Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calculadora online - Gasolina VS Gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Calculadora online - Gasolina VS Gasóleo

    Boa tarde pessoal,
    Peço desculpa se for repost mas encontrei isto no site da ACP, muitos de voces certamente já conhecerão.

    Deparamos nos muitas vezes aqui no forum quase todos os dias com topicos como "que carro escolher, gasolina ou gasoleo?" e por ai fora...

    Encontrei esta calculadora muito complexa, baseada no preço do mesmo carro a diesel e a gasolina, assim como a diferença de preços dos combustiveis, e depois é nos dado alguns dados como o minimo de Km's que temos que fazer até o diesel compensar .
    Achei muito muito interessante e pensei em partilhar convosco...
    Para já fiquei a saber que fiz bem em comprar um carro a gasolina

    Gasolina ou Gasóleo

    #2
    Uiii que vai haver muitas surpresas!!
    Ah ah ah..

    Comentário


      #3
      Bom post, vai ajudar muita gente!

      Comentário


        #4
        Há algo que muitas vezes é esquecido: o valor de retoma.

        Supondo não ser o último carro que alguém compra, na altura de vender, o valor pago a mais é mantido e, eventualmente, majorado, pois como sabemos a desvalorização de um carro a diesel é menor. Entretanto andamos 4, 5 ou 6 anos a poupar combustível.

        Não são por isso contas assim tão lineares.

        Comentário


          #5
          Ou seja, próxima opção, carro a diesel!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
            Há algo que muitas vezes é esquecido: o valor de retoma.


            Não são por isso contas assim tão lineares.
            Exacto. Assim como o valor de compra tambem pode ser tido em conta e baralhar essas contas por completo

            Dou te 2 exemplos que deixam aquele simulador completamente baralhado e deixar qualquer um na duvida.

            Exemplo 1 : Carro Diesel de 2004 - valor de compra 10 mil € com 180 mil KMS.

            Exemplo 2 : Carro Otto de 2009 - Valor de compra 10 mil € com 60 mil KMS.

            Nem tudo se resume ao momento de ir a bomba No entanto quase que aposto que 80% da populaçao nem sequer olha para o Otto

            Comentário


              #7
              Acho que falta qualquer coisa!!

              Comentário


                #8
                n formas de abordar a coisa. Cada um faz as contas que entender serem as melhores.

                Pessoalmente, acho que o raciocínio equacionando o valor de retoma faz sentido, quando não é o último carro que estamos a comprar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Exacto. Assim como o valor de compra tambem pode ser tido em conta e baralhar essas contas por completo

                  Dou te 2 exemplos que deixam aquele simulador completamente baralhado e deixar qualquer um na duvida.

                  Exemplo 1 : Carro Diesel de 2004 - valor de compra 10 mil € com 180 mil KMS.

                  Exemplo 2 : Carro Otto de 2009 - Valor de compra 10 mil € com 60 mil KMS.

                  Nem tudo se resume ao momento de ir a bomba No entanto quase que aposto que 80% da populaçao nem sequer olha para o Otto
                  Acho que ha aqui um mal entendido, ou sou eu que estou a perceber mal...
                  Aquela "calculadora" limita-se a fazer as contas para o mesmo carro por exemplo

                  Clio 2 fase 2 1.5dci valor novo : 25.000€ Clio 2 fase 2 1.2 valor novo: 22.000€

                  ou entao com os valores de hoje em dia...que foi o que eu fiz...

                  clio 2 fase 2 1.5 dci : valores rondam uma média de 4000€

                  clio 2 fase 2 1.2 : valores andam na ordem dos 3000 mas eu comprei o meu por 2500....
                  Meti os meus consumos (+-5.4) e pus os consumos do dci (+-4.4) e tirei as minhas contas de qual me compensava...
                  Obviamente que há haver bom senso a fazer estas contas e a verdade, não estamos aqui para nos enganar a nos proprios

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                    n formas de abordar a coisa. Cada um faz as contas que entender serem as melhores.

                    Pessoalmente, acho que o raciocínio equacionando o valor de retoma faz sentido, quando não é o último carro que estamos a comprar.
                    Sem duvida..eu não pensei muito nisso quando comprei o meu....

                    E esqueci-me que em Portugal há marcas supermega sobrevalorizadas e dao sempre mais por estes modelos, mesmo motores mancos e bebados...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                      Acho que ha aqui um mal entendido, ou sou eu que estou a perceber mal...
                      Aquela "calculadora" limita-se a fazer as contas para o mesmo carro por exemplo

                      Clio 2 fase 2 1.5dci valor novo : 25.000€ Clio 2 fase 2 1.2 valor novo: 22.000€

                      ou entao com os valores de hoje em dia...que foi o que eu fiz...

                      clio 2 fase 2 1.5 dci : valores rondam uma média de 4000€

                      clio 2 fase 2 1.2 : valores andam na ordem dos 3000 mas eu comprei o meu por 2500....
                      Meti os meus consumos (+-5.4) e pus os consumos do dci (+-4.4) e tirei as minhas contas de qual me compensava...
                      Obviamente que há haver bom senso a fazer estas contas e a verdade, não estamos aqui para nos enganar a nos proprios
                      Ok ok deixei passar a parte de serem 2 carros quase iguais e em novos.

                      Apenas me foquei na parte dos usados

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                        Sem duvida..eu não pensei muito nisso quando comprei o meu....

                        E esqueci-me que em Portugal há marcas supermega sobrevalorizadas e dao sempre mais por estes modelos, mesmo motores mancos e bebados...
                        Tinha que vir a boca para a VW, quando o post que citas não fala em marcas, mas em carros com combustível diferente, onde o diesel tem sempre mais valor de retoma!
                        Existem pomadas boas para isso!
                        O motor 1.2 da renault não é manco, mas deve ser perneta, tendo em conta as prestações do motor! A diferença em agradabilidade de condução para um dci ( pode ser o de 65cv) é bastante grande!

                        Comentário


                          #13
                          Golf 1.2TSI vs. 1.6TDI lá pelos 150.000kms as coisas equilibram-se

                          mas...

                          Golf 1.4TSI vs. 2.0TDI só lá para os 300.000kms!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Golf 1.2TSI vs. 1.6TDI lá pelos 150.000kms as coisas equilibram-se

                            mas...

                            Golf 1.4TSI vs. 2.0TDI só lá para os 300.000kms!
                            Creio que não estás a considerar o valor da retoma previsto.

                            Isso é que é o fator mágico, vês qual preferes e depois manipulas a questão do valor de retoma de forma a dar como mais favorável o que preferes.

                            Isto não se pode resumir tudo a contas, se não qualquer dia o pessoal não come para não ca@ar.

                            Comentário


                              #15
                              Falta o GPL! Bem, na minha opinião prefiro conduzir carros a gasolina, agora em relação as contas na totalidade talvez Diesel compense mais, sbem que a diferença não seja assim tão alta e em muitos dos casos não compensar.

                              Não tenho ideias de ter um carro a Diesel num futuro próximo, sempre fui mais adepto de comprar um a gasolina e adaptar a GPL!

                              Comentário


                                #16
                                Eu não tive surpresas, já sabia á muito que a Avensis a diesel não compensava...
                                Mas como em principio já não sai de cá não me chateia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                  n formas de abordar a coisa. Cada um faz as contas que entender serem as melhores.

                                  Pessoalmente, acho que o raciocínio equacionando o valor de retoma faz sentido, quando não é o último carro que estamos a comprar.
                                  Faz sentido e complica as contas.
                                  Se passarmos de diesel para diesel temos um maior valor de retoma e a seguir dispender um maior valor no novo carro.
                                  Se passarmos de otto para otto temos um menor valor de retoma e a seguir dispender um menor valor no novo carro.
                                  Se passarmos de otto para diesel temos um menor valor de retoma e a seguir dispender um maior valor no novo carro.
                                  Se passarmos de diesel para otto temos um maio valor de retoma e a seguir dispender um menor valor no novo carro.

                                  Só gostava de saber que % dos compradores faz algum tipo de conta quanto compra um carro novo carro. E dos que fazem contas, qual a % dos que se engana a si próprio, seja por não as saber fazer, seja porque o cerebro é muito traiçoeiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                    Para já fiquei a saber que fiz bem em comprar um carro a gasolina
                                    É bom a pessoa saber fazer contas e conseguir perceber o que economicamente mais racional, mas é mau regermo-nos só por critérios de racionalidade económica.

                                    Aliás a maior parte das coisas boas da vida pouco ou nada tem a ver com racionalidade económica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E porque não assumir o valor de compra como custo e esquecer a futura retoma?

                                      Ou seja, tudo o que vier de retoma será lucro, porque a bem da verdade ninguém sabe o futuro e o carro que temos poderá nem ter saída ou podemos simplesmente "perdê-lo" num acidente se não tivermos DP, por exemplo.

                                      Ou seja, temos de falar em custo inicial, manutenção e combustível e para quanto tempo/kms compensará cada uma das opções.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bastante mais de 150 000 kms! Isto num Giulietta 170cv TCT gasolina vs gasóleo-

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          E porque não assumir o valor de compra como custo e esquecer a futura retoma?

                                          Ou seja, tudo o que vier de retoma será lucro, porque a bem da verdade ninguém sabe o futuro e o carro que temos poderá nem ter saída ou podemos simplesmente "perdê-lo" num acidente se não tivermos DP, por exemplo.

                                          Ou seja, temos de falar em custo inicial, manutenção e combustível e para quanto tempo/kms compensará cada uma das opções.
                                          O valor da retoma futura só deve ser desprezada se houver a intenção de manter o carro por muito tempo. É preciso não esquecer que mesmo com 10 anos um carro ainda tem valor.
                                          Normalmente quando se compra um carro já há a retoma do carro anterior.Também deviamos esquecer essa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                            Há algo que muitas vezes é esquecido: o valor de retoma.

                                            Supondo não ser o último carro que alguém compra, na altura de vender, o valor pago a mais é mantido e, eventualmente, majorado, pois como sabemos a desvalorização de um carro a diesel é menor. Entretanto andamos 4, 5 ou 6 anos a poupar combustível.

                                            Não são por isso contas assim tão lineares.
                                            O valor de retoma de um diesel é superior, mas e o valor de compra? É fácil encontrar modelos semelhantes pelo menos preço e o Otto ter bem menos quilómetros.
                                            E com GPL na equação o diesel não faz qualquer sentido...

                                            MAs usem o simulador e no preço da gasolina metam o preço do GPL

                                            Untitled.jpg
                                            Editado pela última vez por ednw; 02 September 2013, 20:50.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              É bom a pessoa saber fazer contas e conseguir perceber o que economicamente mais racional, mas é mau regermo-nos só por critérios de racionalidade económica.

                                              Aliás a maior parte das coisas boas da vida pouco ou nada tem a ver com racionalidade económica.
                                              Sim com certeza...
                                              Eu comprei o meu clio, primeiro porque sempre gostei do carro e era o carro que realmente desejava...
                                              E já sabia que fazendo eu 15.000 Km's no maximo por ano o Diesel nunca me compensaria, e estas contas mais "cientificas" apenas me deram a certeza daquilo que eu já sabia.
                                              Posso estar errado, mas um carro, a meu ver é sempre um péssimo negócio porque só vamos perder e perder dinheiro nele... Seguros+manutençao+combustivel, enfim é um filho autentico, e eu estou em inicio de carreira, 22 anos, não sei nada da vida, interessa-me é preparar-me para o futuro que é incerto.
                                              Mas sim se tudo correr bem um dia compro um carro que faça barulho e beba combustivel que nem uma besta

                                              Quanto ao user lá de cima que citou a VW, sim, foi indelicado de minha parte ter levado isto para as marcas e ter lançado a farpa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                O valor da retoma futura só deve ser desprezada se houver a intenção de manter o carro por muito tempo. É preciso não esquecer que mesmo com 10 anos um carro ainda tem valor.
                                                Normalmente quando se compra um carro já há a retoma do carro anterior.Também deviamos esquecer essa?
                                                No fundo é um pouco irrelevante, mas do ponto de vista economico o mais correcto é considerar o custo de aquisicao e de retoma. É um pouco como dizer que compro 500 mil euros de accoes do bcp a 30 centimos, passados uns anos estao a 8 centimos mas na realidade nao perdi dinheiro nenhum pois ainda nao as vendi.

                                                Este raciocínio é tao estupido quanto nao valorizar o que se tem num determinado momento só porque nao apetece vender... O valor economico de um bem, bem como as analises que dele resultem, devem ser indepedentes do exercicio da opcao de venda e focar-se sim no valor dessa opcao (neste caso o valor de mercado da retoma).

                                                Se se disser que se fica com o carro muuuuuito tempo, entao o diesel acaba por compensar na mesma pois o numero de km percorridos sera proporcional ao tempo com que se fica com o carro, nao?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu raciocínio é mais simplista.

                                                  Hoje compro um carro que me custa 50.000 euros, a versão idêntica a gasolina custa 45.000. São 5000 euros de diferença.

                                                  Daqui a 5 anos o de 50 mil vale 20 mil e o de 45 muito provavelmente valerá 15 mil (ou até menos, pois os carros otto tendem a desvalorizar mais). Mantém-se a diferença dos 5000 euros.

                                                  Seja para comprar outro carro, ou para meter no banco, os 5000 euros entregues a mais inicialmente para a compra do carro a diesel, continuam a ser meus pois "recupero-os" na altura da venda (e com sorte, a diferença passou a 6 ou 7 mil, com a provável maior desvalorização que o gasolina teria).

                                                  Entretanto andei os 5 anos num carro a gastar menos combustível.
                                                  Editado pela última vez por BPacheco; 02 September 2013, 21:33.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para muitos portugueses o importante é o preço na bomba, e os consumos baixos que o gasóleo costuma fazer... mas esquecem-se do desgaste a mais que os diesel têem a mais que os ottos, mas por um lado são mais valorizados... cada pessoa com as suas prioridades

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Assim de repente, num carro que seja para durar 5 anos, não vejo grandes diferenças nos valores de manutenção de um diesel para um otto, ou em peças de desgaste. E nas revisões, que cada vez mais ocorrem de 30 em 30 mil kms a diferença será quê? 100€ no máximo? E 100€ na gama de carros de 50.000€, pois a última revisão do ex-carro da minha mulher, um Ibiza 1.6TDI 90cv ficou em 120€ e o actual C-Max já me informei que a próxima revisão fica nos 160€.

                                                      Entretanto, quem faz 20.000 kms ano, poupará, em média, 900€ em combustível. Ora isto dá para muita manutenção.

                                                      Nota:
                                                      Carro diesel, consumo médio de 6l e diesel a 1,45€
                                                      Carro otto, consumo médio de 8l e gasolina a 1,65€

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                                        O meu raciocínio é mais simplista.

                                                        Hoje compro um carro que me custa 50.000 euros, a versão idêntica a gasolina custa 45.000. São 5000 euros de diferença.

                                                        Daqui a 5 anos o de 50 mil vale 20 mil e o de 45 muito provavelmente valerá 15 mil (ou até menos, pois os carros otto tendem a desvalorizar mais). Mantém-se a diferença dos 5000 euros.

                                                        Seja para comprar outro carro, ou para meter no banco, os 5000 euros entregues a mais inicialmente para a compra do carro a diesel, continuam a ser meus pois "recupero-os" na altura da venda (e com sorte, a diferença passou a 6 ou 7 mil, com a provável maior desvalorização que o gasolina teria).

                                                        Entretanto andei os 5 anos num carro a gastar menos combustível.
                                                        Isso é tudo muito bonito se não considerares o GPL

                                                        Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                                        Assim de repente, num carro que seja para durar 5 anos, não vejo grandes diferenças nos valores de manutenção de um diesel para um otto, ou em peças de desgaste. E nas revisões, que cada vez mais ocorrem de 30 em 30 mil kms a diferença será quê? 100€ no máximo? E 100€ na gama de carros de 50.000€, pois a última revisão do ex-carro da minha mulher, um Ibiza 1.6TDI 90cv ficou em 120€ e o actual C-Max já me informei que a próxima revisão fica nos 160€.

                                                        Entretanto, quem faz 20.000 kms ano, poupará, em média, 900€ em combustível. Ora isto dá para muita manutenção.

                                                        Nota:
                                                        Carro diesel, consumo médio de 6l e diesel a 1,45€
                                                        Carro otto, consumo médio de 8l e gasolina a 1,65€
                                                        Manutenção deverá ser igual, até chegar o FAP...
                                                        E mais uma vez, um motor Otto não funciona apenas a gasolina. Altera lá o preço para 0.70€ e depois diz se o diesel compensa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tambem estao a contar com os problemas a mais no Diesel? E quanto custa nao ouvir um tractor a cada semaforo e nao ter o rabo a tremer ao ralenti?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                            Isso é tudo muito bonito se não considerares o GPL
                                                            Para a grande maioria das pessoas GPL não é opção.

                                                            Nos carros novos há muito poucos e só aqueles muito vocacionados para quem realmente quer gastar pouco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X