Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ciclistas não são mais obrigados a circular à direita!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ciclistas não são mais obrigados a circular à direita!

    Caros amigos

    Com as alterações recentes ao Código da Estrada, os ciclistas não são mais obrigados a circular à direita. Muitos de vós, admito, podem referir que tal irá perturbar o trânsito. O que é certo, é que esta medida tem única e tão-somente o propósito de aumentar a segurança dos ciclistas, utilizadores mais vulneráveis na via pública.

    Apresento-vos um excerto da apresentação do Prof. João Barreto, prof. universitário, apresentação que foi feita aos deputados no parlamento e que serviu de base para a dita alteração legislativa. De referir que a maioria dos países da UE não obriga os ciclistas a circular pela direita.

    Qualquer dúvida estou disposto a esclarecer, mas rogo-vos que antes de "derramarem" o que quer que seja como resposta, peço-vos sinceramente que vejam serena e muito calmamente estas seis imagens.

    Muito obrigados

    Atentamente





    Eu na estrada sou sempre cordato e agradeço sempre ao automobilistas por ter aguardado para poder fazer uma ultrapassagem segura.
    Tento sempre facilitar a condução ao automobilista.




















    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por jpferr; 17 August 2013, 08:15.

    #2
    banda desenhada a esta hora?
    Editado pela última vez por nathaniel; 17 August 2013, 08:37.

    Comentário


      #3
      Gostei dos exemplos, e concordo com este medida, exceto em zonas com traço continuo extenso, mas nesses casos penso que os ciclistas devem facilitar.

      Comentário


        #4
        Outra vez arroz?

        Comentário


          #5
          Eu na semana passada ia estourando um ciclista no 3º tipo de acidente.

          A culpa não era dele ser obrigado a circular mais à direita, a culpa era da estupidez do ciclista.

          Passo a descrever a situação. Vou numa rua e ultrapasso o ciclista, 20/25 metros à frente paro numa intercepção onde quero virar à direita. Deixo os carros outros carros passar e inicio a marcha. Fecho um pouco a curva e quando dou conta quase que batia no ciclista que estava mesmo ao meu lado direito, paralelo a mim.

          Nitidamente o ciclista foi estupido! E não há nenhuma lei que trate a estupidez. Porque não aguardou a sua vez? Porque teve de ultrapassar os carros parados pela direita?

          Por isso, jpferr , espero tentes fazer a educação dos ciclistas e não apenas a educação dos condutores automóveis.
          Editado pela última vez por zMax; 17 August 2013, 08:48.

          Comentário


            #6
            Axo muito bem...

            Comentário


              #7
              Vai embora, ninguém gosta de ti aqui... Só fazes o pessoal ter uma opinião ainda pior das bicicletas na estrada.

              Segundo o CdE, deve-se circular a uma velocidade que não embarace o trânsito. E os ciclistas simplesmente não são capazes disso.

              Comentário


                #8
                O Código da Estrada manda todos a andarem encostados à direita. A não ser que se queira virar à esquerda...

                Comentário


                  #9
                  Quem fez essa lei deve achar que os ciclistas andam apenas nas cidades!

                  Quero ver quando sair de uma curva em que eu vá a 90~100km/h e imediatamente aparecer um ciclista à minha frente ao meio da minha via... quero ver o que acontece...

                  Atenção, eu sou o primeiro a facilitar (quando não ponho em causa a segurança de outros utentes da via) o cruzamento com ciclistas, desviando-me o máximo possivel e não passando com demasiada velocidade por causa da deslocação de ar. Acho o ciclismo dos melhores desportos e hobbies que se podem fazer !

                  É pena é que nem todos os que o praticam tenham 2 dedos de testa.

                  Comentário


                    #10
                    Concordo com a lei. Mas deveriamos contribuir para um aumento da quantidade de ciclovias segredadas do transito e estacionamento.
                    Até se poderia aproveitar e fazer ao longo de AE's e Caminhos de Ferro por exemplo

                    Comentário


                      #11
                      Imagens supostamente educativas que mostram uma carrinha a passar um duplo continuo, parece-me que perdem um pouco o feito. Ou estou errado?

                      Comentário


                        #12
                        É confusão minha, ou há uma ilustração exemplar de um gajo fora de mão a ultrapassar o ciclista num duplo contínuo?

                        Comentário


                          #13
                          No geral, os ciclistas são dos que menos civismo e respeito tem pelos outros, então agora..

                          Todos os dias apanho ciclistas na estrada, em várias zonas de Lisboa e até hoje não apanhei um que tivesse respeito.
                          Se já andavam no meio da estrada, 2 a 2 e as vezes 3 a 3..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                            Quem fez essa lei deve achar que os ciclistas andam apenas nas cidades!

                            Quero ver quando sair de uma curva em que eu vá a 90~100km/h e imediatamente aparecer um ciclista à minha frente ao meio da minha via... quero ver o que acontece...



                            ....
                            Quero ver quando acabares de fazer uma curva a 90/100Km/h e aparecer uma pedra (daquelas bem grandes) no meio da estrada...ou um camião avariado... ou um carro.... ou um animal....

                            Quero ver o que acontece....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lpsimaof Ver Post
                              Quero ver quando acabares de fazer uma curva a 90/100Km/h e aparecer uma pedra (daquelas bem grandes) no meio da estrada...ou um camião avariado... ou um carro.... ou um animal....

                              Quero ver o que acontece....
                              A pedra não apanhou o autocarro e foi para lá porque sim, ou o camião não avariou ali de propósito e um animal passa ali porque quer passar.
                              Um ciclista que vá a circular numa Nacional a 10km/h no meio da estrada onde o trânsito pode ser feito até aos 90Km/h, sabe bem onde está e o que está a fazer.

                              Se Fores contra a pedra lixas o carro, contra o camião o carro deve ir para a sucata, o animal é triste mata-lo mas até se pode esquivar.
                              Se matas um ciclista és assassino, irresponsavel e ele será sempre "coitado" mesmo que estivesse a atar os atacadores no meio da estrada

                              Comentário


                                #16
                                Isto è tudo muito bonito mas o respeito entre ciclistas e os condutores de veiculos motorizados tem que ser mutuo, e as regras tambem.

                                Com esta nova lei, ainda ontem tive um exemplo e dei prioridade ao ciclista, e ele segue para uma rua de sentido uníco e de sentido proibido.... então em que é que ficamos afinal? Já para não falar quando andam em cima de passeios e atravessam as passadeiras em cima das suas bicicletas etc. Já que querem igualdade para tudo, multem tambem estas atitudes.

                                E essa de os ciclistas não serem obrigados a usarem as ciclovias tá demais antes reclamavam porque não as tinham, agora que têm nem se interessam por as usar e nem são obrigados... Mas isto não é só culpa dos ciclistas mas tambem muita culpa das camaras municipais.

                                Um assunto que ainda vai dar muito que falar....

                                Comentário


                                  #17
                                  E se tiver uma pessoa no carro e ficar mal/morrer, pois um acidente a 90km/h...

                                  E se se desviar da pedra e for para cima doutro veículo???

                                  Ou se se desviar do animal....e for para cima de outro veículo...

                                  Ou se se desviar do camião....e for para cima de outro veículo...

                                  Ou se for contra o camião e "matar" um seu familiar ou outro que ia no carro com ele...



                                  Quero ver o que acontece....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                    Vai embora, ninguém gosta de ti aqui... Só fazes o pessoal ter uma opinião ainda pior das bicicletas na estrada.

                                    Segundo o CdE, deve-se circular a uma velocidade que não embarace o trânsito. E os ciclistas simplesmente não são capazes disso.
                                    Precisamente. Como tenho vindo a dizer, nem percebo a demora, de proibir o trânsito a ciclistas em determinadas vias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estás a começar a tornar-te chato...

                                      Não chega um tópico???

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que muita gente não quer ver nem nunca lá chegará é que alguns dos seus actos podem provocar danos muito graves noutras pessoas...


                                        Nestes casos e para além do que muitos querem fazer crer o mais importante é a defesa da integridade física de alguns utilizadores das vias públicas e não o seguir ou não as regras/leis. Estas leis foram criadas com esse mesmo intuito, pois está mais que provado que as pessoas muitas vezes não têm a mínima noção do que o que fazem ao volante pode prejudicar e muito os outros, isto não será apenas para a bicicleta, tem mesmo a ver com a falta de noção que muitos condutores têm do que fazem e que pode prejudicar em muito os outros, quem diz as bicicletas, diz o cortar as curvas quando não vêem o que vem de frente, é o conduzir na faixa do meio ou 2ª faixa quando têm 4 faixas, é um sem número de atitudes que as pessoas têm e nem se aprecebem do que fazem, ou então estão pouco marimbando para os outros e pensam que andam sozinhas nas vias públicas.

                                        Deixem de ser egoístas e comecem a pensar no que os vossos actos poderão originar...
                                        Ponham-se no lugar dos outros e pensem o que lhes acontecerá com as vossas atitudes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais arroz, desisti do outro tópico pelas razões óbvias, agora aparece outro, também visto que o anterior deixaram o user a falar "sozinho".
                                          Continuo a bater na tecla, o respeito tem de ser mutuo!
                                          E se querem igualdade, então será para todos, é que ao ver umas quantas imagens daí percebi que em certas situações o condutor está errado quando na verdade o ciclista vem a ultrapassar pela direita, e chega ao cruzamento ainda quer prioridade??
                                          Eu estudei o código para alguma coisa, agora vêm o ciclista e pode passar por todo o lado? Essa é boa.
                                          Claro que deviam haver regras para os ciclistas e não apenas para os carros/condutores como parece ser o objectivo...
                                          Então, estradas com bermas com as mínimas condições, o limite é 80km/h, em 70% da estrada tem risco continuo e o que é que fazemos se aparecer um ciclista no meio da estrada a 20km/h, esperamos está claro...
                                          Mas esse mesmo ciclista se for conduzir numa AE e apanhar algum atrasado a 80km/h na faixa do meio vai buzinar e espernear, pois não é a mesma coisa...
                                          Editado pela última vez por paulo14; 17 August 2013, 10:58.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                            Precisamente. Como tenho vindo a dizer, nem percebo a demora, de proibir o trânsito a ciclistas em determinadas vias.
                                            Nem eu percebo porque não se encerram algumas vias ao fim de semana ( ou até mesmo à semana) e as pessoas que andassem a pé ou um velocípede sem motor...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                              Precisamente. Como tenho vindo a dizer, nem percebo a demora, de proibir o trânsito a ciclistas em determinadas vias.
                                              Nem percebo porque razão os ciclistas não têm prioridade em muitas vias como acontece em alguns países mais evoluídos que o nosso....

                                              Comentário


                                                #24
                                                E com estas alterações os ciclistas já são obrigados a parar nos semáforos vermelhos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                  Quem fez essa lei deve achar que os ciclistas andam apenas nas cidades!

                                                  Quero ver quando sair de uma curva em que eu vá a 90~100km/h e imediatamente aparecer um ciclista à minha frente ao meio da minha via... quero ver o que acontece...

                                                  Atenção, eu sou o primeiro a facilitar (quando não ponho em causa a segurança de outros utentes da via) o cruzamento com ciclistas, desviando-me o máximo possivel e não passando com demasiada velocidade por causa da deslocação de ar. Acho o ciclismo dos melhores desportos e hobbies que se podem fazer !

                                                  É pena é que nem todos os que o praticam tenham 2 dedos de testa.
                                                  Quando tiraste a carta devem-te ter explicado que: " circula-se em excesso de velocidade sempre que não se consiga parar no espaço livre e visivel á sua frente"
                                                  Posto isto, a resposta á tua pergunta « quero ver o que acontece » é: podes ser acusado de homicidio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por lpsimaof Ver Post
                                                    Nem percebo porque razão os ciclistas não têm prioridade em muitas vias como acontece em alguns países mais evoluídos que o nosso....
                                                    Porque são um contra-senso ao normal fluxo de tráfego, e embaraçam o trânsito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                      E com estas alterações os ciclistas já são obrigados a parar nos semáforos vermelhos?
                                                      pensam que sao os reis da estrada..lei para eles nao existe.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                        Precisamente. Como tenho vindo a dizer, nem percebo a demora, de proibir o trânsito a ciclistas em determinadas vias.
                                                        Já existem vias do género...aconselho nova consulta do código da estrada para relembrar ou aprender.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lpsimaof Ver Post
                                                          Nem eu percebo porque não se encerram algumas vias ao fim de semana ( ou até mesmo à semana) e as pessoas que andassem a pé ou um velocípede sem motor...
                                                          Porque não faz o minimo de sentido privar milhares de carros a um dia de semana para 100 ou 200 pessoas andarem a passear de bicicleta.
                                                          Durante a semana o transito já é mau, então com as principais vias fechadas.

                                                          Quem não consegue ver para alem do seu umbigo, não é capaz de ter uma discussão

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            Imagens supostamente educativas que mostram uma carrinha a passar um duplo continuo, parece-me que perdem um pouco o feito. Ou estou errado?
                                                            Pior do que isso é um ciclista a passar um vermelho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X