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Motores V12 de "pequena" capacidade

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    Motores V12 de "pequena" capacidade

    Boas,

    Estar de férias dá para irmos lendo algumas coisas.

    E uma das coisas sobre o que me pus a ler foi sobre Ferraris dos anos 50 e 60.

    Um dos aspectos mais interessantes deles é o motor. Os Colombo v12 tinham uma sonoridade inconfundível, claro, mas também produziam potência muito interessante, sobretudo para a época.

    E faziam-no com uma capacidade relativamente reduzida (300 Cvs de um 3 litros v12)

    Que outros v12 produziam potências semelhantes na altura com aproximadamente a mesma capacidade? Carros de estrada, não de pista.

    Que V12's hoje em dia têm mais potência específica? Existem hoje v12's com menos de 5 litros?

    abraço

    #2
    Nao sei que potencia tinha mas acho que ja vi uma Mota v12 feita com motores de motosserra...isso deve dar menos de 600cm3...

    Comentário


      #3
      Os V12 actualmente.

      + Ferrari FF, F12, LaFerrari (6.3L V12) - FF: 660 Cv e 683 Nm, F12: 740 Cv e 690 Nm, LaFerrari: 800 Cv e 700 Nm (c/KERS, +163 CV)

      + Lambourghini Aventador (6.5L V12) - LP700-4: 700 Cv e 690 Nm, LP720-4 "50° Anniversario": 720 Cv e 690 Nm;

      + Pagani Huayra (AMG 6.0L Biturbo V12) - 720 Cv e 1000 Nm;

      + Aston Martin One77 (7.3L V12) - 760 Cv e 750 Nm;
      + Aston Martin Rapide (5.9L V12) - Versão Normal: 476 Cv e 600 Nm, Versão "S": 557 Cv e 620 Nm;

      + BMW Série-7 F01 (N74 6.0 BiTurbo V12) - 760Li: 545 Cv, 750 Nm;

      + Audi Q7 V12 TDi (6.0 CR Biturbo V12) - 500 Cv, 1000 Nm

      + Rolls-Royce Phantom (6.75L V12) - 460 Cv e 720 Cv (Sedan, Sedan Longo, Coupé ou Descapotável)

      + Mercedes-Benz M275 (AMG 6.0L Biturbo V12, 612 Cv e 1000 Nm) - S65 AMG, SL65 AMG, CL65 AMG e G65 AMG

      Entre outros...

      Dá muito trabalho de pesquisa!

      Comentário


        #4
        Porque se abandonou estes V12 de 3 litros?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
          Porque se abandonou estes V12 de 3 litros?
          Pode ter a haver com os custos de fabrico mais avultados, e do próprio motor em si, que para a cilindrada em questão não compensam.

          Comentário


            #6
            Pequenos mesmo só sei de um V8, nao V12, instalado numa moto
            Moto Guzzi V8 - Wikipedia, the free encyclopedia
            Engine :
            499 cc (30.5 cu in) (44 x 41 mm) 4-stroke V8
            liquid cooled, DOHC, 8 Dell'Orto 20 mm carburettors

            Top speed:
            275 km/h (171 mph)[1]

            Power:
            78 hp (58 kW) at 12000 rpm

            Transmission choice of 4, 5 or 6 gears

            Comentário


              #7
              Pode ser que com a tendência da miniaturização, voltemos a ter motores destes.

              Mais v12 com 3 litros, mas recentes (> 1980)?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                Pode ser que com a tendência da miniaturização, voltemos a ter motores destes.

                Mais v12 com 3 litros, mas recentes (> 1980)?
                O único V12 que me recordo após 1980 com relativa pequena cilindrada para um V12 é o do Bugatti EB110. V12 3500cc - quad-turbo. O único "defeito" é mesmo o som do V12 estar completamente abafado pelas 4 turbinas...

                Um abraço,
                Editado pela última vez por GustavoR; 31 August 2013, 13:46.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                  Porque se abandonou estes V12 de 3 litros?
                  Vou-me deitar a adivinhar... Fiabilidade? ou Custos?

                  Comentário


                    #10
                    Tenho a sensação que existe um número mágico de até 500cc por cilindro, pelo que um V12 só se torna comercialmente vantajoso a partir (ou pouco antes) dos 6 litros de cilindrada.

                    Ou seja, um 4 cilindros pode ir até aos 2 litros de cilindrada.

                    Um 6 em linha ou em V até aos 3 litros, etc. etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      Tenho a sensação que existe um número mágico de até 500cc por cilindro, pelo que um V12 só se torna comercialmente vantajoso a partir (ou pouco antes) dos 6 litros de cilindrada.

                      Ou seja, um 4 cilindros pode ir até aos 2 litros de cilindrada.

                      Um 6 em linha ou em V até aos 3 litros, etc. etc.
                      Exacto, até a própria BMW concorda com isso, tanto que todos os seus motores num futuro próximo partirão do "mesmo" cilindro de 500cc, resultando p.ex no 1.5 3C, ou 2.0 4C

                      Quanto àos Ferrari de antigamente, eram fantásticos realmente, mas creio que a norma de medição não era a mesma das de hoje em dia.

                      P.ex 300cv actuais são "mais" do que 300cv em 1960(Posso no entanto estar enganado, mas li isso na EVO salvo erro)

                      Comentário


                        #12
                        E o Ferrari 125s, 1.5L, V12 com 118 Cv.

                        Comentário


                          #13
                          Um V12 de pequena cilindrada creio que não voltará a existir em forma naturalmente aspirada. Talvez turbinado mas duvido.

                          Reparem que a produção de um V12 tem custos mais elevados, pelo que só os vamos ver em carros muito, muito caros. E o pessoal com dinheiro quer que o seu carro tenha mais de tudo... E um V12 de 3 litros não vai ter a potência de um V12 de 6 litros...

                          No final de contas é tudo uma questão de números. Por muito especial que fosse um V12 de 3 litros ou menos, nunca vão haver ricaços suficientes interessados em comprá-lo, pois estes maioritariamente preferem potência para mostrar aos amigos. Let's face it, diz a 100 pessoas que tens um carro com motor V12, e 90 dessas pessoas não fazes ideia do que estás a falar. Diz-lhes que o teu carro tem 700 cavalos e elas já percebem que tens um carro especial

                          Um motor com estas características só poderá aparecer feito sob encomenda, ou feito numa garagem de algum engenheiro mecânico com paixão por automóveis

                          Comentário


                            #14
                            A cena é que agora, e isso tem-se visto no WRC, pequenos motores conseguem enormes potências!

                            Comentário


                              #15
                              Mas isso a troco da fiabilidade também. Um motor de um veículo de competição tem de durar umas horas/dias apenas. E novamente um motor de um carro de produção barato não pode usar componentes caros..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                Um V12 de pequena cilindrada creio que não voltará a existir em forma naturalmente aspirada. Talvez turbinado mas duvido.

                                Reparem que a produção de um V12 tem custos mais elevados, pelo que só os vamos ver em carros muito, muito caros. E o pessoal com dinheiro quer que o seu carro tenha mais de tudo... E um V12 de 3 litros não vai ter a potência de um V12 de 6 litros...

                                No final de contas é tudo uma questão de números. Por muito especial que fosse um V12 de 3 litros ou menos, nunca vão haver ricaços suficientes interessados em comprá-lo, pois estes maioritariamente preferem potência para mostrar aos amigos. Let's face it, diz a 100 pessoas que tens um carro com motor V12, e 90 dessas pessoas não fazes ideia do que estás a falar. Diz-lhes que o teu carro tem 700 cavalos e elas já percebem que tens um carro especial

                                Um motor com estas características só poderá aparecer feito sob encomenda, ou feito numa garagem de algum engenheiro mecânico com paixão por automóveis
                                Mas um V12 de 3 litros actualizado nao poderia produzir uns respeitáveis 350-400 Cvs?

                                Apesar de mais caro, um v12 tem vantagens sobre outros motores com menos cilindros. E com o downsizing actualmente em curso nos motores, nao seria possível voltarmos a ver este tipo de motores?

                                Comentário


                                  #17
                                  a meu ver motores com muitos cilindros e pouca cilindranda poderao produzir grandes potencias,mas muito pouco binario (tal como os motores das motas) por isso serao pouco viaveis numa conduçao mais "normal" porque consumiriam muito e teriam de andar sempre a altas rotaçoes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                    Mas isso a troco da fiabilidade também. Um motor de um veículo de competição tem de durar umas horas/dias apenas. E novamente um motor de um carro de produção barato não pode usar componentes caros..
                                    Acho que li uns dados que indicavam, que um motor de F1, dura 5 mil quilómetros, que é todas as voltas do circuito

                                    Comentário


                                      #19
                                      Trata-se duma questão de disponibilidade.

                                      Um motor de baixa capacidade com 12 cilindros é um motor morto em baixas.
                                      É, dado o número de cilindros para a cilindrada que tem, um motor com capacidades especificas baixas - cilindros de pouca dimensão - o que naturalmente faz com que o binário disponivel em baixas e médias seja fraco.

                                      Apenas a sus potência especifica costuma, por norma, ser muito interessante e elevada.
                                      São motores rotativos e que vão buscar toda a sua potência e binário em altas.

                                      Trata-se duma questão de compromisso.

                                      Motores atmosféricos e de baixa cilindrada V12 não creio que alguma vez venham a existir quando um 6 cilindros - e até um de 4 - consegue fazer melhor o trabalho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É exactamente o que eu penso.

                                        E da forma que os motores de 4 cilindros têm evoluído penso que o caminho será esse!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Podem fechar: Motor V12 de 87cc e 7 cavalos em funcionamento! (Vídeo) - OTCTFC.com

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                            Mas um V12 de 3 litros actualizado nao poderia produzir uns respeitáveis 350-400 Cvs?

                                            Apesar de mais caro, um v12 tem vantagens sobre outros motores com menos cilindros. E com o downsizing actualmente em curso nos motores, nao seria possível voltarmos a ver este tipo de motores?
                                            É como já disseram... seria um motor provavelmente mais fraco do que um V6 em baixas...
                                            E iria custar bem mais a produzir.

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