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audi A4 2.0tdi Cr 170cv - FAP problemas dia-a-dia

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    audi A4 2.0tdi Cr 170cv - FAP problemas dia-a-dia

    sei que existem alguns carros que são mais "sensíveis" que outros em relação ao FAP.
    Gostava de saber por experiencia se o 2.0tdi de 170cv de um Audi A4 de 2009 é um desses casos ou se passa “despercebido”.
    Isto porque eu tenho comprado sempre carros a gasolina, mas neste segmento existe pouca oferta, e surgiu-me uma excelente oportunidade de um A4 mesmo configurado a meu gosto, mas com o 2.0tdi cr de 170cv.
    De 2ª a 6ª faço cerca de 2x 10 kms, o que não é de todo recomendável para o FAP !!!! mas ao fim de semana faço 100~200kms. No entanto não posso “dizer/obrigar” o fap a regenerar apenas ao fim de semana !!!
    Tenho ouvido relatos de pessoas com problemas variados e também relatos de casos que passam despercebidos. Sempre fui um defensor dos carros a gasolina, mas dado esta excelente oportunidade de um carro ao meu gosto, estou seriamente “indeciso” por causa deste potencial problema do FAP (não tenho qualquer vontade de passear o cão todas as semanas)

    Obrigado desde já por todos os feedbacks

    #2
    Dos fap tambem nao sei, mas estou como tu. Carros de segmento D e E começam a ser muito difíceis de encontrar a gasolina...

    Comentário


      #3
      se esse bloco for igual ao do tiguan 2.0 tdi cá de casa não acredito que tenhas muitos problemas.

      a minha esposa faz menos que isso diariamente e só uma vez por mês é que eu levo o carro para a AE e nem sempre rola mais que 20 kms seguidos.

      acho que conduzir devagar pode ajudar mais que andar depressa

      Comentário


        #4
        a questão do fap não tem a ver com andar depressa...

        nestas férias fiz lisboa - chaves e chaves - lisboa (cerca de 1000km), quando cheguei passados alguns km o fap funcionou!

        parece-me que o importante é deixar o aparelho funcionar sem interromper os ciclos...

        Comentário


          #5
          Essa nao é d todo a utilizacao ideal para um diesel c/ fap... No entanto, ha milhares a terem esse tipo de utilizacao.

          Por curiosidade, neste aspecto especifico, parece me q os tdi nem sequer sao dos que dao mais raia...

          Comentário


            #6
            Experiência própria:

            2.0 TDI CR 170 que faz 10-15km por dia em cidade. ~40.000kms. Até agora nada de problemático em relação à fap.

            Comentário


              #7
              É a ideia que tenho, comheco uma mao cheia deles com esses habitos e zero chatices.

              Ainda bem!

              Comentário


                #8
                Todos carros do grupo VW seja audi, seat, skoda.

                Os faps nao tem dado problemas. Seja em que motorização for.

                Comentário


                  #9
                  E ja existe soluçao para quem a quiser anular electronicamente.

                  Comentário


                    #10
                    Gosto do A4 tdi 170 cv (se for o de 170cv na traseira tem duas ponteiras de escape de cada lado), mas mais lindo acho a passat tdi em carrinha de 170 cv .....
                    Nunca ouvi falar que a egr tivesse dado problemas nestes carros nesmo andando poucos quilometros......
                    Dão sim problemas nos injectores, Vê os Problemas desse carro aqui : Problemas motor 2.0 tdi 170cv A4 B7
                    Eu desde de sempre tive carros a disel, mas cada vez mais sou adepto dos carros a gasolina .......
                    os motores a disel na AE são barulhentos e em frio, o meu primo teve um Golf IV 1.6 a gasolina de 105Cv com jante 17 de origem, que andei com este carro durante uma semana e adorei, era um silencio na AE e a curvar uma maravilha Um dos grandes problemas e a gasolina tar ao preco que está .....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
                      Todos carros do grupo VW seja audi, seat, skoda.

                      Os faps nao tem dado problemas. Seja em que motorização for.

                      Cuidado com as generalizações! Tenho um primo que tem um Leon tdi cada 3 ou 4 meses lá tem que ir à marca por causa do FAP entupir. Ninguém me contou. Eu próprio já vi faturasdisso. Ele faz quase só cidade e raramente uma ou outra viagem maior. É o típico exemplo de condutor para quem a gasolina tinha sido melhor escolha, mas o dinheiro é dele, logo...

                      Quanto ao autor do tópico, lamento não poder ajudar, mas lê isto:
                      http://singletrackworld.com/forum/to...houghts/page/2
                      Editado pela última vez por petrus; 26 August 2013, 12:16.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                        Gosto do A4 tdi 170 cv (se for o de 170cv na traseira tem duas ponteiras de escape de cada lado), mas mais lindo acho a passat tdi em carrinha de 170 cv .....
                        Nunca ouvi falar que a egr tivesse dado problemas nestes carros nesmo andando poucos quilometros......
                        Dão sim problemas nos injectores, Vê os Problemas desse carro aqui : Problemas motor 2.0 tdi 170cv A4 B7
                        Eu desde de sempre tive carros a disel, mas cada vez mais sou adepto dos carros a gasolina .......
                        os motores a disel na AE são barulhentos e em frio, o meu primo teve um Golf IV 1.6 a gasolina de 105Cv com jante 17 de origem, que andei com este carro durante uma semana e adorei, era um silencio na AE e a curvar uma maravilha Um dos grandes problemas e a gasolina tar ao preco que está .....
                        EGR ?

                        Audi 2.0 TDI B7 ?


                        Tenta outra vez, mas respira fundo primeiro e lê o tópico com atenção.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          EGR ?

                          Audi 2.0 TDI B7 ?


                          Tenta outra vez, mas respira fundo primeiro e lê o tópico com atenção.
                          Eu nao quis ser implicativo... Mas foi uma leitura penosa.

                          Comentário


                            #14
                            a ideia que tenho destes motores é que até nem são dos piores em relação ao FAP, mas como tenho tido sempre a gasolina nunca me preocupei muito com isso, e na minha cabeça continuava à procura de um a gasolina, mas apareceu este e . aproveito para perguntar como é o conforto da carrinha a4 avant com suspensão sport e jantes 17" (mas não tem suspensão S-line).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
                              E ja existe soluçao para quem a quiser anular electronicamente.
                              como ? electronicamente !?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                a ideia que tenho destes motores é que até nem são dos piores em relação ao FAP, mas como tenho tido sempre a gasolina nunca me preocupei muito com isso, e na minha cabeça continuava à procura de um a gasolina, mas apareceu este e . aproveito para perguntar como é o conforto da carrinha a4 avant com suspensão sport e jantes 17" (mas não tem suspensão S-line).
                                Depende smp das expectativas de cada um... Mas nao descobfortavel, é algo seco mas nao desconfortavel.

                                Eu vou avancar pra uma configuracao identica mas con jante 18" e, ainda assim nao acho desconfortavel.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                  . aproveito para perguntar como é o conforto da carrinha a4 avant com suspensão sport e jantes 17" (mas não tem suspensão S-line).
                                  Sugiro-te que experimentes para ter a tua própria noção, uma vez que este é um assunto que está ligado a preferências e referências pessoais.

                                  Normalmente, a suspensão sport já retira ali uns cm de curso à suspensão, e isso paga-se no conforto.

                                  Não serve de referência para a actual, mas na minha B6 com suspensão sport e jante 16, tu não notas a dureza da suspensão em ritmos calmos de cidade ou em buracos.

                                  Dá a ideia de que o pneu (215/55) em conjunto com o curso inicial da suspensão fazem um amortecimento porreiro. O C4 I com jante 17 faz-me sentir muito mais as irregularidades do piso.

                                  No entanto, em AE ou estrada aberta as coisas mudam bastante de figura.
                                  As covas da estrada feitas a velocidades mais elevadas (mesmo que seja só a 130 km/h) fazem facilmente com que o menor curso de suspensão se torne evidente, e o resultado é uma sacudidela forte.

                                  Se fores numa condução mais empenhada e apanhares uma coisa dessas a 180 km/h, essa sacudidela é "reconfortante" em termos de sensação de segurança, pois não ficas com a carroçaria a abanar.
                                  Mas se vais nos tais 130 Km/h a rolar calmamente, é um abanão bastante desconfortável.
                                  Aqui o mesmo C4 já tem uma clara vantagem, com o maior curso de suspensão.

                                  Daí a minha sugestão de experimentares, e não te ficares pelo que sentes a passar por buracos.
                                  Pelo menos na minha, ela não se comporta como o 'típico' carro rebaixado, onde tudo se sente.
                                  Mas o curso menor está lá, e se um tipo vai mais cansado, é um ponto claramente negativo.

                                  (Apesar da minha ter jante 16, julgo que na B8 a jante 17 já não terá um pneu muito mais baixo, mas posso estar errado...).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
                                    Todos carros do grupo VW seja audi, seat, skoda.

                                    Os faps nao tem dado problemas. Seja em que motorização for.

                                    Não é bem assim e vai sempre depender da utilização do carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Sugiro-te que experimentes para ter a tua própria noção, uma vez que este é um assunto que está ligado a preferências e referências pessoais.

                                      Normalmente, a suspensão sport já retira ali uns cm de curso à suspensão, e isso paga-se no conforto.

                                      Não serve de referência para a actual, mas na minha B6 com suspensão sport e jante 16, tu não notas a dureza da suspensão em ritmos calmos de cidade ou em buracos.

                                      Dá a ideia de que o pneu (215/55) em conjunto com o curso inicial da suspensão fazem um amortecimento porreiro. O C4 I com jante 17 faz-me sentir muito mais as irregularidades do piso.

                                      No entanto, em AE ou estrada aberta as coisas mudam bastante de figura.
                                      As covas da estrada feitas a velocidades mais elevadas (mesmo que seja só a 130 km/h) fazem facilmente com que o menor curso de suspensão se torne evidente, e o resultado é uma sacudidela forte.

                                      Se fores numa condução mais empenhada e apanhares uma coisa dessas a 180 km/h, essa sacudidela é "reconfortante" em termos de sensação de segurança, pois não ficas com a carroçaria a abanar.
                                      Mas se vais nos tais 130 Km/h a rolar calmamente, é um abanão bastante desconfortável.
                                      Aqui o mesmo C4 já tem uma clara vantagem, com o maior curso de suspensão.

                                      Daí a minha sugestão de experimentares, e não te ficares pelo que sentes a passar por buracos.
                                      Pelo menos na minha, ela não se comporta como o 'típico' carro rebaixado, onde tudo se sente.
                                      Mas o curso menor está lá, e se um tipo vai mais cansado, é um ponto claramente negativo.

                                      (Apesar da minha ter jante 16, julgo que na B8 a jante 17 já não terá um pneu muito mais baixo, mas posso estar errado...).
                                      os pneus em 17" são 225/50r17 ou 245/45r17, que apesar de caros pois são uma medida muito menos comum que o 225/45r17 ainda tem um perfil razoável em termos de conforto. vamos a ver se ainda vou a tempo de a ir buscar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho 3 conhecidos que andam diariamente cada um com uma A4 de 2008 e até agora zero problemas.
                                        Um deles pouco mais de 20 KM faz por dia e não teve qualquer problema até agora.
                                        Os carros são bem confortáveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
                                          Todos carros do grupo VW seja audi, seat, skoda.

                                          Os faps nao tem dado problemas. Seja em que motorização for.

                                          eu por acaso conheço dois........mas como já foi dito antes, há-os mais problemáticos, a versão em causa até nem me parece ser dos piores!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Sugiro-te que experimentes para ter a tua própria noção, uma vez que este é um assunto que está ligado a preferências e referências pessoais.

                                            Normalmente, a suspensão sport já retira ali uns cm de curso à suspensão, e isso paga-se no conforto.

                                            Não serve de referência para a actual, mas na minha B6 com suspensão sport e jante 16, tu não notas a dureza da suspensão em ritmos calmos de cidade ou em buracos.

                                            Dá a ideia de que o pneu (215/55) em conjunto com o curso inicial da suspensão fazem um amortecimento porreiro. O C4 I com jante 17 faz-me sentir muito mais as irregularidades do piso.

                                            No entanto, em AE ou estrada aberta as coisas mudam bastante de figura.
                                            As covas da estrada feitas a velocidades mais elevadas (mesmo que seja só a 130 km/h) fazem facilmente com que o menor curso de suspensão se torne evidente, e o resultado é uma sacudidela forte.

                                            Se fores numa condução mais empenhada e apanhares uma coisa dessas a 180 km/h, essa sacudidela é "reconfortante" em termos de sensação de segurança, pois não ficas com a carroçaria a abanar.
                                            Mas se vais nos tais 130 Km/h a rolar calmamente, é um abanão bastante desconfortável.
                                            Aqui o mesmo C4 já tem uma clara vantagem, com o maior curso de suspensão.

                                            Daí a minha sugestão de experimentares, e não te ficares pelo que sentes a passar por buracos.
                                            Pelo menos na minha, ela não se comporta como o 'típico' carro rebaixado, onde tudo se sente.
                                            Mas o curso menor está lá, e se um tipo vai mais cansado, é um ponto claramente negativo.

                                            (Apesar da minha ter jante 16, julgo que na B8 a jante 17 já não terá um pneu muito mais baixo, mas posso estar errado...).
                                            finalmente alguém que percebe o que ando a dizer há "seculos" acerca da percepção de conforto nos carros alemães...parabéns, muito boa leitura do comportamento dos seus carros!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                              os pneus em 17" são 225/50r17 ou 245/45r17, que apesar de caros pois são uma medida muito menos comum que o 225/45r17 ainda tem um perfil razoável em termos de conforto. vamos a ver se ainda vou a tempo de a ir buscar
                                              Lá está.

                                              Se a medida é 225/50r17, falamos de um diferencial de borracha de ~6 mm em altura entre as minhas 215/55R16.
                                              Ou seja, na geração da minha, a medida aprovada no livrete para 17 é um bocado mais baixa (235/45R17).

                                              Pode haver um mundo de diferenças em termos da rigidez da suspensão entre B6 e B8 (e até faz sentido, atendendo à distancia de tempo que as separa), mas a dureza da suspensão sport é muito mais evidente em estrada com velocidades mais elevadas do que em voltinhas de cidade.

                                              É porreiro porque a carroçaria adorna menos, o que em comportamento é uma mais-valia para carros com esta ordem de pesos.

                                              Mas em AE tem alturas que cansa um bocado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Lá está.

                                                Se a medida é 225/50r17, falamos de um diferencial de borracha de ~6 mm em altura entre as minhas 215/55R16.
                                                Ou seja, na geração da minha, a medida aprovada no livrete para 17 é um bocado mais baixa (235/45R17).

                                                Pode haver um mundo de diferenças em termos da rigidez da suspensão entre B6 e B8 (e até faz sentido, atendendo à distancia de tempo que as separa), mas a dureza da suspensão sport é muito mais evidente em estrada com velocidades mais elevadas do que em voltinhas de cidade.

                                                É porreiro porque a carroçaria adorna menos, o que em comportamento é uma mais-valia para carros com esta ordem de pesos.

                                                Mas em AE tem alturas que cansa um bocado.
                                                Por acaso acho que até mesmo em cidade B6 ou B8 Sport são algo cansativos. E o B8 melhorou alguma coisa em relação à B6, mas ao final do dia fica-se com a mesma sensação. Curva bem, é bonito, mas devia ser mais confortável.

                                                Agora, e tal como nos consumos, podemos chamar de cidade, uma IC19/IC17 como a típica cidade onde existem pisos nem sempre regulares, buracos, lombas (de tinta, borracha, alcatrão) desniveis, etc.

                                                Para mim (- para mim -) roçam o limite do aceitável, mas é sempre complicado "pensar" pelos outros, é necessário tirar as próprias conclusões.

                                                Os FAP nos motores 2.0TDI CR não são problemáticos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não me parece que os FAP dos 2.0cr seja problemático, lembro-me apenas de um caso que passou aqui pelo forum há já algum tempo de um tiguan que fazia percursos muito curtos e estava logicamente com problemas no FAP.

                                                  Mas atenção, que mais rpms e mais velocidade, diminuem a carga de fuligem do FAP, fazendo com que tenha regenerações mais espaçadas. Portanto andar devagar, supondo que sejam constantemente baixas rpms, vai fazer saturar o FAP mais depressa. Obviamente que nada impede que a saturação completa aconteça a chegar ao destino. É apenas azar do Távora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    É porreiro porque a carroçaria adorna menos, o que em comportamento é uma mais-valia para carros com esta ordem de pesos.
                                                    E depois é vê-los a "chapinhar" em piso molhado.

                                                    Outra coisa que não se toma em atenção em relação a pneus de uma largura generosa e perfil baixo, tornam o comportamento muito menos progressivo, podendo soltar-se facilmente quando os pneus chegam ao seu limite de aderência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu chefe tem uma audi desses desse mesmo ano e faz por dia cerca de 100KM (conta com 160mil se não engano).
                                                      Houve dois meses que ficou em casa e só ia levar o puto à escola, cerca de 2/3KM diários, o carro no fim do mês parecia outro, até largou algum fumo quando voltou ao percurso normal, mas nunca lhe acendeu qualquer erro nem nada parecido, com certeza interrompeu regenerações.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tive um com esse motor (170 CR) durante dois anos, o meu percurso diário, casa/trabalho e trabalho/casa era precisamente 10 kms cada viagem, e não houve qualquer tipo de problema com o FAP........ por vezes até ficava parado ao fim-de-semana.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Não me parece que os FAP dos 2.0cr seja problemático, lembro-me apenas de um caso que passou aqui pelo forum há já algum tempo de um tiguan que fazia percursos muito curtos e estava logicamente com problemas no FAP.
                                                          Esse caso era o do josemanuel, que foi resolvido com a substuição de um sensor (G450) que avaria com frequência em carros de 2008.

                                                          O próprio até já respondeu a este tópico.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Esse caso era o do josemanuel, que foi resolvido com a substuição de um sensor (G450) que avaria com frequência em carros de 2008.

                                                            O próprio até já respondeu a este tópico.
                                                            Pois, a minha memória já não dá para tanto, mas acho estranho que a participação do José não tenha referido isso.

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