Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pseudo-Clássico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pseudo-Clássico

    Bom dia Caros,

    Estive a ler alguns artigos noutro forums internacionais de automóveis e também pesquisei um pouco neste e cheguei à conclusão que não há assim um GRANDE volume de conversa para o assunto que segue mas eu creio que para alguns de nós até será útil partilhar ideias e até experiências (em alguns dos casos). Achei a ideia interessante pois para um puto como eu (20 e poucos) é muito interessante aprender o conhecimento que pessoas com mais experiência possam ter sobre carros "mais antigos".

    Dito isto segue então o tópico que se inicia com uma questão:

    Tendo em conta os factores económicos, e possivelmente sociais também, que carro "clássico"(pré-1990) escolheriam para um uso frequente? Atento para o "uso frequente" pois não se trata de um carro de fim-de-semana, até pq nos dias de hoje isso se calhar já se torna num luxo. (Consideremos fim-de-semana mais um ou dois dias por semana).

    A questão incide sobre os custos de um carro destes e quanto a isto não se impões limites entre o sonho/realidade. No outro forum vi posts sobre Ford Mustang 1960s e Porsches clássicos "à lá Singer" como também falavam de Fiats 127 e Renault 5. Será interessante retratar o possível (ou se alguém os tiver, a realidade) dia-a-dia com um carro assim. Por exemplo, como seria ter um Alfa Romeo desta altura ou algo do género.

    Aqui em Portugal já temos um espólio à nossa escolha bastante diversificado pelo que a conversa deverá ser interessante!

    Aberta a discussão!
    Obrigado pela atenção.
    Cpts,
    Editado pela última vez por RomeoDiBavaria; 19 August 2013, 12:44. Razão: Curiosidade

    #2
    Dentro do económico seja o mais raro possível, mecânica simples e restaurar a sua originalidade sem qualquer tipo de adições de cor e jantes que não existissem no ano em que o carro saiu para o mercado!
    Desde um golf GTI mark I passando um serie 3 coupe de quando só havia coupe, Lancia Delta HF.....

    Comentário


      #3
      Um mercedes 190/200 dos mais potentes pela abundancia de peças e manutenção fácil

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nrv Ver Post
        Dentro do económico seja o mais raro possível, mecânica simples e restaurar a sua originalidade sem qualquer tipo de adições de cor e jantes que não existissem no ano em que o carro saiu para o mercado!
        Desde um golf GTI mark I passando um serie 3 coupe de quando só havia coupe, Lancia Delta HF.....
        Gosto da Ideia do Golf MkI contudo eles são tão "overpriced" pq do GTI. Lancia Delta HF é muita giro... Passo por um todos os dias em Carnaxide! Está estacionado e tem uma pinta muita fixe.

        O BMW seria interessante numa versão 6cil. Mas ainda é um carro caro para manter afinal as peças são bastante mais caras do que para um Golf por exemplo. Um amigo meu disse-me que custa-lhe tanto manter o seu 325i e30 como custa o seu C4 Diesel.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Um mercedes 190/200 dos mais potentes pela abundancia de peças e manutenção fácil
          És dos meus... ainda à uns dias estive a passar pelo olx e vi um 300E de 24v. Aqueles 3000€ piscavam-me o olho! Contudo para um uso "diário" acho mais interessante um carro mais pequeno.

          O meu vizinho comprou um (ou restaurou) Fiat 127. Está muito giro! E ele usa-o diariamente. Faz aquele "efeito smart", quando procuras um lugar e achas que está vago, PUFF lá está o minorca hehe

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
            És dos meus... ainda à uns dias estive a passar pelo olx e vi um 300E de 24v. Aqueles 3000€ piscavam-me o olho! Contudo para um uso "diário" acho mais interessante um carro mais pequeno.

            O meu vizinho comprou um (ou restaurou) Fiat 127. Está muito giro! E ele usa-o diariamente. Faz aquele "efeito smart", quando procuras um lugar e achas que está vago, PUFF lá está o minorca hehe

            Mas é de notar que a segurança dum mini carro dos anos 80 é zero aproximado.

            Enquanto que um MB é sempre outra loiça em termos de resistência. Por exemplo numa porrada de lado na cidade: coitado do Fiat 127 Fica desfeito.

            Para além da MB, acho que nenhuma marca dos anos 80 chegava aos calcanhares a não ser talvez um bom Jaguar, Bentley ou um RR.
            Audi era uma miséria BM não sobreviveram tantos anos Sucata gaulesa idem.

            Poderíamos falar de datsun/nissan Toyota??? Onde andam eles???

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
              Gosto da Ideia do Golf MkI contudo eles são tão "overpriced" pq do GTI. Lancia Delta HF é muita giro... Passo por um todos os dias em Carnaxide! Está estacionado e tem uma pinta muita fixe.

              O BMW seria interessante numa versão 6cil. Mas ainda é um carro caro para manter afinal as peças são bastante mais caras do que para um Golf por exemplo. Um amigo meu disse-me que custa-lhe tanto manter o seu 325i e30 como custa o seu C4 Diesel.
              O C4 do teu amigo está a gastar 15 lts/100

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                O C4 do teu amigo está a gastar 15 lts/100
                Não ...deve estar é sempre avariado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                  Não ...deve estar é sempre avariado
                  Só pode!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Mas é de notar que a segurança dum mini carro dos anos 80 é zero aproximado.

                    Enquanto que um MB é sempre outra loiça em termos de resistência. Por exemplo numa porrada de lado na cidade: coitado do Fiat 127 Fica desfeito.

                    Para além da MB, acho que nenhuma marca dos anos 80 chegava aos calcanhares a não ser talvez um bom Jaguar, Bentley ou um RR.
                    Audi era uma miséria BM não sobreviveram tantos anos Sucata gaulesa idem.

                    Poderíamos falar de datsun/nissan Toyota??? Onde andam eles???
                    Nisso concordo contigo! Mas prescinde-se sempre de algo quando se "opta" por um clássico. Afinal 5* nos testes seria mais que sonho!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                      O C4 do teu amigo está a gastar 15 lts/100
                      haha não mas em termos de peças. O BMW é ainda mais caro em travões e tal. Mas sim ele até tem o pé pesado.

                      Nem digo quanto de média faz como Bimmer!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Mas é de notar que a segurança dum mini carro dos anos 80 é zero aproximado.

                        Enquanto que um MB é sempre outra loiça em termos de resistência. Por exemplo numa porrada de lado na cidade: coitado do Fiat 127 Fica desfeito.

                        Para além da MB, acho que nenhuma marca dos anos 80 chegava aos calcanhares a não ser talvez um bom Jaguar, Bentley ou um RR.
                        Audi era uma miséria BM não sobreviveram tantos anos Sucata gaulesa idem.

                        Poderíamos falar de datsun/nissan Toyota??? Onde andam eles???
                        Não equiparas nenhuma outra marca à Mercedes em termos de segurança para essa altura? Pelo que me dizem a Alfa não era muito má especialmente em termos de tecnologia "preventiva" como o ABS e outras.

                        É claro que nos modelos de topo (Class S, XJ, Série 7, etc...) a segurança seria melhor mas nos modelos mais "comuns" não há algo assim bom da vossa experiência?

                        Eu peno por exemplo no Renault 5 ou no 4. Eram carros que duraram imenso desde que foram lançados até ao momento que foram descontinuados. E não tiveram muitas actualizações a nível de segurança, julgo eu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
                          haha não mas em termos de peças. O BMW é ainda mais caro em travões e tal. Mas sim ele até tem o pé pesado.

                          Nem digo quanto de média faz como Bimmer!!!
                          Se for á marca comprar as peças são caras. Meti recentemente discos e pastilhas da TRW á frente no meu e ficou-me por 70€.

                          Ainda assim, só se o C4 der problemas fora dos normal poderá algum dia ter vantagem em comparação a um e30 325i. Nada compensa os consumos destes 6 cilindros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                            Se for á marca comprar as peças são caras. Meti recentemente discos e pastilhas da TRW á frente no meu e ficou-me por 70€.

                            Ainda assim, só se o C4 der problemas fora dos normal poderá algum dia ter vantagem em comparação a um e30 325i. Nada compensa os consumos destes 6 cilindros.

                            TRW gosto. É o que uso no 325tds (carro que é simplesmente fantástico digo já)

                            Comentário


                              #15
                              No que toca à segurança e se isso for importantissimo para ti, só vejo a Mercedes como referência.
                              E mesmo assim convém salientar que são mais seguros do que os outros, não implicando que sejam automóveis realmente seguros como os de hoje.

                              Se a segurança não for importante - que não deverá ser senão não podes equacionar um carro pré-1990, então tens muita coisa à escolha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                No que toca à segurança e se isso for importantissimo para ti, só vejo a Mercedes como referência.
                                E mesmo assim convém salientar que são mais seguros do que os outros, não implicando que sejam automóveis realmente seguros como os de hoje.

                                Se a segurança não for importante - que não deverá ser senão não podes equacionar um carro pré-1990, então tens muita coisa à escolha.
                                Salvo erro a Saab na altura já era uma referência em segurança nos 80/90's.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não esquecer a Volvo como referência a nível de segurança nessa época. ;)
                                  Mas é praticamente imperativo esquecer a segurança passiva para se conduzir um carro antigo, senão estamos sempre a pensar "ai que vou morrer" e nem desfrutamos da experiência. É melhor tentar combater esse défice com uma condução mais atenta e prudente (i.e. segurança activa). ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                    Não esquecer a Volvo como referência a nível de segurança nessa época. ;)
                                    Mas é praticamente imperativo esquecer a segurança passiva para se conduzir um carro antigo, senão estamos sempre a pensar "ai que vou morrer" e nem desfrutamos da experiência. É melhor tentar combater esse défice com uma condução mais atenta e prudente (i.e. segurança activa). ;)

                                    Pois é um bocado a opinião que tenho... contudo é impossível só pensarmos "em nós" e achar que se conduzir perfeitinho não terei acidente algum. Os azares acontecem e alguns nem bem azares são.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      No que toca à segurança e se isso for importantissimo para ti, só vejo a Mercedes como referência.
                                      E mesmo assim convém salientar que são mais seguros do que os outros, não implicando que sejam automóveis realmente seguros como os de hoje.

                                      Se a segurança não for importante - que não deverá ser senão não podes equacionar um carro pré-1990, então tens muita coisa à escolha.
                                      Não se trata de não ser importante. Mas sim não é a 1ª que me ocorre quando penso num carro destas épocas. Mas acho pertinente referires pois de facto é algo importantíssimo a considerar nem que seja para ser "prescindido" por outra coisa.

                                      Atenção que não estou a pensar em nada em concreto para comprar. Apenas ponho-me a "sonhar" e pensar com os pés mais na terra sobre algumas possibilidades e os "Se"s...

                                      Mad, farias então como carro diário um 190 2.3 todo bonitinho e com ACs e Bancos em pele? E se pelo mesmo valor pudesses ter um Alfa 75 (em qualquer motorização)?

                                      Eu falo de coisas assim... eu por exemplo adoro ambos os carros e se calhar até escolheria o Merck por ser mais "certo" mas ao mesmo tempo estou a pôr de parte o outro por medo e "desconhecimento" do que poderá vir ou não a ser, enquanto o merck é mais "seguro tbm nesse sentido".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                        Não esquecer a Volvo como referência a nível de segurança nessa época. ;)
                                        Mas é praticamente imperativo esquecer a segurança passiva para se conduzir um carro antigo, senão estamos sempre a pensar "ai que vou morrer" e nem desfrutamos da experiência. É melhor tentar combater esse défice com uma condução mais atenta e prudente (i.e. segurança activa). ;)
                                        Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                                        Salvo erro a Saab na altura já era uma referência em segurança nos 80/90's.
                                        Saab e Volvo, bem lembrado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
                                          Não se trata de não ser importante. Mas sim não é a 1ª que me ocorre quando penso num carro destas épocas. Mas acho pertinente referires pois de facto é algo importantíssimo a considerar nem que seja para ser "prescindido" por outra coisa.

                                          Atenção que não estou a pensar em nada em concreto para comprar. Apenas ponho-me a "sonhar" e pensar com os pés mais na terra sobre algumas possibilidades e os "Se"s...

                                          Mad, farias então como carro diário um 190 2.3 todo bonitinho e com ACs e Bancos em pele? E se pelo mesmo valor pudesses ter um Alfa 75 (em qualquer motorização)?

                                          Eu falo de coisas assim... eu por exemplo adoro ambos os carros e se calhar até escolheria o Merck por ser mais "certo" mas ao mesmo tempo estou a pôr de parte o outro por medo e "desconhecimento" do que poderá vir ou não a ser, enquanto o merck é mais "seguro tbm nesse sentido".
                                          Sobre esse Mercedes haverá quem te possa elucidar melhor, mas os 190 são muito sólidos. Só quem já desmontou uma porta o pode afirmar com toda a certeza.
                                          São, de facto, robustos.

                                          No que toca ao 75, conheço relativamente bem.

                                          Existe alguma tendência para alinhar o 75 com o modelo mais baixo da Alfa na época, o 33.
                                          A realidade é que são muito distintos e o 75 é um automóvel robusto.
                                          O pisar de estrada dum 75 é, quer se acredite ou não, muito "actual". Então se tiver uns bons amortecedores e molas nem se fala.

                                          Ao contrário do que possas pensar, o 75 não tem problemas crónicos excepto a electrónica do "Alfa Romeo Control" que em momento algum te deixaria apeado na estrada.
                                          Os motores são robustos bem como toda a mecânica adjacente.

                                          Os interiores são sólidos, embora não ache que sejam tanto como o 190, mas mantêm-se em melhor estado por mais tempo.
                                          É mais fácil ver um 190 com o tablier danificado do que um 75.

                                          Qual dos dois preferia?
                                          Depende.

                                          Nunca preferiria um 75 1.6 IE a um 190 2.3.
                                          O 1.6 é curto no 75, muito curto. Costumo dizer que só vale pela sonoridade.
                                          Menos que o 1750 a carburadores ou 2000 TS não comprava, isto para desfrutar do carro em pleno.

                                          O 190 nunca seria opção para mim.
                                          Gosto do carro e como disse globalmente é melhor.
                                          Mas o 190 é um Mercedes. É suave e linear.
                                          O 75 é um "desportivo" de 4 portas.
                                          Mecanicamente tem um feleling mais agressivo. Existe mais comunicação com o condutor.
                                          O 190 é mais filtrado.

                                          São os dois berlinas, mas de conceitos muito diferentes.

                                          Tens que ir pelo que mais gostas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Sobre esse Mercedes haverá quem te possa elucidar melhor, mas os 190 são muito sólidos. Só quem já desmontou uma porta o pode afirmar com toda a certeza.
                                            São, de facto, robustos.

                                            No que toca ao 75, conheço relativamente bem.

                                            Existe alguma tendência para alinhar o 75 com o modelo mais baixo da Alfa na época, o 33.
                                            A realidade é que são muito distintos e o 75 é um automóvel robusto.
                                            O pisar de estrada dum 75 é, quer se acredite ou não, muito "actual". Então se tiver uns bons amortecedores e molas nem se fala.

                                            Ao contrário do que possas pensar, o 75 não tem problemas crónicos excepto a electrónica do "Alfa Romeo Control" que em momento algum te deixaria apeado na estrada.
                                            Os motores são robustos bem como toda a mecânica adjacente.

                                            Os interiores são sólidos, embora não ache que sejam tanto como o 190, mas mantêm-se em melhor estado por mais tempo.
                                            É mais fácil ver um 190 com o tablier danificado do que um 75.

                                            Qual dos dois preferia?
                                            Depende.

                                            Nunca preferiria um 75 1.6 IE a um 190 2.3.
                                            O 1.6 é curto no 75, muito curto. Costumo dizer que só vale pela sonoridade.
                                            Menos que o 1750 a carburadores ou 2000 TS não comprava, isto para desfrutar do carro em pleno.

                                            O 190 nunca seria opção para mim.
                                            Gosto do carro e como disse globalmente é melhor.
                                            Mas o 190 é um Mercedes. É suave e linear.
                                            O 75 é um "desportivo" de 4 portas.
                                            Mecanicamente tem um feleling mais agressivo. Existe mais comunicação com o condutor.
                                            O 190 é mais filtrado.

                                            São os dois berlinas, mas de conceitos muito diferentes.

                                            Tens que ir pelo que mais gostas.
                                            Eu gosto do "pastelismo" do Mercedes e nestes modelos só ponderaria um Alfa como disseste, acima do 1750. E escolheria definitivamente (epá acho que sim) o Alfa numa versão 2.5 ou mesmo o Busso 3.0.

                                            Mas nunca conduzi um Alfa deste tipo nem o 33. Apenas um GTV e sinceramente não gostei mas o dono disse que ia mudar a suspensão e tal e que experimentasse depois, o que nunca aconteceu.

                                            O que me intriga sinceramente são os pequenos, tais como o do meu vizinho (Fiat 127). O carro tem um cuidado e uma aparência saudável. E por isso e não só torna-se muito apetecível a meu ver.

                                            Vivendo em Lisboa, não fará mais sentido um "pequeno" destes em detrimento de uma berlina RWD de 140cv pra cima?
                                            Um pequeno deste mas com motor nervoso q.b deixa-me curioso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
                                              Eu gosto do "pastelismo" do Mercedes e nestes modelos só ponderaria um Alfa como disseste, acima do 1750. E escolheria definitivamente (epá acho que sim) o Alfa numa versão 2.5 ou mesmo o Busso 3.0.

                                              Mas nunca conduzi um Alfa deste tipo nem o 33. Apenas um GTV e sinceramente não gostei mas o dono disse que ia mudar a suspensão e tal e que experimentasse depois, o que nunca aconteceu.

                                              O que me intriga sinceramente são os pequenos, tais como o do meu vizinho (Fiat 127). O carro tem um cuidado e uma aparência saudável. E por isso e não só torna-se muito apetecível a meu ver.

                                              Vivendo em Lisboa, não fará mais sentido um "pequeno" destes em detrimento de uma berlina RWD de 140cv pra cima?
                                              Um pequeno deste mas com motor nervoso q.b deixa-me curioso.
                                              Então o MErcedes é a tua cara...o que acaba por se tronar numa opção estranha quando referes que gostas do 127 que é completamente o oposto do 75 e do 190.

                                              O 127 é purissimo e muito engraçado de conduzir.
                                              Não esperes um foguete.
                                              Espera só um motor nervosinho e uma caixa curtinha.
                                              É barulhento dentro do habitáculo e como carro de dia a dia, só "correndo por gosto".
                                              Eu correria, mas eu estou habituado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para carro do dia-a-dia, sendo um clássico, talvez um Golf GTi mk1 ou um 205 GTI 1.6/1.9! O problema é a escassez de peças. Acho que um destes dois seria um must para mim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                                  Para carro do dia-a-dia, sendo um clássico, talvez um Golf GTi mk1 ou um 205 GTI 1.6/1.9! O problema é a escassez de peças. Acho que um destes dois seria um must para mim.
                                                  E que tal um 405 MI16 ou um 405 SRI?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Então o MErcedes é a tua cara...o que acaba por se tronar numa opção estranha quando referes que gostas do 127 que é completamente o oposto do 75 e do 190.

                                                    O 127 é purissimo e muito engraçado de conduzir.
                                                    Não esperes um foguete.
                                                    Espera só um motor nervosinho e uma caixa curtinha.
                                                    É barulhento dentro do habitáculo e como carro de dia a dia, só "correndo por gosto".
                                                    Eu correria, mas eu estou habituado.
                                                    Pois eu até gosto muito do 190, mas como já tenho o Bimmer... Sonho com os pequenos tipo o 127 pois não me faz mt sentido ter 2 carros grandes.

                                                    O que achas do Renault 5 1.1?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                      E que tal um 405 MI16 ou um 405 SRI?
                                                      Eu gosto imenso do 205!! Aliás todos os carros "pequenos" que invocam um bocado a cena da era Grupo B Rally são uma perdição para mim!

                                                      Agora no verão sonha-se com o 205 CTI... jantes do GTi ui que carrão!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RomeoDiBavaria Ver Post
                                                        Pois eu até gosto muito do 190, mas como já tenho o Bimmer... Sonho com os pequenos tipo o 127 pois não me faz mt sentido ter 2 carros grandes.

                                                        O que achas do Renault 5 1.1?
                                                        Estás a falar do primeiro modelo 5 ou do "segundo? (o super 5)

                                                        Se for do Super 5 acho que ficas com um carro comum, sem qualquer tip ode piada. O próprio motor é "chato".

                                                        O 127 é bem mais interessante.
                                                        Se for o primeiro, o motor tem as mesmas caracteristicas, mas já tem mais pinta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Estás a falar do primeiro modelo 5 ou do "segundo? (o super 5)

                                                          Se for do Super 5 acho que ficas com um carro comum, sem qualquer tip ode piada. O próprio motor é "chato".

                                                          O 127 é bem mais interessante.
                                                          Se for o primeiro, o motor tem as mesmas caracteristicas, mas já tem mais pinta.
                                                          É o primeiro sem dúvida. Honestamente desde que vi o Alpine Turbo apaixonei-me. Tem aquele quid de "Racing" do Turbo mas sem o drama e sem a exclusividade/exuberância do mesmo.

                                                          Mas sendo assim faço a seguinte comparação:

                                                          o 127 é para o Alfa 75, assim como o R5 é para o 190.

                                                          Chato vs. Interessante?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um Mercedes 190 é uma boa escolha, podes optar por um de 93, do ultimo ano de produção, e são muitíssimo robustos !!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X