Teste mostra evolução de rodagem num carro e porque fazer (5000km)
![]()
Teste mostra evolução de rodagem num carro e porque fazer (5000km)
![]()
Última edição por nto : 18-08-13 às 20:18:18
Para mim nada de novo.
Utilizar o carro com suavidade mas indo progressivamente utilizando todas as rpms. Eles referem as 4 mil após os 1.500 km num diesel e as 6 mil após os 2.000 km num gasolina.
Eu conheço quem tenha carros com dezenas de milhar de km e raramente passe das 2.500 rpm![]()
Sempre fiz rodagem em todos os veiculos que possui! Carros , motas e até nos motores dos meus barcos, e continuarei a fazer em todos os que venha a ter. O dizerem que já não faz falta a mim não me aquece nem me arrefece, há hábitos dos quais não prescindo...
É o que sempre fiz, e que na verdade vem em todos os manuais de instruções de carros que li até hoje.
Mas (admitindo que li esse artigo na diagonal) não sei exactamente o que esta forma de fazer a rodagem prova.
Diria que para termos referencias de comparação, seria necessário ter carros iguais com uma rodagem feita ao estilo "não quero saber", e fazer as mesmas medições.
Não sei se os resultados finais seriam muito diferentes, pois tenho a ideia (eventualmente errada) de que isso se poderá vir a sentir (bem) mais tarde, e não ao fim de 5.000 km.
Por outro lado, uma rodagem feita com grande rigor seguida de uma condução habitual completamente descuidada também não permite milagres.
Cá em casa é dar o que der, enquanto tiver na garantia é avariar nesse mesmo período
Ainda não tive o prazer de fazer a rodagem de um carro novo, quando tiver essa sorte até aos primeiros 500 km é não passar das 3000 rpm ( 2500 rpm, nos Diesel) e após 500 km ir gradualmente fazer mais 500 rpm de 250 km em 250 km até chegar ao redline aos 5 mil km, sensivelmente.
Provavelmente a primeira muda do óleo será um pouco mais antecipada a fim de recolher todas as limalhas existentes no motor aquando a sua rodagem (se é mito ou não, não sei, já ouvi dois carros de um primo meu que sempre fez este processo e tanto como a Escort 1.4 16v como a taxi dele (Megane 1.5 dCi com 350 mil km) tem um trabalhar bastante limpido como nunca ouvi em outro exemplar!)
O quê que esse estudo prova? Deviam comparar com carros com 5kkm mas que não tenham respeitado a rodagem, para ver se ao fim dos 5kkm acontecia a mesma coisa.
Conforme o teste está, não podemos aferir se a rodagem é benéfica ou se é apenas indiferente.
Última edição por arcozelense : 18-08-13 às 21:56:55
Já vi carros bem rodados e a dar problemas precocemente, já vi carros sem rodagem algumam sempre no corte e sem problemas alguns.
É como tudo na vida, é preciso é ter sorte e evitar Renault.
isto é daquelas coisas que mais vale fazer. Se for desnecessário também não vai fazer mal, se realmente for preciso fica feito. 5mil km não é um sacrifício assim tão grande.
O peugeot vem com bastantes cavalos escondidos... anunciam-no com 150 cv, e passados 5000 km está com + 24![]()
![]()