Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lixaram-me o GT. O que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lixaram-me o GT. O que fazer?

    Tive azar.
    Seguia na minha mão quando fui abalroado por uma senhora que seguia distraída. Menos mal, assumiu de imediato a culpa.
    O meu carro - um Alfa GT de 2005 - nem teve grandes danos aparentes.
    Todavia - e este é que é o problema - parece que os airbags são caros, estouraram quase todos e, agora, a seguradora propôs-me a perda total. Querem dar-me € 9.500,00 pelo carro...
    Fiquei de rastos... tenho o carro impecável, "bom de tudo", como disseram na última revisão (feita na Alfa, como sempre) e, agora, dão-me uma miséria...

    A ajuda queria do forum (nomeadamente de quem tenha, eventualmente, passado pelo mesmo) é uns conselhos sobre a melhor forma de não sair muito prejudicado desta história toda.

    Sem pensar muito no assunto, parece-me que tenho as seguintes hipóteses:
    - Contestar o valor proposto pela seguradora nos tribunais (mas fico um ou dois anos sem carro);
    - Aceitar o valor da seguradora e pagar o excesso (não será muito viável porque o valor da reparação é mesmo muito elevado - a partir dos € 15.000,00);
    - Aceitar o valor da seguradora e utilizá-lo como entrada para um carro novo (acho que é a pior solução porque não gosto de nenhum da gama do meu e não quero meter-me em nenhum empréstimo);
    - Aceitar o valor da seguradora e comprar um usado ( com todos os riscos inerentes).

    O que eu queria mesmo era o meu GT. Mas enfim....
    Têm alguma sugestão?

    Obrigado e desculpem a extensão do texto.

    #2
    E que tal fazeres uma contra-proposta à seguradora, devidamente fundamentada da tua parte ?

    Até podes colocar exemplos de veículos idênticos ao teu à venda, falar do valor sentimental que a viatura desperta ou tem e em último caso, mandar repará-lo numa oficina de confiança e mais barata. E não descurar o mercado de peças usadas.


    Mas tu é que sabes...

    Comentário


      #3
      Eu procuraria um o mais parecido possível e "de confiança". Quem não arrisca não petisca, mas apesar de muito lixo também há muitos bons carros usados à venda, é só preciso é ter os cuidados habituais e saber ultrapassar o estigma!

      Comentário


        #4
        Uma triste situação de facto, ainda por cima num belíssimo carro
        Eu tentaria renegociar com a seguradora com uma carta amigável e tal. Mas de facto o valor que eles querem dar é muito inferior ao da reparação pelo que não creio que vás muito longe...

        Já agora, com uma reparação desse valor... de certeza que o carro não ficou muito mal? Não haverão danos estruturais?
        Muitas vezes estes acidentes deixam marcas... Mesmo depois de reparado será de esperar no mínimo que o carro venha com barulhos parasitas. E não é preciso a pancada ser muito forte para haverem danos a nível do chassis.

        Podes sempre comprar outro Alfa GT e guardar o teu para peças ou mesmo vendê-lo às peças.
        Enfim, nenhuma situação é ideal

        Comentário


          #5
          Há uma solução de recurso que é utilizada todos os dias em carros salvados: Anulas electronicamente os airbags e siga a marinha. É só meter as tampas novas e arranjar o que tiver que ser a nível de chapa-mecânico. Não é de todo a solução mais viável e a que eu vejo com melhores olhos (muito pelo contrário), mas é uma solução.


          Um abraço,

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
            Já agora, com uma reparação desse valor... de certeza que o carro não ficou muito mal?
            Não é preciso muito para chegar a uma reparação de 15.000€ num carro atual.

            Comentário


              #7
              Eu vivi uma situação parecida, primeiro nunca aceites a primeira proposta deles, eles dão sempre um valor irreal.
              Procura saber, se o teu seguro da-te direito a advogado, e se der contactas, reúne todo o historial do carro, o papel da inspecção sem problemas, facturas das revisões, procura pelos sites de venda de automóveis, alfas iguais ao teu do mesmo ano, e após teres isso tudo, dizes ao advogado, para interpor uma contra proposta, o mais certo, é ele após alguma luta, aceitarem, pagar te o valor da reparação menos o iva, é o que tentam sempre fazer, ou seja, se a reparação custa 15000€, devem dar te a volta dos 12000€ e ai cabe a ti, aceitar ou então tens de ir pra tribunal. Não esquecer, que tens direito a compensação por danos causados, ou seja os dias que ficaste sem carro..bla bla bla..

              http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Alfa-Romeo/GT/P7592271/

              Comentário


                #8
                Queres uma 156 para peças???? Vendo ja a minha









                baratinha baratinha mesmo muito baratinha

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                  Tive azar.

                  ...

                  Obrigado e desculpem a extensão do texto.
                  Mais duas hipóteses:

                  - Faz uma contra-proposta. Anexa prints de carros idênticos á venda. Normalmente ninguém põe toda a "carne no assador" ao mesmo tempo.

                  - Suponho que esse orçamento de reparação seja na Alfa Romeo. Se sim, tenta encontrar uma oficina independente de confiança e competente (porque as há), pois provavelmente conseguirás reparar o carro com o valor que te oferecem, ou com pouco mais.

                  Comentário


                    #10
                    Tive uma situação idêntica, carro com perda total e indemnização de cerca de 8000,00€ num carro que era vendido em usado por cerca de 12000 a 13500 ao momento do acidente.

                    Solução? Tive que aceitar, pois precisava de carro, isto é, dinheiro para comprar outro carro e sinceramente pouco mais te darão.

                    A mim não aceitara, dialogar de forma nenhuma!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      Mais duas hipóteses:

                      - Faz uma contra-proposta. Anexa prints de carros idênticos á venda. Normalmente ninguém põe toda a "carne no assador" ao mesmo tempo.

                      - Suponho que esse orçamento de reparação seja na Alfa Romeo. Se sim, tenta encontrar uma oficina independente de confiança e competente (porque as há), pois provavelmente conseguirás reparar o carro com o valor que te oferecem, ou com pouco mais.
                      Também não levei o carro à Mini, mas a uma oficina de confiança, mas a sede da pessoa de "confiança" em ganhar dinheiro com a reparação era tão grande que desconfio que na mini às tantas o arranjavam mais barato...mas isso é outra história!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                        Há uma solução de recurso que é utilizada todos os dias em carros salvados: Anulas electronicamente os airbags e siga a marinha. É só meter as tampas novas e arranjar o que tiver que ser a nível de chapa-mecânico. Não é de todo a solução mais viável e a que eu vejo com melhores olhos (muito pelo contrário), mas é uma solução.


                        Um abraço,
                        Mais vale procurar outro GT que esteja para peças e sacar-lhe os airbags (acho que os do 147/156 também dão aí)... isso só tem no volante e passageiro? Ou tem também laterais?
                        Editado pela última vez por ravager; 26 August 2013, 21:57.

                        Comentário


                          #13
                          Só 9.500 ?
                          Negoceia com o seguro pelo preço de um destes ou próximo e fica com o salvado. Depois tratas de saber quanto te dá um sucateiro pelo salvado.

                          A seguir compras um destes:

                          Alfa Romeo GT - Carros Alfa Romeo GT no Standvirtual

                          Comentário


                            #14
                            15mil€ é muita pasta de reparação, mesmo considerando que o rebentamento dos airbag (volante, tablier, bancos) fica caro de reparar... se fosse meu não sei se reparava.

                            Por que valores andam os GT do mesmo ano e versão? Dentro do proposto pela companhia? Sendo a resposta negativa é tentar subir esse valor, como o Vanquish já referiu.
                            Também é importante saber o valor do salvado, que vai ser retirado à indemnização.

                            Comentário


                              #15
                              Vi um GT a 9500 euros, versão JTD. Não te agradaria?

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas sugestões.
                                Acabei de mandar um e-mail à seguradora propondo um valor superior (ou a reparação que era a minha solução ideal).
                                O carro não tem nada de mais por fora. O pára-brisas partiu, o eixo frontal esquerdo terá partido (suponho) e o pára-lamas direito ficou amassado. O preço da reparação foi inflacionado pelos air-bags (estouraram uns 7 ou 8!!), foi o que me disseram na oficina.
                                Vamos ver o que a seguradora diz...

                                Comentário


                                  #17
                                  E fotos nao há ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                    O preço da reparação foi inflacionado pelos air-bags (estouraram uns 7 ou 8!!), foi o que me disseram na oficina.
                                    Ena tantos ? Mas o carro foi ribanceira abaixo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      de que ano era o carro? qual a versão? 150? 170cv?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                        Queres uma 156 para peças???? Vendo ja a minha
                                        baratinha baratinha mesmo muito baratinha
                                        Oh senhores moderadores,olhem aqui uma tentativa de venda descarada.J/K.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                          Obrigado pelas sugestões.
                                          Acabei de mandar um e-mail à seguradora propondo um valor superior (ou a reparação que era a minha solução ideal).
                                          O carro não tem nada de mais por fora. O pára-brisas partiu, o eixo frontal esquerdo terá partido (suponho) e o pára-lamas direito ficou amassado. O preço da reparação foi inflacionado pelos air-bags (estouraram uns 7 ou 8!!), foi o que me disseram na oficina.
                                          Vamos ver o que a seguradora diz...
                                          Se partiu o pára-brisas o chassis deve ter dobrado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro é de 2005. Tem 150 cvs e instalei-lhe o Q2. Deve valer alguma coisa, pelo menos paguei € 1.000,00 por ele.
                                            O carro não caiu de nenhuma ribanceira. O choque pareceu-me violento mas quando saí do carro fiquei espantado por ter estourado tantos air-bags já que os estragos aparentes não me pareceram muitos. Que me lembre, foi o do volante, o do passageiro (que, parece-me, partiu o pára-brisas), dois do lado do condutor, um ou dois do lado do passageiro atrás do condutor e não estou certo quanto a qualquer outro do lado do passageiro...
                                            Cá ficam as fotos possíveis, tiradas no "calor do momento"...
                                            IMAG0900.jpgIMAG0901.jpg

                                            Comentário


                                              #23
                                              6 airbags no minimo, só é estranho os laterais terem disparado do lado do pendura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nas tuas condições particulares, qual o valor máximo que tens para perda total? (se tiveres seguro contra todos)
                                                Pergunto isto porque é uma referência de valor.
                                                Depois, vai ao site das seguradoras, de preferência da que te está a propor isso, e simula um seguro. Vê qual o valor que atribuem ao carro.
                                                Se for igual ou menor a 9.500€, esquece. Se for superior, carrega com eles.

                                                É muito difícil pedir mais que o valor venal, a questão é provar qual o "teu" valor venal!

                                                Qualquer coisa, manda pm.

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma pequena e breve simulação:
                                                  DADOS DO VEÍCULO
                                                  Data da 1ª matrícula
                                                  Marca -- Seleccionar -- ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI BENTLEY BMW CHEVROLET CHRYSLER CITROEN DAIHATSU FERRARI FIAT FORD HONDA HYUNDAI ISUZU IVECO JAGUAR JEEP KIA LAMBORGHINI LANCIA LAND ROVER LEXUS MASERATI MAYBACH MAZDA MERCEDES-BENZ MG MINI MITSUBISHI NISSAN OPEL PEUGEOT PORSCHE RENAULT ROVER SAAB SEAT SKODA SMART SSANGYONG SUBARU SUZUKI TATA TOYOTA VOLKSWAGEN VOLVO
                                                  Modelo -- Seleccionar -- Alfa 147 Diesel Alfa 147 II Alfa 147 II Diesel Alfa 156 Alfa 156 Diesel Alfa 156 Sport Wagon Alfa 156 Sport Wagon D. Alfa 166 Alfa 166 Diesel Alfa Crosswagon Diesel Alfa GT Alfa GT Diesel Alfa GTV Alfa Spider
                                                  GT 1.9 JTD M-JET 1910 150 Diesel 1440 2 4 12.700€

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vendo que uma unidade dessas, de 2005 com o 1.9 JTD de 150cv com menos de 180.000km, andam nos 11.500-12.500€, 9500€ nao é de todo de estranhar, basicamente o que te davam num stand se o fosses vender agora (se calhar ate te davam menos). Para um acidentado, nem esta mau.

                                                    Na minha opiniao, tentava puxar para os 10.500€, ficar com o dinheiro da seguradora, procurar um em bom estado e equiparavel, negociar o preço e estava feito. Davas 1000-2000€ no maximo, e certificavas-te que o carro em causa nao tinha acidentes.

                                                    Nao ficava tranquilo com um carro com um reparaçao de 15.000€ com possivelmente danos graves no chassi, preferia entrar com mais algum, comprar um que saiba que nao teve acidentes e andar descansado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Enviei te PM.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        1- Aceita dinheiro. Mas tenta o máximo possível.

                                                        2- Fica com o Salvado.

                                                        3- "Desfaz" a peças, tira o importante. Se não sabes / podes. Paga a alguém para o fazer. Nem que pagues em peças / depois valor a peso do resto do veículo.

                                                        4- Compra outro GT idêntico, aproveitando se calhar algumas peças do teu. Q2?

                                                        5- Guarda peças com interesse para ti e mete à venda coisas a mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Chiça a reparação fica assim tão cara?
                                                          É possível exigir um carro identifico, isto é, versão, kms e estado geral?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Repara o carro fora da marca ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X