RODAGEM CARRO NOVO - Teste mostra evolução e o porque de fazer (5000km)

A mostrar resultados 1 para 13 de 13
Like Tree7Likes
  • 1 Post By nto
  • 2 Post By v7
  • 1 Post By NelioSilva
  • 2 Post By arcozelense
  • 1 Post By dysplay21

Título: RODAGEM CARRO NOVO - Teste mostra evolução e o porque de fazer (5000km)

  1. #1
    nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    54,324

    Por Defeito RODAGEM CARRO NOVO - Teste mostra evolução e o porque de fazer (5000km)

    Teste mostra evolução de rodagem num carro e porque fazer (5000km)









    Última edição por nto : 18-08-13 às 20:18:18
    PSerra gosta disto.


  2. #2
    v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    32,659

    Por Defeito

    Para mim nada de novo.

    Utilizar o carro com suavidade mas indo progressivamente utilizando todas as rpms. Eles referem as 4 mil após os 1.500 km num diesel e as 6 mil após os 2.000 km num gasolina.

    Eu conheço quem tenha carros com dezenas de milhar de km e raramente passe das 2.500 rpm
    nto e N0comments gostam disto.

  3. #3
    Piloto de Rallye NelioSilva's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007
    Posts
    10,062

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Para mim nada de novo.

    Utilizar o carro com suavidade mas indo progressivamente utilizando todas as rpms. Eles referem as 4 mil após os 1.500 km num diesel e as 6 mil após os 2.000 km num gasolina.

    Eu conheço quem tenha carros com dezenas de milhar de km e raramente passe das 2.500 rpm
    Para mim igual!

    Ainda que digam que hoje em dia os carros saem de fábrica minimamente rodados, continuo a fazer a "velhinha" rodagem.
    nto gosta disto.

  4. #4
    nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    54,324

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Para mim nada de novo.

    Utilizar o carro com suavidade mas indo progressivamente utilizando todas as rpms. Eles referem as 4 mil após os 1.500 km num diesel e as 6 mil após os 2.000 km num gasolina.

    Eu conheço quem tenha carros com dezenas de milhar de km e raramente passe das 2.500 rpm
    Citação Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
    Para mim igual!

    Ainda que digam que hoje em dia os carros saem de fábrica minimamente rodados, continuo a fazer a "velhinha" rodagem.



    Mais um, que continua a proceder dessa forma...

    Mas, todos já ouvimos muita gente a referir, que os carros hoje em dia já não precisam nada disso...

  5. #5
    Piloto de Troféu Request's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012
    Localização
    Nas margens de um qualquer rio, a lavar a alma...
    Posts
    6,560

    Por Defeito

    Sempre fiz rodagem em todos os veiculos que possui! Carros , motas e até nos motores dos meus barcos, e continuarei a fazer em todos os que venha a ter. O dizerem que já não faz falta a mim não me aquece nem me arrefece, há hábitos dos quais não prescindo...


  6. #6
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    I'll see you on the Dark Side of the Moon
    Posts
    18,986

    Por Defeito

    É o que sempre fiz, e que na verdade vem em todos os manuais de instruções de carros que li até hoje.

    Mas (admitindo que li esse artigo na diagonal) não sei exactamente o que esta forma de fazer a rodagem prova.

    Diria que para termos referencias de comparação, seria necessário ter carros iguais com uma rodagem feita ao estilo "não quero saber", e fazer as mesmas medições.

    Não sei se os resultados finais seriam muito diferentes, pois tenho a ideia (eventualmente errada) de que isso se poderá vir a sentir (bem) mais tarde, e não ao fim de 5.000 km.

    Por outro lado, uma rodagem feita com grande rigor seguida de uma condução habitual completamente descuidada também não permite milagres.

  7. #7
    Piloto de Testes Brunofig's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    Na capital, Lisboa
    Posts
    1,234

    Por Defeito

    Cá em casa é dar o que der, enquanto tiver na garantia é avariar nesse mesmo período

    Ainda não tive o prazer de fazer a rodagem de um carro novo, quando tiver essa sorte até aos primeiros 500 km é não passar das 3000 rpm ( 2500 rpm, nos Diesel) e após 500 km ir gradualmente fazer mais 500 rpm de 250 km em 250 km até chegar ao redline aos 5 mil km, sensivelmente.

    Provavelmente a primeira muda do óleo será um pouco mais antecipada a fim de recolher todas as limalhas existentes no motor aquando a sua rodagem (se é mito ou não, não sei, já ouvi dois carros de um primo meu que sempre fez este processo e tanto como a Escort 1.4 16v como a taxi dele (Megane 1.5 dCi com 350 mil km) tem um trabalhar bastante limpido como nunca ouvi em outro exemplar!)

  8. #8
    Piloto de Testes arcozelense's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    2,601

    Por Defeito

    O quê que esse estudo prova? Deviam comparar com carros com 5kkm mas que não tenham respeitado a rodagem, para ver se ao fim dos 5kkm acontecia a mesma coisa.

    Conforme o teste está, não podemos aferir se a rodagem é benéfica ou se é apenas indiferente.
    Última edição por arcozelense : 18-08-13 às 21:56:55
    orion e Brunofig gostam disto.

  9. #9
    Piloto de Fórmula 1 Cahib's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    Bahamas.
    Posts
    16,903

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por arcozelense Ver Post
    O quê que esse estudo prova? Deviam comparar com carros com 5kkm mas que não tenham respeitado a rodagem, para ver se ao fim dos 5kkm acontecia a mesma coisa.

    Conforme o teste está, não podemos aferir se a rodagem é benéfica ou se é apenas indiferente.
    Exactamente.

  10. #10
    Piloto de Rallye Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011
    Posts
    10,421

    Por Defeito

    Já vi carros bem rodados e a dar problemas precocemente, já vi carros sem rodagem algumam sempre no corte e sem problemas alguns.

    É como tudo na vida, é preciso é ter sorte e evitar Renault.

  11. #11
    Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    27,759

    Por Defeito

    isto é daquelas coisas que mais vale fazer. Se for desnecessário também não vai fazer mal, se realmente for preciso fica feito. 5mil km não é um sacrifício assim tão grande.
    nto gosta disto.

  12. #12
    Piloto de Testes Jonas69's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Na serra.
    Posts
    1,198

    Por Defeito

    O peugeot vem com bastantes cavalos escondidos... anunciam-no com 150 cv, e passados 5000 km está com + 24

  13. #13
    Piloto de Testes orion's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008
    Localização
    Goodwood, home of RR
    Posts
    3,749

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por arcozelense Ver Post
    O quê que esse estudo prova? Deviam comparar com carros com 5kkm mas que não tenham respeitado a rodagem, para ver se ao fim dos 5kkm acontecia a mesma coisa.

    Conforme o teste está, não podemos aferir se a rodagem é benéfica ou se é apenas indiferente.
    Era o que vinha escrever. Pegavam mo mesmo modelo e a um faziam dele um carro de corrida e a outro tratavam-o de acordo com o manual. Depois é que comparavam.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •