Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?

    Tenho um Fiat Punto a diesel, vai quase com 9 anos e está com 210.000kms. Pelo andar vou ter de o aguentar mais uns anos e se calhar "dobro" os kms.
    A série em causa (188) saiu com problemas eléctricos e direcção. Entre cada revisão, há sempre alguma coisa para arranjar, por vezes 3 ou 4 vezes por ano, ou seja, tenho uma renda...!!!
    Nos carros actuais, será que para ter alguma garantia de fiabilidade e durabilidade, só tenho como alternativa Mazda ("originais"), Honda, Toyota, Kia, Hyundai, Mitsubishi, Nissan, Dacia, Lexus, Mercedes, etc...!!!
    Quem tem algum carro com cerca de 10 anos e que poderá manter por mais anos e fazer cerca de 400.000kms, basicamente com a manutenção normal/programada?

    #2
    Porque não?

    O Civic cá de casa tem 250.000 quase, e comprei-o com 119.000 à 6 anos atrás, óleo e água nova a cada revisão, um filtrozito ou outro, pneus a seu tempo, discos, pastilhas, etc... E o unico problema que deu até hoje foi uma panada numa parede, e mesmo assim deu para ir para o chapeiro com o carro!

    Nunca deu problemas mecânicos, os únicos que deu foi:

    - No resultado desse acidente apareceu o depósito da água furado, teve que se trocar.
    - Apito, trocou-se.
    - Elevador dos vidro direito, trocou-se os apoios.
    - Luzes.

    Neste preciso momento o único problema que me consigo lembrar é o volante a descascar, nada que um estofador não resolva.

    De resto é gasolina e siga viagem!

    Comentário


      #3
      As marca asiáticas, nesses aspectos (ainda) dão cartas, mas também existem casos de carros europeus que se aguentam muito bem

      Acho que muito se resume ao tratamento e/manutenção do carro!

      Comentário


        #4
        Pelo menos nos Japoneses geralmente ainda se mantêm, mas de quando em vez também aparecem, erros todos cometem.
        A diferença é que os Japoneses fazem Recalls e as outras "ah não sabemos de nada"

        Comentário


          #5
          Sinceramente eu digo que ainda existe. Por norma aos foruns, net e afins e (não falo particularmente deste forum) só vêm parar as situações dos que tiveram azar. Não se abrem muitos tópicos a dizer. Estou contentíssimo com o meu carro e isto e aquilo.
          Há carros que levam coça todos os dias (no qual incluo o meu) e rodam sem problemas 3 ou 4 anos até aos 200.000kms.
          Nem de propósito ontem um amigo mandou-me uma foto da Alfa 159 SW de 170 ou 180 cv não sei bem a completar 3 anos este mês e a com 183.000kms no bucho.
          Se isto não é utilização intensiva não sei o que é....

          Por vezes são mais as vozes que as nozes e existe concerteza muito mais gente contente com o carro que têm do que aqueles que estão descontentes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Sinceramente eu digo que ainda existe. Por norma aos foruns, net e afins e (não falo particularmente deste forum) só vêm parar as situações dos que tiveram azar. Não se abrem muitos tópicos a dizer. Estou contentíssimo com o meu carro e isto e aquilo.
            Há carros que levam coça todos os dias (no qual incluo o meu) e rodam sem problemas 3 ou 4 anos até aos 200.000kms.
            Nem de propósito ontem um amigo mandou-me uma foto da Alfa 159 SW de 170 ou 180 cv não sei bem a completar 3 anos este mês e a com 183.000kms no bucho.
            Se isto não é utilização intensiva não sei o que é....

            Por vezes são mais as vozes que as nozes e existe concerteza muito mais gente contente com o carro que têm do que aqueles que estão descontentes.


            A diesel de 180cv não há.

            Será o 2.0 JTDM de 170cv.

            E sim, concordo em pleno contigo, de que não faltam exemplos em todas as marcas, com viaturas bem rodadas e sem nada demais.

            Comentário


              #7
              Nunca pensei dizer isto, mas lá vai ter que ser:

              TOYOTA powa !!

              Comentário


                #8
                Ao contrário da concepção generalizada, os carros de hoje em dia são bem mais duráveis que os de há 30 anos atrás.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  A diesel de 180cv não há.

                  Será o 2.0 JTDM de 170cv.

                  E sim, concordo em pleno contigo, de que não faltam exemplos em todas as marcas, com viaturas bem rodadas e sem nada demais.
                  Deve ser isso sim 170cv.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Ao contrário da concepção generalizada, os carros de hoje em dia são bem mais duráveis que os de há 30 anos atrás.
                    Do que há 30 anos?
                    Sem dúvida alguma.

                    E do que há 20?
                    Os carros actuais são estruturalmente muito mais fortes e melhor preparados para sobreviver à corrosão mas precisam de mais dinheiro e manutenção para se manterem "operacionais".

                    Comentário


                      #11
                      Mas as "electrónicas" nao aguentam mais de 10/15 anos sem ir a vida. E hoje em dia todos eles trazem milhares de sensores e outros;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Ao contrário da concepção generalizada, os carros de hoje em dia são bem mais duráveis que os de há 30 anos atrás.
                        30 anos, credível, havia diversos problemas com corrosão, electrónica, os próprios motores eram feitos com materiais mais baratos, etc...

                        Agora avança 10 anos e reformula a frase:

                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Ao contrário da concepção generalizada, os carros de hoje em dia são bem mais duráveis que os de há 20 anos atrás.
                        Será?

                        Comentário


                          #13
                          Objetivamente não se sabe exatamente como será a fiabilidade/durabilidade dos carros atuais. Claro que foram feitos muitos km's, testes de envelhecimento, mas nunca conseguem reproduzir todas as variáveis que o tempo envolve.
                          Pensando nos carros dos últimos 10 anos (não é preciso ir mais longe) a quantidade de sensores (um simples ac digital bizona tem mais de uma dezena deles) disparou e a parafernália de eletrónica é tanta que não se consegue saber com rigor quanto tempo vai durar.

                          Ou seja, já mais medo dos problemas na eletrónica que na parte mecanica em que a solução muitas vezes é mais simples: troca-se ou repara-se!

                          Porém, há que ter esperança. Dou um exemplo: tenho lá em casa um velhinho pc portátil com quase 20 anos! Aquilo pesa medonhamente, é monocromático e tem um dos primeiros windows, ou seja, já não corre apenas em DOS.

                          A patroa quis deitá-lo para o lixo e fizemos um acordo: se funcionasse ficava em casa. Caso contrário ia fora! Não é que funcionou tudo direitinho! Espero que com os carros também seja assim, mas vai ser complicado as chaves darem cada vez mais lugar os computadores e afins.

                          Comentário


                            #14
                            Hoje em dia a verdade é esta, os carros estão feitos para durar pouco , interessa a todos, menos a nos

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que grande forma de um carro conseguir alguma fiabilidade e durabilidade está também relacionada com a nossa forma de o usarmos e a manutenção que lhe fazemos.
                              É óbvio que em certos casos há problemas de fábrica e nesses casos nada adianta uma boa utilização, noutros está relacionado com o seu tratamento.

                              Tinha um colega que tinha um carro e praticamente não lhe fazia a manutenção, só se ele deixa-se de andar, é obvio que mais tarde ou mais cedo iram aparecer problemas.

                              Lá em casa tenho uma Renault Trafic de 1995 e problemas 0, é capaz de cair o chassi ao chão e o motor continua impecável.
                              Já de um mondeo que lá tenho não posso dizer o mesmo, o carro foi comprado a um familiar que não o estimava é passados uns tempos começaram aparecer problemas, após ter gasto uma pipa de euros trabalha bem, quase nos 300.000 KM e apenas com um problemas nos vidros eléctricos.

                              Acho que se for estimado dura, se não for não há nenhum santo que lhe valha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pikota Ver Post
                                Eu acho que grande forma de um carro conseguir alguma fiabilidade e durabilidade está também relacionada com a nossa forma de o usarmos e a manutenção que lhe fazemos.
                                É óbvio que em certos casos há problemas de fábrica e nesses casos nada adianta uma boa utilização, noutros está relacionado com o seu tratamento.

                                Tinha um colega que tinha um carro e praticamente não lhe fazia a manutenção, só se ele deixa-se de andar, é obvio que mais tarde ou mais cedo iram aparecer problemas.

                                Lá em casa tenho uma Renault Trafic de 1995 e problemas 0, é capaz de cair o chassi ao chão e o motor continua impecável.
                                Já de um mondeo que lá tenho não posso dizer o mesmo, o carro foi comprado a um familiar que não o estimava é passados uns tempos começaram aparecer problemas, após ter gasto uma pipa de euros trabalha bem, quase nos 300.000 KM e apenas com um problemas nos vidros eléctricos.

                                Acho que se for estimado dura, se não for não há nenhum santo que lhe valha.
                                O truque está aqui mesmo..estimar.
                                E quando digo estimar não é não sujar o carro e lavar lo todas as semanas, mas sim todas as vezes que pegarmos nele poupar-mos o carro a arranques a frio ou andar sempre a abrir "porque estamos com pressa", combustivel de preferencia de boa qualidade (não quero começar aqui a velha guerra dos combustiveis), manutenção a horas, evitar pegar no carro se for para trajectos curtos e se podemos ir a pé, a conduzir evitar buracos ou estradas más, bater as portas devagar, enfim não quero ser picuinhas, mas estimar um carro é isto...um conjunto de pequenas coisas insignifcáveis que ao fim de uns anos se tornam uma rotina saudável num carro, e ele soma e segue quilómetros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                  O truque está aqui mesmo..estimar.
                                  E quando digo estimar não é não sujar o carro e lavar lo todas as semanas, mas sim todas as vezes que pegarmos nele poupar-mos o carro a arranques a frio ou andar sempre a abrir "porque estamos com pressa", combustivel de preferencia de boa qualidade (não quero começar aqui a velha guerra dos combustiveis), manutenção a horas, evitar pegar no carro se for para trajectos curtos e se podemos ir a pé, a conduzir evitar buracos ou estradas más, bater as portas devagar, enfim não quero ser picuinhas, mas estimar um carro é isto...um conjunto de pequenas coisas insignifcáveis que ao fim de uns anos se tornam uma rotina saudável num carro, e ele soma e segue quilómetros.
                                  Eu além de estimar o carro, cada vez que surge alguma coisa que não parece normal, trato de saber o que é e se for caso de reparação/substituição, trato do assunto, não deixo arrastar.
                                  Andar em estradas más e fugir dos buracos, é o que faço diáriamente, pois as estradas de Loures e Lisboa que tenho de usar todos os dias, não são um "tapete de arraiolos". Esta é uma das razões porque a direcção desalinha com alguma facilidade, mas... facilidade demais também, acho eu.
                                  Pela minha cabeça, tem passado a hipotese de no dia em que trocar de carro (seja nos próximos meses ou anos, não depende só de mim), arranjar algum que pelas opiniões/testes de resistência, etc... têm mostrada mais fiabilidade no geral, embora no meu caso, um motor mais robusto possa dar jeito porque faço muitos kms por ano e sou obrigado a ter o mesmo carro mais anos do que desejava.
                                  Tenho tomado atenção ao Toyota Corolla 1.4 D4D, Mazda, com motor Diesel Mazda e não PSA, Mercedes, mas há series de CDI´s com problemas de injecção e outras séries impecéveis, etc...!, falta a Dacia, pela simplicidade e supostamente por menos electrónica que sirva para dar dores de cabeça... e mecânica supostamente de fiabilidade bem comprovada.
                                  Pelo menos nos carros Japoneses e se não estou em erro também os Coreanos, quando há problemas de fabrico, não fogem à responsabilidade, ao contrário de fabricantes Europeus, como a Fiat que é reconhecidamente conhecida por problemas eléctricos e se não for em garantia e a exigir reparação, não mexem.
                                  Editado pela última vez por lmml; 23 August 2013, 12:44.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não faltam aí casos de sucesso e longevidade e durabilidade em carros recentes.

                                    Por exemplo, os motores 1.6D PSA são desses casos. Obviamente que um carro não é só motor e muitas vezes são os periféricos que pifam...Mas também nos dias de hoje com tantas mariquiçes é normal que alguma coisa corra menos bem.

                                    O meu 1.6D vai com 100000km e 6 anos, e quer a nível de motor, quer periféricos é manutenção recomendada e andar.

                                    O meu pai teve um clio 1.9D vendido com 300000km.

                                    Teve um mégane 1.9dti vendido com 190000km e 10 anos que nunca dei uma dor de cabeça!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Guardem o tópico e daqui a uns 10/15 anos logo se vê, mas provavelmente nessa altura devem dizer que os carros de 2010 é que eram fiáveis...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                        O truque está aqui mesmo..estimar.
                                        E quando digo estimar não é não sujar o carro e lavar lo todas as semanas, mas sim todas as vezes que pegarmos nele poupar-mos o carro a arranques a frio ou andar sempre a abrir "porque estamos com pressa", combustivel de preferencia de boa qualidade (não quero começar aqui a velha guerra dos combustiveis), manutenção a horas, evitar pegar no carro se for para trajectos curtos e se podemos ir a pé, a conduzir evitar buracos ou estradas más, bater as portas devagar, enfim não quero ser picuinhas, mas estimar um carro é isto...um conjunto de pequenas coisas insignifcáveis que ao fim de uns anos se tornam uma rotina saudável num carro, e ele soma e segue quilómetros.

                                        Nem mais! Comigo, tem resultado a quase 100%!

                                        Estranho, quase todas as (minhas) histórias de "carros problemáticos" eram de conhecidos meus que não ligavam patavina aos seus carros...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu Ford 1.6 TDCI tem 6 anos e 170.000km. Até agora sempre a andar. Só apoios do motor e 2 tubos do turbo, de resto mais nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                            ....
                                            Pelo menos nos carros Japoneses e se não estou em erro também os Coreanos, quando há problemas de fabrico, não fogem à responsabilidade, ao contrário de fabricantes Europeus, como a Fiat que é reconhecidamente conhecida por problemas eléctricos e se não for em garantia e a exigir reparação, não mexem.
                                            Pelo que já li de alguns users aqui do forum que têm marcas coreanas pode-se comprovar o que escreveste.
                                            Em todo o caso alguns desses users e apesar da garantia ser bastante tempo também se queixam de ter de trocar as mesmas coisas 2 ou 3 vezes se bem que isso não lhes custe dinheiro diretamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Pelo que já li de alguns users aqui do forum que têm marcas coreanas pode-se comprovar o que escreveste.
                                              Em todo o caso alguns desses users e apesar da garantia ser bastante tempo também se queixam de ter de trocar as mesmas coisas 2 ou 3 vezes se bem que isso não lhes custe dinheiro diretamente.


                                              Já por cá foi colocado, que e apesar de os coreanos terem garantia de 7 anos, alguns dos seus componentes só tem garantia de 2 anos ou 60.000km.

                                              No caso e já por cá colocado, foi a questão de rolamentos, que foram-se à vida... e a marca indicou que era um componente de desgaste.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obsolescência programada...diz-vos alguma coisa?????

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Leio sempre, neste tipo de topicos, que os carro estao descartaveis, que tem um prazo de duraçao etc.

                                                  Mas o que é durarem pouco? Quantos anos? 5 ? 10? 20?

                                                  Neste momento ca em casa ha 2 carros com 4 anos e meio e um com 13 anos. Os de 4 anos ate agora um deu problemas no volante do motor e é um problema conhecido, a outra deu um stress num sensor que foi logo arranjado ate hoje... o de 13 anos, a unica coisa fora do normal é uma limpeza de injector e um diagnostico que sofreu, desde que ca mora so gasolina, uma revisao e andar.

                                                  Os carros nao sao descartaveis, as pessoas é que descartam rapidamente os carros, o que implica falta de cuidado o que ira implicar possíveis problemas e falhas.

                                                  O maior problema dos carros hoje em dia é o factor humano e o trato que esse humano lhe da, se virmos bem o que nao falta sao empresas a trocar regularmente de carros, esses carros sao metidos de novo à venda, carros esses que muitas vezes nao tem os melhores cuidados, quem depois os compra leva com o resultado da falta de cuidado.

                                                  Outro factor humano, fabricantes actualmente estao no corte, corte nos materiais e qualidade dos mesmos nas mais diversas areas dos carros, o que acaba em produtos defeituosos e problemáticos.

                                                  Pela minha experiencia de carros bem rodados usados intensivamente, eles aguenta tanto como os antigos, com a diferença de motores com tecnologia que eleva a sua capacidade e resistencia bem acima que os carros com 30 anos eram submetidos (nao vamos comparar as pressoes que um Diesel actual tem de aguentar com um Diesel com 30 anos atras, ou até 10 anos atras).

                                                  Se um carro actual tem maior manutençao? Sim, têm, tambem tem de longe mais peças que um carro com 30 anos, logo parece-me normal que a nivel de manutençao sejam mais exigentes, depois tem outras vantagens como menos consumos e poluiçao, mais andamento, de longe mais segura etc.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 23 August 2013, 19:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Leio sempre, neste tipo de topicos, que os carro estao descartaveis, que tem um prazo de duraçao etc.

                                                    Mas o que é durarem pouco? Quantos anos? 5 ? 10? 20?

                                                    Neste momento ca em casa ha 2 carros com 4 anos e meio e um com 13 anos. Os de 4 anos ate agora um deu problemas no volante do motor e é um problema conhecido, a outra deu um stress num sensor que foi logo arranjado ate hoje... o de 13 anos, a unica coisa fora do normal é uma limpeza de injector e um diagnostico que sofreu, desde que ca mora so gasolina, uma revisao e andar.

                                                    Os carros nao sao descartaveis, as pessoas é que descartam rapidamente os carros, o que implica falta de cuidado o que ira implicar possíveis problemas e falhas.

                                                    O maior problema dos carros hoje em dia é o factor humano e o trato que esse humano lhe da, se virmos bem o que nao falta sao empresas a trocar regularmente de carros, esses carros sao metidos de novo à venda, carros esses que muitas vezes nao tem os melhores cuidados, quem depois os compra leva com o resultado da falta de cuidado.

                                                    Outro factor humano, fabricantes actualmente estao no corte, corte nos materiais e qualidade dos mesmos nas mais diversas areas dos carros, o que acaba em produtos defeituosos e problemáticos.

                                                    Pela minha experiencia de carros bem rodados usados intensivamente, eles aguenta tanto como os antigos, com a diferença de motores com tecnologia que eleva a sua capacidade e resistencia bem acima que os carros com 30 anos eram submetidos (nao vamos comparar as pressoes que um Diesel actual tem de aguentar com um Diesel com 30 anos atras, ou até 10 anos atras).

                                                    Se um carro actual tem maior manutençao? Sim, têm, tambem tem de longe mais peças que um carro com 30 anos, logo parece-me normal que a nivel de manutençao sejam mais exigentes, depois tem outras vantagens como menos consumos e poluiçao, mais andamento, de longe mais segura etc.



                                                    Só acrescento o facto, que como acontece muitas vezes... as pessoas a dada altura/quilometragem mais elevada, até começam a descuidar a manutenção...

                                                    Posto isto é claro que não havendo uma manutenção devida, deposi as coisas vão acontecendo.

                                                    Não faltam exemplos de viaturas (que até já por cá passaram), com valores elevados de quilometragem (alguns passaram o milhão) e estão aí.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                                      como a Fiat que é reconhecidamente conhecida por problemas eléctricos e se não for em garantia e a exigir reparação, não mexem.
                                                      Escreveste tanto que bastaria cingires-te a isto...


                                                      Mas pronto, vai lá solicitar reparações fora da garantia a quem quer que seja e depois vem cá contar os resultados ao pessoal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ás vezes apetece fazer isto

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho a percepção de que o estrato social das pessoas influencia a fiabilidade e durabilidade dos carros, e consequentemente a imagem que passa para o seu círculo de amigos e posteriormente para a sociedade, e não só o valor intriseco dos mesmos:

                                                          Notem que um carro de uma marca generalista, usado, é, quase sempre, procurado por pessoas de poucas posses, exatamente porque não têm disponibilidade financeira para comprarem um carro de uma marca premium (refiro novamente que existem inúmeras excepções a este quadro). Ora, é natural que essa falta de dinheiro se continue a manifestar no futuro, quer deixando arrastar qualquer defeito, quer adiando manutenções e reparações! É claro que um veículo nessas condições não irá ser olhado como um caso isolado, mas sim como uma característica intrínseca dessa marca! Não quero com isto dizer que não existam diferenças a nível de fiabilidade e durabilidade entre uma marca generalista e uma premium!

                                                          Reparem no seguinte exemplo: tenho um amigo que trabalhou num concessionário da extinta Rover e depois passou para um da Mercedes, pertencente ao mesmo grupo económico. Ora segundo ele, o cliente Rover, estava sempre a pedir descontos, lamentava-se do valor das facturas e muitas coisas pedia para não serem reparadas! Na Mercedes, segundo ele, os problemas dos carros são também frequentes, mas quase ninguém reclama dos preços, mesmo quando são apresentadas contas de 4.000 e 5.000€!

                                                          Naturalmente, que, perante isto, na minha opinião, não se pode afirmar que existam actualmente diferenças significativas sobre fiabilidade e durabilidade que justifiquem que se opte, num carro novo e de segmentos aproximados, pela marca A em deterimento da marca B! Arrisco mesmo entre um GP e um Yaris\Jazz, e isto para escolher três protagonistas que devem estar nos antípodas das tabelas de fiabilidade; Pelo menos nas cabeças de algumas pessoas de certeza absoluta que estarão!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se são apresentadas contas de 4.000€ a 5.000€ e eles nem reclamam, então há aqui duas situações, ou realmente todos os compradores de Mercedes têm uma excelente condição financeira, o que nunca será verdade, nem perto disso, ou então devido ao "estatuto social" que a Mercedes tem enquanto fabricante de carros de luxo, não será de estranhar que pessoas com rendimentos inferiores às anteriormente citadas não vão regatear preços nem reclamar custos de reparação por puro "estigmatismo", provavelmente um ou outro que regateou na Rover já teve postura de "BOSS" na Mercedes.

                                                            Isto é como tudo, entras na Ana Sousa para comprar roupa e vês as pessoas a desviar um bocadinho da peça de roupa para ver o preço/tamanho, e no fim provavelmente voltam a por direito como estava, vais à Bershka e para verem o numero ou preço são capazes de pegar na peça, desarranja-la toda, mexem nela o quanto querem e depois deixam ficar ao bandalho.

                                                            O que te leva a pensar que Jazz é o oposto de Fiabilidade?



                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X