Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos exagerados citroen c1?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos exagerados citroen c1?

    boas pessoal, alguem me poderia dizer quais os consumos normais num c1 1.0? é que temos um ca por casa, e acho que anda a beber muito... Isto porque ao fazer percursos de ~32km(ida e volta) 90%AE 10%cidade, ele bebe 1 traço do deposito a cada 80, 90km. É normal?

    Se formos a fazer contas, o deposito tem 35L e tem 6 traços, 1 deles é o da reserva que acredito que seja menor que os outros. Ora, 5*90=450km até chegar à reserva. Assumindo que a reserva é menor, seria uns 500km totais por deposito, o que dá 7lts/100... Estou a fazer mal as contas? Algo de errado com o carro?

    De referir que foi comprado novo em 2008, e conta apenas com 29 mil KM

    Obrigado

    #2
    Depende das velocidades praticadas em AE, mas 7L não é de todo de admirar, esta dentro da media num tipo de percurso que não e confortável para o motor em questão.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
      boas pessoal, alguem me poderia dizer quais os consumos normais num c1 1.0? é que temos um ca por casa, e acho que anda a beber muito... Isto porque ao fazer percursos de ~32km(ida e volta) 90%AE 10%cidade, ele bebe 1 traço do deposito a cada 80, 90km. É normal?

      Se formos a fazer contas, o deposito tem 35L e tem 6 traços, 1 deles é o da reserva que acredito que seja menor que os outros. Ora, 5*90=450km até chegar à reserva. Assumindo que a reserva é menor, seria uns 500km totais por deposito, o que dá 7lts/100... Estou a fazer mal as contas? Algo de errado com o carro?

      De referir que foi comprado novo em 2008, e conta apenas com 29 mil KM

      Obrigado



      Como já referi no tópico dos consumos, façam as contas com depósitos cheios.

      Assim, terão um ideia real do consumo.

      Além de que, os indicadores das viaturas, nem sempre tem uma descida proporcional entre cada fracção do indicador.

      Comentário


        #4
        7L/100 é um exagero para esse carro, mas sem contas aos consumos reais, dizer 7 ou 37 ou 3,7 é a mesma coisa.

        Comentário


          #5
          Isso não é forma de medir os consumos. Ainda assim, um consumo de 7 litros não será de admirar. AE não é a praia destes carros, de todo. Qualquer andamento perto dos 120kmh fará os consumos subir...

          Comentário


            #6
            Só conheço duas maneiras de fazer a média: depósito cheio a deposito cheio ou de depósito vazio a depósito vazio (pouco conveniente).
            Médias de ponteiro, de traço ou de acender a luz da reserva, valem zero. Não têm o minimo de fiabilidade.

            Comentário


              #7
              Eu tenho um C1 de 2009, com 77 mil KM e comprei-o com 32 mil KM.

              Leva 35 litros e não sei se a reserva já está incluída. De qualquer forma o último traço superior do depósito leva mais que os outros porque podes encher até à mangueira que vai do bocal ao depósito.

              Ainda assim posso-te dizer que encho o depósito até a mangueira automaticamente parar.

              Com o primeiro traço, faço cerca de 180 km em Nacionaos a 80 / 100 km/h, com poucas ultrapassagens e sem AC. Com AC o valor desce ligeiramente.

              Com os restantes traços, não é fiável fazer contas, mas basicamente os consumos em Nacionais/AE a 80 / 100 km/h são de 4.0 a 4.5 L ( A marca anuncia 4.0 mas o melhor que consegui foi 4.2 apesar de nunca ter feito muitos testes pois o dia a dia é na cidade )


              Agora em termos de AE vai depender muito do tipo de AE, pelo que nas subidas é preciso algum acelerador como é obvio e os consumos já não poderão ser inferiores a 5L . Consumos de 6 e 7 L só mesmo acima dos 140 km/h mas aqui nunca testei muito.


              Em cidade, e dependendo muito do tipo de cidade, vai de 5L a 6 L, sendo que este ultimo já tem que ser num percurso muito exigente.

              Pelo que relatas acho que devias ir à oficina verificar se está tudo KM. O motor pode tambem estar preso.

              Com gasolina 98 fica ligeiramente mais solto e com consumos ligeiramente inferiores.

              Comentário


                #8
                Impossivel de opiniar visto que médias feitas a olhar para os traços nao sao médias ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Eu tenho um C1 de 2009, com 77 mil KM e comprei-o com 32 mil KM.

                  Leva 35 litros e não sei se a reserva já está incluída. De qualquer forma o último traço superior do depósito leva mais que os outros porque podes encher até à mangueira que vai do bocal ao depósito.

                  Ainda assim posso-te dizer que encho o depósito até a mangueira automaticamente parar.

                  Com o primeiro traço, faço cerca de 180 km em Nacionaos a 80 / 100 km/h, com poucas ultrapassagens e sem AC. Com AC o valor desce ligeiramente.

                  Com os restantes traços, não é fiável fazer contas, mas basicamente os consumos em Nacionais/AE a 80 / 100 km/h são de 4.0 a 4.5 L ( A marca anuncia 4.0 mas o melhor que consegui foi 4.2 apesar de nunca ter feito muitos testes pois o dia a dia é na cidade )


                  Agora em termos de AE vai depender muito do tipo de AE, pelo que nas subidas é preciso algum acelerador como é obvio e os consumos já não poderão ser inferiores a 5L . Consumos de 6 e 7 L só mesmo acima dos 140 km/h mas aqui nunca testei muito.


                  Em cidade, e dependendo muito do tipo de cidade, vai de 5L a 6 L, sendo que este ultimo já tem que ser num percurso muito exigente.

                  Pelo que relatas acho que devias ir à oficina verificar se está tudo KM. O motor pode tambem estar preso.

                  Com gasolina 98 fica ligeiramente mais solto e com consumos ligeiramente inferiores.



                  Quando é dado a capacidade de combustível, é sempre a contar já com a dita margem de reserva.

                  Isto para dizer, que sim... os 35 litros englobam a reserva.

                  E antes de mandar alguém ír à oficina com viatura, convirá que o mesmo faça és as contas convenientemente.... logo de deppósitos cheios.

                  Aí já terá ideia se tem um consumo fora do normal.
                  Editado pela última vez por nto; 26 August 2013, 12:59. Razão: Correcção ortográfica

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Impossivel de opiniar visto que médias feitas a olhar para os traços nao sao médias ...


                    É uma realidade... mas não faltam exemplos ainda por cá, de quem o faça...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      É uma realidade... mas não faltam exemplos ainda por cá, de quem o faça...
                      Então, se o relógio tem tracinhos e podes usar de forma fiável...

                      Comentário


                        #12
                        Acho sempre algo estranho dizerem que o carro tem de consumir x em cidade ou y em AE. Consumos são muito subjectivos, quando andei com o C1 com esse motor em cidade fiz 7.7L, tenho uma amiga que faz 8. Carro avariado? Nao, cidades exigentes com muitas subidas e esforço do motor. Em AE 7L é normal, motor pequeno com caixa relativamente curta não ha milagres. Para alem que a condução, pressão dos pneus etc tem enorme influencia. Não se deve impor limites nos consumos se não sabemos como esses consumos são feitos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Acho sempre algo estranho dizerem que o carro tem de consumir x em cidade ou y em AE. Consumos são muito subjectivos, quando andei com o C1 com esse motor em cidade fiz 7.7L, tenho uma amiga que faz 8. Carro avariado? Nao, cidades exigentes com muitas subidas e esforço do motor. Em AE 7L é normal, motor pequeno com caixa relativamente curta não ha milagres. Para alem que a condução, pressão dos pneus etc tem enorme influencia. Não se deve impor limites nos consumos se não sabemos como esses consumos são feitos.

                          Sem sombra de dúvidas, que consumos serão subjectivos.

                          Mas para agravar a essa subjectividade... se consumos forem feitos a "olhómetro", pelo indicador de combustível... mais imprecisos se tornam.

                          Sinceramente e para ter uma ideia de valores reais, é ver o que consta no spritmonitor (http://www.spritmonitor.de/en/), atendendo ao grande número de entradas já existentes e que fazem a média geral de todas as viaturas.
                          Editado pela última vez por nto; 26 August 2013, 15:01. Razão: Correcção ortográfica

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Não se deve impor limites nos consumos se não sabemos como esses consumos são feitos.
                            E muito menos se deve tentar aferir consumos sem o mínimo de fiabilidade na forma como os estamos a medir.

                            Comentário


                              #15
                              Desde já muito obrigado a todos!
                              Sim de facto nunca fiz as contas com o deposito cheio pois aqui por estes lados é normal meter 20€ de cada vez(o que da apenas 13L se não me engano). No entanto na AE faço sempre velocidades de "poupança" entre 70/90max sem AC. Daí achar um pouco bebado o carro.
                              Entendo bem o que me dizem sobre como medir os consumos, no entanto podem me explicar o porque de estar errado quando vejo quantos KM tenho feitos quando a luz da reserva acende, meto 20€ e vejo quantos mais KM faço até ela voltar a acender?

                              Obrigado desde já a todos!
                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Melhor é atestares ate a rolha ... fazeres 100km's ... e atestares novamente ate a rolha... O que conseguires meter ... é quanto ele gastou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                  Desde já muito obrigado a todos!
                                  Sim de facto nunca fiz as contas com o deposito cheio pois aqui por estes lados é normal meter 20€ de cada vez(o que da apenas 13L se não me engano). No entanto na AE faço sempre velocidades de "poupança" entre 70/90max sem AC. Daí achar um pouco bebado o carro.
                                  Entendo bem o que me dizem sobre como medir os consumos, no entanto podem me explicar o porque de estar errado quando vejo quantos KM tenho feitos quando a luz da reserva acende, meto 20€ e vejo quantos mais KM faço até ela voltar a acender?

                                  Obrigado desde já a todos!
                                  Cumps

                                  A luz não acende sempre no mesmo nível do depósito, variando, por exemplo, com a posição do carro (exemplo: numa subida/descida inclinada).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    A luz não acende sempre no mesmo nível do depósito, variando, por exemplo, com a posição do carro (exemplo: numa subida/descida inclinada).
                                    Pensava que isso só afecta os carros mais velhos.
                                    Okok tenho então de atestar e fazer as contas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      1. Enche o depósito e regista o nº de km do carro
                                      2. Em todas as idas à bomba regista o nº de litros que abasteceste
                                      3. Daqui a um mês volta a encher o depósito e vem cá dizer-nos a totalidade de kms percorridos e a totalidade de litros consumidos.

                                      Aí já te podemos dizer qualquer coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Acho sempre algo estranho dizerem que o carro tem de consumir x em cidade ou y em AE. Consumos são muito subjectivos, quando andei com o C1 com esse motor em cidade fiz 7.7L, tenho uma amiga que faz 8. Carro avariado? Nao, cidades exigentes com muitas subidas e esforço do motor. Em AE 7L é normal, motor pequeno com caixa relativamente curta não ha milagres. Para alem que a condução, pressão dos pneus etc tem enorme influencia. Não se deve impor limites nos consumos se não sabemos como esses consumos são feitos.
                                        Não é verdade. Esses consumos são anormais mesmo numa cidade exigente e mesmo com AC !

                                        Outra coisa : a caixa do C1 é muito longa tendo em conta o motor.

                                        a 160 KM/H REAIS ( ou seja a direito dificilmente dá mais que isto ) vai nas 4500 RPM apenas

                                        Um Polo 1.2 à mesma velocidade vai praticamente nas 6000 RPM

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Não é verdade. Esses consumos são anormais mesmo numa cidade exigente e mesmo com AC !

                                          Outra coisa : a caixa do C1 é muito longa tendo em conta o motor.

                                          a 160 KM/H REAIS ( ou seja a direito dificilmente dá mais que isto ) vai nas 4500 RPM apenas

                                          Um Polo 1.2 à mesma velocidade vai praticamente nas 6000 RPM
                                          Acho q o mais importante ja foi dito... Estar a falar de consumos por tracinhos nao tem qq logica. Eu nem sei se esse carro tem 1 ou 2 boias no deposito e mesmo q tenha 2 e sensores mais avançados dá sempre erros... Tem de ser de deposito cheio a deposito cheio ou vice versa. De qq modo um motor a gasolina 1.0 é sempre o tipico motor bêbado em AE... Eu tenho um SAAB 95 turbo de 210cv com quase 2 toneladas e em auto estrada bebe bem menos (desde q a velocidades identicas) a um q tinha com 1.0 Lancia.... Os carros de baixa cilindrada só compensa em cidade e mesmo assim... O q mais compensa mesmo é o baixo peso e ter potencia com blocos pequenos. Motores pequenos e com pouca potencia sao pouco eficientes pq por norma estao em esforço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fiz a A2 toda com o pé muito pesado no meu C1 (AC ligado) e confesso que não gastou pouco....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                              Pensava que isso só afecta os carros mais velhos.
                                              Okok tenho então de atestar e fazer as contas!



                                              Como já foi explicado, tal continua a não ser preciso nas viaturas, mesmo que recentes.

                                              Portano atesta o depósito.... anda e depois volta atestar.

                                              Aí é fazer a velha conta de "regra três simples".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                                Acho q o mais importante ja foi dito... Estar a falar de consumos por tracinhos nao tem qq logica. Eu nem sei se esse carro tem 1 ou 2 boias no deposito e mesmo q tenha 2 e sensores mais avançados dá sempre erros... Tem de ser de deposito cheio a deposito cheio ou vice versa. De qq modo um motor a gasolina 1.0 é sempre o tipico motor bêbado em AE... Eu tenho um SAAB 95 turbo de 210cv com quase 2 toneladas e em auto estrada bebe bem menos (desde q a velocidades identicas) a um q tinha com 1.0 Lancia.... Os carros de baixa cilindrada só compensa em cidade e mesmo assim... O q mais compensa mesmo é o baixo peso e ter potencia com blocos pequenos. Motores pequenos e com pouca potencia sao pouco eficientes pq por norma estao em esforço.
                                                Um bugatti veyron então não deve gastar quase nada. Aquilo a 120 não faz mesmo esforço nenhum.
                                                Editado pela última vez por M101; 27 August 2013, 14:57.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Não é verdade. Esses consumos são anormais mesmo numa cidade exigente e mesmo com AC !

                                                  Outra coisa : a caixa do C1 é muito longa tendo em conta o motor.

                                                  a 160 KM/H REAIS ( ou seja a direito dificilmente dá mais que isto ) vai nas 4500 RPM apenas

                                                  Um Polo 1.2 à mesma velocidade vai praticamente nas 6000 RPM
                                                  Lá está, não generalizar os consumos, mete o carro em cidade com imensas subidas a exigir do motor que não é um potento, nunca podes ter médias de 6L em cidade, isso é a versão a Diesel e mesmo assim...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X