Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apreensão de documentos na inspeção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Apreensão de documentos na inspeção

    Boa tarde

    Hoje o meu pai foi levar o seu carro à inspecção e qual é o seu espanto dizem-lhe que os documentos do carro estão apreendidos. Tem de ir à DGV. Foi de imediato à loja do cidadão mas apenas lhe disseram que eram problemas de 2004, para resolver tinha mesmo de ir à DGV de Santa Tecla - Braga.

    Ora, o carro é de 2001, o meu pai comprou o carro em 2007, e só passados estes anos todos é que surge um problema destes?!? à alguma forma de saber na internet qual o motivo da apreensão? se o meu pai comprou o carro em 2007 e os problemas são de 2004 porque o estão a chatear a ele? não deveriam chatear o anterior proprietário?

    agora la vai o meu pai ter de parar o carro e perder dias de trabalho para resolver uma situação que não foi criada por ele. o que fariam nesta situação?

    Obrigado pela ajuda

    #2
    A apreensão de documentos pode ter a ver com uma falta de seguro, não mudança de propriedade, acidente, autuações e outros.
    Infelizmente é algo que acontece com alguma frequência com o IMT, uma vez que , por norma , as situações têm algum tempo, já foram resolvidas com uma outra interveniente no processo ( ANSR e por vezes Cons. Reg.Automóvel).
    Uma vez que , o carro está em nome do seu pai, é a ele que vão pedir explicações sobre o que se passa com a viatura em causa, uma vez que, a apreensão "seguiu" agarrada ao carro em questão.
    Só lhe resta ao seu pai dirigir-se a um balcão do IMT e tratar do assunto de forma definitiva, uma vez que , não há cruzamento de dados.

    Comentário


      #3
      É por isso que quando se compra um carro usado se deve verificar a situação do mesmo. Pode haver alguma dívida que envolva o carro ou assim.
      Neste caso o que há a fazer é ele deslocar-se à DGV... E de preferência arranjar provas de que o carro foi comprado pelo teu pai em 2007.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
        É por isso que quando se compra um carro usado se deve verificar a situação do mesmo. Pode haver alguma dívida que envolva o carro ou assim.
        Neste caso o que há a fazer é ele deslocar-se à DGV... E de preferência arranjar provas de que o carro foi comprado pelo teu pai em 2007.
        Na inspecção , nada tem a ver com dívidas ou penhoras.
        Acabou em 2007.
        Passou a existir a ANSR e , para tratar dos assuntos relativos a viaturas passou a existir o IMT( ex IMTT).
        Editado pela última vez por rucsantos; 31 August 2013, 16:16.

        Comentário


          #5
          Talvez falta de pagamento de IUC nesse ano e talvez seguintes? Se for esse o caso, ele poderá ver a situação no site das Finanças, acho eu...

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas. por sorte ainda tenho o comprovativo da mudança para o nome do meu pai e até os documentos antigos.

            Posso ser eu a tratar deste assunto ou tem mesmo de ser o meu pai? à alguma forma de saber pela matrícula qual o motivo da apreensão ? na polícia por exemplo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zalama Ver Post
              Obrigado pelas respostas. por sorte ainda tenho o comprovativo da mudança para o nome do meu pai e até os documentos antigos.

              Posso ser eu a tratar deste assunto ou tem mesmo de ser o meu pai? à alguma forma de saber pela matrícula qual o motivo da apreensão ? na polícia por exemplo?
              mas o carro já está no nome do teu pai? ou ele nunca fez a mudança? no site das finanças na secção "Viaturas" pode-se ver a lista de viaturas associados aquele número de contribuinte.

              a inspecção também haveria de dizer algo sobre a apreensão. foi uma apreensão por causa da inspecção? nas deficiências em que só se pode usar a viatura para ir até oficina reparar e depois voltar à IPO, eles apreendem os documentos.

              se foi algo fiscal, acho que só se aplica se o teu pai não tem carro no nome dele e o anterior dono deixou (como seria de esperar) de pagar o IUC. o IUC é um imposto fiscal. quem toma decisões de penhora neste caso é exclusivamente as finanças. também o anterior dono pode ter dado ordem de apreensão à viatura, caso a mesma se mantivesse em nome dele. há muitos cenários..

              Comentário


                #8
                dizes que tens o comprovativo de mudança para o nome do teu pai, mas não têm o documento único automovel (antigo livrete) em nome do teu pai? sendo uma compra de 2007, já desde aí deviam ter o documento único automóvel.. mas sem perceber melhor ou ter resposta a algumas das perguntas por mim e outros users, não dá para responder melhor...

                eu começava por entrar no site das finanças e confirmar que o carro está registado nas finanças como pertencendo ao teu pai (ou seja, está registado com o número de contribuinte dele). se assim for, à partida, poderá ser o IUC mas isso na loja do cidadão se resolve. a melhor maneira é pagar o IUC. mesmo sendo responsabilidade do anterior dono se diz respeito a um ano em que o teu pai ainda não tinha o carro.

                Comentário


                  #9
                  Bom dia

                  obrigado pelas respostas. ja fui ao IMT e lá apenas tiraram a anotação que tinha da apreensão de documentos. enfim...perder tempo

                  Comentário


                    #10
                    mas explica melhor, tiraram porquê? qual foi a causa?

                    Comentário


                      #11
                      pelos vistos um doa anteriores proprietários mandou apreender os documentos pois o comprador não tinha passado o carro para seu nome. O que me revolta é que isto ja foi em 2004, o carro ja passou por 2 proprietários depois disso e fazem uma pessoa perder tempo e dinheiro com estas "brincadeiras"

                      è o país que temos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zalama Ver Post
                        pelos vistos um doa anteriores proprietários mandou apreender os documentos pois o comprador não tinha passado o carro para seu nome. O que me revolta é que isto ja foi em 2004, o carro ja passou por 2 proprietários depois disso e fazem uma pessoa perder tempo e dinheiro com estas "brincadeiras"

                        è o país que temos...
                        Já suspeitava que fosse uma das razões.
                        Infelizmente, a troca de informações entre a ex.DGV, actual ANSR e IMT e a Conservátoria do Registo Automóvel ainda tem um longo caminho a percorrer.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X