Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo.. Borboletas???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo.. Borboletas???

    Oi people ora ai vai ...

    É o seguinte, um colega meu teve um problema com uma 320d 150cv, acho que o turbo engolio as borboletas.. Acho que foi isso .

    Mas a minha questão é, e se faz mal retirar as borboletas num carro turbo.. E já agora se me poderem dizer o que é as borboletas lol agradeço

    #2
    As borboleta são valvulas de controlo do ar que entra para a admissão. E não. O turbo não engoliu as borboletas.

    Se tirares as borboletas do motor como é que controlas a aceleração?

    EDIT: Isto é uma borboleta:

    Comentário


      #3
      Eu falo isto porque com conversa de borboletas, ouve um que disse que o mecanico do sogro mandou-o tirar as borboletas do seu carro (E 270 cdi)

      Comentário


        #4
        esses bmw de 150cv tinham, no seu tempo, muitos problemas que faziam isso, as borboletas desfaziam-se muito rapidamente, um pouco como é quase normal os audis A3 e A4 hohe em dia, ou de há uns anos para cá, terem problemas nas cabeças do motor em fabricados entre 2003 e 2006. parece que ainda andam por aí bmw com esse problema das borboletas. sei que havia uma solução para isso, uma peça parecida mas mais duradoura e fiável.

        Comentário


          #5
          Não é esse tipo de borboleta mas sim isto:



          Estas pecinhas em plástico partem e entram na admissão partindo o motor todo.



          A nível de contras não há muitos ou são quase inexistentes. Fala-se num pequeno aumento de consumo com o motor frio, perda do efeito motor-travão, mas fora isso mantém-se tudo inalterado.

          Se comprasse um 320d era a 1ª coisa que faria.

          Comentário


            #6
            Já agora para completar a informação. Motores afectados:

            E46 - 320d / 320td 150cv ; 330d 184cv (só caixa automática) e 330d 204cv
            E39 - 325d/330d (só caixa automática)
            E90/91/92/93 - todos os diesel
            E60/61 - todos os diesel
            E82/87/88 - todos os diesel
            E38-730d (só caixa automática)
            E65-730d
            X3-diesel
            X5-diesel

            Comentário


              #7
              Era a primeira coisa que fazias o que amigo?? Retiravas ou substituias?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                Era a primeira coisa que fazias o que amigo?? Retiravas ou substituias?
                Há duas opções, retirar as borboletas ou então substituir por umas "reforçadas" que há a venda e que não partem.

                Mas pessoalmente optaria por retirar mesmo, assim sei que não há mesmo perigo de irem parar dentro do motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                  Há duas opções, retirar as borboletas ou então substituir por umas "reforçadas" que há a venda e que não partem.

                  Mas pessoalmente optaria por retirar mesmo, assim sei que não há mesmo perigo de irem parar dentro do motor.
                  Ora pelo que entendi, essas borboletas abrem consoante o nosso pé carregar n acelarador, e daí o power do turbo. As borboletas ao fecharem-se o turbo fica com uma rotação minima creio eu.
                  Mas se retirar as borboletas o turbo n fica sempre em altas. Ou não?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                    Ora pelo que entendi, essas borboletas abrem consoante o nosso pé carregar n acelarador, e daí o power do turbo. As borboletas ao fecharem-se o turbo fica com uma rotação minima creio eu.
                    Mas se retirar as borboletas o turbo n fica sempre em altas. Ou não?
                    Não. As borboletas abrem consoante a carga no acelerador certo. Se não acelerares então as borboletas fecham restringindo o ar que entra na admissão e ajudando ao efeito de travagem com o motor.

                    Sem borboletas o que vai acontecer é que esse efeito de travagem com o motor vai sair prejudicado.

                    Quanto ao turbo, ele está antes das borboletas, ou seja a sua rotação não é influenciada pelas borboletas. In extremis as borboletas sempre poderiam servir para "abafar" o turbo impedindo-o de ganhar demasiada rotação (exemplo o caso de o turbo desalvorar) mas existem outros sistemas de controlo, pelo que a remoção das borboletas continua a não ser preocupante.

                    Comentário


                      #11
                      Hum.. Desculpa a massa de tanta pergunta .... Mas s/ borboletas tem algum efeito na performance? Visto se retirar as borboletas possa ter um ganho de rotação mais direto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                        Hum.. Desculpa a massa de tanta pergunta .... Mas s/ borboletas tem algum efeito na performance? Visto se retirar as borboletas possa ter um ganho de rotação mais direto
                        Teoricamente perderias em baixas e ganharias em altas, mas o pessoal diz que não nota grandes diferenças na performance.

                        Comentário


                          #13
                          hum... Retirar é a forma mais correta de se fazer então

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                            hum... Retirar é a forma mais correta de se fazer então
                            Eu apostaria nisso. Passou-me pelas mãos um 320d mas era o de 136cv e nunca deu problemas de borboletas e mais recentemente um 120d mas como era sistema renting nunca lhe mexi pois se o motor fosse à vida não era eu ou a empresa a pagar.

                            Comentário


                              #15
                              se fosse teu era isso que fazias??

                              Mas se esse problema já vem de longa data, porque é que a BMW não resolve, e mete umas borboletas mais resistentes??

                              Comentário


                                #16
                                Fonix ter pecinhas de plastico nos 4 orificios e mesmo na entrada para o bloco

                                Comentário


                                  #17
                                  Experiência na segunda pessoa (o carro é de um colega meu):

                                  Foram retiradas assim que comprou o carro (usado). Foi feita uma reprogramação qualquer (não sei detalhes) e o carro está para as curvas, mas ele não sabe como era antes com as ditas ainda no sítio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                                    Era a primeira coisa que fazias o que amigo?? Retiravas ou substituias?

                                    Retira as borboletas.

                                    Eu sempre achei que isso era uma paneleirice...

                                    Aos 290.000 kms o meu antigo E46 foi uma vítima das borboletas...

                                    consequências: 4000 euros de arranjo.... já que tinha que reparar tudo levou tudo novo no motor... e os "debris" das borboletas tambem me deram cabo do turbo, que levou uma reconstrução e ficou como novo....

                                    A unica diferença que notas é que o carro deixa de estar preso quando vais sem acelerar... por exemplo.... sem acelerar, o carro embalado nunca passava dos 140 kms/h (numa descida, obviamente..... com as leis do Sr. Newton a ajudar/por conta de Salazar (que Deus o tenha))
                                    Depois de retirares as borboletas ultrapassa os 150 kms/h na mesma situação.

                                    Para além disso o consumo diminuiu.... passou de 6,5 para 5,5
                                    Editado pela última vez por Lipuro; 21 August 2013, 10:10.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O turbo n sofre consequencias (em termos de durabilidade) com as borboletas retiradas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boxes?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                          Boxes?
                                          Talvez tenhas razão amigo... sorry

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                            Teoricamente perderias em baixas e ganharias em altas, mas o pessoal diz que não nota grandes diferenças na performance.
                                            Gostava de entender o fundamento por trás dessa teoria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                              Não. As borboletas abrem consoante a carga no acelerador certo. Se não acelerares então as borboletas fecham restringindo o ar que entra na admissão e ajudando ao efeito de travagem com o motor.
                                              Será? Os motores diesel não precisam de borboletas para acelerar. O acelerador num motor diesel básico não controla a quantidade de ar mas sim a quantidade de combustível, onde o ar que entra será sempre o mesmo (aproximadamente, por rotação).

                                              Dito isto, e sem saber a função dessas borboletas, diria que terão qualquer coisa a ver com o turbo e com consumos. Por exemplo, para evitar que o motor acelere com a carga residual do turbo (normalmente existem as wastegates para isto...mas nunca se sabe), para ajudar nos consumos na medida em que corta o abastecimento de ar ao mesmo (houve alguém que baixou de 6.5 para 5.5...de facto a BMW não sabe o que faz aos seus motores...tirava as borboletas e baixava logo quase 20% os consumos às vezes pergunto-me se o pessoal tem noção do que diz).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                                                Talvez tenhas razão amigo... sorry
                                                Por mim, no problem... Mas "eles andem aí"...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Por mim, no problem... Mas "eles andem aí"...


                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Será? Os motores diesel não precisam de borboletas para acelerar. O acelerador num motor diesel básico não controla a quantidade de ar mas sim a quantidade de combustível, onde o ar que entra será sempre o mesmo (aproximadamente, por rotação).

                                                    Dito isto, e sem saber a função dessas borboletas, diria que terão qualquer coisa a ver com o turbo e com consumos. Por exemplo, para evitar que o motor acelere com a carga residual do turbo (normalmente existem as wastegates para isto...mas nunca se sabe), para ajudar nos consumos na medida em que corta o abastecimento de ar ao mesmo (houve alguém que baixou de 6.5 para 5.5...de facto a BMW não sabe o que faz aos seus motores...tirava as borboletas e baixava logo quase 20% os consumos às vezes pergunto-me se o pessoal tem noção do que diz).
                                                    Ninguém disse que o motor precisava das borboletas para acelerar. O que foi dito é que é o acelerador que regula a sua abertura.

                                                    "Swirl flaps are designed to create swirl or tumble of the air to aid better combustion under light load where soot levels tend to be dominant because of the lack of air, they are also there to help with driveability in low load conditions, they are controlled by a vacuum or solenoid actuator and are closed during light-load operations such as when idling at traffic lights, changing gear and deceleration to maximise combustion efficiency, fuel economy and emissions performance. The flaps are fully open during higher load conditions to maximise volumetric efficiency and power output."

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      Ninguém disse que o motor precisava das borboletas para acelerar. O que foi dito é que é o acelerador que regula a sua abertura.

                                                      "Swirl flaps are designed to create swirl or tumble of the air to aid better combustion under light load where soot levels tend to be dominant because of the lack of air, they are also there to help with driveability in low load conditions, they are controlled by a vacuum or solenoid actuator and are closed during light-load operations such as when idling at traffic lights, changing gear and deceleration to maximise combustion efficiency, fuel economy and emissions performance. The flaps are fully open during higher load conditions to maximise volumetric efficiency and power output."
                                                      Servem então apenas para produzir turbulência nas câmaras de combustão. Desconhecia.

                                                      Como é óbvio, removê-las não só baixará a eficiência do motor como, por consequência, aumentará os consumos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Servem então apenas para produzir turbulência nas câmaras de combustão. Desconhecia.

                                                        Como é óbvio, removê-las não só baixará a eficiência do motor como, por consequência, aumentará os consumos.
                                                        Fala-se de aumento de consumo com motor frio. Em quente dizem que permanece inalterado.

                                                        Os que dizem que baixam é puramente efeito placebo pois teoricamente nem faz sentido uma vez que as borboletas estão lá precisamente para reduzir consumo/aumentar a eficiência/reduzir emissões.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X