Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Idade do parque automóvel português sobe para 11 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Idade do parque automóvel português sobe para 11 anos

    Envelhecimento é o mais elevado desde 1998 e resulta das fortes quedas nas vendas de automóveis novos nos últimos anos.

    Os veículos ligeiros de passageiros registavam, no final de 2012, uma média de 11,1 anos de idade, valor que não se observava desde a abertura do mercado automóvel, em 1988.

    Segundo noticia o “Público” esta sexta-feira, em dez anos, a idade média do parque automóvel em Portugal aumentou quase três anos e meio.

    Citando dados da ACAP, o jornal refere que havia mais de 5,8 milhões de veículos registados em Portugal no ano passado, menos 65.900 do que no final de 2011. Deste total, a maior percentagem é de carros com idades entre os 10 e 15 anos (1,2 milhões, ou 27,7% do total). A segunda maior fatia pertence a carros com idades entre os 5 e 10 anos (25,9%).

    O peso dos automóveis com entre 15 e 20 anos é já de 17,6%, correspondendo a 791 mil veículos.

    O parque automóvel português chegou a ser um dos mais jovens da Europa, apresentando uma média de 7,2 anos em 2000. "Quando o parque circulante de ligeiros de passageiros passa os 10 anos é considerado envelhecido”, diz ao Público o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.

    Idade do parque automóvel português sobe para 11 anos - Automóvel - Jornal de Negócios
    Editado pela última vez por Accord7; 06 September 2013, 11:10.

    #2
    Ainda que já soubéssemos do envelhecimento do parque automóvel, a notícia vale por termos ideia dos números em causa.

    Segundo esses dados, quase metade do parque automóvel (45,3%) tem entre 10 e 20 anos. Entre 5 e 10 anos representa 25,9%.

    Não se fala dos restantes 28,8% que dizem respeito aos veículos com menos de 5 anos e ainda aos que têm mais de 20.

    Comentário


      #3
      Confirma-se, o meu vai fazer no próximo mês de Março, 11 anos

      Comentário


        #4
        Claro...

        A percepção de um alemão de um carro velho são cerca de 5 anos

        Para um português...até aos 10 anos "está como novo"

        Juntam-se os factores economicos e a carga fiscal brutal.

        Por outro lado, um carro com 100mil km para nós está "gasto" e para um alemão, acabou a rodagem! ;)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
          Confirma-se, o meu vai fazer no próximo mês de Março, 11 anos
          O estudo é baseado em dados de Dezembro de 2012.

          Comentário


            #6
            Nada de surpreendente.
            Um fenómeno geral, não apenas nacional, e exarcebado com a crise iniciada em 2008, apesar dos problemas portugueses já serem anteriores a isso.
            O mercado europeu vai a caminho de perder 4 milhões de vendas até ao final do ano, quando comparado com 2007, o último ano pré-crise.
            Seria natural que a idade média do parque auto sofresse.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
              Claro...

              A percepção de um alemão de um carro velho são cerca de 5 anos

              Para um português...até aos 10 anos "está como novo"

              Juntam-se os factores economicos e a carga fiscal brutal.

              Por outro lado, um carro com 100mil km para nós está "gasto" e para um alemão, acabou a rodagem! ;)
              Um veiculo com 100mil Kms no painel se for a gasolina para revender está gasto, mas com 200mil KMs no motor e 70mil Kms no painel está novo. Ainda estas ferias conheci um invidividuo no café a dizer mal de Fiat, Franceses, só Audi, BMW e Mercedes é que eram veículos dignos de nome para o dito, aquilo passou qual não foi o meu espanto quando dois dias depois o encontro a sair do um A4, e a traseira do A4 estava carregada de tanta feligem do escape que os farolins traseiros e a tampa da mala estavam literalmente pretos, por isso confere é preferível comprar um veiculo alemão a desfazer-se que italiano ou francês em bom estado.

              Comentário


                #8
                Nada de alarmante... Poupar os recursos existentes em vez de importar mais, faz todo o sentido.

                Comentário


                  #9
                  Se o carro está bom e cumpre, para quê trocar?

                  Já lá vai o tempo em que se trocavam carros só por trocar. Em minha casa só um dos carros tem menos de 10 anos, é de 2009, e os outros cumprem tanto ou melhor que o novo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                    Claro...

                    A percepção de um alemão de um carro velho são cerca de 5 anos

                    Para um português...até aos 10 anos "está como novo"

                    Juntam-se os factores economicos e a carga fiscal brutal.

                    Por outro lado, um carro com 100mil km para nós está "gasto" e para um alemão, acabou a rodagem! ;)
                    Na Alemanha e noutros países de clima exigente a passagem do tempo é muito importante.

                    Comentário


                      #11
                      O meu já fez 13 anos, e caminha para os 14. Portanto estou a contribuir para a estatística, mas continua a cumprir bem a sua função, e mora lá em casa desde que saiu do stand novinho em folha com 15 km.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                        Confirma-se, o meu vai fazer no próximo mês de Março, 11 anos
                        O meu faz no fim do mês

                        Comentário


                          #13
                          Nunca tive um carro com menos de 10 anos

                          Comentário


                            #14
                            Um dos valores mais interessantes é também saber a cilindrada e potência média dos carros novos vendidos num ano. Hoje soube que a média de potência na Alemanha, por exemplo, está nos 137 CV.

                            Comentário


                              #15
                              Isto está tão mau que já se prevê que parque automóvel nacional envelheça 2 anos por cada ano que passa

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                Isto está tão mau que já se prevê que parque automóvel nacional envelheça 2 anos por cada ano que passa
                                Não é impossível

                                Comentário


                                  #17
                                  Neste estudo não está contemplado o caso dos Mercedes que só acumulam anos mas que se recusam a envelhecer, e não estou a ser tendencioso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu carro do dia a dia tem quase 15 anos, quase 200,000 Kms e continua a cumprir a sua missão diária de uma forma quase perfeita. O único defeito é que o ar condicionado já não faz tanto frio como fazia em novo, de resto continua tudo impecável.

                                    Portanto, discordo da ideia geral que um carro com mais de 10 anos está demasiado velho...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho um com 17 e outro com 42. Portanto, estou a contribuir e muito para a estatística!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        O meu carro do dia a dia tem quase 15 anos, quase 200,000 Kms e continua a cumprir a sua missão diária de uma forma quase perfeita. O único defeito é que o ar condicionado já não faz tanto frio como fazia em novo, de resto continua tudo impecável.

                                        Portanto, discordo da ideia geral que um carro com mais de 10 anos está demasiado velho...
                                        Tens de carregar o AC!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          cingindo-me então ao final do ano passado, 2012, tinha na garagem 2 carros, um com 8 anos e outro com 20. dá uma média de 14 anos. o meu cunhado tinha, por seu lado, 3 carros. um com 20, outro com 26 e outro com... 26. a média dá 24, imaginem! depois outra família, com um com 22, outro com 14, outro 13, que lhe bateram perto do natal e que foi dado como perda total, mas incluo-o aqui, pois andou todo o ano, outro com 18 e outro com 23 anos. a média dá 18 anos. o meu pai tinha um com 8, o meu irmão um com 7, a minha mãe um com 9. são os carros mais recentes que estão mais próximos de mim. outro cunhado tinha um com 5 e outro com 18. dá uma média de 11,5, entra na média por sorte. outro cunhado tem um com 17 e outro com 13, ultrapassa bem a média, com 15 anos. do meu prédio o carro mais novo deve ser um note e um 207, ambos de 2010, depois dois de 2008. depois por ali há muitos carros com 15, 18 anos e mais. há um com 26 e outro com 24, também.

                                          já dá pra termos uma ideia do que se passa fora das cidades, não? as exceções são o meu pai e irmão, que vivem no porto e gaia.

                                          eu já há uns 2 ou 3 anos ando a dizer que o parque automóvel está muito envelhecido e que as pessoas andam cada vez mais com os seus carros velhos, mesmo que tenham algum mais novo. muitos unos, puntos dos primeiros, fiestas de 92 e 93, corsas com 18 e 20 anos, ax também andam muitos, clios de vez em quando vejo uns quantos, polos de 95, etc, etc, etc. depois algumas carrinhas a gasóleo com 20 anos ou mais, transists, hiaces, hilux, 505, etc.

                                          claro que há muitos carros novos, mas são de baixa cilindrada e quando se vê um novo de gama mais alta ficamos a olhar como se fosse uma novidade extrema. ainda há pouco fui às compras e vi uma 535d do último modelo, penso que era de 2012. depis vi uma laguna NS importada em 2011. vêem-se muitos importados com 4 anos, geralmente bmw, mas também há focus e outros de segmento C. mas por cada 10 desses vêem-se 60 ou 70 carros com mais de 15 anos. basta ir 10min a uma estrada movimentada e constata-se isso. espanta-me não ser a idade média de 13 ou 14 anos. só se for mesmo pelos segmentos baixos que ainda se vão vendendo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            por aqui um com 11 e outro com 8.

                                            Uma maneira rápida e fácil de deitar €€ ao lixo, é trocar de carro. Por isso não tenho vontade voltar a trocar de carro.

                                            Prefiro melhorar e ir manter os que tenho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                              Neste estudo não está contemplado o caso dos Mercedes que só acumulam anos mas que se recusam a envelhecer, e não estou a ser tendencioso.
                                              E depois há aqueles Mercedes recentes que pegam fogo e deixam de ser carros. Caso não ardessem e continuassem nas Estradas o Parque Automóvel Português seria um pouco mais jovem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O estudo está algo enviesado e redutor, como é fácil de perceber.

                                                Nada diz sobre os segmentos dos carros em causa ou as quilometragens, apenas sobre a idade do parque automóvel, o que é pouco para ter alguma validade.

                                                Um carro do segmento B pode ter 1 ano e um do E pode ter 5 e para a estatísica divide-se simplesmente por dois o que está errado para outros elementos da equação como o conforto, a potência, a segurança, os consumos...

                                                Para acabar, mais um elemento. Tenho um conhecido que a cada 3 anos ou por aí tem um carro novo. Vão todos embora com cerca de 200.000 e mais estafados e cansados que automóveis com o dobro ou triplo da idade! São 3 anos que vale por 6 ou mais!!!

                                                Interessante mesmo era perceber o que os portugueses ainda compram no mercado de novos e usados, o que estão a importar e de que segmento! Quando houve o boom dos importados há uns anos era quase tudo do segmento C ou D, com alguns E à mistura. Como será agora?

                                                PS - está aqui um bom tema para uma tese de doutoramento!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                  E depois há aqueles Mercedes recentes que pegam fogo e deixam de ser carros. Caso não ardessem e continuassem nas Estradas o Parque Automóvel Português seria um pouco mais jovem.
                                                  Estou a falar de Mercedes com mais de 15 anos. Os mais recentes não contam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu vai com 17 anos e deve chegar aos 300.000 este fim de semana Alive and Kicking!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema "da crise" para a segurança rodoviária não tem que ver com a idade dos automóveis mas com a sua (falta de) manutenção. Isso, sim, é perigoso. E há muita gente a, cada vez mais, remediar, senão negligenciar, as revisões.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu tenho reparado que nos grandes centros urbanos, a questão da aparência e do status, faz mais estragos nas carteiras do que qualquer outra coisa.
                                                        nas zonas apelidadas de suburbanas, existe um outro tipo de parque automóvel, mais envelhecido e onde sobressai mais os ditos carros recentes.
                                                        a maneira de ver as coisas ainda é um bocado irrealista quando se toca a fazer estatísticas de mercado. ficam de fora vários aspectos importantes que não são levados em linha devido aos interesses empresariais
                                                        se podermos entrar um bocado nas situações de critérios de prioridades individuais, vamos encontrar respostas mais esclarecedoras sobre o mercado automóvel
                                                        um carro tanto é bom por ser novo como um velho por ser estimado, o estigma do modelo e dos anos é que pesa muito perante o estatuto que se quer manter.
                                                        acredito pessoalmente que muitos dos carros que andam por aí com idades entre os 7 e os 10 anos (para não falar nos mais recentes) estão deveras mais "estragados" do que muitos com mais idade, senão vejamos, um ordenado médio para pagar prestações do carro e trazer a manutenção em dia mais o combustível diário, vai sobrar o quê do ordenado?
                                                        não tenho nada a ver com a vida de cada um, ponto assente
                                                        apenas sei o que custa manter uma pequena frota a trabalhar, que sempre vão ganhando para o que gastam
                                                        depois é comparar em bruto o que gasta um carro particular sem dar lucro, mediante um ordenado médio nacional.

                                                        mas isto daria pano para mangas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
                                                          Tenho um com 17 e outro com 42. Portanto, estou a contribuir e muito para a estatística!!

                                                          Podes levantar um pouco a ponta do véu?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cá em casa mora um carro com 15 anos (quase a fazer 16 e com 270k) e um com 7 (também quase a fazer 8 e com 150k). A realidade é que já não estão novos e, em termos de segurança passiva, o primeiro já se encontra completamente desactualizado. Todavia, e como não há dinheiro não se troca. E, creio ser esta a realidade da maioria dos portugueses em que se tem que cortar nos custos principalmente porque há uma grande incerteza em relação ao futuro
                                                            Mas, cá em casa a manutenção continua a ser cumprida o que contribui para não se notar tanto o desgaste dos veículos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X