a oficina, já não se verificava tal quebra, mas levei o carro a reparar. Disseram-me que se tivesse desligado o motor e voltado a ligar o problema passaria. Contudo, visto o problema estar identificado, substituíram a válvula de controlo (1H0906627A) e um sensor (Z038906051) tendo resolvido o problema. Em julho deste ano (menos de um ano após a reparação) aconteceu o mesmo em circunstancias idênticas, tendo eu nesta ocasião parado o carro, desligado e voltado a ligar o motor , facto que resolveu a situação. Fui à mesma oficina e disseram-me que havia um ligeiro problema na válvula EGR (largava um pouco de óleo), o que eu próprio conferi quando cheguei a casa. Custava 220€ +IVA (não havia na concorrência) mais mão de obra. Consegui adquirir uma nova, da concorrência, por 150€ com IVA incluído. Ainda não a montei, porque o carro continua a puxar (já voltou a falhar mas resolvi a questão desligando e voltando a ligar o motor) . Após ler em vários sites sobre o que é a válvula EGR ficaram-me bastantes dúvidas: Será que a válvula EGR pode ser a causa da situação, ou o problema é o mesmo do ano anterior (válvula de controlo e sensor)

    #2
    Comigo aconteceu o mesmo, tenho uma passat de 2001 de 130cv, e de um momento para o outro a carrinha não puxava, eu bem acelarava mas ela pouco desenvolvia, chegando mesmo a ir a baixo e tão cedo não voltava a pegar, era de doidos!! e no dia seguinte a carrinha puxava como se nada tivesse acontecido......
    Fui a um mecanico onde me trucou algumas peças, a carrinha puxava melhor, mas no dia seguinte ja não puxava como devia ser, fiquei lixado com esta situação!!!! e dessidi então ir a um mecanico que conheco em vila nova de gaia (que só trabalha com a marca do grupo VAG), em que me disse: tu não puxas pela pela carrinha ela entope!!!!
    Lá foi o homem dar umas acelaradelas fortes, e disse-me para mim: ESTES CARROS EMTOPEM COM CARVÃO ( DERIVADO AO FUMO QUEIMADO NO MOTOR) E DEIXAM DE PUXAR, E DISSE TAMBÉM PARA EU PUXA-LA DE VEZ EM QUANDO ....
    Uma vez por mês, entro na AE, e levo a carrinha 200/ 210 Km, até hoje nunca mais me apareceu o mesmo problema.
    Manda limpar a EGR com alguma regularidade, pois elas fiquam cheias de porcaria, tambem é barato limpar e EGR (30 a 40€)
    Quanto ao largar oleo, deve ser anilha ressequida e também muda abracadeira se tiver, não vaz na conversa deles.....
    Vai a AE e puxa bem pelo carro ........

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MFN Ver Post
      Comigo aconteceu o mesmo, tenho uma passat de 2001 de 130cv, e de um momento para o outro a carrinha não puxava, eu bem acelarava mas ela pouco desenvolvia, chegando mesmo a ir a baixo e tão cedo não voltava a pegar, era de doidos!! e no dia seguinte a carrinha puxava como se nada tivesse acontecido......
      Fui a um mecanico onde me trucou algumas peças, a carrinha puxava melhor, mas no dia seguinte ja não puxava como devia ser, fiquei lixado com esta situação!!!! e dessidi então ir a um mecanico que conheco em vila nova de gaia (que só trabalha com a marca do grupo VAG), em que me disse: tu não puxas pela pela carrinha ela entope!!!!
      Lá foi o homem dar umas acelaradelas fortes, e disse-me para mim: ESTES CARROS EMTOPEM COM CARVÃO ( DERIVADO AO FUMO QUEIMADO NO MOTOR) E DEIXAM DE PUXAR, E DISSE TAMBÉM PARA EU PUXA-LA DE VEZ EM QUANDO ....
      Uma vez por mês, entro na AE, e levo a carrinha 200/ 210 Km, até hoje nunca mais me apareceu o mesmo problema.
      Manda limpar a EGR com alguma regularidade, pois elas fiquam cheias de porcaria, tambem é barato limpar e EGR (30 a 40€)
      Quanto ao largar oleo, deve ser anilha ressequida e também muda abracadeira se tiver, não vaz na conversa deles.....
      Vai a AE e puxa bem pelo carro ........
      Para quê correr riscos? Vais numa nacional, espetas-lhe uma segunda bem puxada e fazes o mesmo serviço. O que conta para a limpeza são as rotações e não a velocidade. Há mecânicos que têm uma certa dificuldade em entender isso, depois lá se houve dizer: «foi limpar a válvula e ficou sem carta» ou pior: «foi limpar a vávula, agora está numa cadeira de rodas»

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
        Para quê correr riscos? Vais numa nacional, espetas-lhe uma segunda bem puxada e fazes o mesmo serviço. O que conta para a limpeza são as rotações e não a velocidade. Há mecânicos que têm uma certa dificuldade em entender isso, depois lá se houve dizer: «foi limpar a válvula e ficou sem carta» ou pior: «foi limpar a vávula, agora está numa cadeira de rodas»
        Isso não chega, se é para desentupir tem que ser como eu disse (viagem em AE ou em estradas rapidas)....
        Este problema é crónico nos 1.9 tdi ....
        O marquesaraujo tem puxar pela maquina dele Looool

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por marquesaraujo Ver Post
          Tenho uma Passat variant TDI 115CV de Julho de 2000. Comprei-a nova e tem apenas 170.000 km. Há alguns anos deixou de puxar tendo levado um medidor de massa que resolveu o problema. Em Setembro do ano passado ao acelerar após entrar em auto estrada houve uma súbita quebra de potencia que se manteve até ao fim da viagem. No dia seguinte ao deslocar-me para a oficina, já não se verificava tal quebra, mas levei o carro a reparar. Disseram-me que se tivesse desligado o motor e voltado a ligar o problema passaria. Contudo, visto o problema estar identificado, substituíram a válvula de controlo (1H0906627A) e um sensor (Z038906051) tendo resolvido o problema. Em julho deste ano (menos de um ano após a reparação) aconteceu o mesmo em circunstancias idênticas, tendo eu nesta ocasião parado o carro, desligado e voltado a ligar o motor , facto que resolveu a situação. Fui à mesma oficina e disseram-me que havia um ligeiro problema na válvula EGR (largava um pouco de óleo), o que eu próprio conferi quando cheguei a casa. Custava 220€ +IVA (não havia na concorrência) mais mão de obra. Consegui adquirir uma nova, da concorrência, por 150€ com IVA incluído. Ainda não a montei, porque o carro continua a puxar (já voltou a falhar mas resolvi a questão desligando e voltando a ligar o motor) . Após ler em vários sites sobre o que é a válvula EGR ficaram-me bastantes dúvidas: Será que a válvula EGR pode ser a causa da situação, ou o problema é o mesmo do ano anterior (válvula de controlo e sensor)
          Tens o teu carro alterado? ( tipo reprogramação na centralina)

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            #6
            o meu em praticamente 235 mil nunca me deu esses problemas e não costumo passar das 2000rpms. por vezes dou-lhe umas puxadelas em 3ª e 4ª até às 3000 só pra ver se limpa alguma coisa, mas mais nada. terei tido sorte todos estes anos? se calhar convinha mandar limpar a egr um destes dias, não? pd150, já agora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              o meu em praticamente 235 mil nunca me deu esses problemas e não costumo passar das 2000rpms. por vezes dou-lhe umas puxadelas em 3ª e 4ª até às 3000 só pra ver se limpa alguma coisa, mas mais nada. terei tido sorte todos estes anos? se calhar convinha mandar limpar a egr um destes dias, não? pd150, já agora.
              As vezes andamos de vagar e a estimar os carros como se fossemos escravos do carro, os carros é que tem que ser nossos escravos lol
              Por exemplo: Um colega meu recebeu um presente do pai um golf V 1.9 105cv e a irma dele recebeu outro igual do mesmo ano e zero quilometros. ela andava sempre a estimar o carro e devagar, ele era o contrario, conclusão, o carro dela andava sempre na oficina com problemas e ele era só fazer as reviões e trocar o que era necessario.

              Comentário


                #8
                Não interpretaram bem o que escrevi. Sei que sou "pedestre" mas na realidade fui piloto de aviões durante 26 anos. O problema não tem nada, mas mesmo nada a ver com dar umas aceleradelas ou não. Há mesmo qualquer coisa que não está bem. Se assim não fosse não se resolveria o problema (quando acontece) com um simples desligar e voltar a ligar o motor.

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                  #9
                  Então o melhor que tens a fazer é quando o teu carro não puxar leva-lo (não desligar o carro) e logo ao mecanico, para ele ligar a macina, pois tem que acusar algum erro.
                  Se lesligares o carro e tronares a ligar o erro apaga ...
                  Pode ser novamente o medidor de massa .....

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                    #10
                    Por todos esses relatos... não sei se não será novamente o MAF...

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                      #11
                      Há uma alternativa melhor para resolver o problema da EGR, comprar um carro a gasolina

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                        #12
                        não fica é tão em conta...

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                          #13
                          Para quê correr riscos? Vais numa nacional, espetas-lhe uma segunda bem puxada e fazes o mesmo serviço. O que conta para a limpeza são as rotações e não a velocidade. Há mecânicos que têm uma certa dificuldade em entender isso, depois lá se houve dizer: «foi limpar a válvula e ficou sem carta» ou pior: «foi limpar a vávula, agora está numa cadeira de rodas»

                          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                          Isso não chega, se é para desentupir tem que ser como eu disse (viagem em AE ou em estradas rapidas)....
                          Este problema é crónico nos 1.9 tdi ....
                          O marquesaraujo tem puxar pela maquina dele Looool
                          Vamos lá ver se consigo explicar: Para o motor, o que conta é o esforço e as rotações que faz. Se tiveres por aí perto uma subida e a fizeres a 80 em 2ª, para efeitos de limpeza, é a mesma coisa que ires a 180 em 5ª. O motor não consegue distinguir as duas situações.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                            As vezes andamos de vagar e a estimar os carros como se fossemos escravos do carro, os carros é que tem que ser nossos escravos lol
                            Por exemplo: Um colega meu recebeu um presente do pai um golf V 1.9 105cv e a irma dele recebeu outro igual do mesmo ano e zero quilometros. ela andava sempre a estimar o carro e devagar, ele era o contrario, conclusão, o carro dela andava sempre na oficina com problemas e ele era só fazer as reviões e trocar o que era necessario.
                            Se calhar o dela foi feito numa sexta ao final da tarde

                            Originalmente Colocado por ttrodrigues Ver Post
                            Há uma alternativa melhor para resolver o problema da EGR, comprar um carro a gasolina
                            Olha que há carros a gasolina com EGR

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ttrodrigues Ver Post
                              Há uma alternativa melhor para resolver o problema da EGR, comprar um carro a gasolina
                              Como disseram só se for um motor já antigo. Os novos por norma vêem com EGR.

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                                #16
                                Comparem os níveis de problemas num motor a diesel com o a gasolina, neste ponto que estamos a falar, e depois vejam qual dos dois tem mais avarias.

                                Infelizmente quem anda muitos kilometros por ano tem de optar por diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ttrodrigues Ver Post
                                  Comparem os níveis de problemas num motor a diesel com o a gasolina, neste ponto que estamos a falar, e depois vejam qual dos dois tem mais avarias.

                                  Infelizmente quem anda muitos kilometros por ano tem de optar por diesel.
                                  1ª frase: não era isso que estava em causa

                                  2ª frase: não necessariamente, pode sempre optar por gasolina + GPL, que pelo que disseste na 1ª frase, parece ser a melhor opção financeira do momento.

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