Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Castelo Branco - Odemira sem portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Castelo Branco - Odemira sem portagens

    Viva,

    Venho pedir-vos ajuda para traçar uma rota de Castelo Branco até Odemira (não é bem Odemira, mas como é a localidade mais conhecida, serve para o efeito), sem pagar portagens.

    Estou a ponderar duas hipóteses, mas não sei qual será a melhor em termos de estradas.

    Então aqui vão as hipóteses:

    Rota 1: 368Km
    1) Castelo Branco (A23)
    2) Saída 15 A23 (IP2)
    3) Nacional 118 (direcção Degracia Cimeira)
    4) Ponte de Sor (N244)
    5) Montemor-o-Novo (N2)
    6) Alcácer do Sal (N253)
    7) IC1 até antes de Grândola
    8) Perto de Sines (IP8)
    9) Vila Nova de Mil Fontes (IC4 + N1115 + N393)
    10) Odemira

    Rota 2: 406Km
    1) Castelo Branco (A23)
    2) Entroncamento (IC3)
    3) Chamusca (N243)
    4) Almeirim (N118)
    5) Samora Correia (N118)
    6) Marateca (N10 + N5)
    7) IC1 até antes de Grândola
    8) Perto de Sines (IP8)
    9) Vila Nova de Mil Fontes (IC4 + N1115 + N393)
    10) Odemira


    A minha dúvida é qual será o melhor percurso entre os pontos 2) e 7) de ambas as rotas, já que é aí que reside a principal diferença. É que a diferença em Km acaba por ser os Km a mais que eu faço de auto-estrada, logo era bom se conseguisse saber qual dos percursos alternativos oferece melhores condições de circulação.


    Deixem-me dizer que vou munido dum GPS (TomTom 5 com os mapas v632) e vou partir por volta das 4h00-4h30 da madrugada.

    #2
    fiz várias vezes Guarda - Lisboa, e o caminho que fazia para fugir ás portagens, era:
    * sair em Abrantes/Vila de Rei
    * passar o Rio Tejo, Barragem de Montargil
    * no cruzamento de Mora, virar à direita, no sentido Lisboa/Coruche
    * quando chegares à rotunda de Porto Alto, viras à esquerda para Setúbal (vais passar ao lado da quinta ode se fazia o Circo das Celebridades e o programa da tropa).

    A partir daqui já não te posso ajudar mais, pq não conheço o caminho.

    a título indicativo, posso dizer que de Abrantes à rotunda do Porto Alto, demorava pouco mais de uma hora (sem trânsito)

    Comentário


      #3
      A tua proposta é mais similar à minha "rota 1", pois entre Ponte de Sor e Montermor-o-novo também passo por Montargil (e pela respectiva barragem). No entanto onde tu viras para Coruche, eu sigo em frente, porque fazendo este trajecto pouco cerca de 35Km passando por Montemor do que se fosse a Coruche (para ti calha melhor Coruche, uma vez que te queres aproximar de Oeste, ao passo que eu quero ir para Sul).

      Não sei mesmo o que faça... há uns tempos fui a Grândola e no regresso a Castelo Branco fiz o trajecto de Ponte de Sor. Se bem me lembro o problema é que há uma parte no início que é um pouco sinuosa, e passa-se por muita terreola onde é preciso abrandar. A "Rota 2" parece ser menos sinuosa, e a julgar pelo mapa tem também menos terreolas (pode é estar desactualizado).

      Comentário


        #4
        Então e pesquisar no Viamichelin, não?

        ViaMichelin

        Comentário


          #5
          serafas, achas que eu ainda não tinha feito isso ? Como achas que conheço todos os nomes das estradas do percurso, e localidades cujo nome não lembra a ninguém ? Já fiz planos de Via Michelin e MS AutoRoute 2006, e até andei a espreitar as estradas com o Google Earth nas zonas com maior detalhe.
          A minha dúvida não é como chegar lá, mas sim qual será o melhor percurso destes dois percursos que mencionei (que são planos já "estudados" em função da distância e o que parece ser o melhor percurso olhando para o mapa). A minha esperança era que parasse por aqui alguém que já tivesse feito algum dos percursos, um pouco ao género do que o Tulicreme referiu (agora falta alguém que tenha feito o percuro pelo Entroncamento ), para saber como é a estrada em termos de transitabilidade.

          Comentário


            #6
            Boas

            Conheço bem grande parte das duas rotas e aconselho a rota 1 pois apanhas menos transito, menos localidades e é mais perto.

            Boa viagem!

            ;)

            Comentário


              #7
              deleted

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por -

                So te posso desejar boa sorte com o transito de pesados que vais apanhar em Montermor-o-novo
                Da última vez que lá passei (entre Alcácer e Montemor) nem foram tanto os pesados que me aborreceram, mas sim os tractores que circulavam na estrada.

                De qualquer forma como disse eu vou viajar de noite, pelo que pode ser que os camionistas estejam a dormir quando passar em Montemor .

                Comentário


                  #9
                  Fiz a semana passada grande parte desse trajecto e costumo passar uns dias de férias pelas bandas de Sines, a partir das bandas de Abrantes.

                  Não tenho GPS, nem vou fazer referência ao nome das estradas, mas sugiro:

                  A-23 até Abrantes-Norte, depois atravessas a ponte do Rossio em direcção a Ponte-de-Sôr. Daqui passas pela barragem de Montargil rumo a Mora. Aqui podes ir directamente para Montemor-o-Novo e depois em direcção a Alcácer. Não chegas a entrar na vila, segues logo para Grândola e daí para a frente é simples: Sines (à entrada), depois Mil Fontes e então Odemira.

                  É óbvio que há muitas alternativas, caso das que sugeriste! o GPS vai ajudar-te a escolher a melhor opção. Outra seria, por exemplo, chegar a Mora e ir para Pavia, Évora, em direcção a Beja e depois seguir então para o Litoral. Pode eventualmente ser um pouco mais longe, mas para quem gosta do Alentejo profundo é excelente!!!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por petrus

                    Fiz a semana passada grande parte desse trajecto e costumo passar uns dias de férias pelas bandas de Sines, a partir das bandas de Abrantes.

                    Não tenho GPS, nem vou fazer referência ao nome das estradas, mas sugiro:

                    A-23 até Abrantes-Norte, depois atravessas a ponte do Rossio em direcção a Ponte-de-Sôr. Daqui passas pela barragem de Montargil rumo a Mora. Aqui podes ir directamente para Montemor-o-Novo e depois em direcção a Alcácer. Não chegas a entrar na vila, segues logo para Grândola e daí para a frente é simples: Sines (à entrada), depois Mil Fontes e então Odemira.

                    É óbvio que há muitas alternativas, caso das que sugeriste! o GPS vai ajudar-te a escolher a melhor opção. Outra seria, por exemplo, chegar a Mora e ir para Pavia, Évora, em direcção a Beja e depois seguir então para o Litoral. Pode eventualmente ser um pouco mais longe, mas para quem gosta do Alentejo profundo é excelente!!!
                    Ah, ok! Então desculpa!!! ;)

                    Eu também me lembrei deste percurso, mas são mesmo uma porrada de quilómetros. Ainda há dois anos o fiz, mas no sentido inverso e em "passeio". A opção do Tulicreme (nome fabuloso!!!) também me parece aceitável. Podias ir até Setúbal (comer o belo do choco frito), apanhavas o barco até Tróia e ias por dentro até Santo André, onde apanhavas a IP8. Também é um passeio engraçado e praticamente sem trânsito.

                    Comentário


                      #11
                      Amigos, agradeço-vos imenso pelas vossas sugestões. Estou cada vez mais inclinado para a minha primeira rota (que coincide também com a proposta que o Petrus fez, mas sem passar por Abrantes), pois ao fim e ao cabo os Km de nacional que eu vou apanhar são os mesmo da Rota 2 (os cerca de 35Km a mais acabam por ser mesmo os Km a mais que faria na A23, que acaba por não compensar).

                      A minha única dúvida é se as nacionais a partir do Entroncamento serão melhores que as nacionais do percurso que passa por Ponte de Sor, Montargil, etc, em termos de sinuosidade e desnível. A julgar pelo mapa até parecem ser melhores, mas fico na dúvida se isso compensará um trânsito mais intenso.

                      Comentário


                        #12
                        Nas muitas viagens que costumo fazer entre Castelo Branco e a zona de Almada, só tenho 2 percursos que costumo fazer:
                        Ou autoestrada (A1 e A23) ou então a tua rota 1 (saida IP2, Ponte de Sor, Montargil, Couço, etc). A diferença aqui é que na rotuna que cruza a estrada do infantado com a que vem do Porto Alto, eu sigo em frente (zona do campo de tiro e Alcochete) e tu tens que virar a esquerda em direção a Setubal.

                        P.S. se souberes esse caminho, no final da barragem de Montargil há um atalho para a direita que vais ter directamente ao Couço sem passares por Mora. Poupas uns 30km. Mas isto só se estiveres a vontade nessa zona.

                        Comentário


                          #13
                          Nightwisher, estou aqui a consultar o MS AutoRoute 2006 e esse atalho de que falas não aparece. De qualquer modo, como eu vou para Sul, em direcção a Alcácer do Sal, esse percurso pelo Couço não me compensa... se calhar para ti compensa, já que vais directo para Coruche, que fica mais em linha com Almada.

                          Comentário


                            #14
                            E que tal ires por Portalegre, Evora, etc? Segundo o viamichelin fica em 382km, evitando as portagens.
                            http://www.viamichelin.com/viamichel...ice=0&x=32&y=9

                            Comentário


                              #15
                              Também já tinha ponderado esse percurso, mas para além de ter mais alguns quilómetros do que a "Rota 1", apanha a A6 e a A2, perfazendo um total de 13,20€ em portagens.

                              Comentário


                                #16
                                O percurso que eu fiz não tinha portagens

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse link que me indicaste passa pela A6 e um pouco da A2. Sem ser pela A2 acaba por ser um percurso ainda mais tedioso do que os outros, penso eu.
                                  E depois há outro pormenor de que me estou a esquecer... as distâncias que eu coloquei ali não estão bem certas, já que eu considerei Odemira como o destino mas o local exacto para onde quero ir fica a mais 25Km de Odemira (para Sul).

                                  Seja como for, o percurso já está escolhido: Rota 1. Agradeço a todos os que me ajudaram nesta questão ;).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom viagem e cuidado com os semaforos/radar nas terrinhas antes de chegares a Ponte de Sor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não te posso dar grandes ajudas em relação ao percurso pois esse especificamente não conheço suficientemente.

                                      Mas posso dar-te o mesmo conselho que eu segui nas minhas férias visto teres o mesmo TomTom que eu. Coloca o destino, força a não utilizar portagens e é só seguir as instruções.

                                      Fiz uma volta do Norte até ao Ribatejo toda assim. Muita estradinha porreira que não conhecia, muita descontracção (pouco trânsito até ao Entroncamento, a partir daí foi pior), e uma viagem porreira. Ainda por cima fiz das médias de consumo mais baixas com o CTR...e não vim nada devagar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que eu fiz foi escolher explicitamente um percurso sem portagens, marcando pontos específicos nas estradas nacionais por onde queria passar. Fiz isso com o MS Auto Route 66, colocando pins nos pontos que me interessavam, em zonas de destaque (cruzamentos, pontes, passagens de nível, etc) que posteriormente passei para coordenadas GPS para um ficheiro de Excel. Depois converti esse ficheiro de Excel para um ficheiro .ITN e um .OV2 (com o POI Edit), que uso no TomTom.

                                        O ficheiro ITN é o itinerário propriamente dito, que o TomTom carrega e depois usa para definir o trajecto tal e qual como eu quero. Criei o ficheiro .OV2 para ter algum feedback visual quando passar nos pontos que marquei (aparece um icone que desenhei e que gravei em BMP com o mesmo nome).

                                        No fim de tudo o que fez falta foi uma aplicação para PC complementar ao TomTom. Era fabuloso que a TomTom disponibilizasse algo deste género (tal como a Garmin faz), para que pudessemos usar a cartografia do software e criar rotas detalhadas mais facilmente.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X